Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

alimentação na gravidez [Options] · [View]
aidualc
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 10:19:07 AM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 6/18/2008
Olá meninas! Smile

Alguém pode, por favor, esclarecer-me se há e quais são os alimentos proibidos durante a gravidez?

Esta dúvida surgiu-me porque sou fã de sushi e desde que engravidei ainda não me atrevi a comer porque me disseram que não devia ingerir peixe cru. confused
Que restrições devo fazer? chef

"Eu caminho devagar, mas nunca caminho para trás." (A. Lincoln)

Madrinhas: Mãe Lara e bonequinha
Madrilhada: FilB
Afilhada: Patricia11
[Sponsor]
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 10:19:07 AM

[]
Pinky_AR
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 10:26:46 AM

Membro desde: 6/28/2007
Não podes comer queijo fresco, requeijão, ovos mal cozinhados, carne mal cozinhada, sushi, marisco, caracois.
Se comeres salada, lava-a mto bem, a fruta lava-a mto bem...

Minha querida, não me lembro de mais nada, mas se fores ao tópico mamãs de dezembro de 2008 encontras na primeira página informação mto util da mama lara.

Beijocas

Inicio dos treinos: 14 Fevereiro
UPM: 5 Março 2008
Positivo: 1 Abril 2008
Beta a 4 Abril : 77,74
Beta a 11 Abril: 4982,84
utrogestan inicio a 18 Abril
1ª eco : 18 Abril (6semanas + 2 dias)
2ª eco : 29 Abril (perda de sangue... mas está tudo bem... ouvi o bater do coraçãozinho, tão lindo)
3ª eco : 6 Maio(8semanas)
4ª eco + consulta + rastreio : 28 Maio (feijoca grande com 5,51 cm e mto mexido 12 semanas + 2 dias) Rastreio: negativo
5ª eco: 31 Maio (perda de sangue... mas está tudo bem)
6ª eco + consulta: 26 Junho (16 semanas + 3 dias)
Rastreio 2ºtrimestre : Negativo
Eco Morfologica : 31 Julho ( adiada para 11 Agosto - o meu médico está doente ) é uma menina 500gr e cerca de 30cm de gente
7ªeco + consulta : 17 Setembro

Aniversários da barriguinha:
1 mês :02-04-2008 - 4 semanas e 2 dias.
2 meses :03-05-2008 - 8 semanas e 4 dias.
3 meses :02-06-2008 - 13 semanas
4 meses :03-07-2008 - 17 semanas e 2 dias.
5 meses :02-08-2008 - 21 semanas e 5 dias.
6 meses :01-09-2008 - 26 semanas

7 meses :02-10-2008 - 30 semanas e 2 dias.
8 meses :01-11-2008 - 34 semanas e 5 dias.
9 meses :02-12-2008 - 39 semanas
Data Provável do Nascimento :08-12-2008

A minha Madrinha e Afilhada: hfreitas

Finalmente umas fotos:

*-*-*12 semanas*-*-*18 semanas + 5 dias*-*-*22 semanas + 5 dias*-*-*

Flor de Liz 21
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 10:47:09 AM

Membro desde: 8/16/2007
[Pinky_AR wrote:]
Não podes comer queijo fresco, requeijão, ovos mal cozinhados, carne mal cozinhada, sushi, marisco, caracois.

Minha querida, não me lembro de mais nada, mas se fores ao tópico mamãs de dezembro de 2008 encontras na primeira página informação mto util da mama lara.

Beijocas

O requeijão pode-se comer. É feito ao lume, tem que ferver muito bem para poder ser feito.O queijo fresco é perigoso pois há o risco de contrair brucelose.

12 de Julho 2008

Madrinha - Catibe
A minha experiência - s. hellp
Mãeaos30
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 11:38:33 AM

Membro desde: 4/1/2008
Fala com o teu médico e pede orientações. Se seguires tudo aquilo que vais ler aqui, deixavas de poder comer Smile

É que os médicos têm opiniões diferentes, são mais ou menos restrictivos...

Já sabes se és imune à toxoplasmose? Isso é essencial para determinares algumas limitações objectivas (carne crua ou mal passada, produtos da terra - alfaces, morangos, etc. - sem estarem desinfectados, etc.).

Alguns alimentos não são recomendados, não porque constituem um risco em si, mas porque têm mais possibilidades de provocar intoxicações alimentares (caso do marisco).

Eu estou com 39 semanas e ontem comi sushi até não poder mais! Mas num sítio de confiança, onde tenho a certeza da qualidade do peixe...
Susanna
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 11:50:43 AM

Membro desde: 5/22/2008

Beijocas

Olá. Não quero estar a contradizer para aborrecer ninguem, mas olha que já são 2 GO's e enfermeiras de saude materna que me dizem que se pode comer marisco ,desde que sejam congelados,pois é conservado em altas temperaturas e posteriormente é cozinhado em altas temperaturas,não há microorganismo que resista a isto. Disseram sim proibido comer marisco de viveiros ou fresco sem ser congelado. Quanto aos queijos ,disseram-me que podia comer mesmo queijo fresco desde q seja pasteurizado,nada de caseiros. Outros queijos proibidos para alem dos caseiros não pasteurizados são os amanteigados (queijo da Serra,Nisa,Seia,etc...).
Enchidos e carnes frias (presunto,salame,fiambre,mortadela,etc...) tambem proibido.
Morangos são proibidos, pq mesmo bem lavados, vem directamente da terra (local onde vive a toxoplasma) e os morangos tem poros fundos até ao interior por onde o toxoplasma pode permanecer.
Atenção tb às cenouras e alface,lavar mesmo mto,mto,mto,bem,pois os legumes comidos crus são mto perigosos tb por causa da terra. Nada de comer legumes crus fora de casa.
Agora tb posso desmistificar uma coisa: GATOS - Unico animal onde o toxoplasma cohabita no seu intestino uma vida inteira quando este possuir toxoplasma e o mesmo não sofre de sintomas. Outros animais tb podem ter toxoplasma no intestino mas sobrevive pouco tempo. Nem todos os gatos tem Toxoplasma no intestino. O gato é mais vulnerável a ter Toxoplasma quando é gato q anda na rua, pois escava na terra(local de onde vem o toxoplasma) p fazer as suas necessidades e depois lambe as patas p se lavar, e pode tb ter Leptospirose por comer ratos. Qualquer das maneiras se tiverem gatos,não os despachem por estarem gravidas mesmo q sejam gatos q andam na rua, pq p apanhar toxoplasma de um gato, ou tem q comer o cócó deles ou mexer no cócó ou no anus e depois levar os dedos à boca. Acho q ninguem faz isso e mesmo ao limpar areões não tem problema desde q lavem as mãos logo de seguida. A lingua do gato não transmite toxoplasmose a ninguem. Por isso não se preocupem se ele passar a lingua no pelo para se lavar e depois tocarem-lhe. Não se pega dessa maneira, ou mesmo q ele vos dê uma lambidela. Só tenho pena é muitos médicos não aprofundarem os seus conhecimentos quanto a isto e obrigarem pessoas a abandonar os seus bichitos por falta de conhecimento integral sobre o assunto. Alguns deviam em vez de levar os seus bichitos ao Veterinário,marcarem consulta para eles mesmos.
Espero ter sido uma ajuda para muita gente. Estamos cá todos mesmo para isso e p semos ajudados tb claro.

Beijufas

Flor de Liz 21
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 12:21:19 PM

[Susanna wrote:]

Beijocas

Olá. Não quero estar a contradizer para aborrecer ninguem, mas olha que já são 2 GO's e enfermeiras de saude materna que me dizem que se pode comer marisco ,desde que sejam congelados,pois é conservado em altas temperaturas e posteriormente é cozinhado em altas temperaturas,não há microorganismo que resista a isto. Disseram sim proibido comer marisco de viveiros ou fresco sem ser congelado. Eu não estou imune à toxoplasmose e já estou farta de comer marisco congelado.
Quanto aos queijos ,disseram-me que podia comer mesmo queijo fresco desde q seja pasteurizado,nada de caseiros. Outros queijos proibidos para alem dos caseiros não pasteurizados são os amanteigados (queijo da Serra,Nisa,Serpa,etc...).
Enchidos e carnes frias (presunto,salame,fiambre,mortadela,etc...) tambem proibido.
Morangos são proibidos, pq mesmo bem lavados, vem directamente da terra (local onde vive a toxoplasma) e os morangos tem poros fundos até ao interior por onde o toxoplasma pode permanecer.
Atenção tb às cenouras e alface,lavar mesmo mto,mto,mto,bem,pois os legumes comidos crus são mto perigosos tb por causa da terra. Nada de comer legumes crus fora de casa.
Agora tb posso desmistificar uma coisa: GATOS - Unico animal onde o toxoplasma cohabita no seu intestino uma vida inteira quando este possuir toxoplasma e o mesmo não sofre de sintomas. Outros animais tb podem ter toxoplasma no intestino mas sobrevive pouco tempo. Nem todos os gatos tem Toxoplasma no intestino. O gato é mais vulnerável a ter Toxoplasma quando é gato q anda na rua, pois escava na terra(local de onde vem o toxoplasma) p fazer as suas necessidades e depois lambe as patas p se lavar, e pode tb ter Leptospirose por comer ratos. Qualquer das maneiras se tiverem gatos,não os despachem por estarem gravidas mesmo q sejam gatos q andam na rua, pq p apanhar toxoplasma de um gato, ou tem q comer o cócó deles ou mexer no cócó ou no anus e depois levar os dedos à boca. Acho q ninguem faz isso e mesmo ao limpar areões não tem problema desde q lavem as mãos logo de seguida. A lingua do gato não transmite toxoplasmose a ninguem. Por isso não se preocupem se ele passar a lingua no pelo para se lavar e depois tocarem-lhe. Não se pega dessa maneira, ou mesmo q ele vos dê uma lambidela. Só tenho pena é muitos médicos não aprofundarem os seus conhecimentos quanto a isto e obrigarem pessoas a abandonar os seus bichitos por falta de conhecimento integral sobre o assunto. Alguns deviam em vez de levar os seus bichitos ao Veterinário,marcarem consulta para eles mesmos.
Espero ter sido uma ajuda para muita gente. Estamos cá todos mesmo para isso e p semos ajudados tb claro.

Beijufas

Smile Smile Tenho um gatito que sempre cuidei durnate a gravidez. O meu marido costuma limpar os dejectos. Fora isso faço tudo!!! Ás vezes até dorme comigoShhh Shhh Silenced

12 de Julho 2008

Madrinha - Catibe
mariajoaom
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 12:34:21 PM

Membro desde: 5/10/2008
O grande perigo dos queijos frescos (requeijão incluído) é que não temos garantia de ter sido de facto pasteurizado (mesmo que o diga no rótulo). O meu GO acha que não compensa o risco e então diz para eu simplesmente não consumir durante a gravidez. Wink
Sandra75
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 1:10:11 PM

Membro desde: 5/15/2008
Susanna

Ainda bem, tenho dois gatos que estão sempre comigo. O meu GO disse que era melhor mandar os gatos de ferias ate o fim da gravidez mas eu nunca faria isso aos meus bichinhos. A casa tambem é deles! Ele tambem falou em evitar conservas. Nunca ninguem me tinha dito isso.

Bjocas
Sandra

21 semanas

Moongi
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 2:15:00 PM

Membro desde: 6/16/2008
Vamos desmistificar um bocadinho mais as coisas...

Qualquer alimento que tenha sido submetido a uma temperatura de pasteurização, não promove risco algum para a saúde nem de grávias nem de não grávidas! Não existe no mercado nenhum queijo fresco que seja feito a partir de leite crú, e muito menos requeijão que tem que ser submetido a temperatura para que haja coagulação do soro e daí ser extraído o requeijão (estou a falar que queijo fresco industrial e não caseiro, se bem que os caseiros não podem ser comercializados - a legislação não permite). Todos os queijos frescos/requeijões embalados individualmente são mais seguros, dos que são vendidos a granel por uma única razão: há maior risco de contaminação devido à elevada manipulação do produto. Portanto, estejam grávidas ou não comprem sempre embalados.
O sushi... bom... aí já não posso ajudar, mas posso-te dizer que a médica da minha colega que teve bebé recentemente, sempre a deixou comer sushi, e ela não era imune à toxoplasmose! Eu como não gosto e não conheço o método produção não posso ajudar.
A temperatura letal para o toxoplasma é de 66ºC, portanto qualquer alimento que tenha sido submetido a 66ºC no seu centro térmico não promove risco a esses níveis.
Em relação aos alimentos comidos em crú: Saladas, eu aconselho a desinfectarem. Conhecem a AMUKINA? Esse produto faz muito bem esse trabalho. Frutos silvestres e morangos não podem ser desinfectados pois a sua derme é porosa e absorve o produto de desinfecção: isto será sim o alimento talvez mais perigoso.

O Toxoplasma gondi é um protozoário que tem como hospedeiros os animais de sangue quente. Existe apenas um animal que consegue excretar os oocitos para que este protozoário se reproduza: o gato! O gato é um animal que uma vez infectado não fica contaminado para sempre!!!! Depois de apanhar, apresentará risco de contagio durante 3 semanas (tempo de incubação e excreção dos oocitos). A partir daí, nunca mais na vida apanhará toxoplasmose, ficará imune (como acontece com as pessoas)! Existe risco para gatos que saiam de casa, pelo que aconselho a não os deixar saír (nem ao quintal). Todas as formas de contaminação para as pessoas, servem como forma de contaminação para os gatos: carne crua ou mal cozinhada, contacto com fezes de outros gatos, etc. Se tiverem dúvias em relação ao risco de contaminação do vosso gato, aconselho a levarem o bichinho ao veterinário e submetê-lo a analises, qq veterinário faz isso!

Existem pessoas mais susceptíveis a adquirir a doença do que outras, depende da imunidade de cada indivíduo!

Espero ter ajudado, e qq coisa é só perguntar!!!
Beijinhos

Aniversário da barriguita:
1 mês :31-05-2008 - 4 semanas e 2 dias.
2 meses :02-06-2008 - 8 semanas e 4 dias.
3 meses :03-07-2008 - 13 semanas

4 meses :02-08-2008 - 17 semanas e 2 dias
5 meses :02-09-2008 - 21 semanas e 5 dias
6 meses :02-10-2008 - 26 semanas
7 meses :01-11-2008 - 30 semanas e 2 dias.
8 meses :02-12-2008 - 34 semanas e 5 dias.
9 meses :01-01-2009 - 39 semanas

Madrinhas: Lpereira e Tisha1978
Afilhada: Nitana01

Data Provável do Nascimento :08-01-2009

22 semanas e 1 dia!
Flor de Liz 21
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 2:20:25 PM

Eu costumo usar vinagre para lavar as frutas e legumes. Ponho de molho na água e esguicho para lá vinagre, deixo actuar uns minutos e depois passo por água limpa. É mais barato que a amukina e segundo a minha go é tb eficaz.

12 de Julho 2008

Madrinha - Catibe
aidualc
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 2:23:32 PM

Obrigada pelas vossas respostas!

Já percebi que as opiniões se dividem, apesar de haver consenso relativamente a alguns alimentos.
Eu pensei que poderia comer todas as frutas desde que as lavasse muito bem... Confused Lá se vão os moranguinhos de que tanto gosto... Sad

Quanto ao queijo fresco também não sabia e ainda ontem comi um.d'oh!
Fiambre também tenho comido... Shhh mas isso não me custa muito deixar porque não sou grande fã. A minha perdição são mesmo os queijos! Adoro todo o tipo e isso sim, será um sacrifício não poder comer... angry

Também tenho comido marisco mas é sempre congelado. Espero que não faça mal...

Quando tiver consulta hei-de colocar essas questões todas e depois deixo-vos aqui as respostas da doctor

Beijocas a todas!

aidualc
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 2:29:37 PM

Flor de Liz,

Gostei do truque do vinagre, sou capaz de o adoptar! happy

aidualc
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 2:37:35 PM

Moongi,

Concordo que temos que desmistificar as coisas, porque julgo que se está a cair no exagero!
Se pensarmos bem, há meia dúzia de anos atrás não havia metade das preocupações actuais e nem por isso deixaram de nascer bebés saudáveis.
As nossas mães comiam de tudo e nós estamos aqui vivinhas da silva.

Claro que se o conhecimento científico tem evoluído, há que tirar partido dele, mas sem exageros!

Vou deixar os morangos (parece que estou a falar de uma dependência Razz) e lavar bem as frutas e as saladas, mas de resto acho que vou continuar a comer de tudo.
Carnes mal passadas já não comia porque não gosto.
Quanto ao sushi vou informar-me junto da médica porque o peixe cru de facto é capaz de conter alguns perigos.

Bom apetite a todas! eat

Também sentem um apetite devorador ou sou só eu? emoticon

Moongi
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 2:38:50 PM

[aidualc wrote:]

Já percebi que as opiniões se dividem, apesar de haver consenso relativamente a alguns alimentos.
Eu pensei que poderia comer todas as frutas desde que as lavasse muito bem... Confused Lá se vão os moranguinhos de que tanto gosto... Sad

Fiambre também tenho comido... Shhh mas isso não me custa muito deixar porque não sou grande fã. A minha perdição são mesmo os queijos! Adoro todo o tipo e isso sim, será um sacrifício não poder comer... angry

Quando tiver consulta hei-de colocar essas questões todas e depois deixo-vos aqui as respostas da doctor

Beijocas a todas!

Minha querida!
O fiambre, a mortadela, o paio york são cozidos a altas temperaturas, não vejo razão para não comeres. Os queijos desde que tenham sido feitos a partir de leite pasteurizado, podes comer à vontade. Os únicos que podem causar problemas são os que não são pasteurizados e que sejam de pasta mole (queijo da serra por exemplo).

Para te deixar mais à vontade... eu trabalho na área alimentar, mais concretamente sou responsável pela qualidade da carne que grande parte da população de Lisboa consome. Não manipulo carne, mas todos os dias entro em câmaras e de alguma forma acabo por tocar em alguma carcaça ou em possíveis zonas contaminadas! Não sou imune à toxoplasmose, e garanto-te que deve haver poucas pessoas neste forúm que estejam tão expostas como eu. Como de tudo, desde que bem cozinhado, e mantenho sempre uma grande higiene. Já voltei a repetir s análises e estou com os níveis a zero. A única coisa que não como são os morangos, fruta e salada fora de casa (posso-te dizer que mesmo qd não estava grávida não comia). O Sushi, carpaccio sao coisas que não como pq estão em crú e tb pq não gosto.
Não vale a pena dramatizar!
Beijinhos

22 semanas e 1 dia!
aidualc
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 2:40:36 PM

Moongi,

Concordo que temos que desmistificar as coisas, porque julgo que se está a cair no exagero!
Se pensarmos bem, há meia dúzia de anos atrás não havia metade das preocupações actuais e nem por isso deixaram de nascer bebés saudáveis.
As nossas mães comiam de tudo e nós estamos aqui vivinhas da silva.

Claro que se o conhecimento científico tem evoluído, há que tirar partido dele, mas sem exageros!

Vou deixar os morangos (parece que estou a falar de uma dependência Razz) e lavar bem as frutas e as saladas, mas de resto acho que vou continuar a comer de tudo.
Carnes mal passadas já não comia porque não gosto.
Quanto ao sushi vou informar-me junto da médica porque o peixe cru de facto é capaz de conter alguns perigos.

Bom apetite a todas! eat

Também sentem um apetite devorador ou sou só eu? emoticon

Susanna
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 2:55:57 PM

[Moongi wrote:]
[aidualc wrote:]

Beijocas a todas!

Minha querida!
O fiambre, a mortadela, o paio york são cozidos a altas temperaturas, não vejo razão para não comeres. Os queijos desde que tenham sido feitos a partir de leite pasteurizado, podes comer à vontade. Os únicos que podem causar problemas são os que não são pasteurizados e que sejam de pasta mole (queijo da serra por exemplo).

Para te deixar mais à vontade... eu trabalho na área alimentar, mais concretamente sou responsável pela qualidade da carne que grande parte da população de Lisboa consome. Não manipulo carne, mas todos os dias entro em câmaras e de alguma forma acabo por tocar em alguma carcaça ou em possíveis zonas contaminadas! Não sou imune à toxoplasmose, e garanto-te que deve haver poucas pessoas neste forúm que estejam tão expostas como eu. Como de tudo, desde que bem cozinhado, e mantenho sempre uma grande higiene. Já voltei a repetir s análises e estou com os níveis a zero. A única coisa que não como são os morangos, fruta e salada fora de casa (posso-te dizer que mesmo qd não estava grávida não comia). O Sushi, carpaccio sao coisas que não como pq estão em crú e tb pq não gosto.
Não vale a pena dramatizar!
Beijinhos

Ainda bem q falas nisso do fiambre e outros serem cozinhados a altas temperaturas.Pq sempre achei estranho o facto do meu 1º GO dizer q as gravidas não devem comer,pois ja em casa questionei-me precisamente pelo facto de serem feitos a altas temperaturas. Vou perguntar a esta minha nova GO,pois se calhar o 1º GO é mais um daqueles q gosta de inventar ou está mto mal informado como já percebi,não devem ser poucos.
Fladybird
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 3:04:18 PM

Membro desde: 4/15/2007
Obrigado Moongi pelas tuas palavras, e por de alguma maneira teres desmistificado este tema. Eu pessoalmente sou imune à toxxoplasmose, mas é sempre bom termos uma ideia de quais os alimentos mais e menos aconselhados.

Só uma achega, em conversa com o meu marido que é cozinheiro, ele recomendou-me também que nós grávidas não deveríamos comer ovos mal cozinhados por causa das salmonelas. Obviamente que esta é uma questão que se coloca mais em ovos caseiros, mas acho que nunca é demais lembrarmos.

Beijocas para todas.

Jo.

Assim é o nosso polvinho às 7 semanas! Very Happy

ou
Juntos há 7 anos! banana
E eis que após dezassete meses... bah
UPM - 18-05-2008
14-06-2008 - Teste de urina (só meeesmo por curiosidade): Duas risquinhas, uma muito levezinha.
15-06-2008 - Novo teste de urina (macaquinhos no sótão): Novamente duas risquinhas, uma ainda mais levezinha.
17-06-2008 - Testa BETA (só para tirar as teimas) - 132 - Yupppi, estamos grávidos de 4 semanas!!!
19-06-2008 - Primeira eco (onde raio estás tu bebé?! Think )
01-07-2008 - Corrimento castanho, novo testa BETA para confirmar a evolução: 37.364,64 Ôba ôba! Very Happy
10-07-2008 - Eco às 7 semanas - Já se viu o polvinho e o coração a pulsar! heart
Afilhada: Mikado Querida estamos a torcer a por ti!!! Wink
Madrinha: ferarauj Smile

Às 9 semanas estávamos assim! Very Happy
Moongi
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 3:27:05 PM

[Fladybird wrote:]
Obrigado Moongi pelas tuas palavras, e por de alguma maneira teres desmistificado este tema. Eu pessoalmente sou imune à toxxoplasmose, mas é sempre bom termos uma ideia de quais os alimentos mais e menos aconselhados.

Só uma achega, em conversa com o meu marido que é cozinheiro, ele recomendou-me também que nós grávidas não deveríamos comer ovos mal cozinhados por causa das salmonelas. Obviamente que esta é uma questão que se coloca mais em ovos caseiros, mas acho que nunca é demais lembrarmos.

Beijocas para todas.

Jo.

Olá Fladybird!
Ainda bem que tocas na questão dos ovos!!!
A Salmonella é um microrganismo típico dos ovos, como é o Campilobacter (esta não é tão conhecida, mas tb é muito patogénica). Devemos sempre cozinhar muito bem os ovos, é verdade mesmo os que não são caseiros!

Só vos quero deixar aqui um alerta. Eu adoro ovos caseiros, ou seja, que venham da galinha de algum vizinho que tenha um quintalWink. Mas não é muito seguro, isto porque, as galinhas são animais que adquirem tuberculose, e a tuberculose da galinha é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida às pessoas. As dos aviários não têm esse problema, isto pq o bando encontra-se isolado num pavilhão e todas as semanas é recolhido sangue ao bando (só se tira de 1/2 galinhas, não é de todas). Portanto, as doenças contagiosas estão despistadas por análise sanguínea. A temperatura letal da bacteria da tuberculose é a temperatura de coagulação da gema do ovo. Portanto ovos estrelados com a gema crua, que venham das galinhas do quintal é melhor evitar!!! Beijinhos

22 semanas e 1 dia!
Susanna
Inserida em: Sunday, June 29, 2008 3:32:36 PM

Um pequeno pormenor q me esqueci de referir quanto à congelação do marisco. Estará livre de toxoplasma desde que congelado mais de 24horas pois até perfazer as 24horas o toxoplasma aguenta-se.

Beijinhos
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum