Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Errata do Fórum [Options] · [View]
feijoca
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 8:21:41 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 9/16/2006
[sofiamarques wrote:]
[Eleonora wrote:]
Desculpem mas acho este tópico de muito mau gosto. Nem todas aqui tivemos as mesmas oportunidades na vida, nem todas pudemos estudar. Há pessoas aqui que certamente se vão sentir constrangidas.

Eleanora,

Permite-me discordar. Se é verdade que nem todas as pessoas tiveram as mesmas oportunidades para estudarem e/ou aprenderem, também é verdade que nunca é tarde para aprender mais. E muito menos desnecessário. Se essas pessoas quiserem evoluir e aprender, têm aqui uma boa oportunidade.

A este respeito, dou-te o exemplo do meu pai. Tinha a 4ª classe porque não lhe deram a oportunidade de prosseguir os estudos (tinha de trabalhar para ajudar ao sustento da casa) e era a pessoa mais culta que já conheci até hoje. E não dava um erro ortográfico! Era uma pessoa que lia muito e gostava sempre de aprender e isso fez toda a diferença!

Concordo! Nunca é tarde para aprender ou corrigir erros. Smile

Eu por exemplo, fiz 5 anos de universidade e tenho um mestrado, acho que até nem escrevo muito mal mas no outro dia estava a escrever um email e ao escrever a palavra "água" reparei que o acento estava ao contrário. Fui verificar ao site da Priberam e dei-me conta que toda a vida escrevi as palavras "água" e "árvore" com o acento ao contrário (assim "à"Wink!!! Claro que a partir desse dia já deixei de dar esse erro... Não vejo mal nenhum em assumir os nossos erros e tentar melhorar a nossa maneira de escrever.

Beijocas e bom feriado para as meninas de Lisboa!! Smile

Sarah

claudiafiel
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 8:29:38 PM

Membro desde: 7/23/2007
[Eleonora wrote:]
Desculpem mas acho este tópico de muito mau gosto. Nem todas aqui tivemos as mesmas oportunidades na vida, nem todas pudemos estudar. Há pessoas aqui que certamente se vão sentir constrangidas.

Eleonora, já existiu um tópico semelhante que deu confusão e não é essa a minha ideia, que criei o tópico. Daqui a pouco não podemos falar em nada porque é mau gosto e as pessoas ficam ofendidas.

Comecei por dizer que também erro e apontei um erro meu, todos erramos ninguém tem de se sentir constrangido. Quanto ao estudar não pude tirar um curso superior, tenho o 12º ano, mas também há quem tenha cursos superiores e dê erros. Este tópico é para toda a gente, ninguém tem de se sentir mal por errar, até porque não estamos a falar em nomes.

Ainda hoje aprendi que Item não é um estrangeirismo. Estou a gostar de ler. Também escrevo concerteza e alguém disse que estava errado, para a próxima já não erro.

bjos

BOM NATAL
patricia28
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 9:08:29 PM

Membro desde: 8/27/2003
Olá

gostei do tópico...mas tambem não se pode agradar a todos correcto? Wink Vejo alguns erros de transcrição aqui no forum, que por vezes, é de escrever 'falando'..

Não sou formada em letras (embora seja a minha área) e 'apenas' tenho o 12.º ano..não me levem a mal mas tambem não gosto que escrevam mal..sei que por vezes é a pressa e eu própria dou por mim a escrever, por vezes, o k em vez de que, enfim aquelas abreviaturas que tanto estão em voga mas eu não gosto..(cada um com a sua pancada Wink)

Como alguem disse que nem todas são formadas..tambem sou da opinião que não é necessário o ser para se escrever bem, afinal essa aprendizagem vem da primária..Tambem eu tenho uma mãe apenas com a 4ª classe que ainda hoje ensina os netos a escrever bem (e significados de certas palavras) e ajuda na Lingua Portuguesa..

E agora peço desculpa de nomear nomes mas um exemplo disso é a Nesha..que tanto escreve com diminuitivos como a seguir nos dá grandes bailes com o seu palavreado (oh miuda olha que não te estou a chamar inculta ok??eheheheh)
Applause

Bjs
Pat

Patrícia
três olhares que mudaram a minha vida
Flor_de_Lótus
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 9:09:16 PM

Membro desde: 4/1/2008
Eu, apesar de dar mais que muitas calinadas, por vezes, na escrita, considero que até sei escrever bem. Só tenho o 12º ano, mas durante toda a minha vida dediquei-me às línguas e o agrupamento em que terminei o 12º ano foi precisamente Línguas e Literaturas. Adoro ler, adoro escrever e confesso que sou muito crítica em relação ao Português falado e escrito. Apenas ao Português, porque no que toca ao Inglês (por exemplo o caso do layout, Cláudia, que foi referido por mim e bem lembrado) e restantes línguas estrangeiras, mesmo eu sabendo falar fluentemente Espanhol e convenientemente Francês, compreendo que é impossível saber empregar todos os termos correctamente, principalmente no que toca ao hífen.

Para mim e particularmente, já que se fala dele, no fórum, o que mais me "incomoda" é o termo "voçes", escrito com o -c cedilhado. Não compreendo, a sério. É um conteúdo que aprendemos na escola primária, daí não se poder dizer que nem todos temos formação superior e daí não podermos falar todos bem. Todos, mas mesmo todos, temos a obrigação de saber que a cedilha apenas se coloca antes de -a, -o ou -u (quanto ao -u corrijam-me se estiver errada, porque não tenho a certeza) e que o -c utiliza-se antes de -e e -i.

Há ainda uma outra questão que, e aí já estou a ser mesquinha, me causa espécie. São as vírgulas e restante pontuação. Muitas vezes vejo-me grega para conseguir compreender o sentido de alguns posts deste fórum por vírgulas mal colocadas e falta de pontos finais ou de interrogação.

Pronto, aqui deixo o meu contributo. Não é nada de especial, mas não pude deixar de comentar. Achei positivo terem retirado os nomes de quem dá os erros, porque isso sim ia causar a confusão que a Cláudia quer evitar e ia fazer com que muitas de nós ficássemos constrangidas.

Um beijinho.

Telma.
ica
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 9:17:44 PM

Membro desde: 7/7/2004
[sofiamarques wrote:]
Há outros erros que me deixam completamente fora de mim. Por exemplo: dar-mos, combinar-mos, ficar-mos e por aí vai... "Mos" não é um pronome, mas sim a desinência número-pessoal, logo não deve ser separado do verbo. O correcto é darmos, combinarmos, ficarmos...

Essa também me deixa BangHead . Mas aparece imenso.

Bjs

Ica

Afilhada: Sufiland
carla76
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 9:29:52 PM

Membro desde: 5/24/2007
tavam » estavam
teve » esteve
tou » estou
tava » estava
percisar » precisar
estejem » estejam
felecidade » felicidade

Já para não falar em posts enormes sem parágrafos ou pontuação...ficam "intragáveis", perco a vontade de ler por mais interessantes que sejam...

claudiafiel
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 9:37:59 PM

[Flor_de_Lótus wrote:]
Eu, apesar de dar mais que muitas calinadas, por vezes, na escrita, considero que até sei escrever bem. Só tenho o 12º ano, mas durante toda a minha vida dediquei-me às línguas e o agrupamento em que terminei o 12º ano foi precisamente Línguas e Literaturas. Adoro ler, adoro escrever e confesso que sou muito crítica em relação ao Português falado e escrito. Apenas ao Português, porque no que toca ao Inglês (por exemplo o caso do layout, Cláudia, que foi referido por mim e bem lembrado) e restantes línguas estrangeiras, mesmo eu sabendo falar fluentemente Espanhol e convenientemente Francês, compreendo que é impossível saber empregar todos os termos correctamente, principalmente no que toca ao hífen. - isso é verdade e escreves lindamente e eu gosto de ver.

Para mim e particularmente, já que se fala dele, no fórum, o que mais me "incomoda" é o termo "voçes", escrito com o -c cedilhado. Não compreendo, a sério. É um conteúdo que aprendemos na escola primária, daí não se poder dizer que nem todos temos formação superior e daí não podermos falar todos bem. Todos, mas mesmo todos, temos a obrigação de saber que a cedilha apenas se coloca antes de -a, -o ou -u (quanto ao -u corrijam-me se estiver errada, porque não tenho a certeza) e que o -c utiliza-se antes de -e e -i. - penso que está correcto, mas não vi apenas mal escrito no caso de você (olha no blog do meu filho já reparei que escrevi das duas formas ?, sei que é você e já escrevi voçê. Mas aqui já vi escrito apareçe.

Há ainda uma outra questão que, e aí já estou a ser mesquinha, me causa espécie. São as vírgulas e restante pontuação. Muitas vezes vejo-me grega para conseguir compreender o sentido de alguns posts deste fórum por vírgulas mal colocadas e falta de pontos finais ou de interrogação.

Pronto, aqui deixo o meu contributo. Não é nada de especial, mas não pude deixar de comentar. Achei positivo terem retirado os nomes de quem dá os erros, porque isso sim ia causar a confusão que a Cláudia quer evitar e ia fazer com que muitas de nós ficássemos constrangidas.

Um beijinho.

Telma.

BOM NATAL
Nesha
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 9:38:40 PM

Membro desde: 1/26/2008
só mais um:

X concerteza > com certeza V

Cliquem na imagem E tu? Para que serves?

POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!
claudiafiel
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 9:40:44 PM

[carla76 wrote:]
tavam » estavam
teve » esteve
tou » estou
tava » estava

percisar » precisar
estejem » estejam
felecidade » felicidade

Já para não falar em posts enormes sem parágrafos ou pontuação...ficam "intragáveis", perco a vontade de ler por mais interessantes que sejam...

Nesses casos que assinalei a bold, apesar de não ser bonito escrever assim, não sei se não é mais preguiça Very Happy

"intragáveis", adoro essa palavra Very Happy

BOM NATAL
Flor_de_Lótus
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 9:42:17 PM

[Nesha wrote:]
só mais um:

Nesha essa é uma velha história. Nas aulas de Português lá na escola, havia imensa discussão sobre esse termo, bem como um do mesmo género: bem-vindo ou benvindo.
Há quem puxe para os dois lados e, embora surjam teorias sobre ambas as expressões, ainda não há um consenso geral.
Eu, pessoalmente, escrevo concerteza e, por outro lado, escrevo bem-vindo. Isto por apenas uma razão: sempre que, num teste, escrevia "com certeza", a minha professora contava-me um erro.
claudiafiel
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 9:42:49 PM

só mais um:

Já lá está Smile

BOM NATAL
Nesha
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 9:43:50 PM

só mais um:

Nesha essa é uma velha história. Nas aulas de Português lá na escola, havia imensa discussão sobre esse termo, bem como um do mesmo género: bem-vindo ou benvindo.
Há quem puxe para os dois lados e, embora surjam teorias sobre ambas as expressões, ainda não há um consenso geral.
Eu, pessoalmente, escrevo concerteza e, por outro lado, escrevo bem-vindo. Isto por apenas uma razão: sempre que, num teste, escrevia "com certeza", a minha professora contava-me um erro.

A mim era exactamente o contrário, e confirmei na faculdade que se escreve com certeza e não tudo junto.

bjs

claudiafiel
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 9:44:16 PM

só mais um:

Também sempre escrevi concerteza, mas a verdade é que na pesquisa aparece separado, já não sei.

BOM NATAL
Nesha
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 9:44:41 PM

Podeis ver aqui também: http://embomportugues.blogs.sapo.pt/tag/com+certeza+ou+concerteza

e aqui: http://ciberduvidas.sapo.pt/glossario.php?letter=C

[ edited ]

Flor_de_Lótus
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 9:45:35 PM

A mim era exactamente o contrário, e confirmei na faculdade que se escreve com certeza e não tudo junto.

bjs

Uma expressão que também me faz confusão é o "aparte".
Afinal escreve-se "à parte" ou "aparte"?

Eu escrevo sempre "aparte".
Nesha
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 9:48:02 PM

aparte sem acento.

Tem significado diferente de à parte
no site que menciono acima tb lá está essa conotação.

Nesha
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 9:49:16 PM

Este eu cometia-o sempre:

BAINHA
...e não "baínha"

Flor_de_Lótus
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 9:51:28 PM

Lembrei-me de mais uma que até me faz comichões Laughing

Os complementos circunstanciais de modo. Há pessoas que INSISTEM em escrever "constantemênte" ou "completamênte". Num complemento circunstancial de modo, não existem acentos. Então quando juntam o "inútil ao desagradável" e escrevem "principálmênte"... Fico para morrer!!!
Flor_de_Lótus
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 9:51:58 PM

Este eu cometia-o sempre:

BAINHA
...e não "baínha"

Tal como campainha!
Nesha
Inserida em: Thursday, June 12, 2008 9:54:38 PM

Lembrei-me de mais uma que até me faz comichões Laughing

Os complementos circunstanciais de modo. Há pessoas que INSISTEM em escrever "constantemênte" ou "completamênte". Num complemento circunstancial de modo, não existem acentos. Então quando juntam o "inútil ao desagradável" e escrevem "principálmênte"... Fico para morrer!!!

O circunflexo é que me torce toda xD

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum