Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

"Aprender a comer" - Metodo Estivill [Options] · [View]
puja
Inserida em: Monday, June 16, 2008 4:59:34 PM
Ranking: Member

Membro desde: 9/26/2007
Olá a todas...

Já alguma de vós leu o livro "Aprender a comer" do Metodo Estivill? Ou sabe do que se trata?

Eu pessoalmente não concordo com o metodo Estivill para dormir, acho-o demasiado cruel... No entanto para comer, não sei se será assim tão cruel!

Se alguém souber do que se trata, digam qualquer coisa...

Estou com muitas dificuldades em dar de comer à minha filhotachef Pensei que fosse ela enjoada das sopas, mas dei-lhe do nosso comer e foi igual!!! Já não sei o que fazerSad

Obrigada e beijinhos
[Sponsor]
Inserida em: Monday, June 16, 2008 4:59:34 PM

[]
dannygirl
Inserida em: Monday, June 16, 2008 5:02:34 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 6/13/2007
Puja que idade tem a tua filhota?

puja
Inserida em: Monday, June 16, 2008 5:34:15 PM

Vai fazer 14 meses dia 29 de Junho...

Cruxe
Inserida em: Tuesday, June 17, 2008 10:11:00 AM

Membro desde: 1/15/2008
Já agora será que alguem podia elucidar-me? Tb não sei do que se trata, é que a minha filha tb é um martirio para comer, tento de tudo e nada.

Obrigado

Bjocas
camilatomás
Inserida em: Tuesday, June 17, 2008 10:28:39 AM

Membro desde: 1/4/2008
Olá!

Eu ja li e é o método que todos os pediatras e psicologos recomendam.

A grande maior problemas que as crianças t~em na alimentaçao sao criados pela insistencia que muitas vezes nós demonstramos; eles começam a aprender que a alimentaçao é uma area na qual eles podem sempre sair vencedores, já que comer é algo que nao os conseguimos obrigar a fazer, e muita vezes acaba por se fazer da refeicao um campo de batalha. neste sentido, o ideal é perceber que as crianças sao diferentes, umas comem melhor do que outras, mas que basicamente todas elas sabem qual a quantidade que melhor se lhes adequa, mesmo que a nós nos pareça pouca, e deixar que eles regulem, sem insistirmos e sem nunca forçar. Eles têm que aprender a ter prazer na alimentacao naturalmente, sem serem a isso por nós influenciados.

Em relaçao ao facto de ser cruel, sinceramente eu nao acho, depende muito do ponto de vista e daquilo que se quer obter em termos futuros.

A minha filha, por exemplo, por volta dos 18, 20 mesitos começou a dizer que nao gostava e nao queria sopa (ela sempre tinha comido a sopa sem problemas nenhuns, e dizia isto com diferentes tipos de sopa, sendo que no infantario a comia sem qualquer problema, pelo que percebemos que estava a tentar medir forças connosco).

Sem lhe ralhar, dissemos-lhe que se nao tinha fome para comer a sopa entao tambem nao teria fome para o resto, pelo que nao deveria comer mais nada. Nao jantou. No dia seguinte passou-se o mesmo. Confesso que no terceiro dia estavamos a tremer, pois nao podiamos deixar a situacao prolongar-se muito mais. No entanto, ela deu a reviravolta esperada: comeu a sopa alegremente ate ao fim, e desde entao nunca mais tivemos problemas com a sopa.

Nao a obrigámos a come-la, apenas lhe dissemos que era o que havia, pelo que se nao quisesse nao haveria mais nada... no fundo, deixámos que fosse ela a tomar a decisao, sem lhe impor nada... quando ela nao quer come, respeitamos, apenas snao lhe damos bolachas ou iogurtes algum tempo depois para compensar o que nao comeu, só come na refeicao seguite... nunca dura muito, e ela nunca mais nos deu problemas neste campo.

Com isto da sopa, se tivessemos entrado numa escalada de a tentar convencer, de lhe fazer o aviaozinho ou de andar com o prato atras dela pela casa fora a tentar que ela comesse eramos bem capazes de ter arranjado um problema de alimentacao que depois seria muito dificil de resolver... assim ficou duas noites sem jantar que foram largamente compensadas depois, ja que a partir daí e ate hoje nunca mais tivemos problemas!

Nada como ir à FNAC e dar uma vista de olhos, eu gostei bastante!

Cruxe
Inserida em: Tuesday, June 17, 2008 10:41:44 AM

Membro desde: 1/15/2008
Sim, acho que até poderá funcionar perfeitamente com crianças mais velhas, mas como fazer com bebés? Com crianças que só comem mesmo a sopa, que se recusam a comer seja aquilo que fôr? Já passei pela fase de se não quer comer, não come. Sinceramente não funcionou, a minha filha por vezes passa dias sem comer seja aquilo que fôr, se ão ir insistindo então não sei o que seria. Ela já é uma bebé de baixo peso, epor vezes é muito complicado.

Bjocas
puja
Inserida em: Wednesday, June 18, 2008 5:21:18 PM

Já comprei o livro e já comecei a ler...

Estou a gostar imenso, e já comecei a aplicar alguns conselhos. Pelo menos já noto a minha filhota mais calma à hora das refeições (e só passaram 2 dias...)

Estou confiante que este método vai resolver o meu problema!

Obrigado a todas pelas respostas

Beijinhos
Ros
Inserida em: Wednesday, June 18, 2008 6:15:45 PM

Membro desde: 8/20/2007
[puja wrote:]
Já comprei o livro e já comecei a ler...

Estou a gostar imenso, e já comecei a aplicar alguns conselhos. Pelo menos já noto a minha filhota mais calma à hora das refeições (e só passaram 2 dias...)

Estou confiante que este método vai resolver o meu problema!

Obrigado a todas pelas respostas

Beijinhos

Entao vá contando o que se aprende, pra nós termos umas dicas.

Essas informações são tão preciosas...

iolas
Inserida em: Wednesday, June 18, 2008 6:21:05 PM

Membro desde: 1/16/2006
E quanto custou o livro? E para miudos de 5 anos há alguma coisa?
Nesha
Inserida em: Wednesday, June 18, 2008 7:43:38 PM

Membro desde: 1/26/2008
eu há tempos comprei o do metodo do sono e custou-me 11€ e trazia um CD-Rom p quem n tem pachorra de ler... enfim, aquilo é capaz de resultar, eu é q não o segui à risca pq não suporto ouvir a miuda a berrar sem ir la pegar-lhe... agora o da comida nao sei... mas tb me interessava.

Ah, e pelo menos o do sono podia ser aplicado até em crianças mais velhas.

Prendas e ofertas
Desde Molduras a Caixas de chá ou para as cápsulas Nespresso:

www.cordossentidos.blogspot.com

Artesanato Infantil

Placas de Porta, Caixas de Recordações, Porta Fraldas, Molduras:

www.pingosnobabete.blogspot.com

Antes anti-cristo estilosa que sapateira invejosa...

Djerba
Inserida em: Thursday, June 19, 2008 1:51:27 PM

Membro desde: 11/2/2004
[camilatomás wrote:]
Olá!

A grande maior problemas que as crianças t~em na alimentaçao sao criados pela insistencia que muitas vezes nós demonstramos; eles começam a aprender que a alimentaçao é uma area na qual eles podem sempre sair vencedores, já que comer é algo que nao os conseguimos obrigar a fazer, e muita vezes acaba por se fazer da refeicao um campo de batalha. neste sentido, o ideal é perceber que as crianças sao diferentes, umas comem melhor do que outras, mas que basicamente todas elas sabem qual a quantidade que melhor se lhes adequa, mesmo que a nós nos pareça pouca, e deixar que eles regulem, sem insistirmos e sem nunca forçar. Eles têm que aprender a ter prazer na alimentacao naturalmente, sem serem a isso por nós influenciados.

Em relaçao ao facto de ser cruel, sinceramente eu nao acho, depende muito do ponto de vista e daquilo que se quer obter em termos futuros.

A minha filha, por exemplo, por volta dos 18, 20 mesitos começou a dizer que nao gostava e nao queria sopa (ela sempre tinha comido a sopa sem problemas nenhuns, e dizia isto com diferentes tipos de sopa, sendo que no infantario a comia sem qualquer problema, pelo que percebemos que estava a tentar medir forças connosco).

Sem lhe ralhar, dissemos-lhe que se nao tinha fome para comer a sopa entao tambem nao teria fome para o resto, pelo que nao deveria comer mais nada. Nao jantou. No dia seguinte passou-se o mesmo. Confesso que no terceiro dia estavamos a tremer, pois nao podiamos deixar a situacao prolongar-se muito mais. No entanto, ela deu a reviravolta esperada: comeu a sopa alegremente ate ao fim, e desde entao nunca mais tivemos problemas com a sopa.

Nao a obrigámos a come-la, apenas lhe dissemos que era o que havia, pelo que se nao quisesse nao haveria mais nada... no fundo, deixámos que fosse ela a tomar a decisao, sem lhe impor nada... quando ela nao quer come, respeitamos, apenas snao lhe damos bolachas ou iogurtes algum tempo depois para compensar o que nao comeu, só come na refeicao seguite... nunca dura muito, e ela nunca mais nos deu problemas neste campo.

Com isto da sopa, se tivessemos entrado numa escalada de a tentar convencer, de lhe fazer o aviaozinho ou de andar com o prato atras dela pela casa fora a tentar que ela comesse eramos bem capazes de ter arranjado um problema de alimentacao que depois seria muito dificil de resolver... assim ficou duas noites sem jantar que foram largamente compensadas depois, ja que a partir daí e ate hoje nunca mais tivemos problemas!

Concordo com o q dizes...

"Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. O romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu."

Luis Fernando Veríssimo
camilatomás
Inserida em: Thursday, June 19, 2008 2:13:37 PM

Membro desde: 1/4/2008
[Djerba wrote:]
[camilatomás wrote:]
Olá!

Concordo com o q dizes...

Custa um bocado na altura, mas os resultados compensam largamente!! Se se fizesse o mesmo nas creches e jardins de infancia, de certeza que a hora da refeicao deixaria de ser tao traumatica como o é para alguns meninos, mas infelizmente em contexto de grupo é mais dificil...

puja
Inserida em: Thursday, June 19, 2008 2:36:00 PM

Eu comprei-o no hipermercado Modelo e custou 9,76 €.

Hoje ao almoço, a minha Inês comeu tudo o que a avó lhe deu em praticamente 10 min, sem problemas nenhuns!!!
Ela levava mais de uma hora a comer, tinhamos que lhe dar todo tipo de objectos para as maos para a entreter senão nada entrava naquela boquinha. O nosso desgaste psicologico, principalmente o meu, porque era aquele massacre todos os dias (a avó ainda folga aos fins de semana) estava a acabar comigo e com ela também. Fazia uma birra enorme só de ver a cadeirinha...

Bem o que eu já estou a fazer (pois ainda não li o livro todo...) e tão simples quanto isto:

- As brincadeiras acabaram (se quiser pode brincar com a comida, comer com as mãos e mais nada.);

- Come só até querer, se começa a dizer que não e a fechar a boca, limpo-a, retiro tudo da mesa, tiro-a da cadeira, e vai brincar uns minutinhos (5 min.) depois volto a por tudo, se não quiser ainda, não come e pronto!

- Só volta a comer na próxima refeição.

- E nós temos de estar vedadeiramente CALMAS! Não é só não demonstrar ansiedade e nervosismo, pq eles sentem na mesma... Nem que se faça um pouco de meditação antes (EHEH).

Compreendo que esta parte de não comer mais vos preocupe, para mim foi a mais dificil de aceitar, mas com a minha bebe só no primeiro dia é que comeu menos que o habitual... E acreditem que não lhes faz mal nenhum estarem um pouco a comer menos! Eles aprendem rapidamente! Ficaram com fome então vou comer melhor na proxima refeição!!!

E também é preciso ter atenção aos horarios. 4 horas entre cada refeição é o essencial!

Não se esqueçam dos prémios após eles terem comido bem ou pelo menos melhor!

Os premios afectivos para mim são os melhores...

Espero ter vos ajudado com a minha curta experiência mas já a dar alguns frutos!
Eu vou dando noticias

Beijinhos

puja
Inserida em: Thursday, June 19, 2008 2:54:24 PM

Acho que também dá para meninos com 5 anos... Pelo menos diz que pode ser usado apartir dos 6 meses...

Mas deixo-vos aqui um site (só é pena é estar em espanhol) que resume bem o livro e o método.

http://www.aquimama.com/ninos-1a3-anos/estivill_comer05.shtml
ninha77
Inserida em: Thursday, June 19, 2008 3:24:06 PM

Membro desde: 4/28/2007
Bem experimentar não custa Smile

E já agora como é que fazemos quando as nossas pestinhas fazem birras selectivas e preferem mesmo ficar à fome?

bjks
raleor
Inserida em: Thursday, June 19, 2008 4:08:29 PM

Membro desde: 6/16/2008
Oi!

Eu para já não tenho problemas com a minha pipoca, ela sempre comeu muito bem, felizmente! Adora a papa, a sopa e a fruta, mas estou atenta caso me comecem a surgir problemas e este método parec-me muito viável. A nossa maior dificuldade no meio disto tudo é manter a calma!!

Boa sorte para as mamãs com este "problema"!!!

Bjs.

susynini
Inserida em: Friday, June 20, 2008 2:35:50 PM

Membro desde: 7/5/2007
Digam-me so uma coisa que gostava de saber. Imaginamos que o bebe não quer jantar, tudo bem vai brincar e não lhe dou mais nada, nem o chateio mais... Certo? E depois o leitinho da meia noite? Dá-se ou não?
Se se der ele fica a pensar, ok, não janto mas depois ganho o biberon...
Mas por outro lado se não se der nao vai conseguir dormir de certeza com o estomago colado nas costas...

O que se faz nesta situação? O meu filhote tem 8 meses e acho que ele ainda não percebe bem este esquema do estivill, para ele seria, puxa tou aqui cheio de fome são 2 da manhã e estes desgraçados não me alimentam, porque talvez ele nem vá associar isso ao facto de o estarmos a castigar por ter saltado o jantar...

Como é que se lida com isto????

Brigada

Afilhada: susana77

Afilhada: -Annie-
puja
Inserida em: Friday, June 20, 2008 3:07:02 PM

Olá Susana,

Diz-me uma coisa, é normal dares esse leitinho à meia-noite? Se sim deves de continuar da dar-lhe sempre, com ou sem jantar...
E também acho que este método é bom e está a resultar com a minha Inês, no entanto o nosso bom senso e a nossa intuição de mães tem muitas vezes de prevalecer.

Por exemplo, ontem ao jantar a minha filhota teimou em fazer gazeta!!! Comeu 4 colheres de sopa em 3 tentativas que fiz (já com as pausas e tudo). Não comeu mais nada. Ás 21h30 mamou como é normal e depois de mamar ainda lhe dei um biberon de leite com quase 200 ml...

Hoje almoçou lindamente, até repetiu o 2º prato!!!

iolas
Inserida em: Friday, June 20, 2008 3:21:35 PM

Membro desde: 1/16/2006
[Nesha wrote:]
eu há tempos comprei o do metodo do sono e custou-me 11€ e trazia um CD-Rom p quem n tem pachorra de ler... enfim, aquilo é capaz de resultar, eu é q não o segui à risca pq não suporto ouvir a miuda a berrar sem ir la pegar-lhe... agora o da comida nao sei... mas tb me interessava.

Ah, e pelo menos o do sono podia ser aplicado até em crianças mais velhas.

Ainda estás a le-lo? Não queres vende-lo, lolo
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum