Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

A PRIMEIRA SOPA, INGREDIENTES??? [Options] · [View]
#Rutita#
Inserida em: Friday, June 27, 2008 10:37:42 AM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 2/4/2008
Olá,

Daqui a 1 ou 2 semanas vou começar a dar a sopita á Leonor, mas estou para aqui com uma dúvida em relação aos ingredientes, já que a pediatra deu-me uma receita e no centro de saude deram-me outra...

Bom, a pedi diz para fazer a sopita em que a base será sempre: BATATA, CENOURA, CEBOLA OU ALHO-FRANÇÊS e depois vou acrescentado um legume de cada vez, de 3 em 3 dias ou semanalmente por exemplo...

No centro de saúde dizem para a primeira sopa (primeiros dias) ser feita apenas com: BATATA E CENOURA e depois ir acrescentando um legume, igualmente, de cada vez, sendo os ultimos a cebola e o nabo...

Como é que fazem a base da vossa sopita meninas?
É que realmente não sei se a cebola, para inicio, não será muito agressivaBoo hoo! Neutral não sei!!!!

Bjs,
Rute

[
[Sponsor]
Inserida em: Friday, June 27, 2008 10:37:42 AM

[]
Cruxe
Inserida em: Friday, June 27, 2008 10:47:57 AM

Membro desde: 1/15/2008
Olá,

As primeiras sopas comecei com batata, cenoura e azeite. Passados uns dias comecei com a alface (1 folha), passados mais uns dias foi a vez da cebola (só umas lascas), depois foi a vez da carne (primeiro só a água de cozer, depois passou a introduzir-se uns pedacinhos de carne). No mês seguinte foi-se introduzindo gradualmente os legumes.

Bjocas
scazevedo
Inserida em: Friday, June 27, 2008 11:06:56 AM

Membro desde: 2/18/2008
A minha base, sugerida pela pediatra, para a primeira sopa:
batata+abobora (o meu nino era preso dos intestinos e a cenoura não ajuda!)+azeite (em cru)
ou:
batata + alface + azeite
Beijocas

#Rutita#
Inserida em: Friday, June 27, 2008 11:28:52 AM

Sim, cenoura ou abobora, é isso mesmo.

Pois, se calhar para inicio, vou mesmo começar por esses dois ingredientes, deve ser mais fácil para eles do que introduzir logo a cebola e o alho-francês...

Bjs,
Rute

[
scazevedo
Inserida em: Friday, June 27, 2008 11:38:05 AM

Só deves por ou um ou outro: ou cenoura ou abobora, não aos dois juntos, certo?
Toda a gente diz que a sopa fica sem gracinha nenhuma, mas o meu nino gostava!
A da alface tb não é má e dá para variares e não tem mal nenhum, a alface não é acida!
Beijocas
[#Rutita# wrote:]

Pois, se calhar para inicio, vou mesmo começar por esses dois ingredientes, deve ser mais fácil para eles do que introduzir logo a cebola e o alho-francês...

mariajoaom
Inserida em: Friday, June 27, 2008 11:41:54 AM

Membro desde: 5/10/2008
[scazevedo wrote:]
Só deves por ou um ou outro: ou cenoura ou abobora, não aos dois juntos, certo?
Toda a gente diz que a sopa fica sem gracinha nenhuma, mas o meu nino gostava!
A da alface tb não é má e dá para variares e não tem mal nenhum, a alface não é acida!
Beijocas

A alface é dos verdes o de mais fácil digestão, daí ser o primeiro a introduzir.
#Rutita#
Inserida em: Friday, June 27, 2008 11:45:13 AM

exacto, ou um ou outrAngel

Pois...vou começar por essa base depois vou acrescentando os legumes, um por um, também vou começar pela alface Smile
A carne é que parece que só vou começar lá para os 6 meses, visto que só tenho mesmo consulta com a menina, tanto na pedi como no centro de saude com a medica de familia nessa altura.

Outra coisa...

Como fazem, vao acrescentando sempre um legume á base ou retiram um para introduzir outro, ou seja: BATATA, CENOURA + ALFACE depois BATATA, CENOURA, ALFACE+ FEIJÃO VERDE???
Acrescenta-se sempre mais um certo?

Bjs,
Rute

[
scazevedo
Inserida em: Friday, June 27, 2008 11:55:44 AM

Podes eacrescentar ou não, como queiras.
Quando começarem ser muitos, vais tirando uns e colocando outros.
O segredo é não fazeres a sopa com os legumes todos, ou saberá sempre ao mesmo.
E os ninos depois enjoam.
5 ingredientes por sopa é o que eu costumo pôr... em média.
Beijocas

exacto, ou um ou outrAngel

Pois...vou começar por essa base depois vou acrescentando os legumes, um por um, também vou começar pela alface Smile
A carne é que parece que só vou começar lá para os 6 meses, visto que só tenho mesmo consulta com a menina, tanto na pedi como no centro de saude com a medica de familia nessa altura.

Outra coisa...

Como fazem, vao acrescentando sempre um legume á base ou retiram um para introduzir outro, ou seja: BATATA, CENOURA + ALFACE depois BATATA, CENOURA, ALFACE+ FEIJÃO VERDE???
Acrescenta-se sempre mais um certo?

MILITA
Inserida em: Friday, June 27, 2008 12:20:19 PM

Membro desde: 3/23/2007
Olá

Se deres uma "volta" aqui pelo forum neste tópico, vais-te aperceber que "Cada médico a sua Receita", é mesmo assim então tens que seguir o teu instinto e eu acho que pelo menos nos primeiros meses, o conselho do teu médico.

O "meu" pediatra por exemplo, mandou 1º começar só com a base, não mais que 2 / 3 legumes de cada vez, cada 3 dias ir substituindo 1 novo, para detectar possiveis alergias.

Passados 15 dias começar a acrescentar da mesma forma um vegetal a cada 3 dias.(sempre da mesma forma- com o espaço de dias entre cada um)

Só depois, a carne e depois o peixe, sempre cozidos á parte.

O azeite no fim.

Quantidade de sopa - 30 gr por Kg/bebé

Pode-se condimentar, com ervas aromáticas ou alho (cozidos junto)

Só passado mais ou menos um mês é que introduzi a fruta e nunca a seguir à refeição (nesta 1 ª fase), como lanche.

E com a fruta o processo foi igual.

Frutas proibidas: Morangos, Kiwi e Citrinos

Papas e boiões - Proibido

Como vês bastantes diferenças das outras Mamys,.d'oh! mas é como te disse no inicio segui, agora vou usando o meu instinto e "ouvindo" o meu filhote, porque eles tb têm uma palavra a dizerSmile eat

Acho que tb é bom ouvir as mais variadas opniões, assim vamos alterando o método conforme a reação deles.Smile

bekas
Inserida em: Friday, June 27, 2008 1:36:45 PM

Membro desde: 10/1/2007
ola mama
a 1ª sopa da minha filhota foi de batata + cenoura...3 dias depois acrescentei a alface...3 dias depois substitui a alface por nabiça...e por ai fora...entretanto como ela era presa dos intestinos deixei de por cenoura na sopa e passei a por abobora..entao fazia a base de batata + abobora + um legume verde..a cebola e um pouco agressiva pelo que deves colocar so mesmo uma lasquinha..no entanto agora que estas no inicio ainda devias colocar alho frances em vez da ceboal..
agora que ja come de todos os legumes ja posso variar mais..mas a base normalmente e de batata+ cenoura + cebola ...ou entao batata + cenoura + alho frances..
a carne so iniciou aos 6 meses, o peixe aos 9 meses e o ovo ( gema) aos 10meses..

sora21
Inserida em: Friday, June 27, 2008 9:14:30 PM

Membro desde: 4/7/2008
Olá,

Daqui a 1 ou 2 semanas vou começar a dar a sopita á Leonor, mas estou para aqui com uma dúvida em relação aos ingredientes, já que a pediatra deu-me uma receita e no centro de saude deram-me outra...

Bom, a pedi diz para fazer a sopita em que a base será sempre: BATATA, CENOURA, CEBOLA OU ALHO-FRANÇÊS e depois vou acrescentado um legume de cada vez, de 3 em 3 dias ou semanalmente por exemplo...

No centro de saúde dizem para a primeira sopa (primeiros dias) ser feita apenas com: BATATA E CENOURA e depois ir acrescentando um legume, igualmente, de cada vez, sendo os ultimos a cebola e o nabo...

Como é que fazem a base da vossa sopita meninas?
É que realmente não sei se a cebola, para inicio, não será muito agressivaBoo hoo! Neutral não sei!!!!

Olá rutita!!!!

Eu estudei para ser educadora de infancia e tinha aulas de cuidados humanos e era dado por uma médica...

O que aprendi foi não misturar muitos legumes na primeira sopa... a primeira sopinha deverá ser de batata e um outro legume neste caso podes

experimentar cenoura... vais variando sempre pois assim tambem podes descubrir se o teu bébé tem alguma reação alergia a algum legume!!!!!!

Depois mais para frente podes juntar mais legumes.... até mesmo carne mixada!!!!

Espero ter te ajudado! Beijinhos!

U.P.M - 16/04/08
17/5/08 - O MEU POSITIVO!!!!!

MaDrInHa: sarafofa1
MaDrInHa: somelight
MaDrInHa: sally

UMA GUERREIRA É SEMPRE UMA GUERREIRA...NUNCA DESANIMAR!!!!

11s15s16s4d
V3ruska
Inserida em: Saturday, June 28, 2008 6:27:39 PM

Membro desde: 1/23/2008
ola,
eu comecei a dar sopa há 1 semana e faço só batata e abobora ( pode ser cenoura ), agora vou introduzir a alface.

tenho sempre muitas duvidas tambem. agora junto a alface sem tirar nada certo? mantenho a base batata e abobora? e a seguir dou fruta crua bem passada ( estou a dar pera e ela adora ) a questao é que nao sei se mude ja, ja que vou mudar o legume ou 1º ponha a alface na sopa e só ao fim duns dias mude a pera para maçã ( a maçã é melhor ser cozida nao ?)

Obrigada
bekas
Inserida em: Saturday, June 28, 2008 7:47:50 PM

[V3ruska wrote:]
ola,
eu comecei a dar sopa há 1 semana e faço só batata e abobora ( pode ser cenoura ), agora vou introduzir a alface.

tenho sempre muitas duvidas tambem. agora junto a alface sem tirar nada certo? mantenho a base batata e abobora? e a seguir dou fruta crua bem passada ( estou a dar pera e ela adora ) a questao é que nao sei se mude ja, ja que vou mudar o legume ou 1º ponha a alface na sopa e só ao fim duns dias mude a pera para maçã ( a maçã é melhor ser cozida nao ?)

Obrigada

ola mama
quando juntares a alface nao retires nada..a base das sopas sera sempre essa ( batata + abobora ou batata´+ cenoura) o que teras é depois ir alterando o legume verde..
uma vez que vais introduzir um legume novo nao mudes logo para a maça..espera 1 ou 2 dias e depois mudas..ok??
quanto ao cru ou cozido a medica a mim disse para dar sempre fruta crua por causa da obstipaçao dela mas o que e certo e que maça crua ela nao gostava..cozida gosta mas so misturada com outra peça..
crua mesmo so os peros amarelos..
bjx

Jukas
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 9:16:43 AM

Membro desde: 7/30/2007
Como diz a Milita, cada médico sua sentença. Até agora, a dela é a que deu instruções mais diferentes das nossas pediatras. Aconselha-te com a pediatra da tua filha ou tenta ler o que diz a Solange Burri em http://www.solangeburri.blogspot.com/ pois ela é nutricionista infantil e anda por aqui pelo fórum...

Quanto a essas dúvidas que tens, a pediatra da MJ mandou colocar um bocadinho de cebola caso a M tivesse gostado de alho francês e nunca misturar mais do que um verde à sopa. Aliás, essa de colocar vários verdes é total novidade para mim. Nunca o tinha ouvido aqui nem mesmo na creche da MJ o fazem...

bjs
ju

PS: Caso queiras, pede-me por PM umas receitas que fui juntando...

http://azurbah.myminicity.com
http://azurbah.myminicity.com/ind
maekiko
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 9:40:22 AM

Membro desde: 4/23/2008
Fui à Pediatra com o Kiko 2ªF (fazia 5 meses) e ela mandou começar com a papa, daí a 1 semana a fruta, 2 semanas depois a sopa: batata, cenoura e alface (azeite em cru) e introduzir novos ingredientes a cada 3 dias (excepto grão, feijão seco, fava e espinafres). De resto introduzir de td.
V3ruska
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 2:58:55 PM

Membro desde: 1/23/2008
obrigada mama bekas,
juntei a alface e a sopa marchou toda na mesma Smile nao deve sair à mae ehehe. ela gosta das sopas.

e vou fazer isso, só vou dar a maça daqui a uns dias a ver se a come crua mas o mais privavel é ter de a cozer.
Cruxe
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 4:09:09 PM

Olá, só em relação á alface, a minha filha adora alface, de modo que tenho sempre que incluir alface na sopa. Sinceramente não sei que sabor dará mas o que é certto é que já tentei fazer sopa e não incluir a alface e ela simplesmente nem lhe tocou, sóm comeu duas colheres, como foi uma experiência, tinha outra sopa igual mas com a alface e aí ela comeu tudo. Falei nisso ao pediatra e até lá no infantário e pela reacção da cara das pessoas percebi que não estavam a acreditar. Um belo dia lá levei eu duas sopas uma com alface e outra igual sem alface, o resultado foi o mesmo. Eles têm tb uma nutricionista infantil que lhes elabora os menus dos nenucos (os mais velhos, porque os bebés temos que levar a comida de casa) e ela quase que não acreditava, mas é certo.

De modo que as bases das minhas sopas são: batata (por vezes misturo batata-doce, umas lascas de cebola(muito pouca), abóbora (ou cenoura), alface e azeite.

Outra coisa que o meu pediatra mandou logo de inicio foi mandou colocar três pedrinhas de sal na sopa, a justificação era que como o sal é rico em iodo isso é uma mais valia na alimentação dela.

Beijocas e boas paparocas
bekas
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 7:57:50 PM

ola
pois ainda bem que as coisas estao a correr bem mama v3rusca...Smile
a minha por acaso nao gosta muito de sopa de alface..mas se lhe der um pedacinho em cru ela adora..entao para compensar a falta da alface dou em cru quando fazemos saladas aqui em casa..
depois temos que ver que cada bebe e um caso..uns preferem assim outros assado..nao é??
a minha adora arroz de espinafres mas detesta sopa de espinafres..d'oh! detesta o feijao verde em pedaços mas adora se for na sopa trituradinho..d'oh! manias..

olha cruxe em relaçao a tua filhota se ela gosta assim tanto de alface na sopa entao sugiro que coloques sempre uma folhinha nas sopas dela...
a medica da minha filha na altura em que mandou iniciar as sopas disse que eu podia colocar sempre alface na base da sopa pois ate funciona como uma especie de calmante e estimula o sono..na altura fazia assim mas depois percebi que ela nao gostava e deixei de colocar..
por isso mais vale assim do que ela nao comer nada..

Cruxe
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 8:45:58 PM

Sim Bekas é o que faço, pois caso contrário manda-me a mim comer a sopa. Realmente como os bébés são todos diferentes a minha por exemplo não gosta lá muito de arroz de espinafres.

Um conselho para as mamãs que estão agora a iniciar a introdução das sopas. Lá por um bebé (seja sobrinho, ou outro filho, filho de amiga) gostar de uma determinada coisa não quer dizer que os nossos gostem. E se por exemplo o bebé rejeitar um determinado alimento o melhor é parar durante uns tempos e depois voltar a dar. A minha filha por exemplo no inicio detestou o borrego e hoje adora sopa de borrego e jardineira de borrego.

Hoje corre mal amanha certamente que já correrá melhor, no inicio podem até estranhar a colher a consistência ou o sabor, mas com um pouco de paciência e persistência as coisas começam a correr melhor.

Bjocas e boas paparocas
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum