Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Nunca tinha ouvido tal coisa... [Options] · [View]
sfalcao
Inserida em: Wednesday, June 11, 2008 3:06:28 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 2/14/2008
Pois é... Fui com a minha menina à pediatra e surpresa das surpresas! Aos seis meses duas sopas de carne (tudo bem até aqui...), ao 6,5 meses gema de ovo na sopa e aos 7 meses o peixe!!!
Eu sempre ouvi dizer que primeiro era o peixe e depois a gema! Agora não sei que faça! É que ela até é toda piquinhas com alimentação, tipo não deixa dar outras frutas além da maça, pera e banana até aos 8 meses! Eu já dei manga! Não quer que eu ponha feijão verde na sopa (foi a 1ª sopa que a minha sobrinha comeu!!!) e não mandou dar iogurtes (só depois dos 8 meses!).

O que é que vocês acham?!?!?!

Eu estou tentada a trocar... Dar 1º o peixe e depois a gema!

Beijinhos

As minhas afilhadas, lindas e que em breve terão uma estrelinha dentro delas!!!

Catycat e MartaP

Encontro das Mamãs e Bébés de Dezembro de 2007

Dia 14 de Setembro no Parque das Nações (Local e hora estão combinados! Quem quiser saber pergunte por pm!!!) - Cada bébé leva um presente para o amiguinho!

Mamãs confirmadas:

- aicosta
- Ana_Helena
- timtim
- Sfalcao
- tataruga
- Silvy
- Aleda
- Elsa
- Filomenav
-

(não sei se me falta alguém... espero bem que sim!)
[Sponsor]
Inserida em: Wednesday, June 11, 2008 3:06:28 PM

[]
Margarida&Guigo
Inserida em: Wednesday, June 11, 2008 3:41:30 PM

Membro desde: 8/24/2007
Olá... não sei que te diga... ou confias na médica e segues ou não confias e não segues... e claro, se não confias, muda de médica...
Comigo foi assim:
- papa aos 5 meses (eu ía trabalhar)
- sopa de legumas 15 dias depois, acrescentar 1 legume novo a cada 4 dias e nunca mais de 3 legumes verdes por sopa
- carne 1 mês depois
- até aos 7 só comia uma sopa, um iogurte e uma papa, o resto era mama.
- iogurte dei aos 8, mas de leite adaptado (o primeiro danone)
- peixe e gema só aos 9 meses
espero ter ajudado...
Beijinhos

Margarida & Rodrigo

Keep your eyes on the prize!!!

filomenav
Inserida em: Wednesday, June 11, 2008 6:57:55 PM

Membro desde: 5/4/2007
Ai pois é, cada pediatra tem a sua ideia (apesar de a minha pediatra me ter dito q a medicina é uma ciência, vemos q cada um diz de uma forma diferente).

A minha pedi diz para dar peixe aos 6 meses, primeiros 15 dias rejeitar a água da cozedura, depois começar a aproveitá-la, cozendo as peles e espinhas nessa água e reduzindo até ficar uma especie de "gelatina". Coar essa mistura e aproveitar. Passados 15 dias de introduzir esta água, começar a introduzir a gema (metade) e pode ser todos os dias.

A médica de familia diz q o peixe deveria ser só aos 8, pelo menos, e a gema mais tarde...

Conclusão, já introduzi o peixe mas depois retirei, pois a Bia teve umas cólicas e não sei se foi disso. Para a semana volto a introduzir o peixe e logo vejo a reacção. A gema talvez atrase um pouco e não penso dar todos os dias

com a minha mamã! Com os papás na praia
CarlaGV
Inserida em: Wednesday, June 11, 2008 8:19:07 PM

Membro desde: 9/24/2007
Amamentei em exclusivo ate aos seis meses... comecei com a papa, depois a sopa, sopa com carne, sopa com gema, sopa com peixe,segundo prato...
como ves este tambem disse primeiro a gema e so depois o peixe!
assim que uma etapa estava consolidada passava para a seguinte... sem presoes!
tem estado a correr muito bem...

o pediatra ja autorizou tudo... excluindo as carnes e peixes gordos, a clara do ovo, e o leite...

Jukas
Inserida em: Wednesday, June 11, 2008 8:38:18 PM

Membro desde: 7/30/2007
Cada um sua sentença... Eu já dou iogurtes desde os 8 ou 9 meses... Ela, mal os vê, fica eufórica pois adora-os!

http://azurbah.myminicity.com
http://azurbah.myminicity.com/ind
Zenite
Inserida em: Friday, June 13, 2008 12:25:00 AM

Membro desde: 9/8/2007

a introdução dos alimentos é feita de maneira a não criar riscos de alergia, mas não quer dizer que o bebe n esteja preparado. Dá-se um alimento novo e depois vê-se a reacção. Pode não fazer nada a 1ª vez e nem à 2ª mas se tiver de acontecer alguma alergia aparece sempre qq coisa.

O meu filhote come uvas desde os 4 meses e é o que lhe tem safado da prisão de ventre, iogurtes desde os 6 meses, de vaca, de soja e de cabra e de todos o que mais gosta é o de vaca. Nunca dei os de leite adaptado por não terem nenhum no mercado sem açucar. Come uma sopa de peixe por semana. Come soja e tofu desde os 6 meses. De frutas só ainda não comeu (mas já provou) ananaz, morangos, cerejas e aquelas frutas muito exoticas, mas já comeu mirtilos, amoras, framboesas e não fez reacção a nada.
Come papas com gluten desde os 4 meses. Graças a Deus nunca fez reacção a nada, mas se fizesse eu esperava mais uns meses para lhe voltar a dar.

Acho que depende muito dos bebes....
A pediatria tem muitos ramos e muitas opiniões divergentes. Tem sempre de imperar o bom senso.Wink

http://mamasbebesecompanhia.blogspot.com

celia_marques
Inserida em: Friday, June 13, 2008 9:36:19 PM

Membro desde: 10/3/2007
Zenite os cuidados alimentares são muito importantes para muitos bebés. Cada mamã faz o que considera melhor para o seu filho, mas na minha opinião pessoal é preferivel dar-lhe um pouco de açúcar do que alimentos potencialmente desencadeadores de alergias mais tarde. Do açúcar nunca se ouviu falar que fosse alergeno, aliás é indispensavel à vida, enquanto que o leite de vaca (por ex.) já não se pode dizer o mesmo. O facto de não fazer alergia quando é dado não quer dizer que não faça meses mais tarde. Tens ideia que há estudos que apontam para que bebés que são alergicos à proteina do leite de vaca são-no apenas porque beberam leite adaptado na maternidade quando nasceram?

Olho para ti e fico calada, não existem palavras no mundo ,,,

bekas
Inserida em: Friday, June 13, 2008 11:13:13 PM

Membro desde: 10/1/2007
ola mama
realmente acho um pouco estranho o pediatra mandar introduzir a gema tao cedo mas como ja foi constactado por aqui, ha varias opinioes que divergem de medico para medico..
posso apenas dizer como foi conosco:

4 meses - 1ª papa ( a medica queria aos 4,5 meses mas a minha bebe estava a regeitar o leite e comia pouco..era uma bebe de baixo peso por isso resolvi introduzir 3 dias depois dela fazer os 4 meses

4,5 meses - 1ª sopa + fruta ( deveria ser aos 5 meses pois assim faria os 15 dias entre a papa e a sopa mas como ela ja comia a papa ha 15 dias introduzi logo)

5,5 meses - iogurte pois comia mal a fruta e juntando ao iogurte marchava tudo

6 meses - carne ( respeitei a opiniao do medico)

9 meses - peixe ( respeitei a opiniao do medico)

10 meses -gema de ovo ( respeitei a opiniao do medico)

12 meses - tem luz verde para comer de tudo mas tendo em atençao os condimentos e a excepçao de mariscos

Smile
Zenite
Inserida em: Saturday, June 14, 2008 3:18:18 AM

Membro desde: 9/8/2007
[celia_marques wrote:]
Zenite os cuidados alimentares são muito importantes para muitos bebés. Cada mamã faz o que considera melhor para o seu filho, mas na minha opinião pessoal é preferivel dar-lhe um pouco de açúcar do que alimentos potencialmente desencadeadores de alergias mais tarde. Do açúcar nunca se ouviu falar que fosse alergeno, aliás é indispensavel à vida, enquanto que o leite de vaca (por ex.) já não se pode dizer o mesmo. O facto de não fazer alergia quando é dado não quer dizer que não faça meses mais tarde. Tens ideia que há estudos que apontam para que bebés que são alergicos à proteina do leite de vaca são-no apenas porque beberam leite adaptado na maternidade quando nasceram?

Olá Célia,

Desconhecia esses estudosConfused
A pediatra mandou-lhe logo comer iogurtes 1X por semana e agora todos os dias. 1º foram os de soja, depois de cabra e depois de vaca(1 x por semana).
Acredito que poderá haver a possibilidade de alguma influência, mas foi um pouco a nossa escolha (minha e pediatra que a sugeriu) não é de muito agrado dar-lhe o de vaca e dou-lhe muito mais o de soja com cálcio, mas como ele ingere pouca carne e legumes (odeia sopa) necessita de reforçar a ingestão de cálcio.

Espero que não lhe faça nada mais tardeRolling Eyes

Relativamente ao açucar...tens razão é indispensavel à vida, mas infelizmente hoje em dia tudo ou quase tudo tem açucar adicionado e é preciso fazer uma ginástica para conseguir controlar: dar o açucar natural dos alimentos e tentar não dar o adicionado. Como o nome indica, se foi adicionado é porque na sua composição o alimento original não tinha açucar. Em alguns casos o alimento original tinha açucar e eles adicionaram ainda mais.

O leite tem açucar (lactose), a fruta tem açucar (frutose), os cereais tb têm açucar porque dar mais açucar??? Tens visto as estatisticas da obesidade infantil em Portugal? É de bebes que se começa a habituar o organismo....

beijocas
p.s - o teu bebe continua lindo!!!

http://mamasbebesecompanhia.blogspot.com

ana ribeiro
Inserida em: Saturday, June 14, 2008 11:47:17 AM

Membro desde: 7/2/2002
Eu acho que, se confiamos no/a pediatra que segue os nossos filhos, devemos seguir os seus conselhos...caso contrário, devemos mudar...mas claro que o nosso bom senso como mães deve imperar...
Eu confio na pediatra dos meus...mas ela disse me que podia introduzir a gema de ovo aos 6 meses...ele tem 8,5 e ainda não introduzi...vou introduzir aos 9...apenas porque achei cedo demais...talvez o facto da Margarida ter sido APLV e só ter começado a comer gema aos 12 clara aos 15 meses me tenha influenciado...
Começou a comer iogurtes aos 6 meses, assim como papas com glúten...
A partir dos 7/8 meses a médica disse que já podia fazer a 2ª sopa com peixe e variar a fruta: manga, papaia, alperce, uva branca e pêssego...
Feijão verde foi dos primeiros legumes a serem introduzidos...só os espinafres é que a pediatra aconselhou introduzir aos 9 meses...mas há muitos bebés que os comem desde o 4/6 meses...

celia_marques
Inserida em: Saturday, June 14, 2008 9:04:32 PM

Membro desde: 10/3/2007
[Zenite wrote:]
A pediatra mandou-lhe logo comer iogurtes 1X por semana e agora todos os dias. 1º foram os de soja, depois de cabra e depois de vaca(1 x por semana). Os iogurtes de cabra não têm problema, pois quem é alergico às preteinas do leite de vaca pode beber leite de cabra.

mas como ele ingere pouca carne e legumes (odeia sopa) necessita de reforçar a ingestão de cálcio. Isso é que é um problema, ele não comer a sopa. Já tentaste faze-la de forma diferente? Eu cozo a carne 1º com alho e cebola ou salsa, ou louro. Depois faço a base. Diariamente cozo os legumes antes da refeição. Tenho posto hortelã e ele come muito bem.

Relativamente ao açucar...tens razão é indispensavel à vida, mas infelizmente hoje em dia tudo ou quase tudo tem açucar adicionado e é preciso fazer uma ginástica para conseguir controlar: dar o açucar natural dos alimentos e tentar não dar o adicionado. Nisso tens razão, mas não podemos ser tão restritas. Eu sou contra dar por sistema as guloseimas, mas temos de ver as calorias. Aí reside o problema da obesidade. Não são os acucares que têm mais calorias, mas sim as gorduras. Tens ideia que 1 posta de salmão tem mais de 600 calorias? Enfim, acho que o melhor é ter equilibrio e dar espaço para os pirralho correrem muito, brincarem muito para dessa forma prevenir a obesidade. Acho que um dos problemas graves com os bebés são as quantidades. O meu está gordito e eu não dou papas, come 1 concha e meia de sopa ao almoço e ao jantar. Come fruta mas já ando a controlar. Agora que gatinha estou sempre a dar muito espaço para ele correr tudo.

beijocas
p.s - o teu bebe continua lindo!!!
Muito obrigado, ficamos tão babadas Very HappyVery HappyVery HappyVery HappyVery HappyVery HappyVery HappyVery Happy

Olho para ti e fico calada, não existem palavras no mundo ,,,

pat2
Inserida em: Monday, June 23, 2008 5:57:03 PM

Membro desde: 3/13/2007

Eu confesso que com o meu filho que tem sete anos fui muito mais rigorosa com a alimentação.Agora com a Mariana sigo mais ou menos as instruções do pediatra, mas também impera muito o bom senso, e o que leio aqui no fórum também me ilucida muito.A experiencia ajuda muito, no segundo filho tudo parece mais fácil, porque estamos mais descontraidas.
A minha bebé iniciou a carne aos seis meses, o peixe aos 8 e a gema de ovo vou dar-lhe entre os 8 e os 9 meses, já com o meu filho tb foi assim.
Já agora que carne costumam dar aos vossos bebés? eu dou perú, carneiro, vitela e vou agora dar frango.

Bjs
Pat

Beijinhos
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum