Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

(EM JEITO DE PARTILHA) Ser Mãe em solteira - Pedido de ajuda: que devo fazer? [Options] · [View]
joaninha.flores
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 4:57:11 PM
Ranking: Member

Membro desde: 6/26/2008
Mamãs, preciso da vossa ajuda!

Estou muito triste e irritada com a vida. Sad

Estou grávida de cerca de 15 semanas e esta deveria ser a altura mais bela da minha vida e devia estar a contemplá-la. Porém encontro-me com problemas.

Não sou casada. Vivo com o meu namorido numa casa que é dos meus pais. Após acabar a barreira das 12 semanas decidimos contar ao pais do meu namorido. Eles reagiram muito, muito bem mesmo. A mãe dele até chorou: abraçou-me forte e disse que era a maior alegria que eu lhe podia dar.

Em contrapartida, quando os meus pais resolveram tirar umas férias e vir uns dias para a casa onde moramos, eu acabei por dizer à minha mãe que ela ia ser avó (receava a atitude, mas não podia escondê-lo para sempre e nas cerca de duas semanas que eles estariam cá não dava para disfarçar). Acontece que para mal dos males, a primeira palavra que eu ouvi da boca da minha mãe foi um “NÃO”! “Eu tinha-te dito que ainda era cedo, devias ter casado primeiro. Não aprovo e o teu pai concerteza que também não…”. Bem meninas, assim que pude saí de ao pé dela e fui a correr chorar ter com o meu namorido. Desde então tenho vivido muito triste, choro todos os dias e estou realmente em baixo.

Os meus pais vivem numa aldeia pequena onde os valores imperam e as fofoquices também. Segundo eles, ser mãe em solteira é uma coisa muito má. Os meus pais referem que a situação que nós escolhemos é uma m****. Eles vão ser apontados, falados e as pessoas da aldeia vão gozar com eles, porque a filhinha deles que era tida como uma menina linda em muito boa consideração, afinal era pior do que as outras. Dizem que estão a sofrer, a barriga vai crescer e não vão saber o que dizer às pessoas quando forem abordados na rua pelo assunto. Dizem que vão ter vergonha de sair à rua. Sad

Estas são as horribilidades que eu não queria ouvir. Sad A alternativa que me dão é que eu me case o quanto antes. Assim, mesmo que as pessoas soubessem que eu estava a casar grávida, sempre podiam referir, “mas casou” e tinham fotos para mostrar. Seria uma forma de calar as bocas do povo.

Porém o meu namorido é divorciado. Já sabe o que é o casamento e foi muito recentemente que consumou esse divórcio. Diz que não fazia parte dos planos deles casar de novo tão cedo. Diz que não vê necessidade nenhuma de casarmos para já, que os meus pais têm uma mentalidade do século passado e que eles não podem comandar a nossa vida.

Eu confesso que casar é um dos meus sonhos e nunca antes me passou pela cabeça que seria mãe em solteira. A ideia de ir casar até me agrada. Por seu lado sei que os meus pais estão a agir mal. Apesar de dizerem que eu e o meu namorido somos livres para fazer o que quisermos e a decisão depende de nós, o meu pai já afirmou à minha mãe que nunca mais me viria visitar se eu não casasse. Não acredito que ele fosse capaz de renunciar uma filha e um neto, porém isso não é coisa que se diga! Dói ouvir tal coisa. Afinal eu não cometi nenhum crime! Odeio as pessoas da aldeia que tem uma mentalidade retrógrada e só se sabem meter e falar da vida dos outros.
Por um lado percebo que para os meus pais possa ter sido um choque e compreendo o ponto de vista deles, são de outra geração e cresceram sob outros valores. Por seu lado, compreendo o meu namorido, que não lhe agrade a ideia de se casar depois daquilo por que passou e se isso não vai contribuir para que o nosso amor se altere.

No meio disto tudo fico eu, com medo de estar a prejudicar o bebé por não andar bem, com um exame para fazer e sem capacidade para me concentrar, numa pressão constante porque os meus pais me chateiam todos os dias. Até parece que vêm o bebé como um fardo (se bem que foram os primeiros a dar um presentinho)... Não estou bem.

Por favor, ajudem-me com a vossa opinião!

OBRIGADA A TODAS - inserida a 30 de Junho de 2008

Muito obrigada a todas as mamãs pelos conselhos, opiniões e testemunhos!

Vocês deram-me muita força!

No primeiro dia em que "choveram" os vossos Posts, cheguei a casa cheia de força, muito confiante e com muita convicção. Smile Enfrentei os meus Pais e disse-lhes que eles não podiam exercer a pressão que estavam a exercer sobre mim e o meu namorido. Disse-lhes que se casássemos era uma opção só nossa, tinha de ser algo que quisséssemos fazer muito e nunca poderia ser uma imposição por parte de ninguém. Pelo contrário, a atitude que estavam a tomar só estava a piorar a situação e a conduzir a que não quiséssemos fazê-lo mesmo.

"Bati o pé" dizendo que eu não era mãe solteira, apenas mãe em solteira (duas coisas distintas), que estava grávida porque era algo que eu queria muito e que me estava a borrifar para o que os outros pudessem pensar, pois se eu não fizer por ser feliz, não são os outros que o vão fazer por mim, nem contribuir para o meu bem-estar. Por seu lado, sempre considerei que as pessoas que apontam o dedo são as piores e por isso não são dignas de conviver comigo nem de lhes ser dada atenção.

Bem meninas, ouvi muito muito muito, mas mesmo muito Sad... já sei a mãe que tenho que é de "deitar tudo cá para fora". O dia a seguir continuou por ser cinzento...

As coisas já acalmaram um pouco, porque sabem que "quem não vai a bem, também não vai a mal". No entanto sei o que lá no fundinho queriam ouvir. Mas já estão mais calmos e é isso que interessa.

Quanto ao casar, eu e o meu namorido ainda não tomámos a decisão em concreto. Sabemos que sim, que o queremos fazer, mas não sabemos ainda se agora. Como já referira é um dos meus sonhos, mas se o fizéssemos agora teria de ser realizado à pressa e haveria comentários do género: só casaram porque ela engravidou. Vamos ainda falar muito, ponderar e logo se vê Smile. E se não o fizermos para já, os meus Pais só vão é ter de aceitar.

Espero que tudo acabe bem e que eu possa disfrutar deste meu estado maravilhoso sem pressões nem discussões!

Mais uma vez muito obrigada a todas!

EM JEITO DE PARTILHA - Inserida a 16 de Julho de 2008

Olá mais uma vez a todas as mamãs e pré-mamãs!!

Agradeço muuuuuuuuuuito a força que me transmitiram da última vez. Smile

Hoje sinto-me calma, mas senti a necessidade de partilhar convosco aquilo que se está a passar comigo:

Já vos tinha dito que enfrentei os meus pais referindo que a atitude deles é errada, pois poderiam conversar comigo amigávelmente, a bem, expor o ponto de vista deles. Dessa forma eu respeitaria a opinião deles e quem sabe com jeitinho tudo acabasse por correr bem.

Com o meu Pai consegui fazer isso, mas com a minha mãe foi o caos total!

Como eles estão longe, conversámos, ou melhor, tentou-se uma conversa, por telefone. Eis as expressões que a minha mãe proferiu aos gritos num tom horrível no seu último telefonema:
- "És responsável por eu e o teu Pai irmos para a cova mais cedo";
- "É uma graaaaaaaaaande vergonha aquilo que fizéste";
- "Se estás grávida, isso não é doença, eu é que estou muito doente";
- "Como não te casas, acabas de perder uma mãe para sempre";
- "Não quero mais saber de nada nem contes comigo para nada";
- "Andas a viver num mundo de Lua mas vais sofrer muito";

etc, etc, etc (isto é só uma pequena amostra...)
Ah, e no meio de uma das "conversas" desligou-me o telefone na cara.

Bem meninas, a minha mãe magoou-me muuuuuuuuuito! Eu não quis entrar na onda de más palavras e limitei-me a dizer-lhe que lhe ficaria eternamente grata por aquilo que ela me estava a dizer, que ainda se ia arrepender do mal que estava a fazer, que não admitia chantagens, que ela era a ÚNICA pessoa que não me estava a dar apoio.

Nesse dia fiquei tremendamente nervosa e receei fazer mais uma vez mal ao meu bébé devido ao meu estado. Sad

Tenho agora andado a fazer por andar calma. Eu e o meu namorido já resolvemos que vamos sair da casa onde estamos e dessa forma não nos podem ser pedidas explicações de nada. Quanto à minha mãe, não voltei a falar com ela, nem faço intenção de o fazer nos próximos tempos (notar que antes estávamos em contacto telefónico quase todos os dias). Se ela me ligar atenderei, na certeza porém de que apenas se manifestar querer ter uma conversa que não envolva o parvo assunto de eu não estar casada.

Quando ao perdoar, o tempo o dirá. Como mãe é mãe com o tempo sei que as coisas passam caso ela mude de comportamento. Mas que ficam a mágoa e a tristeza, ficam, e as coisas nunca serão como se nada tivesse acontecido. Bem, e isso é se as coisas se "compuserem"... não sei como isto vai terminar... Só sei que queria muito ter uma mãe diferente...que não me fizesse passar por isto.

Agarro-me ao meu namorido com quem vivo muito feliz e a todas as pessoas que me fazem sentir bem no meu estado de graça e me mimam!!

A todas obrigado por "lerem" os meus testamentos (sorry) e por se manifestarem!

Muitos beijinhos friends
[Sponsor]
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 4:57:11 PM

[]
kamanga
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 5:07:25 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 2/4/2008
Olá,

Eu tb estou gravida e não me vou casar, pq n quero!!!
E tanto os meus pais como os dele, só tiveram de aceitar, quem ficou mais triste foi a minha avó, mas já lhe passou e agora até vai ficar a tomar conta do bisneto, com a ,minha mãe, qd eu vier trabalhar!!Smile

Eu acho q os teus pais estão a ser muito duros contigo, pq nos dias de hoje é muito normal q as pessoas não se casem e até a familia q eu tenho na aldeia. aceitaram bem!!!

Dá-lhes tempo, eu penso q depois de pensarem bem, vão ficar uns avós babadissimos e orgulhosos da sua familia!!! Smile Smile Smile Smile

Aniversários da barriguinha:
1 mês :19-12-2007 - 4 semanas e 2 dias.
2 meses :19-01-2008 - 8 semanas e 4 dias.

3 meses :18-02-2008 - 13 semanas

4 meses :20-03-2008 - 17 semanas e 2 dias.
5 meses :19-04-2008 - 21 semanas e 5 dias.
6 meses :19-05-2008 - 26 semanas
7 meses :19-06-2008 - 30 semanas e 2 dias.
8 meses :19-07-2008 - 34 semanas e 5 dias.
9 meses :19-08-2008 - 39 semanas
Data Provável do Nascimento :25-08-2008

Madrinhas: sun14
Afilhadas: Pedefeijao, cssmartins suecosta susanalmeida

Mãeaos30
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 5:18:17 PM

Membro desde: 4/1/2008
Decidires ou não casar não pode depender de opiniões de terceiros: nem dos teus pais e muito menos das pessoas que visitam este fórum.

É uma decisão tua e do teu companheiro. O maior compromisso de todos já vocês assumiram: vão ter um filho juntos e isso dura a vida toda.

Felicidades!
Paula Francisco
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 5:28:57 PM

Membro desde: 2/6/2008
Não te deixes influenciar pela atitude dos teus pais, nem leves o teu namorado a fazer algo que não quer (pelo menos para jáWink. Vais ver que quando o bébé nascer eles vão ficar tão babados que nem se lembram dessas coisas...

Ser mãe solteira é ser mãe sem ter ninguém ao seu lado, que não é o teu caso. Vives com o teu namorado e não é um papel que dá mais legitimidade ao vosso amor...

Diz isso aos teus pais e diz que a familia é muito mais importante do que o que os outros dizem e pensam (não é isso que se aprende na igreja?)

Tenta não te enervares, pensa no teu bébé e força porque tudo se vai resolver pelo melhor...

Beijinhos xx

(37 semanas)

Sugarpops
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 5:28:58 PM

Membro desde: 4/14/2008
[Mãeaos30 wrote:]
Decidires ou não casar não pode depender de opiniões de terceiros: nem dos teus pais e muito menos das pessoas que visitam este fórum.

É uma decisão tua e do teu companheiro. O maior compromisso de todos já vocês assumiram: vão ter um filho juntos e isso dura a vida toda.

Felicidades!

Apoiado! É exatamente isso. Sê sincera cntg mm e decide isso com o teu namorido. Ele é a única pessoa que tem direito a um parecer neste assunto.

Quanto aos teus pais, que se preocupem menos com a reputação e mais com a consciência. Desculpa a frieza desta frase mas fico sinceramente revoltada que os teus +ais te façam sofrer dessa maneira por uma questão de posição social. GRRRRR!!!! Dá-me uma raiva...

Boa sorte, minha querida!

16/04/2008 - Positivo - 12/05/2008 - Perdi os bebés... Sad - serão sempre parte de mim.

As minhas madrinhas:

Pooka Mãe Lara monicaamaro

As minhas afilhadas:

naty pati2002 positivo a 17/07/2008! banana

A minha madrilhada:

titas80
aritinha
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 5:38:31 PM

Membro desde: 5/24/2008

Joaninha em primeiro lugar Muitos PARABENS!!!!!!!!!Smile Smile Smile Smile Smile Vais ser mãmã SmileSmileSmile

Em segundo lugar tem calma. Compreendo que o teu namorado não queira casar, aqui em casa tb tenho um namorido que passou pela mesma experiencia e por agora nao pensa em casar, entendo tb o que os teus pais dizem mas nao concordo (mas isso sao outros quinhentos). É muito natural que na aldeia ainda existam mentalidades assim, o que eu não considero natural é um pai e uma mãe não apoiarem a filha num momento tão importante e feliz como este, em prol do diz que disse na aldeia.

Linda o que eu te digo é o seguinte se és feliz com o homem que esta ao teu lado e se ambos sao felizes com esta gravidez esquece o resto. Com o tempo os teus pais vao ver que estao errados e vao te apoiar.

Ah eu não acredito no casamento por favor a outros. Quero dizer que o casamento é algo muito intimo e que tem de ser desejado pelo casal e não pela familia ou outras pessoas. (não sei se me expliquei bem)

Eu tb gostava de me casar ehehehe mas se não acontecer não faz mal gosto muito do meu namorido e respeito muito o que ele passou... Assim cm sei que ele respeita muito este meu desejo e quem sabe um dia Smile

Minha linda sorri muito...Estas gravida e olha que 9 meses passam num instante mas digo-te foram os 9 meses mais bonitos da minha vida Smile

Boa sorte, tudo a correr bem, boa sorte para o exame
Muitos beijinhos e qq coisa estas a vontade estamos ca umas para as outras Smile

Madrinha: Sweetyfeisty - Fernando Antonio, DPP para 29/09/08

Marta Weinholtz
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 5:43:00 PM

Membro desde: 2/19/2008
[kamanga wrote:]
Olá,

Eu tb estou gravida e não me vou casar, pq n quero!!!
E tanto os meus pais como os dele, só tiveram de aceitar, quem ficou mais triste foi a minha avó, mas já lhe passou e agora até vai ficar a tomar conta do bisneto, com a ,minha mãe, qd eu vier trabalhar!!Smile

Eu acho q os teus pais estão a ser muito duros contigo, pq nos dias de hoje é muito normal q as pessoas não se casem e até a familia q eu tenho na aldeia. aceitaram bem!!!

Dá-lhes tempo, eu penso q depois de pensarem bem, vão ficar uns avós babadissimos e orgulhosos da sua familia!!! Smile Smile Smile Smile

Joana, eu sou da mesma opinião. Vais ver que com o tempo tudo passa e eles acabam por aceitar. Percebo que estejas triste, eu tb ficava, mas agora pensa no teu bebe, é a melhor coisa e quando o começares a sentir então ai vais ver que não queres outra coisa. As coisas acontecem por alguma razão e se engravidaste é porque tinha mesmo de ser. Beijinhos e muita força

xanitah
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 6:07:25 PM
Ranking: Member

Membro desde: 2/20/2008
Desculpa, que idade tens?

Olha, na minha opinião não acho que deves casar só por outras pessoas (para alem de ti e o teu namorado) acharem que é a coisa certa a fazer, mesmo sendo os teus pais e te deixar triste de eles não aprovarem... Não te importes o que as outras pessoas pensam e faz aquilo que sentes no coração, pois os outros vão acabar por se habituar à situação, vão deixar de falar nela e vão se habituar a ela.
Quando chegar a altura certa para casar vais ver que vais sentir essa vontade de la de dentro, sem ninguem te querer impor nada.

Felicidades para ti...

Sara Doula
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 6:53:26 PM

Membro desde: 9/21/2007
A mim parece-me que os teus pais estão mais preocupados com a opinião "pública" do que com o que eles realmente sentem em relação à tua gravidez - afinal, foram eles a dar o 1º presentinho! No fundo, no fundo eles até podem estar felizes por irem ser avós, mas querem é ter a certeza que o teu namorido não te vai deixar "pendurada" (afinal, apesar dos divórcios, o casamento dá a ilusão de estabilidade) e que tu irás ser acarinhada neste teu novo papel de mãe. Por não estarem a viver na aldeia, talvez estejam preocupados com o tratamento que irás receber ...

Como em todas as situações, o melhor que tens a fazer é falar muito aberta e honestamente com eles. Explica-lhes o que sentes, o que temes, o que te dá força e esperança! Vais ver que tudo se resolve pelo melhor - daqui a uns mesinhos vais ter a aldeia toda a babar-se com o teu rebento!

Bjs Smile

Sara - Mãe, Doula e Educadora Perinatal

Estás grávida? Já pensaste nos benefícios que o acompanhamento por uma doula tem para ti e para o bébé? Se quiseres saber mais visita o meu site (www.maeparamae.com) ou manda-me uma PM com as tuas questões!

rbalmeid
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 6:59:51 PM

Membro desde: 8/13/2007
Ola!

Muitos parabens pela gravidez! Smile

Olha, pessoalmente eu ate acho que durante a gravidez e uma altura pessima para casar! Ja ha tantos stresses e tantas coisas novas, que ainda mais uma preocupaçao...

Depois, claramente que essa e uma decisao so vossa e que nao deve de todo ser tomada por pressao de terceiros! Muito menos por terceiros que estao mais preocupados com o casamento do que com o facto de irem ser avos! Nao estar casada nao implica em nada! Entao voces ja nao vivem juntos? E isso nao os incomodava?

No teu lugar eu tinha uma conversa seria com os teus pais. Deixava bem claro que faças o que fizeres sera sempre decisao vossa e que nao e com ameaças que vos vao convencer seja do que for! Que tens muito orgulho na tua barriga e que eles como avos tambem deviam ter! Ca para mim eles estao a fazer uma de duros para vos pressionar. Ate pode ser uma questao de acharem que ficas desprotegida assim. Por isso se lhes te mostares convicat e segura a posiçao deles pode alterar-se. E se realmente voces pensam em casar futuramente ate podes conversar com o teu namorado e fixar um ano, tipo daqui a 3 ou 4 anos. Tqalvez a perspectiva de ter uma "data marcada" os ajude a perceber.

Beijinhos

Rute

Bebes e Mamas marcianas de 2008 - topico na pediatria

Cesariana de urgência as 35 semanas. O Bruno fica em cuidado intensivos.
Ao 5º dia de vida deixa o CPAP.
Ao 6º dia de vida vem ao meu colo pela primeira vez e começa tomar leite por sonda.
Ao 9º dia de vida sai dos cuidados intensivos e da incubadora.
Ao 10º dia de vida começa como biberao.
Ao 11º dia deixam-me dar maminha!!!!!
Ao 12º tiram-lhe os electrodos, deixa o monitor e o oximetro.
Ao 13º dia tira o soro, acabam os tubos, cabos e afins!
Ao 14º dia acabou-se o "parto" e o Bruno veio para casa!!!!

CIA congenita... à espera que feche pray1 pray1 pray1 pray1

sofia.
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 7:31:46 PM

Membro desde: 11/1/2006
Olá Joaninha
Antes de mais parabéns pela gravidez e que te corra tudo bem
Quanto à questão que levantas, olha eu também não casei, nem o penso fazer para já (pelo menos)
Claro que quando contamos sobre a gravidez apareceu logo quem viesse com a conversa de que agora deveríamos/ tínhamos de casar, principalmente a minha sogra e a avó do meu homem - também elas da aldeia (e sim, ouvi as mesmas coisas e a "vergonha"Wink, mas a nossa resposta foi sempre a mesma, afinal em que é que muda um papel ou uma bênção? ainda por cima feita à pressa...
Concordo com a rbalmeid, a gravidez não é sequer a melhor altura para organizar um casamento. Seria mais um foco de stress
Tens de tentar conversar com os teus pais, fazê-los entender que o importante é vocês estarem felizes e calmos para receber essa criança e que depois de nascer logo se vê, e quem sabe se não se faz uma festa ainda mais bonita em que se aproveita para apresentar a vossa estrelinha
E é claro que isso lhes passa. Quais são os pais que não ficam delirantes com a ideia de serem avós?...
Tenta é não te aborreceres demasiado com isso
E não te preocupes, choramos muito na gravidez... Mas os nossos tesouros são mais fortes do que imaginamos
Beijinhos e que tudo se resolva

o meu gráfico
Vai correr tudo bem.
39 semanas de ti - meu amor!!!

Mãe Lara
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 7:53:40 PM

Membro desde: 4/2/2008
[Sugarpops wrote:]
[Mãeaos30 wrote:]

Felicidades!

Apoiado! É exatamente isso. Sê sincera cntg mm e decide isso com o teu namorido. Ele é a única pessoa que tem direito a um parecer neste assunto.

Quanto aos teus pais, que se preocupem menos com a reputação e mais com a consciência. Desculpa a frieza desta frase mas fico sinceramente revoltada que os teus +ais te façam sofrer dessa maneira por uma questão de posição social. GRRRRR!!!! Dá-me uma raiva...

Boa sorte, minha querida!

Concordo! Os teus pais fizéram um trabalho óptimo:criaram uma filha com valores! Agora é a vida é tua e tu é que sabes! E casar não é uma obrigação. Casa-te quando os dois decidirem que é o momento certo e se tu defenderes perante os teus pais que neste momento não te queres casar, eles vão ter de te aceitar. Por muito que ersperneiem, quando o bébé nascer, tudo se compõe e vai ser o ai Jesus do teu pai, vais ver.

Tu estás a viver um sonho, não seixes que te tornem num pesadelo! Não são ninguém para te julgar! Não chores muito, pensa no teu bébé. E isso é que interessa: vai ter uma mãe e um pai.

Beijinhos,

Lara

As minhas princesas:ESTAMOS DE FÉRIAS!!!!!!!!!!!!!!!!!IUPIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!

A Lara Maria, a 2.ª estrelinha vuou com 16 semanas e 4 dias a 12 de Maio de 2006. Tenho saudades dela, embora nunca a tenha visto. Filha: fazes parte da minha vida.
Afilhadas:Mãe babada,micas_sarapicas,analuisa,SugarPops,andreia_s,kikita,jhpp08,aidualc,titas80,andiemeir
cloud9grávidas:cloud9Kikarato ,Xanah,Vrute, Pukas,praline,misshippy1975, elke,Mifoli, angeline1979,Taregas, FilB,Mar-tita,Muxaxa
<http://foruns.pinkblue.com/goforum.aspx?g=posts&m=868441#868441>Muco fora do período fértil: nidação, rolhão mucoso ou descargas acidentais <http://foruns.pinkblue.com/goforum.aspx?g=posts&m=869446#869446>Reconhecer a nossa ovulação! Dicas, dúvidas e partilha de ansiedades!
bea25
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 8:07:23 PM

Membro desde: 3/12/2008
Como te compreendo eu vivi junta um ano antes de me casar e os meus pais tambem me chatearam bastante, quando decedi casar(não estava gravida, mas pretendia) já falavam do assunto e estavam super contentes. Mas eu casei na altura que eu e o meu namorado queriamos, ele tambem já tinha passado por uma má experiência. Mas entendo-te, vais ver que eles vão adorar o bebe e essas ideias vão passar. Muitas vezes os pais reagem assim com medo que sejas abandonada com um filho nos braços: As pessoas mais velhas tem essa ideia e penssam que num casamento não acontece, claro que estão erradas quantos maridos casados no papel deixam mulheres gravidas ou com filhos ao colo. Minha linda concentra-te noutras coisas e vais ver que vai correr tudo bem. Uma gravidez tranquila.

Afilhada
Força Suz

pmacamano
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 9:16:31 PM

Membro desde: 2/24/2008
ola!
tenho uma familiar que teve o primeiro e segundo filho sem estar casada...e nao podia ser mais feliz. Apesar de os pais quererem que se casasse acho que foi melhor assim, pois em primeiro lugar vem a tua felicidade e nao a dos outros.
Goza a tua gravidez e goza o teu namorido e, vais ver que no final, o que interessa é estares bem.
beijo

Ás 18 semanas Ás 24 semanas Ás 32 semanas

Madrinha: Anabf

Afilhada: Tristina

DPP: 20/10/2008

ClaudiAlexandra
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 10:41:32 PM

Membro desde: 10/23/2007
eu posso te dar a minha opinao se quiseres ouvir.....namorava há 1 ano com o meu unico amor quando descobri que estava gravida e de gemeos........eu com 16 anos a fazer 17 e ele com 20,decidimos por nos 2 querer casar não foi um casamento luxuoso nem nada que se pareça nem foi o casamento que eu queria que fosse e termos materiais......mas o amor era tão forte, que superou tudo já lá vao 9 anos desde que tive os meus gemeos e agora eu com 26 e ele com 30 tive uma menina.Pode nõ ter sido o casamento dos meus sonhos,mas era o homem dos meus sonhos e isso é que conta...

bjsss

url=http://glitter-graphics.com/myspace/text_generator.php][/url]

kikakitty
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 11:03:18 PM

Membro desde: 1/26/2007
Antes demais PARABENS bdgreeting bdgreeting balloons balloons
Nao te vou dizer nada de diferente q as outras meninas nao te tenham dito ,eu se fosse a ti e desculpa o termo "cagava" bem na opiniao dos outros (pessoas da terrinha) ,tens q pensar na tua vida e no q te traz felicidade e ter um filho é a coisa melhor q nos pode acontecer.Afinal nao sao essas pessoas q fazem parte da tua vida nem sao elas q te vao dar dinheiro pra sustentar seja o q for .se olharem de lado deixas olhar e tu com mta dignidade olhas pra elas sp de frente Smile
Os teus pais com o tempo vai aceitando ,tu vai ver .
Nao forces o teu namorido a nada ,se tiveres q casar um dia ,iras faze-lo sem nada a forçar a barra (como diz o brasileiro)
Tem calma e nao te enerves ,nao te faz nada bem

Beijinhos e Felicidades
Kika, Matilde e Laurinha

Nasceu a 7 de Julho de 2008 com 3.060kg e 47,5cm

Nasceu a 14 de Novembro de 2006 com 2.950kg e 47,5cm

Minhas afilhadazinhas Smile
Happy_m POSITIVO a 14/08
azalea O Roberto nasceu a 27/08/08
Angelaenvia DPP: 05-01-2009

Madrinhas: Crismarques; Shorty* ; Xoxa e Bidusha

"Meu Deus: dai-me sabedoria para entender certas pessoas; porque se me deres força: parto-lhes as trombas!"

Susanna
Inserida em: Thursday, June 26, 2008 11:03:22 PM

Membro desde: 5/22/2008
Ola. Para já mtos parabens.Acho q realmente deve doer ter q ouvir coisas dessas dos pais.Mas o q mais interessa é a tua felicidade junto do teu namorido e a estrelinha q está dentro de ti, q vão ambos precisar de uma mulher e mãe forte.Só tens de pensar agora em seres feliz e não podes dar tanta importancia ao q os outros pensam,pq tal como se sabe,as pessoas da terrinha são mesmo assim.Preocupam-se mto com o q os outros pensam e esquecem-se de tentar ser felizes,por essas e por outras é q a taxa de suicidio dessas gentes é maior.Qto ao teu pai n te visitar por não casares,isso é o q chamo de "palavras leva-as o vento".Por mais coisas horriveis q eles possam dizer,nunca vais deixar de ser a filha deles e é obvio q vão aceitar o neto ou neta.Lembra-te sempre desta frase q tb me ajuda mto a ultrapassar problemas "HA COISAS PIORES NA VIDA" e nem vale a pena mencionar pq são tantas.E mais q tudo,lembra-te q o teu bébé precisa de ti saudavel e sem ansiedades ou tristezas,tal como a tua relação,não a podes deixar descambar ou forçar decisões numa relação especialmente p agradar aos pais,isso seria a pior coisa a fazer numa relação. Casar p mim tb foi um sonho durante anos,agora é algo q acho q só iria chatear. Vou ser mãe em Outubro e não tenciono nunca casar,quer alguem goste ou não.A minha felicidade está primeiro e acho q serei mais feliz assim como estou,ou seja mto amor e carinho na minha relação,o q vai ser optimo p o nosso bébé.
Força e coragem e boa sorte no teu futuro,vais ver q vai tudo correr bem,

Beijinhos.
maecat
Inserida em: Friday, June 27, 2008 12:59:12 AM

Membro desde: 9/17/2007
Parabéns pela vossa nova família!

É uma pena que a primeira reacção da tua mãe tenha sido essa... Mas tem paciência com os teus pais, as mentalidades são coisas muito difíceis de mudar. O melhor é nem tentares mudá-los e deixá-los, com tempo, ver com os seus próprios olhos como vocês são uma família feliz e como tudo funciona tão bem quando vocês fazem aquilo que desejam na vossa vida.

Eu vivo em união de facto, mas nem eu nem o meu marido vemos a nossa relação como outra coisa que não um casamento (aliás, falamos de nós como casados, marido e mulher). Enfim, pagamos contas, temos uma casa comum, dívidas comuns, filhos (a 2ª está a chegarWink ), não vejo diferença na nossa vida quotidiana, além de não termos um álbum de casamento e não termos tido um grande dia de festa Wink Somos espirituais, mas não religiosos, por isso a nossa relação aos olhos de Deus não nos incomoda Laughing

A minha mãe nasceu numa aldeia do Norte, é muito tradicional e, como contigo, também lhe custou muito engolir esse sapo, sobretudo devido ao receio do que o resto da família, amigos, etc. diriam.

Felizmente, ela própria chegou à conclusão de que um filho é um compromisso para toda a vida e é uma ligação muito mais eterna do que o casamento em si. Isso porque, mesmo que um casal se separe, ficará sempre ligado por aquele amor ao filho/a que têm em comum (tanto o casal como as respectivas famílias!).

E, hoje em dia, os casamentos já não correspondem minimamente àquele conceito antigo de "segurança" emocional e financeira para a mulher - sobretudo com a nova lei do divórcio:

Até há pouco tempo, um homem que se divorciasse da mulher era obrigado por lei a dar-lhe uma pensão de alimentos suficientemente alta para que a ex-mulher não baixasse de qualidade de vida em relação à que tinham durante o casamento. Agora, isso acabou.

Sinceramente, a nível legal, já pouco distingue os casamentos das uniões legais de facto.

Uma união legal de facto é quando um casal vive junto há pelo menos 2 anos e isso pode ser provado legalmente (por exemplo, com contrato de arrendamento de casa em nome de ambos, habitação em nome de ambos, testemunhos, etc.).

A partir desses 2 anos a cohabitarem, o casal pode inclusivamente declarar os impostos em conjunto e usufruir das mesmas vantagens fiscais que qualquer casal casado!

A principal grande vantagem legal do casamento em relação à união de facto é o facto de, se um dos cônjuges morrer, o outro tem direito legal a herança. Convenhamos, se o casal tiver filhos, qual o interesse da viúva em ficar com os bens dele? Vão para os filhos e, se forem menores, é a mãe que se responsabiliza pelos bens/propriedades. A não ser que ela seja uma golpista! Laughing

Além da herança, as diferenças a nível de direitos são quase inexistentes entre o casamento a união de facto!

De certa forma, acaba por ser mais interessante para quem quer casar por motivos religiosos, de tradição, ou qualquer outra razão. Porque assim é garantido que, actualmente, já ninguém se casa por conveniência. Porque já não é conveniente, pelo contrário, envolve alguma burocracia e despesa (como qualquer outro contrato legal)!

Penso que esse é um dos motivos porque a maioria das pessoas já não se casa... É que não precisam. Não fazem questão de casar porque não é assim tão conveniente (motivos religiosos ou tradicionais à parte).

Eu e o meu marido (nem consigo conceber tratá-lo por outra coisa!Laughing ) decidimos que se, eventualmente, algum dia as nossas filhas nos colocassem essa questão e se mostrassem incomodadas, pagávamos uns euros e íamos à câmara assinar os papéis. Nunca se sabe, elas podem sentir-se diferentes dos seus colegas, acharem estranho, sei lá. Seriam as únicas pessoas por quem nos daríamos a esse trabalho, caso víssemos que isso as fazia sentir desconfortáveis.

De resto, somos muito felizes e a nossa família está a crescer... Para nós, assinar um contrato para provar às outras pessoas que nos amamos é totalmente absurdo e desnecessário. Ainda por cima, sem grandes vantagens legais ou fiscais. Também não temos motivos religiosos para casar. Por isso, pensámos "para quê?"

POR FAVOR, NÃO LEVEM A MAL, mamãs casadas, seja pelo civil ou pela Igreja!! Smile

Não quis condenar o casamento, espero que não me interpretem mal!! Apenas justifiquei a nossa escolha pela união de facto, e insisto que cada casal deve fazer aquilo que os faz felizes!

Deves perguntar-te se TU fazes questão de casar com ele ou se apenas queres evitar dissabores com a tua família.

Na minha opinião, tu o teu querido devem fazer o que VOCÊS acham melhor para a VOSSA vida como casal e como família. Se tomarem uma decisão assim tão importante pura e simplesmente pela opinião outros, estão a começar mal a vossa nova vida.

Além de que assim estarias a enviar a mensagem à tua mãe que vocês são um casal manipulável e que cede a pressão psicológica. Não conheço a tua família e não me quero esticar nem ofender-te, mas isso não poderia levar a outras coisas? Não te esqueças que, com o nascimento de um bebé, pode vir muito mais pressão da parte dos familiares mais velhos, sobretudo pais e sogros.

Não achas que depois do casamento, vinha o baptizado do bebé, O NOME, a forma como o vão educar, os alimentos que lhe dás, como o vestes, se vai para uma creche ou fica com ama, etc etc??

Essas são decisões exclusivamente do casal e, acredita, é muito possível que também sofras pressões por essas coisas e outras mais pequenas.

É uma nova fase da tua vida!!

Pensa bem no que queres, decide em conjunto com o teu marido e depois façam o que acharem melhor para vocês, seja casar ou não, chamar este ou aquele nome ao vosso bebé, etc.! Decidam, ajam com confiança e mantenham as vossas decisões.

Os outros que vão dar uma volta! Daqui a uns anos, os teus pais morrem e ficas cá tu a viver com as decisões que eles tomaram por ti, não? Era só o que faltava!! FORÇA NAS CANETAS! Wink Wink Wink

Por outro lado, podes ficar descansada que quando o/a bebé nascer, eles vão "amansar"!!! Foi o que aconteceu com a minha mãe. Não há avô ou avó no mundo que resista quando vê o seu neto/a pela primeira vez. Smile Smile Smile

Tem confiança e segurança no que queres, para teu bem, da tua relação e do teu bebé, que é muito sensível ao teu estado de espírito. Quando tu estás nervosa, triste ou irritada, ele também está. Por isso ignora o que te faz mal e que não consegues mudar e concentra-te apenas no mais importante: o teu bebé.

Beijinhos

Catarina

Não acredito em "habituar mal"! Prefiro dar-lhe colo agora do que a vida toda =) E ai de quem me contradisser... lol

1ª bebé aos 26 anos e 2ª aos 28 Smile Smile Smile

Golfinho
Inserida em: Friday, June 27, 2008 9:08:01 AM

Membro desde: 1/16/2006
Olá mamã!

Antes de mais, parabéns pela tua gravidez!

Quanto a casar ou não, na minha opinião, isso é uma decisão que deve ser tomada entre ti e o teu namorido. Se sempre tiveste o sonho de casar, fala com ele sobre isso, mas não se devem casar por pressões de terceiros!

Não querendo ofender os teus pais, realmente parece-me incrível que ainda existam este tipo de mentalidades! Os meus avós têm cerca de 80 anos e para eles era igual eu casar ou "juntar-me" com o meu marido, nós casámos por decisão nossa.

Não deixes que essas pressões abalem a tua felicidade. Fala com o teu namorido e decidam quanto antes o que fazer. E depois, seja qual for a vossa decisão, segue em frente com a tua vida sem ligar a preconceitos idiotas! Tens que te sentir bem e feliz por ti e pelo teu bebé! Quem sabe se os teus pais não se rendem ao netinho e esquecem essas exigências?

Felicidades!!

Beijinhos grandes!

Filipa&Mariana&Maria
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum