Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Errata do Fórum [Options] · [View]
Nesha
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 5:37:39 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 1/26/2008
lembrei-me agora de um: croissant como fazes o plural? croissantes?

Cliquem na imagem
claudiafiel
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 5:42:47 PM

Membro desde: 7/23/2007
[Nesha wrote:]
[claudiafiel wrote:]
já eu entendo item como um estrangeirismo, logo items não estaria de todo errado .. mas eu sou leiga neste assunto da 'linguística' ....

Pois Nesha se é um estrangeirismo foi adoptado pela nossa língua, não vamos escrever errado.

um estrangeirismo é uma palavra que não é 'nossa' mas correntemente usada na nossa língua.

É o emprego duma palavra estrangeira na nossa língua, vai dar ao que ambas dissemos, logo há que saber escreve-la.

BOM NATAL
rdeville
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 5:44:47 PM

Membro desde: 4/27/2007
Croissant no singular, croissants no plural. Se acrescentares o "e", fica no feminino e não existe pelo menos em francês.

http://lechatparti-em-pt.blogspot.com
Nesha
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 5:45:35 PM

já eu entendo item como um estrangeirismo, logo items não estaria de todo errado .. mas eu sou leiga neste assunto da 'linguística' ....

Pois Nesha se é um estrangeirismo foi adoptado pela nossa língua, não vamos escrever errado.

um estrangeirismo é uma palavra que não é 'nossa' mas correntemente usada na nossa língua.

É o emprego duma palavra estrangeira na nossa língua, vai dar ao que ambas dissemos, logo há que saber escreve-la.

exacto... Item no plural em inglês é Items. Como Croissant no plural francês que usamos é croissants... logo nao sei até que ponto é que Items estará 'tão' errado.

Cliquem na imagem
Nesha
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 5:46:06 PM

[rdeville wrote:]
Croissant no singular, croissants no plural. Se acrescentares o "e", fica no feminino e não existe pelo menos em francês.

that's my point

Cliquem na imagem
Nesha
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 5:47:36 PM

No entanto outra coisa são as adaptações dos estrangeirismos à nossa língua, que é o caso da palavra Fã. Fã provém de Fan (Inglês). (corrijam-me se estiver a meter os pes pelas maos pf)

Cliquem na imagem
flor_jasmim
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 5:50:27 PM

Membro desde: 3/16/2007
No entanto outra coisa são as adaptações dos estrangeirismos à nossa língua, que é o caso da palavra Fã. Fã provém de Fan (Inglês). (corrijam-me se estiver a meter os pes pelas maos pf)

certo

do Ing. (E.U.A. ) fan, abrev. de fanatic, fanático

flor_jasmim
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 5:51:52 PM

Membro desde: 3/16/2007
promenor - pormenor

SoniaC
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 5:55:34 PM

Membro desde: 9/6/2005
Conosco » CoNNosco

Verifiquem aqui:http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=6421

E mais:

Já vi quem escrevesse "crer, quando queria utilizar o verbo "querer".

sunrise
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 5:56:15 PM

Membro desde: 12/10/2007
Vejo muitas vezes:

frida - ferida
expecturação - expectoração

Nesha
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 6:07:08 PM

Mais uma vez o mais corrente: tempos verbais e pessoas, uma constante dos erros mais comuns (e a redundância é um dos erros mais frequentes por isso reparem na longevidade desta frase em que disse tantas vezes a mesma coisa sem chegar a conclusão nenhuma Very Happy ) Pronto, deixo-me de graçolas:

'Protetor aqui ainda se coloca em causa a 'cena' do acordo ortográfico vou comprar os bebes precisão Seria Precisam (3ª Pessoa do plural no presente do indicativo e não a 3ª pessoa do plural do Futuro ou ainda não confundir com precisão, ou o acto de ser preciso.'

Cliquem na imagem
claudiafiel
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 6:41:02 PM

Membro desde: 7/23/2007

exacto... Item no plural em inglês é Items. Como Croissant no plural francês que usamos é croissants... logo nao sei até que ponto é que Items estará 'tão' errado.

Nesha não penses que te estou a perseguir, mas depois de pesquisar deu isto:

Itens

masc. plu. de item

item
do Lat. item
, da mesma forma

adv.,
da mesma forma;

também;

s. m.,
cada um dos artigos de uma exposição escrita;

parcela.

Pelos vistos não é um estrangeirismo, deriva do latim, estavamos ambas enganadas.

BOM NATAL
Nesha
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 6:47:56 PM

Itens

masc. plu. de item

item
do Lat. item
, da mesma forma

adv.,
da mesma forma;

também;

s. m.,

parcela.

Pelos vistos não é um estrangeirismo, deriva do latim, estavamos ambas enganadas.

Perseguidooooooraaaaaaaa!!!!!!

lool
e essa terminologia não será aplicada ao português do brasil? Eles é que dizem 'iteins' (entenda-se escrito itens)

Cliquem na imagem
anamag
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 6:51:52 PM

Membro desde: 6/14/2007
Há um erro muito frequente...

mestruação ou mêstruação (já vi por aqui escrito das duas maneiras...)

Sócia nº 11 - CLUBE EM BUSCA DA CEGONHA ATÉ DEZEMBRO DE 2008
Afilhada: jo_ana
Madrinha: Sally

Eleonora
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 7:34:30 PM

Membro desde: 6/1/2008
Desculpem mas acho este tópico de muito mau gosto. Nem todas aqui tivemos as mesmas oportunidades na vida, nem todas pudemos estudar. Há pessoas aqui que certamente se vão sentir constrangidas.
Little_Thomas
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 7:56:12 PM

Membro desde: 11/30/2006
lembrei-me agora de um: croissant como fazes o plural? croissantes?

Aqui está a resposta:

[Quote:]

[Pergunta] “Croissantes” ou “croissants”? Qual é a forma do plural deste galicismo: a original ou a aportuguesada?

Alberto Simões :: :: Portugal
[Resposta] Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Rio de Janeiro, Editora Objetiva, 2004), a forma de plural é a original, "croissants". A par do galicismo "croissant", o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, regista croissã, que teria como plural croissãs, mas, como já aqui observou uma consultora do Ciberdúvidas, trata-se de uma forma incoerente do ponto de vista do seu aportuguesamento.

C. R. :: 09/01/2006

Beijinhos,

Sofia e Tomás

"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam." (Provérbio Árabe)
Little_Thomas
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 7:59:00 PM

Itens

masc. plu. de item

item
do Lat. item
, da mesma forma

adv.,
da mesma forma;

também;

s. m.,

parcela.

Perseguidooooooraaaaaaaa!!!!!!

lool
e essa terminologia não será aplicada ao português do brasil? Eles é que dizem 'iteins' (entenda-se escrito itens)

Ou muito me engano ou passaram ambas a jacto pelo meu post e não viram que na resposta do Ciberdúvidas que postei dizia que a palavra "item" é latina, logo, não é um estrangeirismo... Whistle

Beijinhos,

Sofia e Tomás

"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam." (Provérbio Árabe)
Little_Thomas
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 8:03:41 PM

[Eleonora wrote:]
Desculpem mas acho este tópico de muito mau gosto. Nem todas aqui tivemos as mesmas oportunidades na vida, nem todas pudemos estudar. Há pessoas aqui que certamente se vão sentir constrangidas.

Eleanora,

Permite-me discordar. Se é verdade que nem todas as pessoas tiveram as mesmas oportunidades para estudarem e/ou aprenderem, também é verdade que nunca é tarde para aprender mais. E muito menos desnecessário. Se essas pessoas quiserem evoluir e aprender, têm aqui uma boa oportunidade.

A este respeito, dou-te o exemplo do meu pai. Tinha a 4ª classe porque não lhe deram a oportunidade de prosseguir os estudos (tinha de trabalhar para ajudar ao sustento da casa) e era a pessoa mais culta que já conheci até hoje. E não dava um erro ortográfico! Era uma pessoa que lia muito e gostava sempre de aprender e isso fez toda a diferença!

Beijinhos,

Sofia e Tomás

mamãdosmelguinhas
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 8:13:17 PM

Membro desde: 5/1/2008
Eu com a história de escrever muitas mensagens de telemóvel e msn dou por mim muitas vezes a dar erros e até esquecer-me de como algumas palavras se escrevemConfused Confused Confused Confused

Little_Thomas
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 8:20:35 PM

Há outros erros que me deixam completamente fora de mim. Por exemplo: dar-mos, combinar-mos, ficar-mos e por aí vai... "Mos" não é um pronome, mas sim a desinência número-pessoal, logo não deve ser separado do verbo. O correcto é darmos, combinarmos, ficarmos...

Beijinhos,

Sofia e Tomás

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum