Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Significado do batismo!Batizar ou não batizar? [Options] · [View]
nmr76
Inserida em: Monday, June 30, 2008 1:39:14 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 6/3/2008

Pois é mãmas...

Cá está mais uma não crente! Eu não sou baptizada,não casei pela igreja,e também não tenciono baptizar a minha patanisca. Não sei se Deus existe,m respeito quem acredite em tudo isto e dê valor.

Até me arrepiei quando li que nas sessões de baptismo,há qq coisa ligada com exorcismo!!!e com purificar a alma e o corpo do bébe!!!! Como é q é possível nos dias de hoje ainda se falar assim........ Na minha singela opinião vai assustar qq pessoa q esteja a pensar no assunto!

Felizmente que o meu marido me acompanha nesta decisão de não baptizar a bébe.Ele é baptizado,mas não acredita em nada. Só tenho medo quando o avô(da parte do pai)começar a falar disso...... Lá vou eu ter q ser a má da fita!!!

Beijos

Natacha
joanarosa
Inserida em: Monday, June 30, 2008 2:21:12 PM

Membro desde: 6/13/2006
Já agora deixo a minha opinião...

Sou baptizada e criada no seio de família cristã. Fui obrigada a fazer a cateques e 1ª comunhão, tudo isto sem acreditar em "DEUS". Facto é que não acredito nisso. Considero-me Ateia bem e o meu marido (o que dá cabo da cabeça da minha Mãe). Contudo respeito as crenças de cada um.

Os meus filhos obviamente que não vão ser baptizados. Caso um dia, em que eles já pensem por si próprios, queiram ser baptizados não iremos por objecções. E é nisto que acredito, que cada pessoa deve escolher, neste caso, a sua crença ou não.

Jokitas

Joana Rosa

Lila&Lucas
Inserida em: Monday, June 30, 2008 3:37:19 PM

Membro desde: 3/5/2008
[nmr76 wrote:]
Felizmente que o meu marido me acompanha nesta decisão de não baptizar a bébe.Ele é baptizado,mas não acredita em nada. Só tenho medo quando o avô(da parte do pai)começar a falar disso...... Lá vou eu ter q ser a má da fita!!!

Beijos

Natacha

Também vou ter esse problema com as duas bivós do Lucas.
Eu e o Pedro (papá do Lucas) não somos casados, e a minha avó kd soube k tava grávida, falou-me logo no batizado e não no casamento!!lol

Com a ajuda de todas as vossas opiniões, consegui perceber k fazer as coisas só pk é bonito ou pk toda agente faz, não faz sentido nenhum, apesar de nós os 2 sermos crismados e o pai até ter andado nos salasianos!!
Por isso, eu e o papá chegá-mos a acordAngel
Fazemos um casamento com tudo a k temos direito (sem a parte da igreja) e o batismo fica (ou não) pra kd o nosso boxexas perceber o significado e a sua importância.

Brigada pelas vossas opiniõesSmile Smile Smile Smile

Bjos

Margarida&Guigo
Inserida em: Monday, June 30, 2008 3:49:08 PM

Membro desde: 8/24/2007
olá... já percebi que tomaste a tua decisão...e certamente será a melhor...
mas, já agora, porque não resisto a meter o bedelho, digo-te como fiz
Baptizei o meu filhote porque eu e o meu marido somos filhos únicos e netos únicos e precisei de nomear alguém para se responsabilizar por ele no caso de nos acontecer alguma coisa...
Beijocas

Margarida & Rodrigo

Ritaxoa
Inserida em: Monday, June 30, 2008 3:51:54 PM

Membro desde: 5/15/2007
[Margarida&Guigo wrote:]
Baptizei o meu filhote porque eu e o meu marido somos filhos únicos e netos únicos e precisei de nomear alguém para se responsabilizar por ele no caso de nos acontecer alguma coisa...Beijocas

O baptismo serve para isso ?
Oficielmente parece-me que não.

Rita & David

Margarida&Guigo
Inserida em: Monday, June 30, 2008 4:18:08 PM

Membro desde: 8/24/2007
[Ritaxoa wrote:]
[Margarida&Guigo wrote:]
Baptizei o meu filhote porque eu e o meu marido somos filhos únicos e netos únicos e precisei de nomear alguém para se responsabilizar por ele no caso de nos acontecer alguma coisa...Beijocas

O baptismo serve para isso ?
Oficielmente parece-me que não.

parece que não me expliquei bem... claro que oficialmente não... mas eu quis dar essa responsabilidade do coração e tenho a certeza que tanto o padrinho como a madrinha do meu pimpolho fariam os possíveis para cuidarem dele, podendo inclusivamente pedir a tutela...mas de facto a tutela de um menor caberia ao estado (era isto que eu queria evitar), ou aos avós ou outra pessoa determinada por um tribunal.
peço dsc por alguma confusão...

Margarida & Rodrigo

xoxa
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 5:25:45 PM

Membro desde: 3/20/2008
http://www.paroquias.org/forum/index.php

aconselho algumas mães a visitar este site e tirar algumas dúvidas ,pois axo que há praí muita cabeça confusa

o meu dioguinho é lindo ( nasceu a 10 de maio de 2008 / 3,380 kg /50 cm )

madrinha: rosaantunes
afilhadas :
kikakitty - laura - nasceu a : 7-7-2008
luacheia - beatriz -nasceu a : 8-6-2008
rosaantunes - catarina - nasceu a : 15-7-2008
jo-ana - a tua estrelinha brilhará - força
BABS
Inserida em: Friday, July 04, 2008 10:26:56 PM

Membro desde: 7/2/2007
Olá... achei este tema interessante, embora tenha chgado já no fim da discussão... eh eh eh!!!

Olha, vou-te contar a minha história...

O meu pai era para ser padre por causa de uma promessa da minha avó... (tinha-lhe morrido o 1º filho ao fim de poucos dias depois de nascer e ela prometeu que se o proiximo fosse homem e com saude seria padre... mentalidades antigas que nem vale comentar!)
Excusado será dizer que em determinada altura ele revoltou-se e nunca chegou a ser padre... e criou tal aversão À Igreja que decidiu nunca baptizar as filhas...
Nunca me falaram de Deus... mas eu encontrei Deus na minha Vida... e aos 17 anos fui baptizada, recebi a Eucaristia (1ª comunhão) e a Confirmação (Crisma)... Porque eu quis...

Sou católica praticante, e acredito que esta é a melhor forma de eu educar os meus filhos

Entretanto há 2 anos casei-me tb pela Igreja, onde me comprometi, perante a Igreja e a Comunidade, a educar os meus filhos na Fé Cristã...
Portanto considero o Baptismo como responsabilidade minha assumida no dia em que me casei e me tornei familia com o meu marido...

Embora os meus pais não tivessem a obrigação de me educar na fé, porque eles proprios não eram casados pela Igreja e por isso não assumiram tal comprimisso, eu sinto-me responsável pela formação do meu filho na Fé da Igreja...

Se o meu filho vai ser ou não católico, eu não faço a mínima ideia... só sei que a educação que lhe vou dar é segundo o que eu acredito... afinal de contas é o que todas fazemos...
Por exemplo... quem não concorda com as vacinas, não vacina o seu filho... Quem não concorda com a amamentação, não amamenta o seu filho... que não concorda com a Igreja, concerteza não educará o seu filho segundo essas convicções...

Eu acredito na Igreja mas reconheço que tem imensas falhas... e porquê? porque a Igreja não é... somos... Ou seja... a Igreja não é simplesmente uma instituição, somos todos nós (Baptizados e mais tarde Crismados) que fazemos dela o que ela é... também é verdade que existe muita coisa errada (Pedofilia, corrupção, etc, etc...) mas que há em qualquer lado (não serve de justificação... é só para perceberem onde quero chegar)

Claro que o meu filho a determinada altura escolherá o seu caminho... mas até ele aprender a caminhar na fé, sou eu que tenho a responsabilidade de o guiar (juntamente com os Padrinhos)... e só sei fazer aquilo que sou...

Resumindo... Se não vives a Fé da Igreja Católica, se descordas, se não acreditas, não faz sentido que baptizes o teu filho... e acho que será a tua melhor decisão...
Se eventualmente Tu, acreditasses não fazia sentido esperares que ele "decidisse" porque na realidade não é esse o sentido do Baptismo...

Só para acrescentar...

O que é um sacramento?

Procuremos, em primeiro lugar, compreender bem o que é um sacramento, donde vem e para que serve. Esta simples noção fará cair já a maior parte das objeções, como, perante a exposição clara da verdade, dissipam-se todos os erros.

O catecismo diz que "sacramento é um sinal sensível, instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, para produzir a graça em nossas almas e santificá-las."

Desta definição resulta que três coisas são exigidas para constituir um sacramento:

a) "Um sinal sensível", representativo da natureza da graça produzida. Deve ser "sensível" porque se não pudéssemos percebê-lo, deixaria de ser um sinal. Este sinal sensível consta sempre de "matéria" e de "forma", isto é, da matéria empregada e das palavras pronunciadas pelo ministro do sacramento.

b) Deve ser "instituído por Jesus Cristo", porque só Deus pode ligar um sinal visível a faculdade de produzir a graça. Nosso Senhor, durante a sua vida mortal, instituiu pessoalmente os sete sacramentos, deixando apenas à Igreja o cuidado de estabelecer ritos secundários, realçá-los com cerimônias, sem tocar-lhe na substância.

c) "Para produzir a graça". Isto é, distribuir-nos os efeitos e méritos da redenção que Jesus Cristo mereceu por nós, na cruz... Os sacramentos comunicam esta graça, "por virtude própria", independente das disposições daquele que os administra ou recebe. Esta qualidade, chamada pela teologia "ex opere operato", distingue os sacramentos da "oração", das "boas obras" e dos "sacramentais", que tiram a sua eficácia "ex opere operantis" das disposições do sujeito.

mais:
http://www.auxiliadora.org.br/sacramentos/

Bjinhos grandes
BABS

Lila&Lucas
Inserida em: Saturday, July 05, 2008 2:45:41 PM

Membro desde: 3/5/2008
Olá,

vies-te tarde,mas a tempAngel Smile
Com a tua resposta ainda fikei a saber + 1a coisinha, k kd nos casamos k prometemos educar os nossos filhos na fé cristã, e faz todo o sentido!!

Smp sonhei em casar-me no mosteiro dos jerónimos, mas tenho k ser honesta cmg própria, e casar-me pela igreja só pk é bonito.Acaba por ser ridículo!!

Eu fiz o crisma,mas desde então, ñ me lembro de ter ido a 1a missa (além das dos batizados), por isso posso concluir k não me tenho comportado como 1a verdadeira cristã, além de não me sentir motivada a mudar os meus hábitos, o k me mostra k não sería coerente d minha parte em agora casar-me pela igreja e batizar o boxexas.

Obrigada por todas as opiniões, e por me terem ajudado ñ só a decidir cm a perceber melhor o significado do batismAngel

Bjos

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum