|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 7/23/2007 Mensagens: 7,306 Localização: Algures no deserto
|
Vão colocando os que encontram que eu vou actualizando a lista (já estou a actualizar)Porque todas ficamos a ganhar com estas correcções e espero que ninguém se ofenda. Comecei por apontar um dos meus erros, porque independentemente da escolaridade todos erramos. Incorrecto > Correcto - Palavras bébé > bebé
lay-out > layout
susceptiveis > susceptíveis
concerteza > com certeza
Items > Itens
secalhar > se calhar
apartir > a partir
promenor > pormenorExpressões"Há coisas fantásticas" vs. "Vou à Loja da Maria".Primeiro há (do verbo haver), segundo o à (contracção da preposição "a" com o artigo definido "a". "ir ao encontro de uma opinião" = a concordar com essa mesma opinião "ir de encontro a" = discordar Escrever "crer" quando se quer utilizar o verbo "querer". Sites para tirar dúvidas:Ciberdúvidas: http://ciberduvidas.sapo.ptPriberam: http://www.priberam.pt/
   Bjs Cláudia
|
|
|
|
[]
|
|
Membro desde: 8/20/2007 Mensagens: 2,935
|
Eu hoje vi um  mas já não o consigo encontrar. Encontrei " .... para os bebés andarem mais convertaveis .... " - Não será confortáveis ?
" Virá o dia em que a morte de um animal será considerada crime, tal qual a morte do Homem" Leonardo da Vinci
|
|
|
Incorrecto > Correctolay-out > layout
   Bjs Cláudia
|
|
Membro desde: 11/30/2006 Mensagens: 9,763 Localização: Vila Nova de Gaia
|
Há um que me farto de ver e não é só aqui, mas não sei se vai dar para escrever aqui. É o seguinte: "ir ao encontro de uma opinião" = a concordar com essa mesma opinião "ir de encontro a" = discordar Acho que ainda há muita gente a fazer confusão entre as duas expressões e pode ser que agora fiquem mais atentas. Beijinhos,
Sofia e Tomás "Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam." (Provérbio Árabe) A minha afilhada linda e famosa: Rita PereiraEu sou Independente, mas sou do grupo da Bidusha (mas só porque ela não come muito e, assim, não dá muita despesa!
|
|
|
Incorrecto > Correctosusceptiveis > susceptíveis
   Bjs Cláudia
|
|
|
Ó Cláudia, se é para colocar os nomes de quem deu o erro eu não participo... Beijinhos,
Sofia e Tomás "Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam." (Provérbio Árabe) A minha afilhada linda e famosa: Rita PereiraEu sou Independente, mas sou do grupo da Bidusha (mas só porque ela não come muito e, assim, não dá muita despesa!
|
|
Membro desde: 7/7/2004 Mensagens: 1,548 Localização: Oeiras
|
Há um que vejo imenso. escrevem "concerteza" e escreve-se "com certeza". Bjs Ica Afilhada: Sufiland
|
|
|
[sofiamarques wrote:]Ó Cláudia, se é para colocar os nomes de quem deu o erro eu não participo... Não é mesmo, vou já tirar.
   Bjs Cláudia
|
|
Membro desde: 10/6/2005 Mensagens: 1,423
|
Qd se enviam PM, aparece ITEMS enviados.. não é ITEMS e sim ITENS..
Se for um é ITEM, mas vários é ITENS!
Aqui fica o meu contributo.
Jitos Pat
 Afilhada: Inês : na barrigota da Vera Lu!!
|
|
Membro desde: 9/16/2006 Mensagens: 1,908 Localização: Pittsburgh, USA
|
O erro que eu vejo mais vezes e que não há maneira de ser erradicado de vez aqui do fórum é a confusão entre o há (do verbo haver) e o à (contracção da preposição "a" com o artigo definido "a"  . "Há coisas fantásticas" vs. "Vou à Loja da Maria". Beijinhos, Sarah
|
|
|
[PAT&PIRATINHAS wrote:]Qd se enviam PM, aparece ITEMS enviados.. não é ITEMS e sim ITENS..
Se for um é ITEM, mas vários é ITENS!
Aqui fica o meu contributo.
Jitos Pat Essa discussão deu pano para mangas com a minha orientadora de estágio. Eu disse-lhe exactamente isso, que o plural era itens, mas ela insistia que não, que era items. Eu não cedi e acho que foi a partir daí que ela me tomou de ponta...  Também me dizia que "reunião" tinha dois ditongos e que, por isso, ao fazer a divisão silábica, teríamos de escrever reu - ni - ão. É  só pode! Beijinhos,
|
|
Membro desde: 1/26/2008 Mensagens: 5,455
|
já eu entendo item como um estrangeirismo, logo items não estaria de todo errado .. mas eu sou leiga neste assunto da 'linguística' ....
Prendas e ofertas Desde Molduras a Caixas de chá ou para as cápsulas Nespresso: www.cordossentidos.blogspot.com ACEITAM-SE DESDE JÁ ENCOMENDAS PARA O NATAL!!!
Artesanato Infantil Placas de Porta, Caixas de Recordações, Porta Fraldas, Molduras: www.pingosnobabete.blogspot.com KIT PARA BEBÉ AGORA A PARTIR DE 40€ (MOLDURA, PLACA DE PORTA E CAIXA DE RECORDAÇÕES) APROVEITEM!!!O meu grupo é selecto, só caibo eu, a minha veia artesã e a minha veia de poetiza...
|
|
|
[Nesha wrote:]já eu entendo item como um estrangeirismo, logo items não estaria de todo errado .. mas eu sou leiga neste assunto da 'linguística' .... Eu tiro-te as dúvidas!  [Quote:] [Pergunta] A palavra item, latina, como faz o plural? «Itens»? «Items»? José Bizarro :: :: Portugal
[Resposta] A palavra latina item, uma vez que já entrou no vocabulário da nossa língua, só pode ter o plural itens, tal como, por exemplo, jovem, jovens. J.N.H. :: 01/06/1997
Tirado daqui. Beijinhos,
|
|
|
Incorrecto > Correctosecalhar > se calhar apartir > a partir
   Bjs Cláudia
|
|
|
[Nesha wrote:]já eu entendo item como um estrangeirismo, logo items não estaria de todo errado .. mas eu sou leiga neste assunto da 'linguística' .... Pois Nesha se é um estrangeirismo foi adoptado pela nossa língua, não vamos escrever errado.
   Bjs Cláudia
|
|
|
Já agora, deixo-vos dois sites muito bons para tirarem qualquer dúvida (se não forem demasiado preguiçosas para procurarem, claro): O Ciberdúvidas: http://ciberduvidas.sapo.pt/E o Priberam: http://priberam.pt/dlpo/dlpo.aspxCláudia: acho que podias colocá-los no primeiro post, para não se perder no meio dos posts. O que achas? Beijinhos,
|
|
Membro desde: 5/25/2007 Mensagens: 437 Localização: Lisboa
|
|
|
|
[sofiamarques wrote:]Já agora, deixo-vos dois sites muito bons para tirarem qualquer dúvida (se não forem demasiado preguiçosas para procurarem, claro): O Ciberdúvidas: http://ciberduvidas.sapo.pt/E o Priberam: http://priberam.pt/dlpo/dlpo.aspxCláudia: acho que podias colocá-los no primeiro post, para não se perder no meio dos posts. O que achas? Acho bem.
   Bjs Cláudia
|
|
Membro desde: 1/26/2008 Mensagens: 5,455
|
[claudiafiel wrote:][Nesha wrote:]já eu entendo item como um estrangeirismo, logo items não estaria de todo errado .. mas eu sou leiga neste assunto da 'linguística' .... Pois Nesha se é um estrangeirismo foi adoptado pela nossa língua, não vamos escrever errado. um estrangeirismo é uma palavra que não é 'nossa' mas correntemente usada na nossa língua.
Prendas e ofertas Desde Molduras a Caixas de chá ou para as cápsulas Nespresso: www.cordossentidos.blogspot.com ACEITAM-SE DESDE JÁ ENCOMENDAS PARA O NATAL!!!
Artesanato Infantil Placas de Porta, Caixas de Recordações, Porta Fraldas, Molduras: www.pingosnobabete.blogspot.com KIT PARA BEBÉ AGORA A PARTIR DE 40€ (MOLDURA, PLACA DE PORTA E CAIXA DE RECORDAÇÕES) APROVEITEM!!!O meu grupo é selecto, só caibo eu, a minha veia artesã e a minha veia de poetiza...
|
|
|
Guest |