Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Fica com a avó quando for trabalhar... [Options] · [View]
sunrise
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 9:27:28 AM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 12/10/2007
[miosotis wrote:]
[sunrise wrote:]
Bocejos: a minha sogra benzia o bebe (que mal isto faz?)

Pois, realmente mal não faz, mas aí já vai de cada um. Eu não sou crente e não gosto, nem admito, que benzam o meu filho.

Eu tb não sou ... nem acredito em nada disso mas um gesto que se faz por amor não pode fazer mal ... Very Happy

bolotinha
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 9:48:03 AM

Membro desde: 9/1/2007
[bolotinha wrote:]
Desu, eu até posso avisar que vou levar as coisas só que a resposta será sempre a mesma, que não é preciso e não quer que leve, mas nessa parte vou fingir que nem ouvi.

A minha sogra é raro telefonar, mas quando telefona é quando sabe que o filho está em casa e desde que a bébé nasceu a mim nunca disse nada de como fazer isto ou aquilo, mas quase de certeza que diz ao meu marido porque ele às vezes fala de coisas que a mãe lhe diz. O meu receio é que depois, ela só fale com o meu marido e o meu marido é meio despassarado e pode deixá-la fazer coisas que não deva.
Uma coisa que o meu marido farta-se de dizer é que quando ela começar a comer alimentos para fazermos papa de bolacha com laranja, isso é a mãe que lhe diz e eu já lhe expliquei que isso não é aos 4 nem 6 meses.
A minha sogra é muito "eu é que sei" e quando vir um papel escrito a dizer os horários a que tem de dar o comer e explicar-lhe como funciona o aquecedor de biberons, já estou a vê-la a dizer "Ahhh isso não é preciso tanta coisa, dá-se comer quando vir que tem fome, bla bla bla".

Quando a piolha tinha 1 mês e meio, fomos a casa dos sogros e a piolha fez lá uma soneca, mas eu disse à minha sogra que custou-lhe um bocado a adormecer porque os barulhos são diferentes dos que ouve lá em casa. A resposta foi " tens de traze-la cá mais vezes para dormir ai para ir habituando-se ao quarto , para quando vier para cá não estranhar." Só pensei para comigo "Começar a vir quase 4 meses antes???? Meu Deus". Só tenciono ir lá algumas horas uma semana antes, que acham?
Só de pensar em outras mãos a mudar a fralda à minha menina e a pôr-lhe creme no rabinho até me dá um aperto no peito.

Nisso a tua sogra está certa ... Eu fiz o mesmo e ía todos os dias quando ía passear com o bebe passava pela minha mãe e ficava lá um bocado e eu ía beber um café ... Quando vim trabalhar ele não estranhou nada ... era um dia como os outros ...

Humm, mas eu não tenciono deixá-la com ninguém enquanto estiver de licença, mesmo antes de ir trabalhar posso ir lá mas não a deixo. Podem chamar-me mãe galinha, demasiado protectora, o que quizerem, mas vai partir-me o coração ter de deixá-la para ir trabalhar e quanto mais tarde puder adiar os preparativos para tal, melhor.

miosotis
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 10:16:52 AM

Membro desde: 2/27/2008

Pois, realmente mal não faz, mas aí já vai de cada um. Eu não sou crente e não gosto, nem admito, que benzam o meu filho.

Eu tb não sou ... nem acredito em nada disso mas um gesto que se faz por amor não pode fazer mal ... Very Happy

Tudo bem, querida, mas tal como eu respeito as crenças dos outros, exijo que respeitem as minhas não-crenças. Por isso não há cá benzeduras para ninguém! Wink

sunrise
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 10:26:35 AM

Tudo bem, querida, mas tal como eu respeito as crenças dos outros, exijo que respeitem as minhas não-crenças. Por isso não há cá benzeduras para ninguém! Wink

lol ... é justo Very Happy

sunrise
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 10:29:33 AM

[quote=sunrise][quote=bolotinha]

Humm, mas eu não tenciono deixá-la com ninguém enquanto estiver de licença, mesmo antes de ir trabalhar posso ir lá mas não a deixo. Podem chamar-me mãe galinha, demasiado protectora, o que quizerem, mas vai partir-me o coração ter de deixá-la para ir trabalhar e quanto mais tarde puder adiar os preparativos para tal, melhor.

pois é ...mas facilita muito para quem fica com o bebe e para o bebe tembém ... E estou a falar de 20 minutos só para analisares a recção dela na tua ausência ... Imagina que ela fique aos berros quando te afastares? É mais fácil arranjares estratégias estando em casa do que depois quando fores trabalhar e ela tiver mesmo que ficar ...

Desu
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 11:14:33 AM

Membro desde: 5/14/2007
Desu, eu até posso avisar que vou levar as coisas só que a resposta será sempre a mesma, que não é preciso e não quer que leve, mas nessa parte vou fingir que nem ouvi.

A minha sogra é raro telefonar, mas quando telefona é quando sabe que o filho está em casa e desde que a bébé nasceu a mim nunca disse nada de como fazer isto ou aquilo, mas quase de certeza que diz ao meu marido porque ele às vezes fala de coisas que a mãe lhe diz. O meu receio é que depois, ela só fale com o meu marido e o meu marido é meio despassarado e pode deixá-la fazer coisas que não deva.
Uma coisa que o meu marido farta-se de dizer é que quando ela começar a comer alimentos para fazermos papa de bolacha com laranja, isso é a mãe que lhe diz e eu já lhe expliquei que isso não é aos 4 nem 6 meses.
A minha sogra é muito "eu é que sei" e quando vir um papel escrito a dizer os horários a que tem de dar o comer e explicar-lhe como funciona o aquecedor de biberons, já estou a vê-la a dizer "Ahhh isso não é preciso tanta coisa, dá-se comer quando vir que tem fome, bla bla bla".

Quando a piolha tinha 1 mês e meio, fomos a casa dos sogros e a piolha fez lá uma soneca, mas eu disse à minha sogra que custou-lhe um bocado a adormecer porque os barulhos são diferentes dos que ouve lá em casa. A resposta foi " tens de traze-la cá mais vezes para dormir ai para ir habituando-se ao quarto , para quando vier para cá não estranhar." Só pensei para comigo "Começar a vir quase 4 meses antes???? Meu Deus". Só tenciono ir lá algumas horas uma semana antes, que acham?

Só de pensar em outras mãos a mudar a fralda à minha menina e a pôr-lhe creme no rabinho até me dá um aperto no peito.

Pois assim é complicado, mas olha quanto aos barulhos acho que não te deves preocupar muito, nos vivemos numa zona longe de barulho e a avó da minha filha vive numa estrada principal, junto à estação e tem uma paragem de camioneta à porta, ou seja pessoas a falarem alto enquanto esperam e um barulho terrivel que faz estremecer os vidros quando a camioneta para, já para não falar nas inumeras ambulancias que por ali passam, para alem das buzinas do carro. e mesmo assim a minha filhota habituou-se, claro que sentiu diferença mas acabou por se habituar. não te preocupes eles acomodam-se...

de resto não podes deixar ela fazer o que quer. tenta arranjar as desculpas: "a pediatra disse..."

como sou mãe adolescente a pediatra da minha flha perguntava-nos muitas vezes se a familia não interferia ( felizmente metemo-los a todos na linha, e dissemos que nos é que eramos os pais e so aceitavamos conselhos) . muitas vezes a pediatra ofereceu-se para passar um recado escrito à avó que ficava com ela, caso ela não fizesse aquilo que nos entendiamos. e deu-nos imensos boletins de segurança e alimentação da criança que nos demos aos avós com um "grande sorriso" para eles tomarem consciencia de que é necessário tomar cuidados e nada é exagero.

tenta com os boletins e se for necesário pede ao pediatra que passe um recado escrito com "ordens e horarios" do que deve ser feito, normalmente isso ameniza a mania dos avós, já que os médicos estão sempre à frente.

beijinhos, Desu

#Rutita#
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 12:03:30 PM

Membro desde: 2/4/2008
Pelo menos têm alguém em quem confiam a quem deixar os vossos rebentinhos, já eu tenho de a por no infantário, que tristeza a minhaSad

A mal ou bem que ficar com as vossas crianças vai ser por amor, claro que temos sempre defeitos a apontar porque não somos nós a fazer e para nós fazemos sempre melhor, mas podem ir trabalhar descansadas...Já eu!!!!!!Sad Sad Sad

Bjs,
Rute

[
bolotinha
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 5:42:29 PM

Membro desde: 9/1/2007
Desu, isso até era uma boa desculpa, dizer que o pediatra disse... só que ela não quer saber do que eles dizem Confused De vez em quando já vem com a conversa: O médico dizia para eu dar x de leite aos meus filhos mas eu nunca quis saber do que diziam, dava tudo o que eles quizessem.
Por isso acho que não posso ir por essa táctica Confused Confused

#Rutita# nisso tens razão, até aos 2-3 anos é bom estar num ambiente mais familiar, acho eu, mas também depende dos avós. Eu preferia muito mais que fossem antes os meus pais a ficarem com ela, mas não podem, nem ficam tão em caminho...

Desu
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 10:02:36 PM

Membro desde: 5/14/2007
[#Rutita# wrote:]
Pelo menos têm alguém em quem confiam a quem deixar os vossos rebentinhos, já eu tenho de a por no infantário, que tristeza a minhaSad

A mal ou bem que ficar com as vossas crianças vai ser por amor, claro que temos sempre defeitos a apontar porque não somos nós a fazer e para nós fazemos sempre melhor, mas podem ir trabalhar descansadas...Já eu!!!!!!Sad Sad Sad

a melhor coisa que me aconteceu foi poder deixar a minha filha com a avó, ela nunca chorou por me ver ir embora e quando chego esté muito feliz, que mais pode pedir uma mãe!

no entanto não acho que devemos "adorar" os avós só porque nos dão esta felicidade, não devemos encara-los como pessoas perfeitas a quem não se lhes pode dizer nada porque nos estão a fazer um grande favor. há avós piores que infantários. avós que como já tiveram filhos esquecem-se que se passaram várias decadas e eles já não são a mesma pessoa. avós que por terem tanta a mania acabam por ser mais perigosos como é exemplo de avos que enquanto estão a ver a telenovela metem a neta de 11 meses no andarilho e a neta cai das escadas abaixo, ou avós que se esquecem que têm uma piscina não protegida, etc, etc.

da mesma forma que existem pais inconscientes existe avos inconscientes, lá porque somos filhos deles e estamos vivos não serve de prova para terem sido bons pais...

todos nós temos um defeito, e cabe-nos a nós, pais, ver os defeitos dos avos e precavermos os nossos filhos.
além disso as casas devem ser adaptadas ao bebe e não o contrario. e por muito que custe aos avos terem algumas mudanças, são pequenas coisas indespensaveis. uma cama, uma banheira de bebe, um parque e brinquedos proprios, alguns produtos de higiene, tomadas protegidas e algum candeeiro a menos na sala não faz mal a ninguem.

Desu, isso até era uma boa desculpa, dizer que o pediatra disse... só que ela não quer saber do que eles dizem Confused De vez em quando já vem com a conversa: O médico dizia para eu dar x de leite aos meus filhos mas eu nunca quis saber do que diziam, dava tudo o que eles quizessem.

...

sendo assim acho que só recorrendo ao teu marido... olha pode ser exagero, mas as vezes tem mesmo que ser. a porcaria dos detergente era uma coisa que me irritava mesmo à mão da menina, por isso aquilo que fiz foi contar uma história trágica de uma criança que morrera por beber um detergente qualquer, uma história inventada que deixou a avó com as mãos na cabeça, e lá arrumou os detergentes noutro local... enfim... desde que seja para proteger os nossos filhotes tudo vale.

nós não nos podemos esquecer que nós entramos num espirito maternal, que lemos e sabemos o que evitar e o que ver que possa ser um perigo para eles, os avós não!

eu e o meu marido temos um dispositivo de alerta para a nossa filha e reagimos ao mais pequeno pormenor muito mais rapidamente do que qualquer avó ou avô que ali esteja connosco. simplesmente porque eles não estão "programados" como nós estamos.

e esta "programação" passa muito depressa, noto muito agora quando vou ao parque com a minha filha e ela brinca com bebes mais pequenos que os pais desses bebes reagem aos filhos muito antes de eu perceber o que o bebe ia a fazer.
ou seja, se já nem nós com bebes de 2 anos conseguimos reagir a acções de bebes de 8/12 meses, então porque haveriam de ser os avós os reis do mundo?

Os avós precisam de uma lição dos pais e têm de ouvir obedecer e com boa disposição, assim como nós devemos de ouvir os conselhos deles, é um equilibrio fundamental para o ambiente positivo. nós não podemos rejeitar os conselhos deles, assim como eles não podem rejeitar as nossas regras.

beijinhos, Desu

APPM
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 10:57:00 PM

Membro desde: 5/23/2007
Pois, eu também passei por esta situação, mas felizmente (por um lado) acabei por não ir trabalhar e estou eu em casa com ele, mas quando ainda estava na dúvida se iria trabalhar ou não, todas as dúvidas que tens passaram pela minha cabeça e no meu caso ainda era um pouco mais complicado pois a minha sogra é ama e por isso considera-se uma pessoa com muita prática, o que nem sempre substitui a sabedoria! Eu gosto muito da minha sogra e normalmente damo-nos bem, mas como é normal discordamos em alguns pontos, e eu ao pensar que o meu bebé ia para lá comecei a entrar em pânico como tu e até houveram algumas discussões entre mim e o namorido por causa disso!

Tal como contigo ela queria que eu fosse lá deixar o miúdo, só por deixar e eu não achava isso lógico, pois se não tinha nada para fazer, porquê privar-me de tempo com o meu filho? Cheguei a deixá-lo lá 2 ou 3 vezes, durante algumas horas mas foi só porque ele não me deixava fazer nada em casa e quando precisava fazer grandes limpezas, deixava-o lá mas se não fosse por essa razão, não achava muito lógico ir lá deixá-lo quando poderia estar comigo! Outra era perguntar constantemente quando é que eu ia trabalhar, já me custava tanto pensar nisso, e ela sempre a puxar o assunto... E agora quando lhe disse que, por diversos factores, iria ficar em casa com o Gonçalo, ela ficou chateadíssima e até chegou a dizer "Ai, não me digas isso", compreendo a parte dela, queria ficar com o neto mas eu é que sou a mãe e se posso ficar com ele poderia fingir estar contente por mim!

A alimentação sempre foi algo que me preocupou, pois ela não achava muita piada à amamentação exclusiva, e ainda por cima o Gonçalo é um bebé de baixo peso, e acho que por ela eu tinha era de o enfardar de sopa, mas o meu menino realmente não deixa ninguém obrigá-lo a comer e quando não quer mais cerra a boca, e eu nem obrigo! Pode ser que a tua menina também seja assim, fala-lhe dos perigos da dilatação de estômago e se for preciso inventa que o pediatra disse que a bebé tem tendência para isso e por isso não se pode abusar das quantidades de comida, fala-lhe da obesidade infantil... Sei lá, há tanta informação hoje em dia que previne que enfardemos as crianças que não será difícil arranjares essa informação e dá-lhe como quem não quer a coisa...

Bem, de resto é preciso muita calma e dizer as coisas sem magoar! Se fosses deixá-la no colégio também terias de informar quais os hábitos do bebé, por isso é normal que tenhas de explicar isso à tua sogra, e se possível tem uma conversa com ela antes de deixares lá a menina só para por alguns pontos nos is...

Jocas e boa sorte!

Afilhada: estrellavera A MARGARIDA NASCEU DIA 09/05/2008 às 03:10

Afilhada: xanasoffia DPP - 15/10/2008 É um MARTIM!!!

Afilhada: Vonny DPP - 01/12/2008 É uma LAURA!!!

Afilhada: Mary_Xu - Estou a torcer por ti!!!
monicaamaro
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 11:14:35 PM

Membro desde: 6/25/2007
olha o meu menino vai ficar com a minha mãe qd for trb!
tem calma tens é que dar ordens para ela e ela tem que comprir,afinal a mãe és tu e ela só tem que fz as coisas a tua maneira e ñ a dela.
bjs e espero que corra tudo bem e até lá aproveita a tua menina e diz-lhe que ñ percisa de tar sempre a dz que vai para o pé dela pois tu sabes.

este é a 1 fase depois é chg mm ao meu peso ideal,ja faltou mais já tenho menos um kilo

madrinhas: luciaamaro,mamaaflita,syr
afilhadas:
mama aflita ( ALVARO MIGUEL ) nasceu no dia 20/12/07
Playmobil ( FRANCISCO ) nasceu dia 3/1/08
SallY ( Santiago)
syr ( SARA ) nasceu no dia 31/01
Rumar(benedita) nasceu dia 28 de abril
rosinhas (ines) nasceu no dia 17 de abril
Dulce74 dpp 25/05/08 (Daniel) 27 de maio
palsilva- Beatriz nasceu no dia 4/07/08
Rafaela1984 dpp 21 de julho (LEANDRO)
sun14 dpp 8 de agosto menina ( Carlota )
ladycipriana 7 de setembro
susat4 (susana) dpp 19 de Setembro Rodrigo ou ??
Lisa-e-Matilde ( Matilde) 11 de outubro
ana_doe81 19novembro ( GIL )
anagomes11 16/01/2009
cvferreira 2 Positivos no dia 03.05.2008 dpp
Ana Rosa dpp provavel 4/1/09 ( Beatriz )
Lpereira dpp provavel 28/12/08 ou 01/01/09 menina
matilde
Cataryna

afilhadas Treinantes a espera da sua estrelinha em breveTou a torcer por elas
paulam Treinante
Sá Treinante
Sugarpops
Vs
Sonya_Carmo

Força Portugal

nosso topico(saudades)

#Rutita#
Inserida em: Thursday, July 03, 2008 9:06:57 AM

[Desu wrote:]
[#Rutita# wrote:]

a melhor coisa que me aconteceu foi poder deixar a minha filha com a avó, ela nunca chorou por me ver ir embora e quando chego esté muito feliz, que mais pode pedir uma mãe!

no entanto não acho que devemos "adorar" os avós só porque nos dão esta felicidade, não devemos encara-los como pessoas perfeitas a quem não se lhes pode dizer nada porque nos estão a fazer um grande favor. há avós piores que infantários. avós que como já tiveram filhos esquecem-se que se passaram várias decadas e eles já não são a mesma pessoa. avós que por terem tanta a mania acabam por ser mais perigosos como é exemplo de avos que enquanto estão a ver a telenovela metem a neta de 11 meses no andarilho e a neta cai das escadas abaixo, ou avós que se esquecem que têm uma piscina não protegida, etc, etc.

da mesma forma que existem pais inconscientes existe avos inconscientes, lá porque somos filhos deles e estamos vivos não serve de prova para terem sido bons pais...

todos nós temos um defeito, e cabe-nos a nós, pais, ver os defeitos dos avos e precavermos os nossos filhos.
além disso as casas devem ser adaptadas ao bebe e não o contrario. e por muito que custe aos avos terem algumas mudanças, são pequenas coisas indespensaveis. uma cama, uma banheira de bebe, um parque e brinquedos proprios, alguns produtos de higiene, tomadas protegidas e algum candeeiro a menos na sala não faz mal a ninguem.

...

sendo assim acho que só recorrendo ao teu marido... olha pode ser exagero, mas as vezes tem mesmo que ser. a porcaria dos detergente era uma coisa que me irritava mesmo à mão da menina, por isso aquilo que fiz foi contar uma história trágica de uma criança que morrera por beber um detergente qualquer, uma história inventada que deixou a avó com as mãos na cabeça, e lá arrumou os detergentes noutro local... enfim... desde que seja para proteger os nossos filhotes tudo vale.

nós não nos podemos esquecer que nós entramos num espirito maternal, que lemos e sabemos o que evitar e o que ver que possa ser um perigo para eles, os avós não!

eu e o meu marido temos um dispositivo de alerta para a nossa filha e reagimos ao mais pequeno pormenor muito mais rapidamente do que qualquer avó ou avô que ali esteja connosco. simplesmente porque eles não estão "programados" como nós estamos.

e esta "programação" passa muito depressa, noto muito agora quando vou ao parque com a minha filha e ela brinca com bebes mais pequenos que os pais desses bebes reagem aos filhos muito antes de eu perceber o que o bebe ia a fazer.
ou seja, se já nem nós com bebes de 2 anos conseguimos reagir a acções de bebes de 8/12 meses, então porque haveriam de ser os avós os reis do mundo?

Os avós precisam de uma lição dos pais e têm de ouvir obedecer e com boa disposição, assim como nós devemos de ouvir os conselhos deles, é um equilibrio fundamental para o ambiente positivo. nós não podemos rejeitar os conselhos deles, assim como eles não podem rejeitar as nossas regras.

beijinhos, Desu

Sem dúvida que existem avós que não têm capacidade de tomar conta das nossas crianças, sem dúvida!!!
Mas pronto, nesse caso a mamã e o papá sempre têm a hipotese de escolha, ou ficam com os avós ou vao para ama/berçario.
Quem não tem, olha, é triste. Eu ando triste.
E sim, não é por serem avós que vamos concordar com tudo o que fazem, nem pensar, até porque lá está, conflitos de opinião vao existir sempre, nos avózinhos ou na cresce.

Bjs,
Rute

[
Mãeaos30
Inserida em: Thursday, July 03, 2008 7:31:15 PM

Membro desde: 4/1/2008
[monicaamaro wrote:]
tem calma tens é que dar ordens para ela e ela tem que comprir,afinal a mãe és tu e ela só tem que fz as coisas a tua maneira e ñ a dela.
bjs e espero que corra tudo bem e até lá aproveita a tua menina e diz-lhe que ñ percisa de tar sempre a dz que vai para o pé dela pois tu sabes.

Desculpa o meu comentário, mas as nossas mães e sogras não são empregadas para cumprirem ordens ... e se prescindem do seu tempo e da sua liberdade para tomar conta dos netos, devem ser respeitadas por isso e nós devemos estar-lhes agradecidas.

E eu digo isto sem telhados de vidro: a minha filha vai ficar em casa com uma pessoa contratada para esse efeito, as avós vêm vê-la e passear com ela quando quiserem, sem obrigações.
Laura Sá Morais
Inserida em: Thursday, July 03, 2008 10:21:10 PM

Membro desde: 2/13/2008
Desculpem lá o que vos vou dizer mas vocês todas não estão a exagerar um pouco.
Eu infelizmente não tenho sogra, até gostava de ter e se fosse possível ( coisa que não era pois ela vivia a 30km de minha casa ) em poder ajudar com as minhas filhas eu aceitava e deixava um pouco de liberdade com elas. Eu vivi com a minha sogra na casa dela durante ano e meio e não me dei mal, o que tive que fazer foi por regras desde o principio - quem lavava e passa a minha roupa quem arrumava o meu quarto e como era a comida - e falando sempre claro e pondo o nosso ponto de vista não a problemas.
Quanto é que vocês pagam para as vossas sogras ficarem com os vossos filhos?
Vocês gostavam mais em deixa-los com pessoas desconhecidas?
Eu deixo as minhas, confio, mas tb não sei se fazem tudo como eu quero, não estou lá para ver. Quanto a € nem queiram saber quanto pago por 3.
Quem me derá( isto do fundo do coração) ter uma sogra que desse os seus palpites e que manda-se as suas bocas mas que me ajuda-se a poupar € que tanta falta me fazem.
Mas se vocês não gostam dels pq os deixam lá? é pq vos convem, por isso têm que aguentar, se não metam-os nos infántario como eu e como muitas mães para não terem chatices com os seus maridos.
Desculpem mas as vezes vocês têm que parar para pensarem um pouco.
cristina-gonçalo
Inserida em: Friday, July 04, 2008 1:15:04 AM

Membro desde: 9/21/2007
[becas wrote:]
Tem que haver bom senso, por favor...ou seja, nem a avó pode fazer tudo como lhe dá na veneta, sem ter em atenção as indicações da mãe, nem a mãe pode transformar a avó numa débil mental ou num robot, limitada a cumprir um "caderno de encargos"! Estou a pôr-me no papel de "advogado do diabo" pq sinto, nesta coisa de mães e sogras, que por vezes há uma certa dificuldade em ver a posição do outro lado, como se a verdade absoluta pertencesse todinha a uma das partes...
Passando a exemplos concretos, é claro que a Bolotinha deve levar a cama de viagem e o puzzle para o chão, mas...levar tudo preparado (leite e papas) não será afrontar a avó, passar-lhe um atestado de incompetência? Até pq nesta altura do campeonato, sabe-se lá se a menina vai ser uma máquina trituradora ou um daqueles bebés que levam uma mãe às lágrimas para comer umas míseras colheres? Neste último caso até dará jeito a paciência de avó, não?... E já agora, leite e papas têm que ser preparadas na hora...o que pode (e deve) ser feito é uma tabela de quantidades, mas depois tem que haver confiança, a mamã não vasi estar lá à hota das refeições...
Da mesma maneira, uma sesta fora de horas ou uma refeição tardia acontece a todas mães (ou não? a mim acontecia e acontece...) Como reagiríamos se, por ex., o nosso marido nos chamasse a atenção por isso???
O conselho que vos dou (a quem o queira aceitar, obviamente, podem ignorar-me que eu não me chateio!) é que pensem sp nas duas partes e ponham a criança acima de tudo. É excelente para um bebé poder ser cuidado pelos avós nos primeiros anos de vida e não faz mal nenhum que haja diferenças nos hábitos, em várias pequenas coisas. De qq maneira, se o bebé for para uma creche ou uma ama, os cuidados são padronizados, não vão fazer tudo como a mãe faz em casa! Pq é que a avó tb não pode ter alguma liberdade de acção (em coisas que não prejudiquem o bebé, bem entendido)?
As avós das minhas filhas moram longe, mas a minha mãe passou gds temporadas em minha casa, sobretudo no 1º ano de vida, a ajudar-me com as gémeas. Acreditem que impliquei com coisas que hoje, vendo á distância, admito que não tinha razão nenhuma...ou então eram coisas sem importância e hoje sei que não havia uma só maneira de fazer as coisas...

Concordo plenamente com tudo o k dizes...
A minha mae ofereceu se para ficar com o neto,inicialmente ainda pensamos em ama,(porque a saude da minha mae nao é a melhor)mas o meu horario trb nao é facil ha dias k saio as 7h de casa e outros so entro as 21.45h...acabamos por aceitar deixa-lo com a avo.
No inicio eu tb fazia,escrevia recomendaçoes,faz assim e assado,etc...vinha almoçar a casa e "via" como estav tudo.
Tive alturas em k me chateava,pk nao fez como eu disse,bla,bla,bla...e resmunguei,resmunguei...
Hoje arrependo-me MUITO ,a minha mae fez e faz das tripas coraçao,para ver o neto feliz,mesmo quando estava mal das costas se ele pedia colo ela com muito sacrificio pagava nele.Nao tem mais que lhe fazer!!!
Agora que ele já entende, e as regras de educaçao começaram,ela segue o k lhe peço,na alimentaçao por exe. 1º a sopa,sempre a mesa na cadeira dele e depois o prato principal,quando começar a brincar com a comida,retirar o prato e acabando de comer sai da cadeira.Cumpre tudo direito e eu tenho plena confiança nela.
É o pai k o meu filho nao tem presente no dia a dia,chama lhe mama e bó e eu só tenho a agradecer tudo o k fez e faz pelo meu filho e por nos,pais.
No inicio somos maes galinhas mas depois vemos que elas só querem o bem deles e vao fazer tudo para eles se sentirem bem,começamos a ficar mais descansadas e chegamos a 1 ponto k confiamos plenamente.
vao ver que vai ser assim...bjs e felicidades

beijinhos

Samsara
Inserida em: Friday, July 04, 2008 12:41:45 PM

[cristina-gonçalo wrote:]

No inicio somos maes galinhas mas depois vemos que elas só querem o bem deles e vao fazer tudo para eles se sentirem bem,começamos a ficar mais descansadas e chegamos a 1 ponto k confiamos plenamente.
vao ver que vai ser assim...bjs e felicidades

É bem verdade.. Eu acho que quando chegar a minha vez vou ser terrível. Eu já de mim não tenho um feitio fácil, acho sempre que se não for como eu faço é mal feito, quero sempre as coisas à minha maneira. Por outro lado sou um bocadinho rígida em termos de princípios de educação/alimentação/cuidados etc. Logicamente que não sendo mãe ainda, não sei como vou reagir na hora.. Mas prevejo muitos stresses. E sabem que mais, acho que quem vai sofrer mais com isso serei eu! Se fosse mais despreocupada (no bom sentido) seria melhor.

Tal como disseram, não há só uma maneira de fazer as coisas, e posteriormente às vezes olhamos pra trás e só pensamos que não valia a pena fazer um filme daqueles. Mas eu conheço-me e sei de antemão que vou sofrer horrores com as dúvidas, a falta de confiança, o saber que não fazem como eu quero (e acho que é melhor), etc. E compreendo que muitas mamãs sejam assim também. Tal como há muitas sogras que abusam, e há muitos avós que fazem ouvidos de mercador e se tornam negligentes também..

Acho que estas situações são sempre muito delicadas. Se por um lado é preferível ficar com os avós, por outro lado sendo pessoas de família por vezes há mais fricções..

Alexandra

Peças e Kits - info aqui: Artesanato Cor dos Sentidos

Façam já as vossas encomendas para o Natal!!
Cor dos Sentidos - Artesanato
Pingos no Babete - Artesanato infantil

mara rute
Inserida em: Sunday, July 06, 2008 4:07:19 PM

Membro desde: 5/24/2007
[becas wrote:]
Eu não quis generalizar, Mara, e se me referi a "erros pontuais" foi mm nessa condição, que fossem ocasionais e não a regra. Aceito perfeitamente que tenha que haver rotinas e elas não possam variar mt, sobretudo nos casos em que, como acontece com as tuas filhas, elas passam por 3 casas diferentes. Totalmente de acordo! Ainda não passam por 3 casas porque a sogra vem ficar cm as netas na minha casa (por causa do horário que eu tenho, 14h-21h) e porque não gosta de estar na vivenda que tem e diz não ter espaço para as coisas das netas no apartamento dela. Melhor assim, ficam num cantinho que é só delas, num amiente totalmente familiar e eu bem mais descansada) . Mas, ainda assim, passam pela casa dos meus pais e as regras são iguais para todos. O que fazem cá em casa, fazem onde quer que estejam: foi assim no Natal e no Ano Novo (que passámos fora) , é assim quando o meu pai vem a Portugal de férias (é emigrante) , é assim em dias muito festivos. Nunca tive problemas.
O que me custa mais a ver é uma certa intolerância, como disse, porque por vezes parece que as avós são umas mentecaptas que têm que ser "ensinadas" pelas noras (ou filhas). Implica-se por tudo e por nada...ora, como bem dizes, há coisas em que quem manda é a mãe e ponto final, noutras pode haver uma certa flexibilidade que não vem daí mal ao mundo!
Já agora...sobre as horas de sono... passei dois anos de inferno (entre os 10 meses e os 2 anose meio!!!...mas a culpa não era das avós! Tinha 2 crianças que de dia dormiam sestas de 4 horas seguidnhas e de noite nem uma hora seguida! Ufa...pensei que dava em doidaConfused Eu acordo as minhas quando vejo que fazem sestas muito grandes. Por norma, acordam às 9h ou 9h30, fazem uma sestinha por volta das 11h30 e outra setinha lá para as 15h ou 16h (de cerca de 1h a 1h30 de duração) e adormecem entre as 21h e as 24h, dependendo do cansaço que tenham (ou dos passeios que façamos) . Se as noto muito irrequietas e rabugentas, faem uma mini sesta de 10 minutos às 18h30. Acordo-as. Só assim consigo que vão cedo para a caminha e façam a noite toda. Pais e sogros tem que seguir estas indicações, pois quando não segem noto logo e salta-me logo a tampa. Não é bom nem para elas que não dormem o que deveriam dormir nem para nós que parecemos uns zombies...
sm_36
Inserida em: Monday, July 07, 2008 4:00:04 PM

Membro desde: 1/31/2008
[Mãeaos30 wrote:]
[monicaamaro wrote:]

Desculpa o meu comentário, mas as nossas mães e sogras não são empregadas para cumprirem ordens ... e se prescindem do seu tempo e da sua liberdade para tomar conta dos netos, devem ser respeitadas por isso e nós devemos estar-lhes agradecidas.

E eu digo isto sem telhados de vidro: a minha filha vai ficar em casa com uma pessoa contratada para esse efeito, as avós vêm vê-la e passear com ela quando quiserem, sem obrigações.

Em parte tens toda a razão quando dizes que as mães e sogras não são nossas empregadas, mas acho que, e eu falo da minha sogra, não se devem achar que elas é que são as mães e a mãe é que é a avó. Dentro do bom senso elas tem de entender que se querem ficar com os netos não pode ser como elas querem ou bem lhes apetece.

No meu caso, quando estava em licença de maternidade ía muitas vezes a casa da minha sogra almoçar porque o meu namorido insistia nisso. Ainda não estava a estacionar já ela estava tipo cão à espera que nós parassemos o carro para ela ir buscar a neta, até aí tudo bem, depois quando chegava a casa pegava na miúda e fechava-se no quarto com ela e deixava-me na sala sozinha a ver Tv porque o filho ou ia fumar para a rua ou metia-se no outro quarto a ver TV. Depois quando chegava a hora de mamar tinha sempre espectador, até eu me sentia mal a dar de mamar à minha filha porque estava sempre com a cara coloda à cara da miúda para ver se mamava ou não quando esta se apercebia que a neta estava a terminar de mamar e eu começava a indireitar o soutien tirava-a logo dos meus braços para ela arrotar porque comigo podia engasgar-se.

Depois começou com a roupa, eu vestia a minha filha de uma forma e quando chegava a casa dela ela tirava-lhe a roupa mesmo à minha frente e vestia-a dela, e eu sem poder fazer nada porque não queria ter problemas com ninguém. Foi o meu erro e agora estou a pagar por isso. Ah, sem falar quando iamos todos dar uma passeio, ela nem sequer me deixava tocar no carrinho.

Actualmente e mesmo eu dizendo que não gosto ou que não faça ela continua a fazer o que quer e bem lhe apetece, porque ela é que sabe. Há umas semanas atrás eu fui a casa dela almoçar, depois tive de ir tratar um assunto do meu namorido e quando cheguei a casa a minha filha estava ao colo dela e mal me viu quis logo vir para mim, diz ela " Ai é assim, eu é que te aturo quase 10h, eu é que te dou de comer e antes preferes o colo da tua mãe do que o meu, sim senhora" . Aquilo meteu-me nojo e simplesmente lhe respondi MÃE É MÃE.

Diz-me se não é para ficar com os nervos em franja.

QUER GANHAR DINHEIRO EXTRA, ENTÃO CLICA AQUI:

http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=sm36

http://www.multidados.com no registo colocar sandym@sapo.pt

http://www.ptbux.com/pages/index.php?refid=sm36

http://www.Clique.com.pt/index.php?ref=sm_36

TSRS
Inserida em: Monday, July 07, 2008 9:35:17 PM

Membro desde: 6/19/2008
ola a todas...e felicidades!

Tenho um filho lindo(1ºWink que se chama Rafel, nasceu a 23 de Agosto de 2007, bastante saudavel, hoje com 10meses e meio tem 10kg e 77cm UM MATULAO eheeh e é a razao do meu viver e quem me da forças para enfrentar tudo e todos nesta vida...Como te entendo bolotinha...tenho problemas graves com a minha sogra no geral...mas vamos falar doque realmente interessa a educaçao dos NOSSOS filhos! ha que respeitar as mulheres que passam dificulades de entendimento com as sogras em relaçao a este tema, isto em resposta a que "mulheres como nós" exageramos e as sogras sao umas coitadinhas! NAO É ASSIM! gostaria de saber que mae nao fica com um nó no estomago quando pensa em alguem a cuidar do filhote/ta?!??!?!?(mesmo sabendo que a pessoa em questao nao lhe fara mal algum) É INSTINTIVO!!!´nao é por mal, simplesmente é um reflexo insconciente do nosso amor incondicional pelos nossos filhos, agora pensem nessa situaçao com a agravante de a dita pessoa ser uma pessoa intolerante e teimosa com a maneira como criamos os nossos filhos?!??! quem aguenta? calar e consentir???ALGUMAS VEZES, MAS MUITO POUCAS! meter na linha? SEMPRE QUE O ASUNTO É GRAVE(o que para uma mae tudo o que diz respeito ao rebento é grave!) As sogras e por vezes mae(raras vezes) nao esquecem e NAO QUEREM ESQUECER, a educaçao de antigamente, porque acham que essa sim é a maneira correcta, em relaçao ao tema da alimentaçao é DEMAIS MESMO, as coisas nunca podem nem devem ser com antes, senao vejam8um de milhares de MAUS exemplos) dantes metia-se ovo e miolos de borrego na sopinha dos bebes, SABEM QUANTAS CRIANÇAS MORRIAM ANTIGAMENTE COM RAQUITISMO?!MUITAAAAAAAS TINHAMOS (PORTUGAL) INDICES DE RAQUITISMO TAO ALTOS QUE OS PAÍSES ESTRANGEIROS PENSAVAM QUE ERAM RESULTADOS DOS TEMPOS DAS COLONIAS!!!ABSURDO!...se as coisas sao para se como antigamente de que vale a EVOLUÇAO? tudo o que é novidade asusta os mais antigos NORMAL E ACEITAVEL, mas e que tal darem uma oportunidade aos jovens de lhes ensinarem um pouco desta evoluçao?!assim como nos aprendemos coisas muito uteis que se faziam antigamente, mas nunca TUDO! para finalizar, ja engoli muitooooooos sapos mesmo da minha sogra desde que o meu Rafael nasceu e só eu sei o que me custaConfused mas ha coisas de que nao abro mao mesmo, eu NUNCA deixaria o meu filhote com ela NUNCA MESMO! passo a explicar porquê: o meu filho tem um primo por parte de pai, filho da irma mais velha dele, que tem 2anos e 5meses e pesa 22kg!!!!!!!!!!!!!!!!!!acham isto normal?!?!??a pediatra ja falou falou falou falou e nada, resposta da avó(minha sogra):"COM A IDADE EMAGRECE, UMA CRIANÇA TEM DE COMER DE TUDO!" o Paulinho(nome do menino em questao) come desde os10/11meses, hamburguers com pao, sumos com gas, chocolates,doces,batatas fritas e estas coisas sempre fora de horas e as vezes lg pela manha! dorme sestas de horaaaaaaaaaas e dps anoite fica acoraddo ate as tantas da madrugada e acorda a hora do almoço!nao tem boas maneiras a mesa e nem com as pessoas, e É UMA CRIANÇA SUPER INTELIGENTE, LINDA E MEIGA(ERA ATE A POUCO TEMPO AGORA ATE QUER BATER NO MEU FILHOTE PORQUE NINGUEM LHE RALHA SENAO EU!) agora perguntam "e o que isto tem a ver com a tua sogra?" A MINHA CUNHADA(MAE DO MENINO) É UMA DESTRAMBELHADA, QUE NAO TEM AMOR PROPRIO POIS SO QUE FICAR DEITADA NA CAMA E COMER(PESA 129KG) E VER T.V. POR ISSO QUEM É "MAE" DO PAULINHO É A MINHA SOGRA, PORTANTO A EDUCAÇAO E TUDO MAIS QUE DIZ RESPEITO AO MENINO É DA RESPONSABILIDADE DELA!!! o mesmo para o meu filho? NUNCA ate o meu pediatra me disse que nao me aconcelha a que o meu filho fique entregue a minha sogra(por longos periodos de tempo), pois NINGUEM tem o direito de desautorizar uma mae!!! por isso nunca substimem os problemas dos outros e fico feliz(muito mesmo de coraçao) por quem nao enfrenta tais problemas...PARA AS SOBREVIVENTES DESTE TESTAMENTO LOL UM GRANDE OBRIGADO...FOI UM DESABAFO SENTIDO...Confused Sad felicidades para todas/os
miosotis
Inserida em: Monday, July 07, 2008 9:43:50 PM

Membro desde: 2/27/2008
[sm_36 wrote:]
Diz-me se não é para ficar com os nervos em franja.

Eu não admitia nem sequer uma das muitas coisas que relataste. Fechar-se num quarto sozinha com o meu filho? Tirar-me o bebé do colo? Gostava de ver isso, ia ser bonito, ia Bad Grin

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum