|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 2/4/2008 Mensagens: 444 Localização: ...Cá por casa...
|
Olá, Daqui a 1 ou 2 semanas vou começar a dar a sopita á Leonor, mas estou para aqui com uma dúvida em relação aos ingredientes, já que a pediatra deu-me uma receita e no centro de saude deram-me outra... Bom, a pedi diz para fazer a sopita em que a base será sempre: BATATA, CENOURA, CEBOLA OU ALHO-FRANÇÊS e depois vou acrescentado um legume de cada vez, de 3 em 3 dias ou semanalmente por exemplo... No centro de saúde dizem para a primeira sopa (primeiros dias) ser feita apenas com: BATATA E CENOURA e depois ir acrescentando um legume, igualmente, de cada vez, sendo os ultimos a cebola e o nabo... Como é que fazem a base da vossa sopita meninas? É que realmente não sei se a cebola, para inicio, não será muito agressiva  não sei!!!!
Bjs, Rute    [
|
|
|
|
[]
|
|
Membro desde: 1/15/2008 Mensagens: 902 Localização: Algures na Margem Sul (No Deserto!!!!)
|
Olá,
As primeiras sopas comecei com batata, cenoura e azeite. Passados uns dias comecei com a alface (1 folha), passados mais uns dias foi a vez da cebola (só umas lascas), depois foi a vez da carne (primeiro só a água de cozer, depois passou a introduzir-se uns pedacinhos de carne). No mês seguinte foi-se introduzindo gradualmente os legumes.
Bjocas
|
|
Membro desde: 2/18/2008 Mensagens: 236
|
A minha base, sugerida pela pediatra, para a primeira sopa: batata+abobora (o meu nino era preso dos intestinos e a cenoura não ajuda!)+azeite (em cru) ou: batata + alface + azeite Beijocas
|
|
|
Sim, cenoura ou abobora, é isso mesmo. Pois, se calhar para inicio, vou mesmo começar por esses dois ingredientes, deve ser mais fácil para eles do que introduzir logo a cebola e o alho-francês...
Bjs, Rute    [
|
|
|
Só deves por ou um ou outro: ou cenoura ou abobora, não aos dois juntos, certo? Toda a gente diz que a sopa fica sem gracinha nenhuma, mas o meu nino gostava! A da alface tb não é má e dá para variares e não tem mal nenhum, a alface não é acida! Beijocas [#Rutita# wrote:]Sim, cenoura ou abobora, é isso mesmo.
Pois, se calhar para inicio, vou mesmo começar por esses dois ingredientes, deve ser mais fácil para eles do que introduzir logo a cebola e o alho-francês...
|
|
Membro desde: 5/10/2008 Mensagens: 750
|
[scazevedo wrote:]Só deves por ou um ou outro: ou cenoura ou abobora, não aos dois juntos, certo? Toda a gente diz que a sopa fica sem gracinha nenhuma, mas o meu nino gostava! A da alface tb não é má e dá para variares e não tem mal nenhum, a alface não é acida! Beijocas [#Rutita# wrote:]Sim, cenoura ou abobora, é isso mesmo.
Pois, se calhar para inicio, vou mesmo começar por esses dois ingredientes, deve ser mais fácil para eles do que introduzir logo a cebola e o alho-francês... A alface é dos verdes o de mais fácil digestão, daí ser o primeiro a introduzir.
|
|
|
exacto, ou um ou outr Pois...vou começar por essa base depois vou acrescentando os legumes, um por um, também vou começar pela alface A carne é que parece que só vou começar lá para os 6 meses, visto que só tenho mesmo consulta com a menina, tanto na pedi como no centro de saude com a medica de familia nessa altura. Outra coisa... Como fazem, vao acrescentando sempre um legume á base ou retiram um para introduzir outro, ou seja: BATATA, CENOURA + ALFACE depois BATATA, CENOURA, ALFACE+ FEIJÃO VERDE??? Acrescenta-se sempre mais um certo?
Bjs, Rute    [
|
|
|
Podes eacrescentar ou não, como queiras. Quando começarem ser muitos, vais tirando uns e colocando outros. O segredo é não fazeres a sopa com os legumes todos, ou saberá sempre ao mesmo. E os ninos depois enjoam. 5 ingredientes por sopa é o que eu costumo pôr... em média. Beijocas [#Rutita# wrote:]exacto, ou um ou outr Pois...vou começar por essa base depois vou acrescentando os legumes, um por um, também vou começar pela alface A carne é que parece que só vou começar lá para os 6 meses, visto que só tenho mesmo consulta com a menina, tanto na pedi como no centro de saude com a medica de familia nessa altura. Outra coisa... Como fazem, vao acrescentando sempre um legume á base ou retiram um para introduzir outro, ou seja: BATATA, CENOURA + ALFACE depois BATATA, CENOURA, ALFACE+ FEIJÃO VERDE??? Acrescenta-se sempre mais um certo?
|
|
Membro desde: 3/23/2007 Mensagens: 329 Localização: Margem Sul
|
Olá Se deres uma "volta" aqui pelo forum neste tópico, vais-te aperceber que "Cada médico a sua Receita", é mesmo assim então tens que seguir o teu instinto e eu acho que pelo menos nos primeiros meses, o conselho do teu médico. O "meu" pediatra por exemplo, mandou 1º começar só com a base, não mais que 2 / 3 legumes de cada vez, cada 3 dias ir substituindo 1 novo, para detectar possiveis alergias. Passados 15 dias começar a acrescentar da mesma forma um vegetal a cada 3 dias.(sempre da mesma forma- com o espaço de dias entre cada um) Só depois, a carne e depois o peixe, sempre cozidos á parte. O azeite no fim. Quantidade de sopa - 30 gr por Kg/bebé Pode-se condimentar, com ervas aromáticas ou alho (cozidos junto) Só passado mais ou menos um mês é que introduzi a fruta e nunca a seguir à refeição (nesta 1 ª fase), como lanche. E com a fruta o processo foi igual. Frutas proibidas: Morangos, Kiwi e Citrinos Papas e boiões - Proibido Como vês bastantes diferenças das outras Mamys,.  mas é como te disse no inicio segui, agora vou usando o meu instinto e "ouvindo" o meu filhote, porque eles tb têm uma palavra a dizer Acho que tb é bom ouvir as mais variadas opniões, assim vamos alterando o método conforme a reação deles.

|
|
Membro desde: 10/1/2007 Mensagens: 1,628 Localização: lisboa
|
|
|
Membro desde: 4/7/2008 Mensagens: 131
|
[#Rutita# wrote:]Olá, Daqui a 1 ou 2 semanas vou começar a dar a sopita á Leonor, mas estou para aqui com uma dúvida em relação aos ingredientes, já que a pediatra deu-me uma receita e no centro de saude deram-me outra... Bom, a pedi diz para fazer a sopita em que a base será sempre: BATATA, CENOURA, CEBOLA OU ALHO-FRANÇÊS e depois vou acrescentado um legume de cada vez, de 3 em 3 dias ou semanalmente por exemplo... No centro de saúde dizem para a primeira sopa (primeiros dias) ser feita apenas com: BATATA E CENOURA e depois ir acrescentando um legume, igualmente, de cada vez, sendo os ultimos a cebola e o nabo... Como é que fazem a base da vossa sopita meninas? É que realmente não sei se a cebola, para inicio, não será muito agressiva  não sei!!!! Olá rutita!!!! Eu estudei para ser educadora de infancia e tinha aulas de cuidados humanos e era dado por uma médica... O que aprendi foi não misturar muitos legumes na primeira sopa... a primeira sopinha deverá ser de batata e um outro legume neste caso podes experimentar cenoura... vais variando sempre pois assim tambem podes descubrir se o teu bébé tem alguma reação alergia a algum legume!!!!!! Depois mais para frente podes juntar mais legumes.... até mesmo carne mixada!!!! Espero ter te ajudado! Beijinhos!
U.P.M - 16/04/08 17/5/08 - O MEU POSITIVO!!!!! MaDrInHa: sarafofa1 MaDrInHa: somelight MaDrInHa: sally      UMA GUERREIRA É SEMPRE UMA GUERREIRA...NUNCA DESANIMAR!!!! 11s  15s  16s4d
|
|
Membro desde: 1/23/2008 Mensagens: 56
|
ola, eu comecei a dar sopa há 1 semana e faço só batata e abobora ( pode ser cenoura ), agora vou introduzir a alface.
tenho sempre muitas duvidas tambem. agora junto a alface sem tirar nada certo? mantenho a base batata e abobora? e a seguir dou fruta crua bem passada ( estou a dar pera e ela adora ) a questao é que nao sei se mude ja, ja que vou mudar o legume ou 1º ponha a alface na sopa e só ao fim duns dias mude a pera para maçã ( a maçã é melhor ser cozida nao ?)
Obrigada
|
|
|
|
|
Membro desde: 7/30/2007 Mensagens: 2,553 Localização: Aveiro
|
Como diz a Milita, cada médico sua sentença. Até agora, a dela é a que deu instruções mais diferentes das nossas pediatras. Aconselha-te com a pediatra da tua filha ou tenta ler o que diz a Solange Burri em http://www.solangeburri.blogspot.com/ pois ela é nutricionista infantil e anda por aqui pelo fórum... Quanto a essas dúvidas que tens, a pediatra da MJ mandou colocar um bocadinho de cebola caso a M tivesse gostado de alho francês e nunca misturar mais do que um verde à sopa. Aliás, essa de colocar vários verdes é total novidade para mim. Nunca o tinha ouvido aqui nem mesmo na creche da MJ o fazem... bjs ju PS: Caso queiras, pede-me por PM umas receitas que fui juntando...
   http://azurbah.myminicity.comhttp://azurbah.myminicity.com/ind
|
|
Membro desde: 4/23/2008 Mensagens: 138 Localização: Barcelos
|
Fui à Pediatra com o Kiko 2ªF (fazia 5 meses) e ela mandou começar com a papa, daí a 1 semana a fruta, 2 semanas depois a sopa: batata, cenoura e alface (azeite em cru) e introduzir novos ingredientes a cada 3 dias (excepto grão, feijão seco, fava e espinafres). De resto introduzir de td.
|
|
Membro desde: 1/23/2008 Mensagens: 56
|
obrigada mama bekas, juntei a alface e a sopa marchou toda na mesma  nao deve sair à mae ehehe. ela gosta das sopas. e vou fazer isso, só vou dar a maça daqui a uns dias a ver se a come crua mas o mais privavel é ter de a cozer.
|
|
Membro desde: 1/15/2008 Mensagens: 902 Localização: Algures na Margem Sul (No Deserto!!!!)
|
Olá, só em relação á alface, a minha filha adora alface, de modo que tenho sempre que incluir alface na sopa. Sinceramente não sei que sabor dará mas o que é certto é que já tentei fazer sopa e não incluir a alface e ela simplesmente nem lhe tocou, sóm comeu duas colheres, como foi uma experiência, tinha outra sopa igual mas com a alface e aí ela comeu tudo. Falei nisso ao pediatra e até lá no infantário e pela reacção da cara das pessoas percebi que não estavam a acreditar. Um belo dia lá levei eu duas sopas uma com alface e outra igual sem alface, o resultado foi o mesmo. Eles têm tb uma nutricionista infantil que lhes elabora os menus dos nenucos (os mais velhos, porque os bebés temos que levar a comida de casa) e ela quase que não acreditava, mas é certo.
De modo que as bases das minhas sopas são: batata (por vezes misturo batata-doce, umas lascas de cebola(muito pouca), abóbora (ou cenoura), alface e azeite.
Outra coisa que o meu pediatra mandou logo de inicio foi mandou colocar três pedrinhas de sal na sopa, a justificação era que como o sal é rico em iodo isso é uma mais valia na alimentação dela.
Beijocas e boas paparocas
|
|
|
|
|
|
Sim Bekas é o que faço, pois caso contrário manda-me a mim comer a sopa. Realmente como os bébés são todos diferentes a minha por exemplo não gosta lá muito de arroz de espinafres.
Um conselho para as mamãs que estão agora a iniciar a introdução das sopas. Lá por um bebé (seja sobrinho, ou outro filho, filho de amiga) gostar de uma determinada coisa não quer dizer que os nossos gostem. E se por exemplo o bebé rejeitar um determinado alimento o melhor é parar durante uns tempos e depois voltar a dar. A minha filha por exemplo no inicio detestou o borrego e hoje adora sopa de borrego e jardineira de borrego.
Hoje corre mal amanha certamente que já correrá melhor, no inicio podem até estranhar a colher a consistência ou o sabor, mas com um pouco de paciência e persistência as coisas começam a correr melhor.
Bjocas e boas paparocas
|
|
|
Guest |