Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Quanto ganham educadoras [Options] · [View]
MafaldaPinto
Inserida em: Wednesday, June 25, 2008 11:56:30 AM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 4/5/2008
Ola
Estou num grande dilema. Por acaso alguém me sabe dizer quanto ganham as educadoras. Eu sei que tema ver com os anos de experiencia, mas tambem sei que em colegios particulares quase não pagam pela tabela porque assim tambem não conseguiriam sobreviver.
Poor isto, se alguém tiver conhecimento de outro alguem ou de ela propria, podiam-me informar. E já agora em que especie de colegios estão, porque há os chamados colegios grandes e os mais pequenos que naturalmente não têm tanto poder financeiro para com ordenados mais altos.
Obrigado
[Sponsor]
Inserida em: Wednesday, June 25, 2008 11:56:30 AM

[]
sandra saboia
Inserida em: Wednesday, June 25, 2008 12:15:36 PM
Ranking: Newbie

Membro desde: 6/24/2008
Depende só do numero de anos de trabalho e se estão no público ou no privado...está tudo tabelado em lei.
MafaldaPinto
Inserida em: Wednesday, June 25, 2008 12:21:50 PM

Membro desde: 4/5/2008
Olá
Sim eu sei que há tabelas tal como referi, mas também sei que não pagam muitas vezes como a tabela. E é isso que quero saber. Pode ser que ande aqui no forum educadoras ou alguem que saibam por experiencia propria ou por amigas.
Obrigada na mesma pela resposta.
odeteferreira
Inserida em: Wednesday, June 25, 2008 1:07:07 PM
Ranking: Member

Membro desde: 5/21/2008
As educadoras colocadas nos jardins estatais, são obrigadas a receber pelas tabelas. Agora as Educadoras de privados, embora tenham tabelas, muitas vezes não recebem o que está estipulado. Mas como a Sandra disse depende doa anos de serviço:uma Educadora com 0 anos de serviço, por tabela ganha 809£ (mas muitas vezes isso não acontece), e uma Educadora com 15/20 anos de serviço pode ganhar, sei lá, uns 1500£..
SandraRemondes
Inserida em: Wednesday, June 25, 2008 5:18:21 PM

Membro desde: 3/2/2008
Olá

Regra Geral Infelizmente os Educadores ganham muito mal, eu diria ordenados(alguns de Miséria).

Estou a referir-me como é obvio aos Particulares.
Existem de momento 4 tipos de tabelas de vencimentos: Público; Particular e Cooperativo; I.P.S.S.( Instituições Partticulares de solidariedade Social) e Mesericórdias e Mutualidades.

O que acontece é que só no Público é que respeitam as tabelas porque são obrigados, é do Estado.
As restantes ficam-se grande parte das vezes pelo vencimento abaixo do que é estipulado.
Mas é sempre conforme os anos de experiencia.
Os jardins de Infância Particulares que Possuem Alvará são obrigados a dar aos seus Educadores vencimentos de tabela, mas na prática isso não acontece.

Agora parte também da Consciência que têm que existir por parte das Entidades Patronais que os Educadores são Docentes, não são desculpem a expressão "carne para canhão", em que se dão vencimentos de 500 Euros a uma Educadora com anos de Experiencia, pasme-se Confused

Costuma-se ouvir muito a expressão, "não podemos dar mais, tivemos um investimento muito grande", concordo até certo ponto, todos os começos são dificeis, quem monta uma Instituição tem de ter obrigatoriamente capital para o realizar, senão mais valia não o fazer.
E os recursos humanos são importantissimos, não os podemos negligenciar, tem de haver dinheiro para pagar Dignamente.

Se as Directores/as das Instituições forem pessoas ligadas à Educação têm essa consciência, senão forem e se virem a instituição como forma de ganharem mais uns Euros e visarem só o lucro, então os Educadores são infelizmente " carne para canhão".
Isto é a dura realidade, sei porque já o senti na pele.

Em todo o caso também afirmo que a culpa disto estar tão mau, também é dos Educadores porque não somos unidos.
Se começassem a rejeitar as ofertas de emprego cujo vencimento não estivesse à altura, que remédio tinham as Entidades Patronais de subir os vencimentos, sob pena de não ter ninguém para trabalhar com as crianças e ter de fechar portas.

Mas também compreendo algumas colegas que têm mesmo necessidade de trabalhar, seja qual for a remuneração e sujeitam-se.
Desculpem o testamento mas estas coisas tiram-me do sério.

Sandra Remondes
White_Devil
Inserida em: Wednesday, June 25, 2008 7:22:02 PM

Membro desde: 1/19/2008
Eu sou educadora, este foi o meu primeiro ano de serviço.
Ja sai da faculdade com a certeza que arranjar emprego ia ser dificil, e um bem remunerado ia ser mais dificil ainda.
Acabei por entrar logo em Agosto num jardim de infancia que fica numa moradia, com 4 salas pequenas, poucas crianças (40 ao todo quando sai).
é um jardim sem alvará nem licenças, e eu era a unica pessoa com formação..!
Acabei a trabalhar 9h por dia (das 8h30 às 18h30/19h00) com 1hora de almoço, e ganhava 600€ quando entrei.
depois entretanto comecei a dar aulas de expressão corporal e dramática e fui aumentada para os 700€, tudo isto sem contrato ou descontos para a segurança social.
como sabem no público trabalham-se no máximo 6h (com as crianças) e a ganhar no minimo 800€.
Só aceitei porque não encontrei mais nada, embora tenha estado sempre à procura.

A verdade é que os donos destes jardins de infancia privados tem a noção de que educadoras desempregadas ha "aos montes", e infelizmente algumas tem mesmo de aceitar propostas "indecentes" como ja me fizeram de 500€ a recibos verdes, e sem qualquer dignificação da profissao que abraçaram.

Foi por todas estas "injustiças" que agora procura trabalho como "ama" ou babysitter, porque para os pais realmente é importante que a educaçao dos seus filhos seja feita por alguem com formação, e mesmo não ganhando tanto acabo por sentir que estou a dignificar a minha profissão!

Ana
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 12:25:24 PM

Membro desde: 1/31/2001
Desculpem, mas estão a falar em valores de vencimentos de Educadores brutos ou líquidos? É que é importante referir isso, pois a diferença ainda é grande entre um e outro.
White_Devil
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 1:34:54 PM

Membro desde: 1/19/2008
Os valores que referi eram liquidos...

Mas quando se fala em valores de tabela fala-se sempre em valores brutos!
Mãe babosa
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 7:58:21 PM

Membro desde: 1/17/2008
Eu estou efectiva à 2 anos e ganho 790 euros c os descontos dá 651 euros por isso ando a ver se encontro outro sitio. Estou a ver como estou de licença de maternidade...
PetraJW
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 9:08:18 PM
Ranking: Newbie

Membro desde: 6/26/2008
É escandaloso! Não fazia ideia!!!
Pago uma fortuna pelo colégio particular do meu filho, e só por curiosidade vou perguntar à Educadora quanto ela ganha.
ritaxavier2
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 9:54:05 PM

Membro desde: 10/9/2007
Pois, não tá facil para as educadoras...

Eu conheço uma que está a ganhar liquidos 600euros e está muito insatisfeita mas como não tem para onde ir vai ficando, até encontrar...

Melhor que o desemprego é!

Este país tá muito mal mesmo.. BangHead

Miaua
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 10:09:50 PM

Membro desde: 2/20/2008
[PetraJW wrote:]
Pago uma fortuna pelo colégio particular do meu filho, e só por curiosidade vou perguntar à Educadora quanto ela ganha.

Não precisas, consulta o mapa de Quadros de Pessoal, que estará afixado (acho que é entre Outubro e Abril, não sei bem...)

Vou contar a minha história Smile
Eu terminei o Curso de Educadora de Infância em 1991. Levei as vacinas e preparei-me para me candidatar ao estado. Disseram-me que poderia ser colocada em qualquer parte do país. Disseram-me também que se fosse para um particular ia receber o ordenado mínimo porque "não tinha experiência"...
Fui para casa pensar, imaginei-me em Chaves, num quartinho alugado, longe de tudo e todos, a ganhar uma miséria...
Decidi não me candidatar porque se o fizesse e recusasse só poderia voltar a fazê-lo após 2 anos (foi o que me disseram na altura).
Hoje trabalho numa área completamente diferente e pelos valores que acabaram de indicar, parece que fiz a escolha certa.
Pago 415,00 pela creche da minha filha. Se tivesse sido Educadora acho que hoje não teria hipótese de o fazer Sad

Às vezes imagino como tudo poderia ter sido diferente...

flor_jasmim
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 10:20:08 PM

Membro desde: 3/16/2007
eu estou há 4 anos e ganho quase 1000€ com descontos . sei que ganho bem para o que vejo... tenho sorte, mas realmente está dificil para muitas...Confused

camilatomás
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 11:52:03 PM

Membro desde: 1/4/2008
[Miaua wrote:]

Eu terminei o Curso de Educadora de Infância em 1991. Levei as vacinas e preparei-me para me candidatar ao estado. Disseram-me que poderia ser colocada em qualquer parte do país. Disseram-me também que se fosse para um particular ia receber o ordenado mínimo porque "não tinha experiência"...
Fui para casa pensar, imaginei-me em Chaves, num quartinho alugado, longe de tudo e todos, a ganhar uma miséria...
Decidi não me candidatar porque se o fizesse e recusasse só poderia voltar a fazê-lo após 2 anos (foi o que me disseram na altura).
Hoje trabalho numa área completamente diferente e pelos valores que acabaram de indicar, parece que fiz a escolha certa.
Pago 415,00 pela creche da minha filha. Se tivesse sido Educadora acho que hoje não teria hipótese de o fazer Sad

Miaua, eu fiz o percurso contrario, ja tive um emprego onde ganhava muito bem e deixei-o porque nao me preenchia. Decidi tirar o curso de educacao de infancia, ja que com o primeiro que tirei (relacoes internacionais) dificilmente me safaria. Fui trabalhar para um privado, e apesar de adorar o que fazia tinha problemas na mesma, e ganhava mal.

Ate que engravidei e o meu contrato engravidou tambem. Decidi ficar em casa com os meus filhotes mais um ano e agora estou à procura de novo, mas com bem menos ilusoes.

Neste momento penso muitas vezes no emprego que larguei e se nao teria sido melhor ter ficado lá... porque por muito que goste de ser educadora o salario que hoje se pratica nos privados acaba por me privar de muitas coisas que gostaria de ter... e neste momento nao sei que emprego vou encontrar, e em que condicoes...

Enfim, tudo isto para te dizer que o panorama da educacao de infancia esta muito mau, pelo que talvez nao tenhas feito a opcao errada...

camilatomás
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 11:53:39 PM

[PetraJW wrote:]

Mas é verdade, acontece muito... há colegios que pagam bem, mas outros onde as educadoras ganham pouco mais que o a mensalidade de um menino... por isso muitas vezes acabam por desmotivar...

Tenho colegas em privados a ganhar 500 euros iliquidos!!!

camilatomás
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 11:56:12 PM

[flor_jasmim wrote:]
eu estou há 4 anos e ganho quase 1000€ com descontos . sei que ganho bem para o que vejo... tenho sorte, mas realmente está dificil para muitas...Confused

Sim, acho que esse valor realmente foge um pouco dos padroes que se têm vindo a praticar, tiveste mesmo muita sorte!!Smile

Já agora, se nao for indiscricao, estás no publico?

Miaua
Inserida em: Friday, June 27, 2008 12:08:08 AM

[camilatomás wrote:]

Miaua, eu fiz o percurso contrario, ja tive um emprego onde ganhava muito bem e deixei-o porque nao me preenchia. Decidi tirar o curso de educacao de infancia, ja que com o primeiro que tirei (relacoes internacionais) dificilmente me safaria. Fui trabalhar para um privado, e apesar de adorar o que fazia tinha problemas na mesma, e ganhava mal.

Ate que engravidei e o meu contrato engravidou tambem. Decidi ficar em casa com os meus filhotes mais um ano e agora estou à procura de novo, mas com bem menos ilusoes.

Neste momento penso muitas vezes no emprego que larguei e se nao teria sido melhor ter ficado lá... porque por muito que goste de ser educadora o salario que hoje se pratica nos privados acaba por me privar de muitas coisas que gostaria de ter... e neste momento nao sei que emprego vou encontrar, e em que condicoes...

Enfim, tudo isto para te dizer que o panorama da educacao de infancia esta muito mau, pelo que talvez nao tenhas feito a opcao errada...

Camila, o meu emprego actualmente não me preenche assim tanto, acredita. Acho que ia gostar MUITO MAIS de ser educadora Smile
Mas não ia de certeza gostar de viver com meio ordenado e sei que o panorama cada vez está pior...
Não me posso queixar nem do ordenado, nem do ambiente, e nem do chefe. Os dias passam, o fim do mês chega e é apenas pelo ordenado que continuo. Já adorei o meu trabalho, já fiz horas e horas só pelo prazer de ter tudo organizado, já me senti motivada... agora o emprego é apenas o emprego, permite-me ter uma vida razoável.
É muito melhor quando temos expectativas e sentimos motivação, mas a vida não está para esses "luxos"...
camilatomás
Inserida em: Friday, June 27, 2008 1:31:30 AM

Camila, o meu emprego actualmente não me preenche assim tanto, acredita. Acho que ia gostar MUITO MAIS de ser educadora Smile
Mas não ia de certeza gostar de viver com meio ordenado e sei que o panorama cada vez está pior...
Não me posso queixar nem do ordenado, nem do ambiente, e nem do chefe. Os dias passam, o fim do mês chega e é apenas pelo ordenado que continuo. Já adorei o meu trabalho, já fiz horas e horas só pelo prazer de ter tudo organizado, já me senti motivada... agora o emprego é apenas o emprego, permite-me ter uma vida razoável.
É muito melhor quando temos expectativas e sentimos motivação, mas a vida não está para esses "luxos"...

Sabes, vada vez mais acho que a questao das expectativas e da motivacao nao é tao linear quanto isso. Pelo menos na nossa area, ou, secalhar, para ser mais concreta, no nosso país, que nao investe na educacao.

Tenho uma amiga que mal acabou o curso rumou para Paris. Já esteve em dois jardins, e adorou ambos. Eles acreditam na educacao de infancia, apostam nas criancas e nos profissionais, e ela sempre teve excelentes condicoes de trabalho, e nao me refiro apenas ao salario e às regalias, mas tambem ao trabalho em si. Se elas têm ideias, podem po-las em pratica, nao se debatem com uma serie de barreiras. Têm liberdade para tentar coisas diferentes, e as criancas estao sempre em primeiro lugar.

Eu saí do curso cheia de expectativas, e agora vejo que a maioria das ideias e convissoes que temos nao sao praticaveis, por questoes institucionais. Simplesmente nao nos deixam, porque nao é comodo.

O infantario onde eu trabalhei depois de acabar o curso tinha coisas muito boas (a directora era brasileira e tinha ideias optimas, tinhamos projectos muito giros), mas ao mesmo tempo tambem tinha coisas muito más.

Muita rigidez, principalmente. Havia coisas que me metiam imensa confusao, como lpor exemplo como é que era possivel um grupo de criancas de uma no ter apenas meia hora para almocar. Nessa meia hora eles tinham que comer a sopa, o prato principal e a fruta, lavar maos e cara, lavar dentes e nos ainda tinhamos que limpar a mesa e varrer o chao). Tudo em meia hora... ao lanche tambem tinham meia hora, e os que acabavam primeiro tinham que ficar à espera, sentadinhos na cadeira. Com um ano de idade nao é facil... e nenhuma das alternativas que eu apresentava foi consideras, porque "eles tinham que se habituar a ter um ritmo".

Com um ano.

Ou seja, todas as teorias do ritmo individual de cada criança se afogam aí. Sem hipotese de ressuscitacao...

E isto é só um exemplo, muitas coisas haveria para contar e debater se fossemos por aí...

Com isto eu quero dizer que ser educadora em Portugal nao é facil... é claro que existem optimos jardisn de infancia, onde se pratica uma educacao de qualidade e onde se têm boas condixoes de trabalho, mas pelo que tenho ouvido das minhas colegas, sao poucos. A grande maioria aposta numa educacao massificada, sem investimento nas educadoras, que acabam por desmotivar dadas as pessimas condicoes...

Enfim, desculpa o desabafo, mas por vezes sinto que cometi uma grande asneira...

Miaua
Inserida em: Friday, June 27, 2008 1:11:52 PM

Sabes, vada vez mais acho que a questao das expectativas e da motivacao nao é tao linear quanto isso. Pelo menos na nossa area, ou, secalhar, para ser mais concreta, no nosso país, que nao investe na educacao.
...
Com isto eu quero dizer que ser educadora em Portugal nao é facil... é claro que existem optimos jardisn de infancia, onde se pratica uma educacao de qualidade e onde se têm boas condixoes de trabalho, mas pelo que tenho ouvido das minhas colegas, sao poucos. A grande maioria aposta numa educacao massificada, sem investimento nas educadoras, que acabam por desmotivar dadas as pessimas condicoes...

Enfim, desculpa o desabafo, mas por vezes sinto que cometi uma grande asneira...

Concordo, já há 16 anos eu ouvia dizer que a rede do pré-escolar não era grande coisa, blá, blá... parece que nada mudou. É pena mas infelizmente os professores em Portugal não são considerados assim tão importantes Sad

Se voltasse atrás e tivesse condições, teria aberto um jardim de infância. Isso sim, é uma boa opção: podemos exercer uma profissão e ter uma vida.
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum