Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In

Significado do batismo!Batizar ou não batizar? [Options] · [View]
Lila&Lucas
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 12:38:27 AM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 3/5/2008
Olá mamãs,

achei que sería interessante abrir este tópico que gerou uma "discussão" cá em casa, passo a explicar porquê:

o papá acha k o nosso boxexas não deve ser batizado, pois acha que deve ser uma decisão dele. Na minha opinião, o facto de ser batizado não interfere em nada com a sua decisão (fui batizada em bebé e se cheguei ao crisma foi por única e exclusiva vontade minha). Aliás, mesmo que não seja batizado, quer queira quer não, a influência cristã vai estar presente, pois comemoramos momentos como o Natal e a Páscoa.

Se a ideia é não influenciar-mos o nosso filho neste tipo de decisões, então não devería-mos comemorar qualquer tipo de festejos religiosos,certo?
Óbvio k isso nunca vai acontecer!!

Depois de trocar-mos pontos de vista, o papá chegou à pergunta-chave: "sabes qual é o significado do batismo?"

Eu respondi, k o batismo é como uma "apresentação" o nosso bebé ao reino de Deus, e abençoá-lo. E estar "protegido" por Deus.
O papá respondeu-me rapidamente k estava errada, k o batismo era como uma "limpeza" do pecado original (pecado de Adão e Eva). Fikei chocada, porque não consigo sequer imaginar k um ser tão indefeso e inocente nasça já com pecados. Achei esta explicação tão sórdida k não acreditei e fi-lo mostrar-me, fomos à net e de facto esta explicação estava em vários sites!!Naquele mesmo momento, mudei de ideias, porque NUNCA irei admitir k o meu boxexas nasçeu com o pecado original!!

Sei k antes do batismo, os pais e os padrinhos têm k ir a umas reuniões com o padre, e como tal kería pedir a vossa ajuda pra ser esclarecida sobre a verdadeira definição de batismo. Pois depois disso, já encontrei também um site k fala no batismo cristão adulto ("Batismo de arrependimento e remissão de pecados"Wink e batismo cristão infantil ("Não se trata de batismo de arrependimento, mas de batismo de consagração,o propósito é reconhecer as crianças como parcipantes do Reino de Deus"Wink.

Além desta dúvida, tenho ainda outra k também poderá impedir o batismo do Lucas. A pessoa k escolhi pra madrinha do nosso boxexas é uma amiga turca (muçulmana). Na religião dela também existe o batismo, e ela disse k tería imenso gosto de ser a madrinha. Mas dado k não é católica, mto menos batizada (na nossa religião), poderá ela ser madrinha na mesma?

Espero k me possam ajudar... Confused

Beijinhos

[Sponsor]
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 12:38:27 AM

[]
rbalmeid
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 12:59:16 AM

Membro desde: 8/13/2007
Ola!

De facto quando foi estabelecido o baptismo das crianças a ideia era mesmo limpar do pecado original, ja que outros nao tinham... Mas de acto o sacramento em si tal como esta hoje corresponde a assumir os compromissos que estao no credo e que sao o fundamento da fe catolica, que sao assumidos por pais e padrinho eem nome dos filhos. Mas tarde na profissao de fe sao as proprias crianças a renovar esses votos e no crisma assume-ndo como adultos.

Nada no facto de ser baptizado vai obrigar a que seja catolico mais tarde!

Eu vou baptizar o meu filhote, apesar do pai hoje em dia se dizer nao crente, mas mais tarde. So quando tiver uns anitos e poder participar activamente na cerimonia e perceber que a festa e para ele.

Quando a questao d amadrinha, de facto a tua amiga muçulmada nao pode ser madrinha... Isto porqu eos padrinhos de baptismo tem de ser catolicos e exemplares. Alias as regras dizem que tem de ser crismados, apesar de muitos padres facilitarem e tambem nao se admitem casados so pelo civil, divorciados, etc, pelo menos em teoria. O que normalmente se faz quando queres para padrinho alguem que nao cumpre as regras e essa pessoa se fazer substituir por alguem na cerimonia, ter mais padrinhos (acho que ate podem ser do mesmo sexo) ou so padrinho e a madrinha ser nao oficial. Tambem ja ouvi a versao de ter omo madrinha a Nossa a Senhora...

A minha mae e madrinha de uma prima minha que foi baptizada na altura em que estava gravida de mim. Nessa altura as gravidas nao entravam na igreja porque estavam em pecado Smile e entao ela foi substituida na cerimonia por uma tia avo.

Beijinhos

Rute

Bebes e Mamas marcianas de 2008 - topico na pediatria

Cesariana de urgência as 35 semanas. O Bruno fica em cuidado intensivos.
Ao 5º dia de vida deixa o CPAP.
Ao 6º dia de vida vem ao meu colo pela primeira vez e começa tomar leite por sonda.
Ao 9º dia de vida sai dos cuidados intensivos e da incubadora.
Ao 10º dia de vida começa como biberao.
Ao 11º dia deixam-me dar maminha!!!!!
Ao 12º tiram-lhe os electrodos, deixa o monitor e o oximetro.
Ao 13º dia tira o soro, acabam os tubos, cabos e afins!
Ao 14º dia acabou-se o "parto" e o Bruno veio para casa!!!!

CIA congenita... à espera que feche pray1 pray1 pray1 pray1

MartaN
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 1:03:09 AM

Membro desde: 3/21/2007
Olá

Foi exactamente isso que a Sra das reunioes me disse, que o baptismo é para "limpar" o pecado... tanto k fazem uma reza de exorcismo durante o baptismo.

Beijinho

Hey you,
Don't tell me there's no hope at all.
Together we stand, divided we fall.
Ritaxoa
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 2:29:30 AM

Membro desde: 5/15/2007
Lila,

compreendo a tua questão e compreendo também que baptizar um bebé não implica que ele se torne católico. Para quem acredita, é como estivessem a "proteger" o vosso bebé.
No entanto a igreja católica utiliza o número de baptizados para fins publicitários e isso é algo que discordo completamente. Ou seja, o número de fieis que tanto apregoam é o número de pessoas baptizadas, o que não implica que sejam fieis!

Por exemplo, eu sou baptizada e não sou católica. No entanto sou mais um número na estratégia de marketing da instituição em causa.

Brevemente vou informar-me como posso anular o meu baptismo mas infelizmente já ouvi dizer que é complicado... claro! E por tudo isto defendo que as pessoas é que devem decidir se se baptizam ou não...

bjsss e boa decisão.

Rita & David

claudiafiel
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 1:13:19 PM

Membro desde: 7/23/2007
Não sou católica e não sou batizada por isso nunca batizaria o meu. Mas obviamente acho que queres batizar o teu filho porque não? Mal não lhe deve fazer e não será isso com certeza que ditará a sua preferência por esta ou outra religião, um dia mais tarde. Em relação ao pecado original se não acreditas nisso, para quê batizá-lo? Mas esta é apenas a minha opinião!

Em relação à madrinha, há padres mais benevolentes que outros, vai depender do padre.

bjos

Bjs
Cláudia
sarapf
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 1:58:35 PM

Membro desde: 6/9/2008
[Lila&Lucas wrote:]
Olá mamãs,

achei que sería interessante abrir este tópico que gerou uma "discussão" cá em casa, passo a explicar porquê:

o papá acha k o nosso boxexas não deve ser batizado, pois acha que deve ser uma decisão dele. Na minha opinião, o facto de ser batizado não interfere em nada com a sua decisão (fui batizada em bebé e se cheguei ao crisma foi por única e exclusiva vontade minha). Aliás, mesmo que não seja batizado, quer queira quer não, a influência cristã vai estar presente, pois comemoramos momentos como o Natal e a Páscoa.

Se a ideia é não influenciar-mos o nosso filho neste tipo de decisões, então não devería-mos comemorar qualquer tipo de festejos religiosos,certo?
Óbvio k isso nunca vai acontecer!!

Depois de trocar-mos pontos de vista, o papá chegou à pergunta-chave: "sabes qual é o significado do batismo?"

Eu respondi, k o batismo é como uma "apresentação" o nosso bebé ao reino de Deus, e abençoá-lo. E estar "protegido" por Deus.
O papá respondeu-me rapidamente k estava errada, k o batismo era como uma "limpeza" do pecado original (pecado de Adão e Eva). Fikei chocada, porque não consigo sequer imaginar k um ser tão indefeso e inocente nasça já com pecados. Achei esta explicação tão sórdida k não acreditei e fi-lo mostrar-me, fomos à net e de facto esta explicação estava em vários sites!!Naquele mesmo momento, mudei de ideias, porque NUNCA irei admitir k o meu boxexas nasçeu com o pecado original!!
Deus
Sei k antes do batismo, os pais e os padrinhos têm k ir a umas reuniões com o padre, e como tal kería pedir a vossa ajuda pra ser esclarecida sobre a verdadeira definição de batismo. Pois depois disso, já encontrei também um site k fala no batismo cristão adulto ("Batismo de arrependimento e remissão de pecados"Wink e batismo cristão infantil ("Não se trata de batismo de arrependimento, mas de batismo de consagração,o propósito é reconhecer as crianças como parcipantes do Reino de Deus"Wink.

Além desta dúvida, tenho ainda outra k também poderá impedir o batismo do Lucas. A pessoa k escolhi pra madrinha do nosso boxexas é uma amiga turca (muçulmana). Na religião dela também existe o batismo, e ela disse k tería imenso gosto de ser a madrinha. Mas dado k não é católica, mto menos batizada (na nossa religião), poderá ela ser madrinha na mesma?

Espero k me possam ajudar... Confused

Beijinhos

Eu não vou baptizar a mafy , também já tive várias "conversas" a esse respeito, e vou-te dar a minha opinião.
Um bebé não nasce com pecados, logo não faz sentido baptiza-los com o intuito de os limpar dos pecados originais, e também não vai ser melhor ou pior pessoa por ser ou não ser baptizado.
"Baptismo de consagração,o propósito é reconhecer as crianças como participantes do Reino de Deus", é Deus que nos dá a vida, será que preciso que nós lhe demos a reconhecer os nossos filhos como participantes do Reino de Deus???? Isso só cabe a Deus decidir e julgar, e não há nada que nós como humanos possamos fazer, se não educa-los e alerta-los para o que é certo e errado.
O natal é uma época que não comemoro, acho que nunca fez muito sentido e hoje em dia ainda faz menos sentido.

As pessoas já nem pensam no que significa certos "rituais" limitam-se a cumpri-los porque é tradição.

beijinhos

http://world8.monstersgame.com.pt/?ac=vid&vid=163079852
Flor de Liz 21
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 2:41:20 PM

Membro desde: 8/16/2007
Tb não vou batizar a minha filhota. Ela se quiser, um dia, é livre para faze-lo.

12 de Julho 2008

Madrinha - Catibe
A minha experiência - s. hellp

http://www.neobux.com/?r=sirilo
http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=sirilo
mariajoaom
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 6:05:31 PM

Membro desde: 5/10/2008
[Flor de Liz 21 wrote:]
Tb não vou batizar a minha filhota. Ela se quiser, um dia, é livre para faze-lo.

Exactamente a minha opção! Mas é apenas a minha opinião... hoje em dia faz-me impressão ver pessoas que não são católicas (algumas são baptizadas mas não são praticantes) chegar a altura de casar e optar por fazê-lo pela igreja; têm filhos e baptizam-nos. "Para quê!?" pergunto eu. Será pela festa?! (não me parece... podiam-na fazer na mesma. Eu casei pelo registo civil, na Conservatória, e não foi por isso que não fui de vestido de noiva, com bouquet e fiz uma festa para os convidados). Sinceramente que não compreendo e acho extremamente hipócrita.
Percebo que um casal em que ambos são praticantes baptize os seus filhos, isso eu percebo perfeitamente. Faz todo o sentido. Agora todos os outros!? Não consigo perceber.

Eu não sou baptizada (porque os meus pais acharam que não deveriam tomar essa decisão pelos filhos e então deixaram-nos escolher. Alguns baptizaram-se mais tarde, outros (como eu) não. O meu marido é católico mas não é praticante. Para nós não fazia sentido absolutamente nenhum o casamento pela igreja... Mais, para mim seria uma completa farsa. Eu seria incapaz de o fazer.
O meu filho também não é baptizado, por opção nossa: deixamos que seja ele a escolher o seu caminho de fé.
Quanto a comemorar as épocas festivas... acho que não tem nada a ver. São festas culturais. Eu tive uma educação católica, a nossa sociedade é de cariz católico e eu percebo o simbolismo mas não o pratico. Mas encaro as festividades como culturais, porque fazem de facto parte da nossa cultura.
Lila&Lucas
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 9:03:36 PM

Fico cada vez mais chocada com o k leio!!Então com a parte do exorcismo, hó mães como é k vocês deixam fazer tal coisa aos vossos bebés?
Juntar-mos palavras como grávidas, bebés, pecado e exorcismo no mesmo contexto...Agora uma grávida está em pecado ou um bebé nasce com o pecado...isto parece-me coisa de loucos!!Começo a concordar com o papá do Lucas, fazer as coisas só porque toda a gente faz, sem sequer pensar?NÃO!!

Depois do k li, percebi k cada vez mais sou menos cristã. Estes pensamentos e actos tão extremistas, ainda mais ligados a bebés...fico sem palavras.
Óbvio k já mudei de ideias quanto ao batismo!!Não vai haver batismo nenhum!!Também tava a pensar casar-mos pela igreja, aliás tava a pensar fazer o casamento e o batismo juntos, mas agora nem uma coisa nem outra!!
Via algumas religiões com actos estúpidos (pra mim), como nos testemunhas de jeová em k os pais deixam morrer 1 filho pk não aceitam transfusões de sangue, ou os muçulmanos k seguem o ramadão, em k só podem comer a uma determinada hora do dia, pra sentirem o k os pobres sentem, e depois enchem o bandulho até rebentarem!!Será k os pobres tb fazem isso?

Afinal é tudo igual!!Os cristãos tb têm as suas "paranóias" e mentiras!!O papa fala k é contra o racismo, e depois uma muçulmana não pode ser madrinha?Afinal são ou não são racistas???Respeitam as outras religiões, mas não aceitam misturas. Isso pra mim é racismo!!

Como o papá do Lucas diz e mto bem "eu acredito em Deus, não acredito na Igreja!"

Desculpem a minha agressividade, não é minha intenção ofender as ideias dos outros, mas sinto-me ofendida e revoltada quando dizem k os bebés nascem com o pecado, pois sendo 1 pecado, um pecado deve ser evitado. Então pra evitar este pecado, os bebés não deveríam nascer,certo?

rbalmeid
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 9:53:00 PM

Ola!

Desculpem la mas eu ja fui a dezenas de baptizados e nunca vi nenhum exorcismo !!! Que raio de ideia e essa?

Alias disseste que foste crismada certo... Ora o ritual e semelhante e tu por acaso foste exorcizada no crisma?

O Baptismo consiste apenas em derramar agua 3 vezes dizendo "Eu te baptizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo". Qualquer pessoa pode baptizar e o ritual necessario e so este. O que se faz na cerimonia quando se baptiza uma riança para alem disto e pedir aos padrinhos que digam em nome da criança que creem nos principios da fe crista (e nessa altura ha uma vela acesa a simbolizar a fe) e o bebe e ungido com oleo (exactamente como no crisma)...

Os padrinhos perante a igreja tem de ser baptizados porque sao eles que se tresponsabilizam pela educaçao crista da criança... Falando em tolerancia sabes que eu tenho ideia que se a tua amiga muçulmana participar numa cerimonia catolica a luz da lei muçulmana esta a pecar e ate pode ter problemas com isso...

Tens mais informaçao e um forum sobre estes assuntos em

http://www.paroquias.org/catecismo/index.php?vs=15&vss=2

Beijinhos

Rute

Ao 6º dia de vida vem ao meu colo pela primeira vez e começa tomar leite por sonda.

Ritaxoa
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 10:01:15 PM

Acima de tudo parece-me mais importante informares-te sobre do que se trata o baptismo se não te queres limitar a seguir uma tradição...
Podes começar por pesquisar como se escreve BAPTISMO Very Happy

bjssss

Rita & David

Lila&Lucas
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 11:04:23 PM

Olá,

rbalmeid: eu sei o k se faz num batizado, eu quería era saber o porquê do que se faz. E a água (pelo o k sei) é pra "limpar" o bebé do pecado original. Mas há bebés k nasçem com pecados???
Felizmente a minha amiga (tal cm a família dela) não têm nd a haver com a triste imagem k temos da religião muçulmana, e tal como a maior parte dos cristãos, eles ñ seguem tudo à letra.

Ritaxoa: pelo o wikipédia pode dizer-me de ambas as formas baptismo ou batismo.Smile

Bjos

rbalmeid
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 11:22:51 PM

Olá,

rbalmeid: eu sei o k se faz num batizado, eu quería era saber o porquê do que se faz. E a água (pelo o k sei) é pra "limpar" o bebé do pecado original. Mas há bebés k nasçem com pecados???
Felizmente a minha amiga (tal cm a família dela) não têm nd a haver com a triste imagem k temos da religião muçulmana, e tal como a maior parte dos cristãos, eles ñ seguem tudo à letra.

Ritaxoa: pelo o wikipédia pode dizer-me de ambas as formas baptismo ou batismo.Smile

Bjos

A agua e para renascer em Cristo e tanto se usa nos bebes como nos adultos. A historia do pecado original (ou seja o de Adao e Eva que simbolicamente se estende a toda a humanidade) e a justificaçao historica para baptizar uma criança que obviamente nao tem pecados. O Batismo foi instaurado por S Joao como um sacramento para adultos, nao para crianças e quando se começou a querer batizar as crianças usou-se esse simbolismo. Mas dai ate se chamar um exorcismo d'oh!

Ja agora ficas tambem a saber que a partir dos 7 anos ja tem em consideração a vontade da criança e nessa idade ja fazem preparaçao.

Beijinhos

Rute

Ritaxoa
Inserida em: Monday, June 30, 2008 1:04:50 AM

Bjos
Não me expliquei bem: referia-me ao português europeu e não ao português com a norma brasileira. A palavra batismo não existem em português europeu, a língua oficial praticada em Portugal.

sorry.
bjsssss

Rita & David

Licas
Inserida em: Monday, June 30, 2008 10:20:31 AM

Membro desde: 6/16/2005
Cada 1 com a sua opinião!!!
E aki vai a minha... fui batizada com 4m... sou católica.. mas não praticante... acredito em Deus.. e axo k algo nós protege de um modo geral... mas não acredito na igreja... nem em certas coisas k os padres e companhia lda. tentam impigir...
Casei pela igreja.. por axar que Deus é Amor.. e o meu amor pelo maridito e vice versa tinha de ser "registado" de alguma forma...
O meu nino foi batizado com 5m... se ele não kiser ser catolico..essa será uma escolha dele.. mas o batismo tb não lhe irá pensar nas escolhas futuras dele.. assim como não me pesa a mim nem ao Pai!!
Esta foi uma escolha minha.. pois ele ainda não poderia escolher.. posso estar errada.. mas axo k não irá interferir em nd...
Qd tiver a idade da catequese.. irei falar com ele.. e explicar-lhe o k é.. e aí ele já percebe o que ker.. o k é.. se kiser ir vai se não kiser não o irei obrigar!!!
Jokinhas

As minhas afilhadas:
CAT80 - Nasceu a 4 de Setembro - 34 semanas!! 1590Kg
Gardenia - O principe Guilherme a caminho
Vera Lu - A princesa Inês a caminho
PAT&PIRATINHAS
Inserida em: Monday, June 30, 2008 10:54:04 AM

Membro desde: 10/6/2005
[Licas wrote:]
E aki vai a minha... fui batizada com 4m... sou católica.. mas não praticante... acredito em Deus.. e axo k algo nós protege de um modo geral... mas não acredito na igreja... nem em certas coisas k os padres e companhia lda. tentam impigir...
Casei pela igreja.. por axar que Deus é Amor.. e o meu amor pelo maridito e vice versa tinha de ser "registado" de alguma forma...
O meu nino foi batizado com 5m... se ele não kiser ser catolico..essa será uma escolha dele.. mas o batismo tb não lhe irá pensar nas escolhas futuras dele.. assim como não me pesa a mim nem ao Pai!!
Esta foi uma escolha minha.. pois ele ainda não poderia escolher.. posso estar errada.. mas axo k não irá interferir em nd...
Qd tiver a idade da catequese.. irei falar com ele.. e explicar-lhe o k é.. e aí ele já percebe o que ker.. o k é.. se kiser ir vai se não kiser não o irei obrigar!!!
Jokinhas

Faço minhas as palavras da Licas...
Fui baptizada com 5 meses, casei pela igreja e baptizei os meus filhos com 7 meses.. No Baptizado deles, consagrei-os a Nossa Senhora.. quase perdi um dos meus filhos e foi a ela que pedi para ele não morrer.. Não sou beata, não vou à missa todos os domingos.. rezo sim, peço pela minha família, mas spzinha, sem obrigação..

Beijinhos
Pat

Afilhada: Inês : na barrigota da Vera Lu!!
Eleonora
Inserida em: Monday, June 30, 2008 11:57:57 AM

Membro desde: 6/1/2008
[Ritaxoa wrote:]

Bjos
Não me expliquei bem: referia-me ao português europeu e não ao português com a norma brasileira. A palavra batismo não existem em português europeu, a língua oficial praticada em Portugal.

sorry.
bjsssss

O N.A.O. - 2008, prevê que se percam a consoantes mudas. BAPTISMO está errado, devemos todos escrever, em PE ou PB, BATISMO.

a Lila&Lucas está correta (tb sem C) neste caso.

rbalmeid
Inserida em: Monday, June 30, 2008 12:17:27 PM

[Eleonora wrote:]
[Ritaxoa wrote:]

Bjos

sorry.
bjsssss

O N.A.O. - 2008, prevê que se percam a consoantes mudas. BAPTISMO está errado, devemos todos escrever, em PE ou PB, BATISMO.

a Lila&Lucas está correta (tb sem C) neste caso.

Mas durante 6 anos vão coexistir as duas escritas! Ou seja estamos todas certas Wink

Beijinhos

Rute

Licas
Inserida em: Monday, June 30, 2008 12:29:16 PM

Membro desde: 6/16/2005
[PAT&PIRATINHAS wrote:]
[Licas wrote:]
O meu nino foi batizado com 5m... se ele não kiser ser catolico..essa será uma escolha dele.. mas o batismo tb não lhe irá pesar nas escolhas futuras dele.. assim como não me pesa a mim nem ao Pai!!
Jokinhas

Faço minhas as palavras da Licas...
Fui baptizada com 5 meses, casei pela igreja e baptizei os meus filhos com 7 meses.. No Baptizado deles, consagrei-os a Nossa Senhora.. quase perdi um dos meus filhos e foi a ela que pedi para ele não morrer.. Não sou beata, não vou à missa todos os domingos.. rezo sim, peço pela minha família, mas spzinha, sem obrigação..

Beijinhos
Pat

As minhas afilhadas:
CAT80 - Nasceu a 4 de Setembro - 34 semanas!! 1590Kg
Gardenia - O principe Guilherme a caminho
Vera Lu - A princesa Inês a caminho
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum