Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Ideias para debate [Options] · [View]
manuelapontes
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 9:39:36 AM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 7/3/2003
Gente, o programa de Sábado - Olhar no Feminino - será gravado sexta - feira, amanhã, (por mim), o tema será uma mesa redonda sob a problemática: "Depois de uma gravidez, há mulheres que esquecem a Perda?"

Necessito de ideias, opiniões para que as possamos discutir no programa. Se vocês me deram a vossa opinião posso ir seleccionado o caminho para o debate. Preciso mesmo que me façam chegar o vosso feedback, lembrem-se que é a minha 1ª vez como locutora no programa .
Podem ir opinando e manter este tópcio activo até sexta-feira à hora do almoço, ok?
Conto com vocês!

WWW:ASSOCIACAOARTEMIS.COM
Associação de Apoio à Perda Gestacional
[Sponsor]
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 9:39:36 AM

[]
Beth
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 10:15:34 AM

Membro desde: 11/1/2007
Olá....
Mandei te um pm.
bjinhos

2005 - inicio dos treinos para engravidar do 2º filho
2006 - após 1 ano de tentativas, exames do casal para ver o que estava errado.
resultado: marido OK; esposa: ovulação preguiçosa
Dufine, duphaston, estrofen, medir temperatura....: 6 meses sem resultados.
2007 - Junho: 1ª consulta na AVA: esposa repetir os exames + histerosalpingografia: OK
2007 - Outubro: 1ª FIV: Inicio do GonalF , 1 único folículo, punção, óvulo estava bom (?), transferência, Beta negativo...
2007 - Novembro: 2ª FIV: inicio do Puregon, 3 folículos, punção cancelada por crise ciática.
2008 - Janeiro: 3ª FIV inicio do GonalF 300, 1 único folículo, chances de gravidez 5%, médico aconselha cancelar antes da punção.
2008 - Fevereiro: inicio do tratamento dufine, picas com menopur e orgalutran e zumenon, punção dia 25, transferência de 1 embrião dia 27.
2008 - Março: Beta HCG POSITIVO em 12 de março
2008 - Junho: Aborto (IMG) às 18 semanas no dia 25
2008 - O ano ainda não acabou SmileSmileSmileSmileSmileSmile Vou em busca da minha 3ª estrelinha

Soniafcarneiro (sonia)
Analmatias(ana)
Alvesc(carla)

Alvesc(carla)

sarag
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 10:18:17 AM

Membro desde: 7/31/2006
olá manuela.
em primeiro lugar parabéns pelo excelente trabalho que tem feito pelas mulheres que sofreram e sofrem a perda de um filho gerado mas não nascido... Força para continuar...
Eu tive uma gravidez ectópica às 8sem (Set 2005) e um aborto retido às 11 sem (jun 2006). Hoje tenho uma bébé com 7 meses (Out. 2007)
Embora tivesse sido muito no início, estas perdas, deixaram marcas profundas e agora com alguma distância vejo que psicologicamente eu não andava bem... Foram praticamente dois anos de sofrimento e instabilidade emocional. Eu tinha muito medo de voltar a engravidar e voltar a acontecer... Até que a minha prof. de ginástica que passou pelo mesmo teve comigo uma conversa que me ajudou muito, deixei de me sentir revoltada, aceitei o que me acinteceu como uma forma de metornar uma pessoa mais atenta aos outros e menos crítica dos sentimentos e atitudes dos outros porque por vezes também sofrem em silêncio como eu...
A minha gravidez correu bem, mas chorei muito pelos filhos que perdi e tive muito receio de que alguma coisa pudesse acontecer, também rezei muito... Mas tentei pensar sempre o que for será. Adiei a compra das roupinhas, da mobília, do carrinho, para depois dos 7meses porque pensava quanto mais alto se sobe maior é a queda. Até que a minha filha nasceu com 36sem, porque estava a ficar com pouco líquido amniótico e tive a sorte de a médica "desconfiar" disso, mesmo sem ecografia, senão talvez tivesse tido problemas...
Eu penso que nunca se esquece a perda, é claro que ter a minha filha nos braços é um grande consolo, mas não faz esquecer. Se algum dia esquecer, é sinal que também esqueci o que aprendi com isso e terá sido mesmo em vão.
só para terminar uma estória que uma prima me contou de uma vizinha que também teve abortos e dificuldade em engravidar, depois teve dois filhos e engravidou uma terceira vez, mas fez IVG. Não estou a criticar a senhora porque desconheço a sua situação financeira mas pensei. possa não aprendeu nada com o que sofreu?
beijinhos
sara
sweetyfeisty
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 10:58:11 AM

Membro desde: 3/27/2008
[sarag wrote:]

Eu penso que nunca se esquece a perda, é claro que ter a minha filha nos braços é um grande consolo, mas não faz esquecer. Se algum dia esquecer, é sinal que também esqueci o que aprendi com isso e terá sido mesmo em vão.
só para terminar uma estória que uma prima me contou de uma vizinha que também teve abortos e dificuldade em engravidar, depois teve dois filhos e engravidou uma terceira vez, mas fez IVG. Não estou a criticar a senhora porque desconheço a sua situação financeira mas pensei. possa não aprendeu nada com o que sofreu?
beijinhos
sara

Realmente... alem do obvio, secalhar seria uma boa ideia... Hoje em dia, apesar de ate um certo ponto concordar com o aborto por escolha da mulher, eu nao seria capaz de o fazer, tanto que nao fiz... E ja tenho 3 filhos, este e o meu 4 filho... o meu marido tambem ja tinha 3 filhos... tantos Deus meu...
O que me passou pela cabeca naquelas benditas quase 7 semanas, com enfermeiras, psicologos, assistente social, consultas no Hospital... foi horrivel... chorava todos os dias, o meu marido tambem, e so tentavamos pensar nos nossos filhos... eu so dizia:"Como e que vou viver o resto da minha vida a saber que matei um filho meu... mas eu nem emprego tenho e ja temos filhotes que precisam de nos!"

Nao sei porque, secalhar Deus, mas no dia D a caminho do Hospital, o meu marido nao consegui fazer a curva para o Hospital... Eu desatei a chorar, acabamos no final da estrada encostados a berma a chorar... As primeiras semanas depois disso foi um debate mental sobre o que sentiamos... tanto que apesar de termos tudo planeado em papel, so por acaso, ontem e que consegui comprar a primeira peca de roupa para o Fernando... umas botinhas de la azuis Very Happy

Apesar de saber que vai ser dificil, eu agradeco a Deus todos os dias, por o "carro" nao ter feito aquela curva!!!

Bjs

Madrinhas:
Susanna DPP 05/10/08 Amy Lee Very Happy Ja nasceu!!!! - Dia 06/10/2008 às 17h22m com 2830 gr. Very HappyVery HappyVery Happy
Afilhadas:
aritinha DPP 03/07/08 Francisco Very Happy Ja nasceu no dia 30/06/2008 as 00h41m com 3870kg e 50cm Very HappyVery HappyVery Happy

carolbruntoma(alice)
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 11:24:46 AM

Membro desde: 5/25/2007
Olá Manuela parabéns pelo teu empenho em ajudar mulheres que sofreram perdas.

Eu tenho 38 anos, perdi 7/8 bebés (nem me lembro já bem) 1 às 19 semanas e todos os outros ás 12.

Hoje tenho 3 filhos, 2 rapazes de 8 anos, e 1 menina de 5.

Foram 12 anos de luta, a perder sempre os meus bebés!!

Sinceramente cada pessoa sente as perdas á sua maneira, acho que a dor não se mede!

Eu consegui superar todas as perdas que tive sempre com o pensamento " a seguir vou conseguir".

Não sei se essa esperança me aliviou um pouco a dor, mas penso que sim.

No ultimo aborto foi complicado, muito! a barreira das 12 semanas já tinha passado e eu já ACREDITAVA, mas não, não foi o final feliz.

Tive medo, muito medo, quando engravidei dos meus filhos!

Ideias para o debate( como se eu percebe-se alguma coisa)

- Como lidar com o medo da perda na gravidez seguinte?

- Como ultrapassar o penoso processo de aborto (cirugico ou não,nas maternidades), conjugado com o facto de estar numa sala de recem mamãs(como eu estive) depois do aborto?

Por agora é tudo, vou tentar lembrar-me de algo mais ok?

Beijocas
Alice

Alice, Bruno, Tomás e Carolina

Sugarpops
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 1:55:16 PM

Membro desde: 4/14/2008
Eu faço parte da triste lista de mulheres que perderam os seus bébés.

Não vou repetir a minha história mas gostava que pensasses em abordar as seguintes questões:

- E os pais, como se sentem em relação a uma perda destas?
- Como fazer quando nós ainda sentimos a dor da perda mas todas as outras pessoas se "esqueceram" dela?
- Como lidar com os medos que surgem quando engravidamos após um aborto?

Gostei muito das sugestões dadas pela carolbruntoma(alice).

Beijinhos!

16/04/2008 - Positivo - 12/05/2008 - Perdi os bebés... Sad - serão sempre parte de mim.
As minhas madrinhas: Mãe Lara monicaamaro
As minhas afilhadas: naty pati2002 positivo a 17/07/2008! banana
As minhas madrilhadas: titas80 Pooka
Sócia n.º 55 - Clube da Cegonha! - Mascote/Isco oficial! Laughing

gambozina
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 2:07:56 PM

Membro desde: 6/19/2007

Olá! Apesar de nunca ter engravidado nem ter passado por uma situação tão complicada como as que li, segui bem de perto o caso de uma amiga que teve que abortar às 20 semanas por inviabilidade do bebé (tinha varios problemas incompatíveis com a vida).

O choque foi enorme, a dor nem se pode medir. Mas o facto de a terem deixado abandonada numa cama com uma grávida na cama ao lado prestes a ter o seu filho nos braços foi simplesmente desumano. O seviço nacional de saúde, além de prestar os cuidados de saúde fisícos, deveria também preocupar-se um pouco com a alma de quem por lá passa. Esse será sempre um dos traumas dela. Este é um ponto fundamental na discussão destes casos. Eu sei que há hospitais em que já existem serviços separados, mas no Hospital de Santo António, no Porto, há um ano e meio atrás não havia esse cuidado.

Durante um ano e meio ela nem pensou em ter outro filho. Imagino o que sofria (sofre) cada vez que olhava para o filho de outra amiga nossa que deveria ter apensa uma semana de diferença do dela. Tinha muito medo, muito medo mesmo.

Agora decidiu engravidar. E embora ainda não tenha conseguido (a decisão é recente), e embora vá ter muito receio até ao final da gravidez, eu acho que foi a melhor decisão que já tomou (e que já deveria ter tomado). Não consigo sentir a dor que ela sente (tenho consciência plena disso), mas tenho a sensação que tendo um outro filho a dor vai amenizar, a sua cabeça vai ser forçada a ocupar-se com outras ideias qeu não a do bebé que perdeu. Vai conseguir seguir em frente, que foi o que ela (conscientemente? inconscientemente?) não conseguiu durante este tempo.

Há um outro ponto muito importante neste assunto que é a relação entre os pais. Como fica? Como ultrapassar esta perda? Como conciliar os sofrimentos de pai e mãe, que são tão diferentes (nem mais, nem menos intensos, mas diferentes)? No caso da minha amiga, criou-se uma espécie de assunto tabu, que só depois de muito tempo foi quebrado. Passado dois meses nenhum dos dois falava do assunto, mas nenhum dos dois conseguia deixar de pensar no bebé perdido. Como se evita/contorna esta situação?
manuelapontes
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 2:20:08 PM

O debate está a ficar excelenteSmile mas gostava que me respondessem especificamente a esta alínea:

Perde-se i, 2, 3 bebés, ou mais, muitas vezes mais, no entanto, a maior parte destas mulheres, após uma gravidez saudável e de sucesso, jamais volta a mencionar os filhos que perdeu, nem se envolve ou permanece ligada a este tipo de fóruns, com o intuito de ajudar quem chega, por exemplo.
Acham que o fazem por que?
Esquecem?
Preferem esquecer?
Magoa-as continuar a recordar?

Que acham?

sunrise
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 2:23:52 PM

Membro desde: 12/10/2007
Eu felizmente nunca abortei mas ao ler relatos fico com a sensação que a dor é igual ao perder o bebé com 7 ou 27 semanas, ou seja não depende do tempo de gestação.

Mas para quem está de fora, e ao tentar colocar-se nesse papel parece-me mais doloroso perder um bebé com uma gravidez já evidente, porque todos perguntam, ou porque´já sentimos o bebe mexer ...

Não sei ... Será assim?

Mozart
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 2:33:49 PM

Membro desde: 1/17/2008
Querida Manuela...

O teu trabalho nesta área tem sido notável!
Bem-hajas.

Relativamente ao desafio que nos lanças, eu subscrevo as questões da Sugarpops e da Carolbruntoma.
Vou ver se me lembro de algumas questões mais, mas, assim que li as questões delas e me revi nas perguntas, lembrei-me de algumas mais de situações que se têm passado comigo após sucessivos abortos.

1) Perante a situação de aborto(s), que fazer? falar sobre ele ou fingir que não existiu? (Conheço algumas mulheres que não falam sobre as suas perdas. E conheço algumas, que o falar as ajudou a superar melhor a situação. Quando o silÊncio impera, sinto que as mulheres se sentem sozinhas no seu problema, e sentem de uma forma intensa a fustração de não conseguirem ser mães.)

2) Quase todas as pessoas que sabem das nossas perdas, têm agora uma opinião a dar (ou porque engravidamos cedo demais, ou porque estamos magras, ou porque temos que fazer testes,...). Como lidar com estas situações? até que ponto o que nos dizem tem algum fundamento? Será que estas coisas nos ajudam mesmo? Não será que a boa vontade das pessoas se torna numa forma de pressão?

3) Como devem as outras gestantes lidar com estas mulheres? Fugir será a solução? (Muitas mulheres que perdem a sua gestação têm amigas, familiares, ... que se encontram grávidas, e que tudo está a correr bem, e que não sabem como lidar com elas depois da perda.)

se me lembrar de alguma coisa mais, escrevo.
Se alguma questão não estiver tão clara... estou à disposição!
Obrigada por seres nossa porta voz!

Beijinhos

2007:
2 abortos espontâneos (Mar - 8sem | Out - 9sem)

2008:
Abril - IMG às 17 semanas (bébé doente...) Era um menino!
Adeus, filho! Estarás sempre no nosso coração!
Julho - Aborto espontâneo.

Há que acreditar que um dia terei também direito a concretizar o meu sonho!
Mozart
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 2:37:07 PM

Membro desde: 1/17/2008
Manuela...
Vi agora a tua questão...
Infelizmente ainda não consigo responder à tua questão, pois ainda não consegui ter nenhum filho, mas acho a pergunta excelente.
Será que a gravidez saudável é a cura para as perdas?

bjs

2007:
2 abortos espontâneos (Mar - 8sem | Out - 9sem)

2008:
Abril - IMG às 17 semanas (bébé doente...) Era um menino!
Adeus, filho! Estarás sempre no nosso coração!
Julho - Aborto espontâneo.

Há que acreditar que um dia terei também direito a concretizar o meu sonho!
Sofia Campelo
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 3:02:13 PM

Membro desde: 5/20/2008
O meu caso é um pouco diferente... Numa gravides gemelar (um ovulo= 2meninos + 2 sacos + 1 placenta) um dos bebes não aguentou a gravides e foi confirmado que o seu coração já não batia as 27 semanas salvo erro e o outro bebe nasceu as 31semanas.

A minha grande revolta na altura foi de não me saber a razão, ainda hoje não sei e saber que a GO na consulta de vigilansia a tentar ouvir os batimentos cardiacos das crianças só ouvio um tal como eu mas disse que eu estava a imaginar e que estava tudo bem mas mandou fazer uma eco na semana seguinte onde se veio a confirmar... Eu sei que ela mentio porque não acreditei nos medicos (sim porque tinha uns 4/5 medicos na sala a fazer a eco...) que fizeram a eco e decidi ir ao meu GO no privado e pedi para ele confirmar se era verdade e para me deixar ver e foi ai que soube que o bebe já estava morto a mais de 4 semanas pois já estava todo deformado... Sad

Sei que a dor de perder um filho numa gravides simples é muito grande porque fica sem nenhum mas acreditem que numa gravides gemelar para alem da dor que se sente pela perda do bebe tambem se sente a alegria de o outro estar bem agora imaginem o misto de sentimentos que não é... Mas o problema ainda maior é o medo de perder os dois... Para não me prolongar vou saltar umas partes e falar do depois de o bebe sobrevivente nascer, após o bebe nascer e eu ter estado no recobro vem uma infermeira e diz que mais uma semana de gravides o bebe não tinha aguentado e eu tinha ficado sem utero..

Ainda hoje sinto a dor que senti na altura que tudo aconteceu talvez um pouco menos mas quando vejo gemeos ou coisas para gemeos da uma dor no peito tão mas tão grande.. Sad

Vou responder a bold

[manuelapontes wrote:]
O debate está a ficar excelenteSmile mas gostava que me respondessem especificamente a esta alínea:

Perde-se i, 2, 3 bebés, ou mais, muitas vezes mais, no entanto, a maior parte destas mulheres, após uma gravidez saudável e de sucesso, jamais volta a mencionar os filhos que perdeu, nem se envolve ou permanece ligada a este tipo de fóruns, com o intuito de ajudar quem chega, por exemplo.
Acham que o fazem por que? Eu faço porque sei a dor que se sente e o quanto é bom termos alguem que compreende o que sentimos porque já passou por isso e tambem faço porque quando isso me aconteceu as pessoas tinham o descaramento de me dizer "Estas assim porque?! Finge que era só um!" ou então "Tu ainda ficaste com uma olha se fosse uma gravides simples, era bem pior." E acreditem que isto (no meu ver) doi tanto de ouvir, filho é filho e nenhum que se possa vir a ter ira substituir o irmão
Esquecem? No meu caso acho que praticamente impossivel de esquecer porque eram os dois iguaizinhos...
Preferem esquecer? Eu ao inicio achei que o melhor era esquecer, mas rapidamente vi que isso era impossivel.. E para ser sincera ainda bem porque é meu filho apesar de nunca o ter visto a não ser por eco's. Vou fazer uma pergunta caso o vosso irmão ou familiar morresse voces conseguiam esquecer? Acho que com isso chegam a resposta
Magoa-as continuar a recordar? No meu ver quanto mais se fala sobre o assunto menos doi, mas a dor da perda continua sempre. Se ao inicio mal se tocava no assunto eu desatava a chorar agora só ao fim de um tempo de falar sobre isso é que vem as lagrimas

Que acham?

O meu pimpolho no primeiro mês de vida na MAC Very Happy

O meu pimpolho já em casa com 2 mesinhos Very Happy

Afilhada: saral_2000
CristinaT
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 3:28:56 PM

Membro desde: 7/4/2003

Acham que o fazem por que?
Esquecem?
Preferem esquecer?
Magoa-as continuar a recordar?

Que acham?

Manuela, eu passei por isso.
Durante a gravidez da minha filha (tinha sofrido 5 abortos antes) senti necessidade de me afastar dos foruns. Passava, esporadicamente, por aqui, mas tentava fugir do tema Aborto. Queria muito evitar pensar nessa hipotese pois eu acreditava que ia correr bem e tinha que diminuir a minha ansiedade. Eu sentia, e sabia, que me poderia acontecer novamente (ainda por cima pois não sabia o que tinha corrido mal na maioria das vezes) mas acho que não tinha forças para aguentar a pressão. Tinha que achar que sim...e pensar SEMPRE que sim. Isso iria-me ajudar a equilibrar as emoções e a aproveitar ao máximo a gravidez.
O tempo que eu estaria grávida (mesmo que abortasse) seria o tempo de vida que eu teria a minha bebé (mesmo que só na barriga). Por isso queria funcionar em função dela. Queria ouvir música...para ela. Queria passar o meu tempo com ela. Queria estar disponível para criar uma ligação com a minha filha (para aproveitar a vida) mesmo estando ela apenas na minha barriga. E por isso não podia relembrar-me que ela poderia não nascer pois far-me-ia criar defesas e não conseguir essa relação afectiva que se ia criando na gravidez.
Depois dela nascer, afastei-me porque não tinha tempo. Estava tão absorvida por ela, queria tanto aproveitar a minha bebé que não me sobrava tempo (das 24h do dia) para passar por aqui.
Vim cá contar a minha história (com final feliz) pois achei que poderia ser um incentivo para alguém. E depois, naturalmente, afastei-me.
Só talvez um ano depois do seu nascimento é que aumentei a minha frequência destes foruns.
Mesmo assim...não era com a mesma intensidade. (Isto é viciante)

Eu acho que o aborto é um assunto intimo. Que deviamos viver com a familia e amigos mais proximos (o que não é possível pois as sensilibidades são diferentes) Eu não quero esquecer os meus bebés...mas prefiro não falar tanto no passado pois quero ser feliz. E as recordações doem.
Em todos os abortos que tive, o que me ajudou a "levantar" foi sempre a ideia de voltar a tentar e concretizar um sonho.

Hoje, após o 6º aborto. Não me importo de falar no meu passado porque sinto que o devo fazer. Gostava de poder senzibilizar as pessoas para esta dor, para que as mulheres sejam tratadas POR TODOS de outra forma, quando sofrem um aborto. Para que deixem de se sentir culpadas. Para que as deixem de culpar (mesmo sem intenção)
Para que tenham esperança.
Essas forças (de outras mulheres nestes foruns e na Artemis)ajudaram-me muito durante o processo. E ainda ajudam.

Mas, nós mulheres, nas nossas vidas temos imenso tempo ocupado (trabalho, casa, marido e filhos) e o "ajudar os outros" (que é o que estes foruns tb são) passa para 2º plano. Se calhar deveriamos reflectir se isso deveria ser assim?!

Não sei se me consegui transmitir o que sinto.
Peço desculpa pelo "testamento", e por não estar bem escrito...mas, mais uma vez...estou atrapalhada com tempo.

Um grande beijinho Manu

sarag
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 4:06:42 PM

Membro desde: 7/31/2006
para responder à Manuela:
Comigo aconteceu esse isolamento, na gravidez ectópica disse à maior parte das pessoas que tinha sido operada aos ovários... e ficava muito irritada com as fugas de informação da parte da minha avó (vivo numa aldeia). Sentia que era muito intímo, que só ao casal dizia respeito. Acho que também era vergonha ou sensação de fracasso por não conseguir, raramente falava sobre o assunto, mesmo com quem sabia.
depois voltou a acontecer, mas também eram muito poucas as pessoas que sabiam que estava grávida.
mais uma vez tentei proteger-me dos comentários, etc. As pessoas sem querer podem magoar-nos muito, porque estamos muito sensibilizadas...
Vinha aqui ao fórum, mas raramente participava. Estava muito amargurada e pessimista e por isso pensava que os meus comentários não iam ajudar ninguém. Quantas vezes tive nr. da psicologa da artémis marcado e nunca tive coragem de ligar, e agora vejo que necessitava, adiava sempre. Não admiti que estava a necessitar de ajuda. Nem com a minha família desabafava, achava que já tinham esquecido e não me compreendiam...
quando aconteceu o mesmo com a minha prof. de ginástica, todas nós sabíamos que ela estava grávida, e eu pensei, coitada como é que ela vai aguentar os comentários...
o que é certo é que ela procurou ajuda e depois foi ela que acabou por me ajudar e a outras pessoas que por lá têem passado (encontrei-a este fds e ainda não conseguiu voltar a engravidar).
Na páscoa falei com uma prima minha que também teve um aborto no ano passado, e dizia-lhe que a compreendia pq já tinha passdo pelo mesmo e ela ficou embascada pq não fazia ideia.
Agora já consigo falar disso, porque também compreendi que isso pode ajudar outras pessoas. E talvez por já ter conseguido...
O assunto é meio tabu e qd acontece pensamos que é só a nós pq não conhecemos mais casos (pq as pessoas não falam nisso), e isso ainda nos frusta mais é tipo pescadinha de rabo na boca.
Outra questão:
-qd se aborta depois de já ter filhos a dor é diferente?
Bom debate
manuelapontes
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 4:14:06 PM

Estou a anotar tudooooooooooo banana
Logo vou delinear bem estas ideias e colocá-las por ordem.

Eu concordo com vocês, há muito por fazer, por informar e formar, principalmente as pessoas nesta área. Mas penso que ainda há muito receio de se falar das nossas perdas. Por exemplo, lutamos por uma humanização dos serviços hospitalres e dignificação da dor face à sociedade, mas acho que a maior parte das mamãs resiste a este assunto, por timidez, cmo disse a CristinaT, por receio que não a compreendam. Talvez este seja o principal motivo de no surgimento de uma nova gestação, concentramos as nossas forças e sonhos nesse presente, não mencionando um passado onde fomos descriminadas, quase.

Será que é isso?

manuelapontes
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 4:17:47 PM

EXCELENTE perguntaSmile
Eu nunca estive nessa situação, sempre perdi os meus filhos, sem ter vivido a maternidade propriamente dita, com um bebé ao colo.
Julgo que a dor existirá sempre, apesar de ficar atenuada / adormecida pela presença do outro filho.
Pelos muitos relatos que leio, penso que a mamã concentra toda a força no filho que tem aos seu lado, por forma a evitar viver o pesadelo da perda (que é impossível).

Sofia Campelo
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 4:20:07 PM

sarag eu a isso não posso responder porque o meu caso é diferente...

Mas ao ler o que escreveste vi um pouco o que eu tentei fazer mas a psicologa não deixou que como ela disse e hoje lhe dou razão, é varrer o "aborto" para debaixo do tapete segundo ela isso é o pior que coisa que uma mulher pode fazer depois do que lhe aconteceu... Como viu que não havia maneira de falar com ela, ela disse que sempre quisesse chorar que chora-se pois isso iria ajudar a enfrentar e olha que comigo resultou passado um mes +/- fui falar com ela e chorei muito o que me alivio bastante Smile

carolbruntoma(alice)
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 4:21:11 PM

Membro desde: 5/25/2007
Olá mais uma vez,

Agora é mais uma opinião do que sugestão.

Como já li e concordo a 1000% , acho que ninguém se deve fechar na concha.

Devemos falar, contar a nossa dor, deitar para fora tudo, acredito que é mais fácil!

Eu sempre fui assim, nunca escondi que tinha abortado, como nunca escondi que vivi um problema de infertilidade durante 12 anos.

E quer se acredite ou não, torna tudo mais fácil, menos doloroso.

Um beijo grande e falem
Alice

Alice, Bruno, Tomás e Carolina

Sofia Campelo
Inserida em: Thursday, June 05, 2008 4:27:32 PM

EXCELENTE perguntaSmile
Eu nunca estive nessa situação, sempre perdi os meus filhos, sem ter vivido a maternidade propriamente dita, com um bebé ao colo.
Julgo que a dor existirá sempre, apesar de ficar atenuada / adormecida pela presença do outro filho.
Pelos muitos relatos que leio, penso que a mamã concentra toda a força no filho que tem aos seu lado, por forma a evitar viver o pesadelo da perda (que é impossível).

Vejo-me como acabaste de descrever, as vezes da-me um ataque de panico ou muita vontade de chorar (sim porque ainda hoje sofro) e vou logo abraçar o meu filho.

Esqueci d mencionar eu tive acompanhamento psicologico porque a MAC é que informou a psicologa pois caso contrario não teria ido a procura... Mas acho que a psicologa só veio falar comigo porque o meu filhote nasceu prematuro e aproveitou para me ajudar a nivel da perda tambem..

manuelapontes acho que isto é outro ponto muito importante ajuda psicologica nos hospitais e maternidades sempre disponiveis para as mães que têm uma perda e de preferencia que intervenham enquanto a paciente está internada.

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum