Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Errata do Fórum [Options] · [View]
claudiafiel
Inserida em: Friday, June 13, 2008 5:23:33 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 7/23/2007
[Nesha wrote:]
já repararam que neste tópico toda a gente se esforça por escrever correctamente sem abreviaturas e tudo muito bem pontuado e acentuado? Very Happy

Very Happy depois nos outros toca a dar calinadas

"O ataque das conversas paralelas" Realizador: Quentin Atarantado
Flor_de_Lótus
Inserida em: Friday, June 13, 2008 11:31:59 PM

Membro desde: 4/1/2008
[claudiafiel wrote:]
já repararam que neste tópico toda a gente se esforça por escrever correctamente sem abreviaturas e tudo muito bem pontuado e acentuado? Very Happy

Vá lá meninas, acho que estes comentários só levam ao constrangimento. Este tópico está a ter uma componente didáctica fantástica, e isso é que é realmente interessante.

Olhem, lançando um tema relacionado com este tópico, que visão têm da nova forma de escrita adoptada pelos jovens, com a substituição da letra -q por -k?
Deixo já aquilo que penso: acho que o facto de usarem o "bué", o "fixe", o "tótil", quando falados, não tem muito mal, porque eu por exemplo também por vezes utilizo estas expressões e, quando me encontro numa situação mais formal, consigo alterar o "registo" em que falo.
Agora, quando se trata da escrita, condeno um pouco porque, quando andava na escola, tinha colegas que tinham testes cortados quase na totalidade por escreverem assim.

Um beijinho.

Telma.

Flor de Lótus cloud9

http://www.youtube.com/watch?v=44MI1ClSHUY
Miaua
Inserida em: Friday, June 13, 2008 11:41:13 PM

Membro desde: 2/20/2008

Desculpem lá, não tem a ver com este tema, mas já se pode escrever no off? É que estão lá msgs de hoje Confused
rbalmeid
Inserida em: Saturday, June 14, 2008 12:10:29 AM

Membro desde: 8/13/2007
[Eleonora wrote:]
Desculpem mas acho este tópico de muito mau gosto. Nem todas aqui tivemos as mesmas oportunidades na vida, nem todas pudemos estudar. Há pessoas aqui que certamente se vão sentir constrangidas.

Eleonora, já existiu um tópico semelhante que deu confusão e não é essa a minha ideia, que criei o tópico. Daqui a pouco não podemos falar em nada porque é mau gosto e as pessoas ficam ofendidas.

Comecei por dizer que também erro e apontei um erro meu, todos erramos ninguém tem de se sentir constrangido. Quanto ao estudar não pude tirar um curso superior, tenho o 12º ano, mas também há quem tenha cursos superiores e dê erros. Este tópico é para toda a gente, ninguém tem de se sentir mal por errar, até porque não estamos a falar em nomes.

Ainda hoje aprendi que Item não é um estrangeirismo. Estou a gostar de ler. Também escrevo concerteza e alguém disse que estava errado, para a próxima já não erro.

bjos

Lindas eu sou doutorada e "mea culpa" os meus posts estão cheios de erros d'oh!
Uns sao da pressa mas outros sao mesmo de palmatoria! Eu e que devia ter vergonha, não quem não pode estudar Confused Confused Confused Confused

E ando a fazer greve aos acentos ...Mas isso e porque o teclado e espanhol e nunca sei onde estão...

Mas percebi perfeitamente a ideia: aprender, nao criticar!

Beijinhos

Rute

Bebes e Mamas marcianas de 2008 - topico na pediatria

Cesariana de urgência as 35 semanas. O Bruno fica em cuidado intensivos.
Ao 5º dia de vida deixa o CPAP.
Ao 6º dia de vida vem ao meu colo pela primeira vez e começa tomar leite por sonda.
Ao 9º dia de vida sai dos cuidados intensivos e da incubadora.
Ao 10º dia de vida começa como biberao.
Ao 11º dia deixam-me dar maminha!!!!!
Ao 12º tiram-lhe os electrodos, deixa o monitor e o oximetro.
Ao 13º dia tira o soro, acabam os tubos, cabos e afins!
Ao 14º dia acabou-se o "parto" e o Bruno veio para casa!!!!

CIA congenita... à espera que feche pray1 pray1 pray1 pray1

Sarissa
Inserida em: Saturday, June 14, 2008 12:16:36 AM

Membro desde: 3/11/2008
[Miaua wrote:]

Desculpem lá, não tem a ver com este tema, mas já se pode escrever no off? É que estão lá msgs de hoje Confused

d'oh! d'oh! d'oh! Também não percebi...
rbalmeid
Inserida em: Saturday, June 14, 2008 12:44:19 AM

[Sarissa wrote:]
[Miaua wrote:]

d'oh! d'oh! d'oh! Também não percebi...

