|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 10/2/2007 Mensagens: 230 Localização: Lisboa
|
Olá! Boa tarde estou c/ muitos problemas em amamentar a m/ filha, p/ enorme tristeza minha. há uma semana que comecei a dar-lhe suplemento p/ além do m/ leite que por vezes tiro e dou no biberon em vez de directamente na mama. gostaria de vos perguntar c/ 7 semanas de vida que quantidade de leite materno devo dar? e se for suplemento (desculpem, sei que este tópico ñ é p/ isso)? e de quanto em quanto tempo? obrigada, beijinhos

|
|
|
|
[]
|
|
Membro desde: 1/18/2005 Mensagens: 2,067 Localização: Oeiras
|
Não foi o pediatra que mandou dar suplemento? Ele devia ter-te dito a quantidade... Se não foi o pediatra, porque é que lhe estás a dar suplemento? Assim arriscas-te a diminuir a produção de leite... O que o meu pediatra me disse foi para preparar a quantidade que diz na lata indicada para a idade dele ou menos uma medida. Ou seja, o meu tem 2 semanas, acho que a quantidade indicada é 3 medidas de pó para 90 ml de água, ele disse para eu preparar 2 medidas para 60 ml e ver o que ele bebe. E dar de 3 em 3 ou 4 em 4 horas. Quanto ao leite materno, como a constituição é diferente é difícil saber qual a quantidade certa, mas experimenta dar o mesmo que darias de suplemento... e vê quanto é que ele mama. Bjs e boa sorte!
Inês

O meu parto na CLISA
|
|
Membro desde: 3/20/2008 Mensagens: 148 Localização: merces
|
olá tartaruga porke estás com dificuldade em amamentar a tua filha ? e porke tiras o teu leite e lhe dás através de biberon ? foi o médico ke te disse pra lhe dares suplemento ? não existe quantidade de leite materno ke se deva dar , o bebé deve mamar em horário livre ( quando ele kizer ) não tens de ser rigorosa com as horas , pois ele diz quando ker mamar , kuanto mais mama deres mais leite tens e assim não corres o risco de secar mt cedo . lembra-te : o teu leite é o melhor alimento para o teu bebé
  o meu dioguinho é lindo ( nasceu a 10 de maio de 2008 / 3,380 kg /50 cm ) madrinha: rosaantunes afilhadas : kikakitty - laura - nasceu a : 7-7-2008 luacheia - beatriz -nasceu a : 8-6-2008 rosaantunes - catarina - nasceu a : 15-7-2008 jo-ana - a tua estrelinha brilhará - força a pouco e pouco vão todas tendo a sua estrelinha nos braços
|
|
|
os problemas começaram a surgir há 2 semanas e tem vindo a agravar-se. a m/ filha começou a chorar muito uns minutos depois de começar a mamar, e a partir daí já ñ pegava no peito mais do que uns segundos. seguiam-se longos momentos de choro. pensámos que fossem cólicas, mas c/ o baixo ganho de peso 2 semanas seguidas conclui-se que a m/ produção está reduzida. ñ sei porquê. sempre lhe ofereci a pedido, mamava belissimamente... certamente o stress. então comecei a tentar completar as mamadas c/ o m/ leite que tento tirar c/ bomba mas depois dela mamar ñ tiro praticamente nada. umas infelizes gotas. se ñ mamar tiro entre 30 e 60 ml. o que é muito pouco. foi rápido até introduzir suplemento. tmb ñ posso deixar a situação manter-se. ela tem de comer. sobretudo porque quer. quando bebe através de biberon, seja leite meu, seja artificial fica de facto satisfeita. hoje tirei 3 vezes e consegui 95 ml já mudei de bomba e é igual. avent (manual) e electrica da medela. tomo há 5 dias o promil. tudo na mesma. obrigada pelas respostas. beijinhos

|
|
Membro desde: 3/20/2008 Mensagens: 148 Localização: merces
|
no centro de saúde e nas aulas pré-parto sempre me disseram que não há leite materno fraco e que cada mãe produz o suficiente para o seu bebé mas se axas que é derivado ao stress porke não descobrir a causa de tal stress ? não desistas de lhe dar mama nem que seja só de vez em quando . o dar mama é um laço que nós criamos com o nosso bebé que mais ninguem tem a não ser nós mulheres e não são todas as que têm essa sorte . não desistas e força
  o meu dioguinho é lindo ( nasceu a 10 de maio de 2008 / 3,380 kg /50 cm ) madrinha: rosaantunes afilhadas : kikakitty - laura - nasceu a : 7-7-2008 luacheia - beatriz -nasceu a : 8-6-2008 rosaantunes - catarina - nasceu a : 15-7-2008 jo-ana - a tua estrelinha brilhará - força a pouco e pouco vão todas tendo a sua estrelinha nos braços
|
|
|
[xoxa wrote:]no centro de saúde e nas aulas pré-parto sempre me disseram que não há leite materno fraco e que cada mãe produz o suficiente para o seu bebé mas se axas que é derivado ao stress porke não descobrir a causa de tal stress ? não desistas de lhe dar mama nem que seja só de vez em quando . o dar mama é um laço que nós criamos com o nosso bebé que mais ninguem tem a não ser nós mulheres e não são todas as que têm essa sorte . não desistas e força produzimos leite suficiente à partida. c/ a continuação, existem factores que podem alterar a produçáo, como pouca estimulação, stress, etc ñ, ñ desisto de lhe dar mama. ñ faço outra coisa a ñ ser pô-la ao peito, tirar c/ a bomba e dar-lhe. mas acho que ñ vou conseguir nada melhor do que já tenho. beijinhos

|
|
Membro desde: 9/6/2007 Mensagens: 1,055
|
Olá minha querida, Lamento saber que estás com esse problema mas o que importa, na minha opinião é a tua menina estar bem e ficar satisfeita para que cresça bem e saudável. O Miguel também não estava a aumentar de peso como devia no 1º mês e a pediatra aconselhou-me a introduzir suplemento, o que n me agradou nada mas partiu-me o coração saber que o meu menino não aumentava de peso como devia então comecei a dar-lhe suplemento sempre que vejo que não fica satisfeito. Dou mama sem horários, as vezes que quer e o tempo que quer mas se vir q ao fim de 40/50 min de mama ele continua a querer mais dou suplemento. O importante é ele ficar bem porque ele tb chora imenso se não ficar satisfeito e fica tão aflito coitadinho. A pediatra dele disse para dar sempre 1º a minha mama e só depois o suplemento se ele continuar com fominha...É importante que não deixes de dar a tua mama pela cumplicidade mãe/filho e pelos nutrientes e defesas que o leite materno lhes dá. A quantidade de suplemento penso que se a pediatra não te disse deves tentar perceber o que ela precisa... de qualquer forma, nestas situações nada melhor que falares com a pediatra. Beijinhos e no que precisares conta comigo ok.
Vera e Miguel   - no banho  os meus 2 Amores  com a Mãe babada   Madrinha: Anjo de luz Afilhadas: piu * tartaruga * tmaia * projectodegente
|
|
Membro desde: 6/5/2008 Mensagens: 33
|
Eu como não tive colostro tive de introduzir o suplemento desde o 1º dia. Entretanto fui estimulando a maminha até que ao fim de cerca de 5 dias o leite apareceu, mas a verdade é que nunca em quantidade suficiente para saciar o bebe. Ou seja, dava maminha, mas depois tinha que dar suplemento, e à quantidade de suplemento que ele bebia percebia que o meu leite era mesmo reduzido. Entretanto, os problemas começaram a surgir, os mamilos gretaram, e sempre que tinha que dar de mamar era um suplicio... Um dia resolvi tirar com a bomba, e so consegui tirar 30ml. O pediatra aconselhou-me a continuar com a maminha, porque apesar de pouco sempre era melhor que nada. Passados uns dias o me peito não produzia mais do que algumas gotas de leite e entao passei a dar em exclusivo o suplemento. Consultei o pediatra que me disse o que eu tambem acho: o leite materno é sem duvida o melhor para a criança, mas ninguem é obrigado a dar aquilo que não tem, pelo que não me devo sentir minimamente culpada. Na falta de leite materno os suplementos são um excelente alimento para o bebe.
|
|
|
[DFR wrote:]Eu como não tive colostro tive de introduzir o suplemento desde o 1º dia. Entretanto fui estimulando a maminha até que ao fim de cerca de 5 dias o leite apareceu, mas a verdade é que nunca em quantidade suficiente para saciar o bebe. Ou seja, dava maminha, mas depois tinha que dar suplemento, e à quantidade de suplemento que ele bebia percebia que o meu leite era mesmo reduzido. Entretanto, os problemas começaram a surgir, os mamilos gretaram, e sempre que tinha que dar de mamar era um suplicio... Um dia resolvi tirar com a bomba, e so consegui tirar 30ml. O pediatra aconselhou-me a continuar com a maminha, porque apesar de pouco sempre era melhor que nada. Passados uns dias o me peito não produzia mais do que algumas gotas de leite e entao passei a dar em exclusivo o suplemento. Consultei o pediatra que me disse o que eu tambem acho: o leite materno é sem duvida o melhor para a criança, mas ninguem é obrigado a dar aquilo que não tem, pelo que não me devo sentir minimamente culpada. Na falta de leite materno os suplementos são um excelente alimento para o bebe. ñ concordo. o suplementos são a única alternativa possível. longe de serem excelentes. e ñ se trata de culpabilizar. ninguém culpabiliza ninguém.

|
|
Membro desde: 6/5/2008 Mensagens: 33
|
Existe algum fundamentalismo. Melhor que o suplemento só o leite materno..
|
|
Ranking: Member
Membro desde: 6/5/2008 Mensagens: 21
|
Olá Tartaruga,
Amamentar requer muita calma e paciência. Mesmo muita paciência. Por vezes é ao tentarmos pequenas alterações que o processo volta a encarrilar.
Há mil uma razões para ela chorar: Pode mesmo estar com cólicas. Ela faz bem cócó? A posição em que a colocas pode ser desconfortável para ela. No início da mamada o leite pode não vir logo na velocidade/quantidade que ela deseja. O stress que referes é teu ou dela? Se é teu passa para a tua filha pelo leite e chora. Também pode chorar porque sim. Um bébé com 1 ou 2 meses tem tremendas birras de choro, faz parte e faz bem... o choro ajuda a desanuviar, é uma válvula de escape. Ela pega bem a mama? E podia continuar a dar palpites... Quando ela começa a chorar, experimenta por algo doce no bico do peito para ela se distrair e voltar a mamar, por exemplo, mel, açúcar de cana (biológico de preferência), quantidades mínimas, é claro, até a fase passar. Porque acredita, isso é só uma fase.
Para aumentares a produção: relax e mais relax, descanso, optimismo, mamar de noite, chá de feno grego (há em ervanárias), no site da Naturkinda há um chá de amamentação bom também. O chá de funcho não aumenta a produção de leite mas tem um sabor que os bébés gostam e é muito bom para o aparelho digestivo deles (cólicas, etc).
Abraço, Rosa Xavier
|
|
|
[Rosa Xavier wrote:]Olá Tartaruga,
Amamentar requer muita calma e paciência. Mesmo muita paciência. Por vezes é ao tentarmos pequenas alterações que o processo volta a encarrilar.
Há mil uma razões para ela chorar: Pode mesmo estar com cólicas. Ela faz bem cócó? A posição em que a colocas pode ser desconfortável para ela. No início da mamada o leite pode não vir logo na velocidade/quantidade que ela deseja. O stress que referes é teu ou dela? Se é teu passa para a tua filha pelo leite e chora. Também pode chorar porque sim. Um bébé com 1 ou 2 meses tem tremendas birras de choro, faz parte e faz bem... o choro ajuda a desanuviar, é uma válvula de escape. Ela pega bem a mama? E podia continuar a dar palpites... Quando ela começa a chorar, experimenta por algo doce no bico do peito para ela se distrair e voltar a mamar, por exemplo, mel, açúcar de cana (biológico de preferência), quantidades mínimas, é claro, até a fase passar. Porque acredita, isso é só uma fase.
Para aumentares a produção: relax e mais relax, descanso, optimismo, mamar de noite, chá de feno grego (há em ervanárias), no site da Naturkinda há um chá de amamentação bom também. O chá de funcho não aumenta a produção de leite mas tem um sabor que os bébés gostam e é muito bom para o aparelho digestivo deles (cólicas, etc).
Abraço, Rosa Xavier obrigada por tentares ajudar... ñ me parece que sejam cólicas. pensámos que era isso quando isto começou a acontecer, mas ñ creio. até porque, se lhe der seja do m/ leite seja suplemento ao biberon ela ñ chora e bebe bem. ela fazia bem cócó até começar c/ o maldito do suplemento. agora faz 1 ou 2 vezes por dia. No início da mamada o leite pode não vir logo na velocidade/quantidade que ela deseja penso que é mais p/ o fim que a mamada é interrompida por falta de leite. ela começa a protestar passados uns 3/4/5 minutos. o stress de que falo é meu, claro. passadas umas 2 / 3 semanas de ter voltado da maternidade tive alguns problemas (profissionais) e ñ consegui conter-me. ainda duram, embora esteja agora mais preocupada c/ isto e tmb perdi muito a confiança. a pega é correcta. as mamadas da noite - 2 - são as que correm melhor. até larga a mama c/ um enorme sorriso. agora, uma pergunta: depois destas mamadas dificieis, e em que tenho mesmo a sensação (p/ ñ dizer a certeza) de que ela queria continuar e ñ há mais na maminha e chora, dou-lh suplemento. ela ñ bebe mais do que uns 30 cl e por vezes menos ou quase nada. isto quererá dizer que mal ou bem bebeu algum leite, certo? ou será por cansaço depois de tentar sugar na mama e ñ sair o que deseja, perdondo a paciência e mesmo o biberon ñ a acalmar? vou tentar uns chás c/ anis, funcho e mais umas coisas. fica a tua dica p/ o caso de esta ñ resultar. obrigada!

|
|
Membro desde: 1/17/2008 Mensagens: 142 Localização: lisboa
|
Eu dou mama e suplemento desde mais ou menos um mês, ela agora tem 2 meses e meio. Mas ando a desesperar... Tomo o promil, chá de funcho e nada... Acho q cada vez tenho menos leite, à coisa de 2 dias dou-lhe o peito primeiro antes do suplemento, mas ela só mama uns minutinhos e começa a chorar, acho q é pq n tem nada  Já n sei q fazer se continou a dar as gotinhas q tem ou se passo a dar só suplemento. Ando mesmo triste pois gostava muito de a poder amamentar. De inicio sentia-me culpada por n ter leite p lhe dar agora já estou um pouco mais conformada.
|
|
Ranking: Member
Membro desde: 6/5/2008 Mensagens: 21
|
Tartaruga,
Não sei se percebi a tua dúvida. Se ela desiste, por cansaço, de querer mamar mais? Pode ser, mas duvido. Um bébé com fome, não é pessoa de se conformar facilmente... e a tua filha parece pertencer ao grupo dos que têm o instinto de sobrevivência bem apurado. Se bebe pouco suplemento, é porque o assunto já se está a resolver, devagar, mas está. Sabes, nós, ao contrário da Natureza, somos muito apressadas para obter resultados. Se tens a certeza que ela queria mais, 1 hora depois, por exemplo, dá-lhe mais. O peito vai-se adaptando a uma maior quantidade.
Tens outros problemas a afectar a tua tranquilidade? Podes resolvê-los facilmente? Se sim, óptimo. Se não? Abres o armário da arrecadação e enfia-os lá dentro. Deixa lá o mundo desmoronar-se ao teu lado, hás-de ter ajuda quando precisares, agora tens aí uma criaturinha preciosa que precisa de ti bem. Se estiveres bem, ela estará bem.
Abraço, Rosa Xavier
|
|
|
Rosa Xavier, a m/ dúvida é: quando decido ñ insistir mais p/ que mame dou-lhe o suplemento. ela pouco ou nada bebe. será que continua c/ fome mas pela intranquilidade da mamada perde a paciência p/ beber pelo biberon? ou será porque do peito mamou relativamente bem o que faz c/ que já ñ tenha fome p/ beber um biberon de 90 ml? sim, vários problemas me afectam desde que a m/ filha nasceu. infelizmente foi assim. tento ñ pensar neles nem tentar a todo o custo resolvê-los, e na verdade a amamentação é a m/ prioridade, mas também é uma fonte de stress desde que começou a correr mal. ciclo vicioso. senão é pelo c* é pelas calças beijinhos, obrigada

|
|
|
Ah eu já lhe dou de suplemento 120ml e às vezes 150ml, por esta quantidade já n devo ter mt pois n?
|
|
|
[Mãe babosa wrote:]Ah eu já lhe dou de suplemento 120ml e às vezes 150ml, por esta quantidade já n devo ter mt pois n? dás estas quantidades depois da mamada?

|
|
|
Sim  É muito n é??? E mais tomo o promil e já vou n 2ª caixa. Eu qd fui agora à consulta dos 2 meses a pediatra disse-me q eu já n devia ter muito leite mas p ir dando pelo menos até aos 4 mese, mas n sei se vou conseguir. Pois ela agora mama muito menos e chora coisa q n acontecia, por muito pouco q mamasse nunca chorou na mama, ela recusa-a isto começou a acontecer à 2 dias. Ando mesmo a desesperar.
|
|
|
sim, eu acho que se ela bebe essa quantidade é porque ñ estava satisfeita. também estou a tomar o promil e ñ noto nada. tenta obter respostas, porque é que isso terá acontecido... tentas estimular c/ bomba ou ñ?

|
|
|
Guest |