Então aqui fica o meu relato do parto:
Estando previsto o parto para sexta-feira de Santo António, ainda estavamos bem descansados quando nos deitámos no domingo.
Acordo à 01:00 de segunda com a minha mulher a dizer: estou toda molhada... será que me mijei ? Levantei-me para investigar... urina não era e como já estava mais ou menos absorvido nas cuecas, não deu para perceber se era o rolhão gelatinoso ou as águas rebentadas. Levanta-se, vai à casa de banho e sai mais um bocadinho de liquido e ao limpar sangue vivo. Hora de ligar ao médico.
Acorda-se o médico que diz, com gémeos não se brinca, já para o hospital. Esta aqui não percebi bem, se não fosse gémeos será que se podia "brincar" e não era necessário ir para o hospital ?
Fomos para o Hospital do SAMS e chegados às urgências a ginecologia é no 4º andar... elevador para cima, tudo vazio, toca-se à campainha. Lá vem a menina e diz, sim ? Acho que se romperam as águas, dizemos nós. É favor sentar que a médica já chama, responde ela.
Chamados para a médica, vamos lá fazer uma eco e contar a situação. Aqui foi a parte menos boa disto tudo, a médica devia ter acabado de acordar e nós estavamos atarantados com a situação. A minha mulher jorrada palavras a toda a velocidade e a médica não tinha capacidade para absorver tudo. Na eco viu-se os dois piquenos e ai fazer o exame com o espéculo a minha mulher teve dores e splash, mais água e algum sangue. No toque ainda é que foram as dores e a médica, ainda não está muito dilatada, a que horas comeu ? Sopinha às 9 e mais nada. Ainda é cedo por causa da sopa, vamos lá internar.
Quarto conosco e bora lá fazer um CTG. As contracções no início era suaves mas foram piorando. De vez em quando lá se perdia um coração que o CTG de gémeos e tramado e lá vinha o enfermeiro mexer os sensores.
As contrações foram piorando, as minha mulher contorcia-se toda com dores e o CTG a marcar. Já iam de 10 em 10 minutos e marcava entre 30%-50% no CTG.
As dores a piorar quando entra uma médica que olhando para o CTG diz, ainda não há aqui nada. Aparentemente 30%-50% no CTG ainda não é nada...
Como as dores pioravam lá chamaram a anestesista que voltou a perguntar das refeições. Sopinha às 9, azia, nauseas e umas cuspidelas com uns fiozitos do caldo verde. Como ela estava com muitas dores, às 6 lá decidiram avançar com o parto.
Lá a levaram para o bloco e eu fiquei no corredor. Movimento para cá e para lá e às 06:30 perguntaram-me se tinha trazido roupinha e disseram-me que iam começar.
Algum tempo depois aperaltaram-me com a bata, a cena nos sapatos e a máscara e pediram para esperar à porta. Oiço um choro, oiço outro choro, e depois os dois choros ao mesmo tempo. Oiço lá de dentro, para gémeos até são grandes. Mandaram-me entrar.
Lá estão os dois pimpolhos, ela aos gritos que nem uma desalmada, e ele muito calmo, já de olhos abertos. Não consigo descrever os minutos seguintes, tal foi a emoção. Ela nasceu às 06:40 com 2710 grs e ele às 06:43 mais pequenino tinha 2354 grs.
Levaram os meninos para o berçário e eu fui atrás. Puseram a pulseirinha, o alarme anti-roubo e vestiram os meninos.
Só quase uma hora depois me trouxeram a mulher, toda atordoada.
Contou-me ela depois que se tinha fartado de vomitar e que eles tinha ficado assustados com o estado da perna dela, de tão inchada que estava.
O médico nunca tinha ligado à perna e toda a gente a quem ela se queixava achava que era ela que era uma piegas.
Suspeitava-se de uma tromboflebite e teve que fazer um doppler. Foi logo medicada no parto e afinal não era a trombo-qualquer-coisa. Apesar disso, levou com uma meia e umas massagens com uma pomada, ontem e ainda hoje.
Aqui ficam algumas fotos:
O Tiaguinho com algumas horitas:

E a Patricinha:

Algumas horitas depois, já com a cabecinha lavadinha, a fraldinha mudada, e a mamoca bebida e lado a lado:

Agora já com um dia, a Patricinha:

E o Tiaguinho:

E aqui um pai muito babado:

E prontos que isto já vai longe e tenho que me ir deitar...
João Próspero Luís - Pai de gémeos, nascidos a 9/6/2008 com 36s 5d
O Tiago foi à faca... O meu blog: http://jprospero.blog.com <-
actualizações frequentes