Os topicos abertos aqui que não estão relacionados com mamas e bebes estão a ser passados para la. E como o off esta bloqueado também ficam. Repara que nenhum dos tópicos de la tem mensagens novas. Ha sim tópicos novos!

Rute

Ao 6º dia de vida vem ao meu colo pela primeira vez e começa tomar leite por sonda.

rbalmeid
Inserida em: Saturday, June 14, 2008 12:48:30 AM

[Flor_de_Lótus wrote:]

Vá lá meninas, acho que estes comentários só levam ao constrangimento. Este tópico está a ter uma componente didáctica fantástica, e isso é que é realmente interessante.

Olhem, lançando um tema relacionado com este tópico, que visão têm da nova forma de escrita adoptada pelos jovens, com a substituição da letra -q por -k?
Deixo já aquilo que penso: acho que o facto de usarem o "bué", o "fixe", o "tótil", quando falados, não tem muito mal, porque eu por exemplo também por vezes utilizo estas expressões e, quando me encontro numa situação mais formal, consigo alterar o "registo" em que falo.
Agora, quando se trata da escrita, condeno um pouco porque, quando andava na escola, tinha colegas que tinham testes cortados quase na totalidade por escreverem assim.

Um beijinho.

Telma.

Ha uma data de abreviaturas "legais" que ate se aprendiam na escola mas cairam em desuso, como

q - que
qq - qualquer
pq - porque
(...)mente - (...)/ tipo local/
(...)dade - (...)// tipo posteri//

Porque não se usam essas?

Rute

Jukas
Inserida em: Saturday, June 14, 2008 9:54:53 AM

Membro desde: 7/30/2007
Pois, eu ainda uso essas abreviaturas mais antigas (a do "q", "//", etc)... A explicação que uma miúda me deu para usarem o K em vez do q, por exemplo, é que, no telemóvel, para escreverem K só teclam 2 vezes e se escreverem c ou q têm de teclar 3 vezes... E sabem que, para os miúdos que enviam mais de mil sms por semana, toda a rapidez conta!
Enfim, é ridículo, e às tantas já não sabem o que é correcto e o que é errado...

http://azurbah.myminicity.com
http://azurbah.myminicity.com/ind
claudiafiel
Inserida em: Saturday, June 14, 2008 12:15:37 PM

Membro desde: 7/23/2007
[Flor_de_Lótus wrote:]

Um beijinho.

Telma.

Tens razão, juizo para nós, mas eu estava a incluir-me Very Happy

Acho muito feio, discordo completamente mas com a quantidade de mensagens que eles escrevem uns aos outros é difícil convence-los a não abreviar. Até eu abrevio quando estou a escrever à pressa. Quanto ao bué e ao fixe também sei onde e quando os dizer.

beijo

"O ataque das conversas paralelas" Realizador: Quentin Atarantado
maezinha
Inserida em: Saturday, June 14, 2008 10:57:21 PM

Membro desde: 2/23/2007

Toma a liberdade sempre que quiseres, querida.

Eu dei estes exemplos com escritos que me lembrei e alguns fui mesmo ver aqui do forum, por isso estão descontextualizados e mal-empregues. Como por exemplo o "elações", o "gastrentrite" (que eu tanto utilizo como gastroenterite como gastrenterite, o meu médico escreve de uma maneira e no hospital de faro escrevem da outra nos panfletos que distribuem).
Fêveras não fazia ideia que estava correcto, pensei que fosse calão ou regionalismo (da tua terra) mas sem fundamento linguístico, tal como o "deslarga-me" aqui no algarve, que se utiliza muito na brincadeira ou para citar pessoas menos letradas.

Despoletar realmente deixaste-me surpreendida pois sempre utilizei essa palavra e pelos vistos erradamente. Obrigada pelo reparo.

beijinhos

PS: na universidade onde dou aulas, têm cursos de portuguÊs (opcionais) aos sábados e de graça. Acho que outras escolas superiores deviam seguir o exemplo, o que por si só não é garante que as pessoas frequentem, mas...

[sofiamarques wrote:]
Maezinha: não me leves a mal, mas o teu post era tão extenso e tinha tanta coisa discutível que tomei a liberdade de fazer quote e esclarecer alguns pontos.

[maezinha wrote:]

Elações > Ilações

Estão ambas correctas, mas têm sentidos diferentes.

"Elação" significa "altivez", "orgulho". "Ilação" tem o sentido de "dedução".

Feveras > Febras

Existem as duas, mas à primeira falta-se o acento circunflexo, i.e., deve escrever-se "fêvera" e não "fevera".

Gastrentrite > Gastroenterite

A primeira só está errada porque lhe falta um "E", i.e., é tão correcto escrever "gastrenterite" como "gastroenterite".

Despoltar > Despoletar

Só queria chamar a atenção para o facto de muito poucas pessoas saberem utilizar correctamente a palavra "despoletar". A maioria utiliza-a com o sentido de "desencadear", mas não é de todo esse o seu sentido.

Aqui fica uma explicação +/- exaustiva. Desculpem, mas acho mesmo importante postar isto para que todas saiam elucidadas!

[Quote:]

[Resposta] Espoletar (pôr a espoleta em...) está dicionarizado.

Despoletar (tirar a espoleta destinada a inflamar a carga de rebentamento dos projécteis) também o deveria estar, tanto mais que é verbo de uso corrente em várias camadas da sociedade - embora no sentido oposto ao que originou a palavra. Muitos jornalistas, quando afirmam que uma crise foi despoletada, querem dizer precisamente o oposto.

A espoleta é um dispositivo que produz a detonação de cargas explosivas, como por exemplo uma granada, e também de projécteis; a espoleta é, também, um detonador.

Se tirarmos a espoleta a uma granada, quer dizer, se a despoletarmos, ela fica inactiva. Despoletar significa precisamente o contrário daquilo que pretendem significar as pessoas que empregam este verbo. E quem tem muita culpa disto é a RDP, a TV e os outros meios de comunicação, que, neste caso, nem sequer consultam o dicionário, porque não se interessam pela Língua Portuguesa.

Deslarga-me > Larga-me (porque deslarga-me quer dizer "agarra-me"Wink

Desculpa, mas não está correcto. Podem confirmar aqui (se bem que no dicionário que tenho aqui não aparece sequer a palavra)

[Quote:]

Deslargar significa desandar e retroceder.
Na linguagem popular, surge deslargar como reforço ou intensificador do verbo largar.
«Deslarga!» significa, portanto, «Larga mesmo!»

E tenho uma dúvida (entre muitas, que eu cá não sou o Cavaco): escreve-se "benvindo" ou "bem-vindo", heim?

Já respondi a essa! Wink
Smile

BE THANKFULL FOR WHAT YOU'VE GOT

sofiamarques
Inserida em: Saturday, June 14, 2008 11:03:26 PM

Membro desde: 11/30/2006

PS: na universidade onde dou aulas, têm cursos de portuguÊs (opcionais) aos sábados e de graça. Acho que outras escolas superiores deviam seguir o exemplo, o que por si só não é garante que as pessoas frequentem, mas...

Isso seria uma óptima ideia porque nunca é tarde para se aprender um pouco mais. E sempre era uma oportunidade para pessoas como eu que nunca na vida vão ter colocação para dar aulas... Sad

Beijinhos,

Sofia e Tomás

"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."
sofiamarques
Inserida em: Saturday, June 14, 2008 11:08:07 PM

[rbalmeid wrote:]

q - que
qq - qualquer
pq - porque
(...)mente - (...)/ tipo local/
(...)dade - (...)// tipo posteri//

Porque não se usam essas?

Rute

Eu uso essas e muitas outras. Usei-as na escola e na faculdade, para tirar apontamentos das aulas, e ainda hoje uso para tirar apontamentos nas reuniões com o boss. No msn ou nas sms também uso, para ser mais rápido. Mas não me habituo mesmo às novas...

Beijinhos,

Sofia e Tomás

Eleonora
Inserida em: Sunday, June 15, 2008 9:21:27 AM

Membro desde: 6/1/2008

Tens um link para o programa da disciplina? Como aqui dou aulas na KU pode ser que se possa adaptar a ideia.

maezinha
Inserida em: Sunday, June 15, 2008 11:06:41 AM

[Eleonora wrote:]

Tens um link para o programa da disciplina? Como aqui dou aulas na KU pode ser que se possa adaptar a ideia.

Oi. Não, acho que não há link... Mas vou ver através da secretaria se arranjo alguma coisa e depois digo-te.
Não é propriamente uma disciplina, mas funciona com formato de workshop livre, porque nem sempre conseguem garantir quorum para as aulas de sábado (a maior parte das pessoas quer é ir para a praia...). É, por assim dizer, um "extra" porque detectámos (professores) um grande déficit na linguagem falada e escrita dos alunos, em geral e em todos os cursos, que vão desde arqutectura a psicologia, passando por história, engenharia informática, etc... Eu fico parva com as dificuldades dos alunos, especialmente na escrita!!! É com cada erro de bradar aos céus... E nota-se uma incapacidade enorme de verbalizar ideias (eu falo por mim, no curso de arquitectura), onde é imprescindível saber "vender o peixe", explicar ideias e o projecto na parte fundamental da apresentação.
O curso também "ensina" a fazer crítica escrita, porque esse é também um grande vazio nos alunos, não sabem escrever sobre temas, nem fazer crítica, nem ensaios, nem teorizar, o que é imperdoável num aluno universitário. Contam-se pelos dedos os alunos que o conseguem fazer, em turmas de 30 e 40 alunos.

Ah, o curso é só para alunos, mas acho que seria bom haver também para professores...

Vou indagar e depois digo-te.

beijinhos

maezinha
Inserida em: Sunday, June 15, 2008 11:10:26 AM

Isso seria uma óptima ideia porque nunca é tarde para se aprender um pouco mais. E sempre era uma oportunidade para pessoas como eu que nunca na vida vão ter colocação para dar aulas... Sad

Eu só consegui colocação depois de fazer mestrado, e na área que eles queriam, que curiosamente não tem nada a ver agora com as cadeiras que lecciono (!)... E não foi fácil. Agora iniciei doutoramento, mas já estou a ver que vou levar looonnngggooossss anos para o concluir, é impossível com a vida que tenho e um filhote muito exigente... Se tivesse mais ajuda, talvez, assim acho difícil.
E não te esqueças que eu estou no algarve... Mais fácil... Se fosse em lisboa, duvido que tivsse conseguido. No Porto também não deve ser pêra-doce. Cunhas e mais cunhas, não é?

beijinhos

sofiamarques
Inserida em: Sunday, June 15, 2008 12:01:45 PM

Eu só consegui colocação depois de fazer mestrado, e na área que eles queriam, que curiosamente não tem nada a ver agora com as cadeiras que lecciono (!)... E não foi fácil. Agora iniciei doutoramento, mas já estou a ver que vou levar looonnngggooossss anos para o concluir, é impossível com a vida que tenho e um filhote muito exigente... Se tivesse mais ajuda, talvez, assim acho difícil.
E não te esqueças que eu estou no algarve... Mais fácil... Se fosse em lisboa, duvido que tivsse conseguido. No Porto também não deve ser pêra-doce. Cunhas e mais cunhas, não é?

beijinhos

Nem me digas nada!!! Na minha faculdade estão a dispensar professores. Mesmo colegas minhas que optaram por fazer mestrado não conseguem nada no ensino (ou melhor, conseguem dar explicações em centros de estudos, a recibos verdes). Não é de todo uma prioridade para mim, estou tão desiludida com tudo que acho que jamais iria investir mais dinheiro no meu curso... E nas privadas é como referes, cunhas, cunhas e cunhas. Sem elas, nada feito! Enfim... há que seguir em frente! Smile

Beijinhos,

Sofia e Tomás

PAT&PIRATINHAS
Inserida em: Wednesday, June 18, 2008 9:43:04 AM

Membro desde: 10/6/2005
E as palavras ÓRFÃO E ÓRGÃO?? Com dois acentos!!

Tenho que confessar que há momentos em que sofro de uma dislexia brutal e escrevo tudo ao contrário.. abençoado Editar que me permite voltar a escrever Wink

Jitos
Pat

Afilhada: Estrelinha da Vera Lu!!
sofiamarques
Inserida em: Wednesday, June 18, 2008 2:12:32 PM

[PAT&PIRATINHAS wrote:]
E as palavras ÓRFÃO E ÓRGÃO?? Com dois acentos!!

Tenho que confessar que há momentos em que sofro de uma dislexia brutal e escrevo tudo ao contrário.. abençoado Editar que me permite voltar a escrever Wink

Jitos
Pat

Linda,

O til não é um acento, é um sinal gráfico que serve para indicar a nasalização de uma vogal.

Beijinhos,

Sofia e Tomás

sofiamarques
Inserida em: Wednesday, June 18, 2008 2:15:04 PM

Hoje vi esta:

Começei

A cedilha só se usa antes de A, O e U. Antes de E ou I usa-se o C, sem cedilha.

Beijinhos,

Sofia e Tomás

*verinha*
Inserida em: Wednesday, June 18, 2008 2:52:56 PM

Membro desde: 5/3/2007
Por vezes também vejo muitas pessoas a escrever vocês com cedilha(voçês)

Afilhada:Analu24
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum