|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 1/26/2008 Mensagens: 6,197 Localização: Twilight Zone
|
[Flor_de_Lótus wrote:][Nesha wrote:]Este eu cometia-o sempre:
BAINHA ...e não "baínha" Tal como campainha! Isso já não... não sei porquê, mas não cometo esses erros com todas as palavras susceptíveis de os cometer (lol) só mesmo em algumas. É muito estranho.
 Cliquem na imagem
|
|
Membro desde: 2/23/2007 Mensagens: 1,537
|
[SoniaC wrote:]Conosco » CoNNosco
Verifiquem aqui:http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=6421
E mais:
Já vi quem escrevesse "crer, quando queria utilizar o verbo "querer".
Pode-se escrever das duas maneiras, com 1 só "n" ou com 2
 GO GIRLS!
|
|
Membro desde: 7/23/2007 Mensagens: 8,616 Localização: Algures no deserto
|
[Flor_de_Lótus wrote:][Nesha wrote:]Este eu cometia-o sempre:
BAINHA ...e não "baínha" Tal como campainha! mas há o contrário notícia e não noticia
   Santa What's Up
|
|
Membro desde: 4/1/2008 Mensagens: 3,612 Localização: Aveiro
|
[claudiafiel wrote:][Flor_de_Lótus wrote:][Nesha wrote:]Este eu cometia-o sempre:
BAINHA ...e não "baínha" Tal como campainha! mas há o contrário notícia e não noticia Noticia (sem o acento) é a forma verbal do verbo "noticiar" na 3ª pessoa do Singular.
Um beijo da Flor. O meu príncipe benfiquista. 4 Anos e 1 Mês.
|
|
|
[maezinha wrote:][SoniaC wrote:]Conosco » CoNNosco
E mais:
Pode-se escrever das duas maneiras, com 1 só "n" ou com 2 Pois pode, vou emendar conoscoBrasil, contr. do pron. pess. da 1ª p. do pl. nós com a prep. com; o m. q. connosco.
   Santa What's Up
|
|
|
[Nesha wrote:][Flor_de_Lótus wrote:][Nesha wrote:]Este eu cometia-o sempre:
BAINHA ...e não "baínha" Tal como campainha! Isso já não... não sei porquê, mas não cometo esses erros com todas as palavras susceptíveis de os cometer (lol) só mesmo em algumas. É muito estranho. O meu computador assume "campaínha" com erro e "campainha" sem erro.
|
|
Membro desde: 2/23/2007 Mensagens: 1,537
|
[Eleonora wrote:]Desculpem mas acho este tópico de muito mau gosto. Nem todas aqui tivemos as mesmas oportunidades na vida, nem todas pudemos estudar. Há pessoas aqui que certamente se vão sentir constrangidas.
Desculpa Eleonora, permite-me discordar... É por pensar assim que tanta gente ainda escreve e fala mal. Ninguém tem de se sentir constrangido, por favor... E se fica, é sem razão, porque está-se sempre a tempo de aprender mais, já que "o saber não ocupa lugar". Aproveita e aprende aqui qualquer coisa tal como todas nós. beijinhos PS: parabéns Cláudia pelo bom tópico.
 GO GIRLS!
|
|
|
[Flor_de_Lótus wrote:][claudiafiel wrote:][Flor_de_Lótus wrote:][Nesha wrote:]Este eu cometia-o sempre:
BAINHA ...e não "baínha" Tal como campainha! mas há o contrário notícia e não noticia Noticia (sem o acento) é a forma verbal do verbo "noticiar" na 3ª pessoa do Singular. Sim isso é, mas não no caso a que me refiro
   Santa What's Up
|
|
Membro desde: 4/20/2006 Mensagens: 5,704 Localização: Some where over the rainbow
|
eu acho estetipo de tópicos muito úteis, é graças a eles que já aprendi a escrever vocês e não voÇês e graças á explicação da sofia que sabemo que podemos dizer obdrigada e obrigado, não há razão p sentir constrangimentos, qd se tem orgulho na língua e, se quer falar e escrever com brio, ainda por cima qd não se fala em nomes. posso dizer que já aprendi algumas coisas nestas 4 págs. eu tenho a noção que dou muitos erros não de escrita mas na constuição da frase, isto pq escrevo a correr e dps nem volto a ler continuem que eu quero aprender mais
bjs fofos  ma joão e nuno  *  *  * TUDO PARA A TUA FESTA!!!! Entroce > Entorce Hemorródia ou Almorródia > Hemorróida Câncaro > Cancro Não te suporto-te > Não te suporto Caçador frutífero > Caçador furtivo Encanalizador > Canalizador Tubro > Tubo Pezes > Pés (essa anda em Marroicos, que inveja...) Marroicos > Marrocos Enfelicidade > Infelicidade Percebes = Perceves Connosco = Conosco Entrecôto (adaptação de estrangeirismo) = Entrecosto And so on... And on and on... Um dos erros que mais confusão me faz, é trocar, por exemplo "pudesse" com "pude-se". Também me puxa alguma comichão a falta de pontuação (com excepção do Saramago, esse leva beijinhos), e a falta de acentos ou acentos incorrectos. E depois ainda há expressões que me fazem espécie e riso em simultâneo: "certas e determinadas coisas" e "esta música é dedicada a todos aqueles (...)". E tenho uma dúvida (entre muitas, que eu cá não sou o Cavaco): escreve-se "benvindo" ou "bem-vindo", heim? beijinhos
 GO GIRLS!
|
|
|
[maezinha wrote:]
E tenho uma dúvida (entre muitas, que eu cá não sou o Cavaco): escreve-se "benvindo" ou "bem-vindo", heim?
beijinhos
Já referi isso acima. Não há consenso. Há quem defenda a tese de que é bem-vindo e quem defenda que é benvindo. Eu uso bem-vindo.
|
|
Membro desde: 9/16/2006 Mensagens: 2,067 Localização: Pittsburgh, USA
|
[Flor_de_Lótus wrote:][maezinha wrote:]
E tenho uma dúvida (entre muitas, que eu cá não sou o Cavaco): escreve-se "benvindo" ou "bem-vindo", heim?
beijinhos
Já referi isso acima. Não há consenso. Há quem defenda a tese de que é bem-vindo e quem defenda que é benvindo. Eu uso bem-vindo. Escreve-se "bem-vindo". Benvindo ou Benvinda são nomes próprios. http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=3752Beijocas! Sarah
|
|
Membro desde: 2/27/2008 Mensagens: 3,251 Localização: almada
|
Há muita menina, principalmente nas Experiências de Parto, que não sabe a diferença entre Cozer e Coser.
|
|
Membro desde: 2/27/2008 Mensagens: 3,251 Localização: almada
|
[maezinha wrote:]Connosco = Conosco
Por acaso quando eu aprendi a escrever era co nnosco, agora com tanto acordo ortográfico é que já deve ter perdido um N. E também aprendi a escrever gás de duas maneiras: gás ou gaz
|
|
Membro desde: 6/1/2008 Mensagens: 108 Localização: Malmö - Suécia
|
[maezinha wrote:][Eleonora wrote:]Desculpem mas acho este tópico de muito mau gosto. Nem todas aqui tivemos as mesmas oportunidades na vida, nem todas pudemos estudar. Há pessoas aqui que certamente se vão sentir constrangidas.
Desculpa Eleonora, permite-me discordar... É por pensar assim que tanta gente ainda escreve e fala mal. Ninguém tem de se sentir constrangido, por favor... E se fica, é sem razão, porque está-se sempre a tempo de aprender mais, já que "o saber não ocupa lugar". Aproveita e aprende aqui qualquer coisa tal como todas nós. beijinhos PS: parabéns Cláudia pelo bom tópico. Eu por acaso até sou professora de Português . Erros cometo pouco, bem tendo em cosideração que tenho estado fechada em casa a ler dezenas e dezenas de exames ultimamante, já nem sei.... Se ninguém se ofende ainda bem! Nesse caso junto-me à festa...
|
|
Membro desde: 11/30/2006 Mensagens: 11,167 Localização: No meu Mundo
|
[Flor_de_Lótus wrote:] Há quem puxe para os dois lados e, embora surjam teorias sobre ambas as expressões, ainda não há um consenso geral. Eu, pessoalmente, escrevo concerteza e, por outro lado, escrevo bem-vindo. Isto por apenas uma razão: sempre que, num teste, escrevia "com certeza", a minha professora contava-me um erro.
Ai isso é que há! "Com certeza" é uma expressão composta por uma preposição e um substantivo e não uma palavra. Para teres a certeza que se escreve separado é muito fácil, basta acrescentares a palavra "toda", por exemplo: "com toda a certeza". Se fosse uma palavra, jamais conseguirias colocar outra palavra pelo meio. Quando ao "bem-vindo" e "Benvindo". Existem as duas, mas com significados diferentes. A primeira usa-se quando se quer dar as boas-vindas a alguém e a segunda será sempre o nome próprio. Entendido?  Quanto a essa professora... nem tenho palavras. Mais do que qualquer outra pessoa, tinha a obrigação de saber. E, se não sabe, tinha a obrigação de procurar esclarecer as suas dúvidas e não induzir em erro os seus alunos... Beijinhos,
Sofia e Tomás "Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam." (Provérbio Árabe)
|
|
Membro desde: 1/10/2007 Mensagens: 6,229 Localização: Somewhere...over the sun!
|
Olá e parabéns Claudia pela iniciativa! Olhem, eu também sou das esquisitinhas e quando me deparo com uma palavra que não sei como se escreve vou a um dicionário online e procuro a resposta. Acho que o que fazemos profissionalmente também nos leva a este tipo de exigências da escrita. Falo por mim, quando vejo uma carta/e-mail com erros graves fico  ...mas pronto... Bem, relativamente a erros que vemos por aqui, quero acreditar que alguns são por pressa e por preguiça  mas outros que se nota perfeitamente que é por desconhecimento da pessoa. Já referi que é fácil a técnica que quando queremos escrever palavras como ficasse e fica-se que é pondo na negativa. Se o "se" passar para antes do verbo passar ele é separado, se ficar como está, ele é junto. Por exemplo: No consultório fica-se muito tempo à espera----No consultório não se fica muito tempo à espera. Se a minha mãe ficasse com o menino era muito mais fácil----Se a minha mãe não ficasse com o menino era muito mais facil. Se estiver errada por favor corrijam-me... O cozer e coser também é um dos erros que também vejo com alguma  ... Co zer - Acto de confecção de alimentos...lembrem-se da co zinha... Coser - Acto de confecção de vestuário. Estamos sempre a aprender!
Beijinhos, Sara. Afilhada: Ritinha2, com bebé Afonso e bebé Maria Clara na barrigota!! Dois "popotinhos" !
|
|
|
[Flor_de_Lótus wrote:]
Uma expressão que também me faz confusão é o "aparte". Afinal escreve-se "à parte" ou "aparte"?
Eu escrevo sempre "aparte".
A palavra "aparte" é um substantivo que tem o sentido de "interrupção". Já "à parte" é uma locução adverbial que pode significar "em particular" ou "excepto". Podes ver mais aqui. Beijinhos,
Sofia e Tomás "Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam." (Provérbio Árabe)
|
|
|
[maezinha wrote:][SoniaC wrote:]Conosco » CoNNosco
E mais:
Pode-se escrever das duas maneiras, com 1 só "n" ou com 2 Não pode não! Pelo menos não em Portugal. "Conosco" existe sim, mas no português do Brasil. Beijinhos,
|
|
Membro desde: 2/29/2008 Mensagens: 137
|
Bom Dia! Acho este tópico excelente  Há "testamentos" que se tornam difíceis de ler e compreender devido à quantidade de erros que apresentam....penso que a net não tem facilitado o desenvolvimento da escrita e, falando por mim, quase não escrevo e quando o faço é quase sempre aqui ou no msm; muitas palavras são abreviadas e tiram-se os acentos. É sempre bom relembrar alguns conceitos e penso que todas temos a ganhar!!  Vou fazer a minha caminhada matinal Até logo
|
|
|
Guest |