|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 11/30/2006 Mensagens: 11,167 Localização: No meu Mundo
|
Maezinha: não me leves a mal, mas o teu post era tão extenso e tinha tanta coisa discutível que tomei a liberdade de fazer quote e esclarecer alguns pontos.[maezinha wrote:] Elações > Ilações
Estão ambas correctas, mas têm sentidos diferentes.
"Elação" significa "altivez", "orgulho". "Ilação" tem o sentido de "dedução".
[maezinha wrote:] Feveras > Febras
Existem as duas, mas à primeira falta-se o acento circunflexo, i.e., deve escrever-se "fêvera" e não "fevera".[maezinha wrote:] Gastrentrite > Gastroenterite
A primeira só está errada porque lhe falta um "E", i.e., é tão correcto escrever "gastrenterite" como "gastroenterite".[maezinha wrote:] Despoltar > Despoletar
Só queria chamar a atenção para o facto de muito poucas pessoas saberem utilizar correctamente a palavra "despoletar". A maioria utiliza-a com o sentido de "desencadear", mas não é de todo esse o seu sentido.
Aqui fica uma explicação +/- exaustiva. Desculpem, mas acho mesmo importante postar isto para que todas saiam elucidadas!
[Quote:] [Resposta] Espoletar (pôr a espoleta em...) está dicionarizado.
Despoletar (tirar a espoleta destinada a inflamar a carga de rebentamento dos projécteis) também o deveria estar, tanto mais que é verbo de uso corrente em várias camadas da sociedade - embora no sentido oposto ao que originou a palavra. Muitos jornalistas, quando afirmam que uma crise foi despoletada, querem dizer precisamente o oposto.
A espoleta é um dispositivo que produz a detonação de cargas explosivas, como por exemplo uma granada, e também de projécteis; a espoleta é, também, um detonador.
Se tirarmos a espoleta a uma granada, quer dizer, se a despoletarmos, ela fica inactiva. Despoletar significa precisamente o contrário daquilo que pretendem significar as pessoas que empregam este verbo. E quem tem muita culpa disto é a RDP, a TV e os outros meios de comunicação, que, neste caso, nem sequer consultam o dicionário, porque não se interessam pela Língua Portuguesa.
[maezinha wrote:]Deslarga-me > Larga-me (porque deslarga-me quer dizer "agarra-me"  Desculpa, mas não está correcto. Podem confirmar aqui (se bem que no dicionário que tenho aqui não aparece sequer a palavra)
[Quote:] Deslargar significa desandar e retroceder. Na linguagem popular, surge deslargar como reforço ou intensificador do verbo largar. «Deslarga!» significa, portanto, «Larga mesmo!»
[maezinha wrote:] E tenho uma dúvida (entre muitas, que eu cá não sou o Cavaco): escreve-se "benvindo" ou "bem-vindo", heim?
Já respondi a essa!  Beijinhos,
Sofia e Tomás "Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam." (Provérbio Árabe)
|
|
|
[miosotis wrote:] E também aprendi a escrever gás de duas maneiras: gás ou gaz
Existem ambas, mas com significados muito diferentes. "Gás" significa várias coisas. Podem ver os seus significados aqui. Já "gaz" significa "medida itinerária usada na Índia". Beijinhos,
Sofia e Tomás "Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam." (Provérbio Árabe)
|
|
|
[wish wrote:]Já referi que é fácil a técnica que quando queremos escrever palavras como ficasse e fica-se que é pondo na negativa. Se o "se" passar para antes do verbo passar ele é separado, se ficar como está, ele é junto. Por exemplo: No consultório fica-se muito tempo à espera----No consultório não se fica muito tempo à espera. Se a minha mãe ficasse com o menino era muito mais fácil----Se a minha mãe não ficasse com o menino era muito mais facil. Se estiver errada por favor corrijam-me... Certíssimo!  para ti! Beijinhos,
|
|
|
Há outra coisa que me canso de ver aqui, principalmente vindo de quem tem responsabilidades perante miúdos (e que se gaba disso): hajam, houveram, haviam... Pela madrugada! O verbo haver, quando tem o sentido de existir, não se usa no plural! Beijinhos,
|
|
Membro desde: 1/10/2007 Mensagens: 6,229 Localização: Somewhere...over the sun!
|
E os verbos vir, ver e ler? Vir - eles vêm, ele vem Ver - eles veêm, ele vê Ler - eles leêm, ele lê  ...será assim? Eu tenho ideia que sim...
Beijinhos, Sara. Afilhada: Ritinha2, com bebé Afonso e bebé Maria Clara na barrigota!! Dois "popotinhos" !
|
|
|
[wish wrote:]E os verbos vir, ver e ler? Vir - eles vêm, ele vem Ver - eles veêm, ele vê Ler - eles leêm, ele lê  ...será assim? Eu tenho ideia que sim... Sara, A única coisa incorrecta é o sítio onde colocaste o acento circunflexo. É no primeiro "E" e não no segundo: vêem, lêem. Beijinhos,
|
|
|
[sofiamarques wrote:][wish wrote:]E os verbos vir, ver e ler? Vir - eles vêm, ele vem Ver - eles veêm, ele vê Ler - eles leêm, ele lê  ...será assim? Eu tenho ideia que sim... Sara, A única coisa incorrecta é o sítio onde colocaste o acento circunflexo. É no primeiro "E" e não no segundo: vêem, lêem. Pois...  era essa a minha dúvida! Sempre dei o erro de pôr o acento no último "e"... Obrigada!
Beijinhos, Sara. Afilhada: Ritinha2, com bebé Afonso e bebé Maria Clara na barrigota!! Dois "popotinhos" !
|
|
Membro desde: 4/1/2008 Mensagens: 3,612 Localização: Aveiro
|
|
|
Membro desde: 7/23/2007 Mensagens: 8,616 Localização: Algures no deserto
|
[sofiamarques wrote:][wish wrote:]E os verbos vir, ver e ler? Vir - eles vêm, ele vem Ver - eles veêm, ele vê Ler - eles leêm, ele lê  ...será assim? Eu tenho ideia que sim... Sara, A única coisa incorrecta é o sítio onde colocaste o acento circunflexo. É no primeiro "E" e não no segundo: vêem, lêem. Pois o acento é no primeiro e.
   Santa What's Up
|
|
|
[sofiamarques wrote:]Há outra coisa que me canso de ver aqui, principalmente vindo de quem tem responsabilidades perante miúdos (e que se gaba disso):
hajam, houveram, haviam...
Pela madrugada! O verbo haver, quando tem o sentido de existir, não se usa no plural! Acho que estás errada: ex: Presente do Conjuntivo haja hajas haja hajamos hajais hajam
   Santa What's Up
|
|
Membro desde: 6/1/2008 Mensagens: 108 Localização: Malmö - Suécia
|
[sofiamarques wrote:][wish wrote:]E os verbos vir, ver e ler? Vir - eles vêm, ele vem Ver - eles veêm, ele vê Ler - eles leêm, ele lê  ...será assim? Eu tenho ideia que sim... Sara, A única coisa incorrecta é o sítio onde colocaste o acento circunflexo. É no primeiro "E" e não no segundo: vêem, lêem. Eu costumo dizer que para ver e ler precisamos de dois olhinhos, escrevemos portanto estes verbos com dois EE. Palermice, bem sei, mas ajuda.
|
|
|
[Eleonora wrote:][sofiamarques wrote:][wish wrote:]E os verbos vir, ver e ler? Vir - eles vêm, ele vem Ver - eles veêm, ele vê Ler - eles leêm, ele lê  ...será assim? Eu tenho ideia que sim... Sara, A única coisa incorrecta é o sítio onde colocaste o acento circunflexo. É no primeiro "E" e não no segundo: vêem, lêem. Eu costumo dizer que para ver e ler precisamos de dois olhinhos, escrevemos portanto estes verbos com dois EE. Palermice, bem sei, mas ajuda. Bem visto, uma dica práctica para quem não é zarolho 
   Santa What's Up
|
|
|
[Eleonora wrote:][sofiamarques wrote:][wish wrote:]E os verbos vir, ver e ler? Vir - eles vêm, ele vem Ver - eles veêm, ele vê Ler - eles leêm, ele lê  ...será assim? Eu tenho ideia que sim... Sara, A única coisa incorrecta é o sítio onde colocaste o acento circunflexo. É no primeiro "E" e não no segundo: vêem, lêem. Eu costumo dizer que para ver e ler precisamos de dois olhinhos, escrevemos portanto estes verbos com dois EE. Palermice, bem sei, mas ajuda. Que giro! Não é palermice! É com estas "palermices" que nos lembramos mais depressa das regras ortográficas!  Mas pensando bem...isso não se aplica a vir...é que para isto precisamos de 2 perninhas...ou vimos ao "pé coxinho"? Brincadeirinha, ok? Vá...continuem que eu estou a aprender!
|
|
|
|
|
|
[claudiafiel wrote:][sofiamarques wrote:]Há outra coisa que me canso de ver aqui, principalmente vindo de quem tem responsabilidades perante miúdos (e que se gaba disso):
Pela madrugada! O verbo haver, quando tem o sentido de existir, não se usa no plural! Acho que estás errada: ex: Presente do Conjuntivo haja hajas haja hajamos hajais hajam Qual foi a parte do "quando tem o sentido de existir" que não entendeste?  Beijinhos,
|
|
|
[claudiafiel wrote:][Eleonora wrote:][sofiamarques wrote:][wish wrote:]E os verbos vir, ver e ler? Vir - eles vêm, ele vem Ver - eles veêm, ele vê Ler - eles leêm, ele lê  ...será assim? Eu tenho ideia que sim... Sara, A única coisa incorrecta é o sítio onde colocaste o acento circunflexo. É no primeiro "E" e não no segundo: vêem, lêem. Eu costumo dizer que para ver e ler precisamos de dois olhinhos, escrevemos portanto estes verbos com dois EE. Palermice, bem sei, mas ajuda. Bem visto, uma dica práctica para quem não é zarolho  Tira lá o "C" que ele não faz falta nenhuma!  Beijinhos,
|
|
|
[wish wrote:][Eleonora wrote:][sofiamarques wrote:][wish wrote:]E os verbos vir, ver e ler? Vir - eles vêm, ele vem Ver - eles veêm, ele vê Ler - eles leêm, ele lê  ...será assim? Eu tenho ideia que sim... Sara, A única coisa incorrecta é o sítio onde colocaste o acento circunflexo. É no primeiro "E" e não no segundo: vêem, lêem. Eu costumo dizer que para ver e ler precisamos de dois olhinhos, escrevemos portanto estes verbos com dois EE. Palermice, bem sei, mas ajuda. Que giro! Não é palermice! É com estas "palermices" que nos lembramos mais depressa das regras ortográficas!  Mas pensando bem...isso não se aplica a vir...é que para isto precisamos de 2 perninhas...ou vimos ao "pé coxinho"? Brincadeirinha, ok? Vá...continuem que eu estou a aprender! 
   Santa What's Up
|
|
Membro desde: 5/25/2007 Mensagens: 507 Localização: Lisboa
|
Se soubessem as dúvidas que já tirei ao ler os posts. Ainda esta semana, os meus filhos estiveram a fazer uma ficha de português e eu tive dúvidas. Tive de corrigir palavras terminadas em " -se "ou "sse", confesso que algumas não entendia bem! É bom que o forum sirva também para aprendermos mais. Eu só tenho o 9ºano ( acabei o 7º e fiz um RVCC que me deu o 9º  e muitas vezes encontro dificuldades. Obrigada pela partilha. beijos Alice Alice, Bruno, Tomás e Carolina 
|
|
|
[sofiamarques wrote:][claudiafiel wrote:][sofiamarques wrote:]Há outra coisa que me canso de ver aqui, principalmente vindo de quem tem responsabilidades perante miúdos (e que se gaba disso):
Pela madrugada! O verbo haver, quando tem o sentido de existir, não se usa no plural! Acho que estás errada: ex: Presente do Conjuntivo haja hajas haja hajamos hajais hajam Qual foi a parte do "quando tem o sentido de existir" que não entendeste?  Quando não tem o sentido de existir tem o sentido de haver certo, não estou a ver a diferença desculpa. Existir é haver. Dá-me um exemplo prático Sofia.
   Santa What's Up
|
|
|
[sofiamarques wrote:][claudiafiel wrote:][Eleonora wrote:][sofiamarques wrote:][wish wrote:]E os verbos vir, ver e ler? Vir - eles vêm, ele vem Ver - eles veêm, ele vê Ler - eles leêm, ele lê  ...será assim? Eu tenho ideia que sim... Sara, A única coisa incorrecta é o sítio onde colocaste o acento circunflexo. É no primeiro "E" e não no segundo: vêem, lêem. Eu costumo dizer que para ver e ler precisamos de dois olhinhos, escrevemos portanto estes verbos com dois EE. Palermice, bem sei, mas ajuda. Bem visto, uma dica práctica para quem não é zarolho  Tira lá o "C" que ele não faz falta nenhuma!  O acento é que não faz lá nada que é para praticar mais 
   Santa What's Up
|
|
|
Guest |