Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Fica com a avó quando for trabalhar... [Options] · [View]
bolotinha
Inserida em: Monday, July 07, 2008 9:52:17 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 9/1/2007
E há uma outra coisa... na altura em que as nossas mães e sogras nos criavam não havia a quantidade de comida de plástico e goluseimas que há agora. A minha sogra tem imensas dessas coisas em casa e de certeza que com uma criança em casa, supõe que ela gosta e por isso vai andar sempre a oferecer-lhe. Só espero que ela saia a mim nisso e não goste de doces. Eu em bébé não gostava de quase nada que fosse goluseima.

Bjinhos

bolotinha
Inserida em: Monday, July 07, 2008 9:58:41 PM

[miosotis wrote:]
[sm_36 wrote:]
Diz-me se não é para ficar com os nervos em franja.

Eu não admitia nem sequer uma das muitas coisas que relataste. Fechar-se num quarto sozinha com o meu filho? Tirar-me o bebé do colo? Gostava de ver isso, ia ser bonito, ia Bad Grin

Eu também não admitia, posso engolir muita coisa mas isso não. Se fossem para um quarto eu ia logo atrás. Empurrar o carrinho também só eu e o marido é que o fazemos. Tirar do colo... poderia tirar mas só quando chegasse a casa dela, depois quando lá estivesse já não.
Quanto a pegar para arrotar, eu própria digo ao meu marido para pegar-lhe quando estamos na casa dos meus sogros, ou nos meus pais pegam eles, porque quero guardar a mamoca como deve ser para não estar em exposição Smile Mas estar a olhar mesmo em cima, já é demais...

TSRS
Inserida em: Tuesday, July 08, 2008 1:04:51 AM

Membro desde: 6/19/2008
desculpem mas enganei-me e pus o meu post duas vezes, ainda sou novata nisto...sorry...

ola a todas...e felicidades!

Tenho um filho lindo(1º que se chama Rafel, nasceu a 23 de Agosto de 2007, bastante saudavel, hoje com 10meses e meio tem 10kg e 77cm UM MATULAO eheeh e é a razao do meu viver e quem me da forças para enfrentar tudo e todos nesta vida...Como te entendo bolotinha...tenho problemas graves com a minha sogra no geral...mas vamos falar doque realmente interessa a educaçao dos NOSSOS filhos! ha que respeitar as mulheres que passam dificulades de entendimento com as sogras em relaçao a este tema, isto em resposta a que "mulheres como nós" exageramos e as sogras sao umas coitadinhas! NAO É ASSIM! gostaria de saber que mae nao fica com um nó no estomago quando pensa em alguem a cuidar do filhote/ta?!??!?!?(mesmo sabendo que a pessoa em questao nao lhe fara mal algum) É INSTINTIVO!!!´nao é por mal, simplesmente é um reflexo insconciente do nosso amor incondicional pelos nossos filhos, agora pensem nessa situaçao com a agravante de a dita pessoa ser uma pessoa intolerante e teimosa com a maneira como criamos os nossos filhos?!??! quem aguenta? calar e consentir???ALGUMAS VEZES, MAS MUITO POUCAS! meter na linha? SEMPRE QUE O ASUNTO É GRAVE(o que para uma mae tudo o que diz respeito ao rebento é grave!) As sogras e por vezes mae(raras vezes) nao esquecem e NAO QUEREM ESQUECER, a educaçao de antigamente, porque acham que essa sim é a maneira correcta, em relaçao ao tema da alimentaçao é DEMAIS MESMO, as coisas nunca podem nem devem ser com antes, senao vejam8um de milhares de MAUS exemplos) dantes metia-se ovo e miolos de borrego na sopinha dos bebes, SABEM QUANTAS CRIANÇAS MORRIAM ANTIGAMENTE COM RAQUITISMO?!MUITAAAAAAAS TINHAMOS (PORTUGAL) INDICES DE RAQUITISMO TAO ALTOS QUE OS PAÍSES ESTRANGEIROS PENSAVAM QUE ERAM RESULTADOS DOS TEMPOS DAS COLONIAS!!!ABSURDO!...se as coisas sao para se como antigamente de que vale a EVOLUÇAO? tudo o que é novidade asusta os mais antigos NORMAL E ACEITAVEL, mas e que tal darem uma oportunidade aos jovens de lhes ensinarem um pouco desta evoluçao?!assim como nos aprendemos coisas muito uteis que se faziam antigamente, mas nunca TUDO! para finalizar, ja engoli muitooooooos sapos mesmo da minha sogra desde que o meu Rafael nasceu e só eu sei o que me custa mas ha coisas de que nao abro mao mesmo, eu NUNCA deixaria o meu filhote com ela NUNCA MESMO! passo a explicar porquê: o meu filho tem um primo por parte de pai, filho da irma mais velha dele, que tem 2anos e 5meses e pesa 22kg!!!!!!!!!!!!!!!!!!acham isto normal?!?!??a pediatra ja falou falou falou falou e nada, resposta da avó(minha sogra):"COM A IDADE EMAGRECE, UMA CRIANÇA TEM DE COMER DE TUDO!" o Paulinho(nome do menino em questao) come desde os10/11meses, hamburguers com pao, sumos com gas, chocolates,doces,batatas fritas e estas coisas sempre fora de horas e as vezes lg pela manha! dorme sestas de horaaaaaaaaaas e dps anoite fica acoraddo ate as tantas da madrugada e acorda a hora do almoço!nao tem boas maneiras a mesa e nem com as pessoas, e É UMA CRIANÇA SUPER INTELIGENTE, LINDA E MEIGA(ERA ATE A POUCO TEMPO AGORA ATE QUER BATER NO MEU FILHOTE PORQUE NINGUEM LHE RALHA SENAO EU!) agora perguntam "e o que isto tem a ver com a tua sogra?" A MINHA CUNHADA(MAE DO MENINO) É UMA DESTRAMBELHADA, QUE NAO TEM AMOR PROPRIO POIS SO QUE FICAR DEITADA NA CAMA E COMER(PESA 129KG) E VER T.V. POR ISSO QUEM É "MAE" DO PAULINHO É A MINHA SOGRA, PORTANTO A EDUCAÇAO E TUDO MAIS QUE DIZ RESPEITO AO MENINO É DA RESPONSABILIDADE DELA!!! o mesmo para o meu filho? NUNCA ate o meu pediatra me disse que nao me aconcelha a que o meu filho fique entregue a minha sogra(por longos periodos de tempo), pois NINGUEM tem o direito de desautorizar uma mae!!! por isso nunca substimem os problemas dos outros e fico feliz(muito mesmo de coraçao) por quem nao enfrenta tais problemas...PARA AS SOBREVIVENTES DESTE TESTAMENTO LOL UM GRANDE OBRIGADO...FOI UM DESABAFO SENTIDO... felicidades para todas/os

miosotis
Inserida em: Tuesday, July 08, 2008 9:15:16 AM

Membro desde: 2/27/2008
[TSRS wrote:]
eu NUNCA deixaria o meu filhote com ela NUNCA MESMO!

Eu também não. Aliás, ainda há pouco li por aí algures que devíamos era estar gratas aos avós porque nos fazem o favor de cuidar dos netos... a minha mãe está reformada e a sogra não trabalha, nem nunca fez nenhum na vida, e no entanto eu preferi colocar o meu filho num infantário. Para quem diz que é sempre melhor a crainça ficar com os avós em vez de ir para o infantário, eu concordo, mas depende dos avós. No meu caso a minha mãe já não tem idade nem saúde para ficar com o neto, nem conhecimentos actuais de como cuidar de um bebé; no caso da sogra, além de não confiar minimamente na senhora, não é de todo o exemplo de educação que eu quero dar ao meu filho.

TSRS
Inserida em: Tuesday, July 08, 2008 10:16:21 AM

eu NUNCA deixaria o meu filhote com ela NUNCA MESMO!

Eu também não. Aliás, ainda há pouco li por aí algures que devíamos era estar gratas aos avós porque nos fazem o favor de cuidar dos netos... a minha mãe está reformada e a sogra não trabalha, nem nunca fez nenhum na vida, e no entanto eu preferi colocar o meu filho num infantário. Para quem diz que é sempre melhor a crainça ficar com os avós em vez de ir para o infantário, eu concordo, mas depende dos avós. No meu caso a minha mãe já não tem idade nem saúde para ficar com o neto, nem conhecimentos actuais de como cuidar de um bebé; no caso da sogra, além de não confiar minimamente na senhora, não é de todo o exemplo de educação que eu quero dar ao meu filho.

gratas? afinal expliquem-me uma coisa sff, os avós nao deviam ficar com os netos por amor em vez de "obrigaçao" "dever" ou ate mesmo para "fazer um favor"?!??!??!?! entao afinal que temos nós que lhes agradecer por um gesto que deve ser de puro amor!?! querida miosotis ja que tens possibilidades para isso e que encontraste o sitio ideal fico feliz que tenhas metido o teu filhote num infantario, as vezes é o melhor. tambem acho de coragem dizeres que a tua mae ja nao tem conhecimentos actuais para cuidar de uma criança, nao incompetencia nenhuma, simplesmente uma desatualizaçao super normal nestes dias a diferença é que ha maes e sogras que se interessam pela evoluçao e ouvem as MAES outras ignoram completamente pois axm que sabem tudo!!!...bjinhos para todas
bolotinha
Inserida em: Tuesday, July 08, 2008 10:35:04 AM

Isso é verdade, os avós têm de admitir que os tempos são outros e pelo bem dos netos têm de ouvir os filhos e genros/noras e aprender o que temos para lhes ensinar, porque nós somos os pais e andamos a pesquisar tudo e mais alguma coisa para o bem dos nossos filhos, enquanto que eles não pesquisam nada e limitam-se a ficar com os pimpolhos.
Os tempos mudaram bastante, e a forma que nos educaram já não pode ser a mesma.
No nosso tempo a televisão era a preto e branco com 2 canais, hoje à milhentos canais e as crianças não podem estar todo o dia a olhar para a televisão. É muito fácil os avós, para terem algum descanso, espetarem com o bébé a olharem para a tv.
No nosso tempo os brinquedos eram pouquissimos e brincávamos na rua, hoje em dia não se pode brincar na rua sem vigilância e em alguns sitios nem se pode mesmo brincar na rua. Hoje em dia há muitos brinquedos "perigosos", é preciso ver bem o que se dá para brincar.
No nosso tempo só havia comida saudavel e poucos doces, hoje em dia o que há mais são goluseimas de todos os tipos e feitios.
É nosso dever como pais, alertar os avós para todos estes assuntos e os avós deveriam aceitar estas indicações todas de bom grado, em vez de acharem que sabem tudo e que nós não sabemos nada porque nunca criámos filhos.

Bjinhos

TSRS
Inserida em: Tuesday, July 08, 2008 10:45:57 AM

concordo plenamente ctg bolotinha! eu tive um episodio bem estupido com a minha sogra porcausa da t.v. quando o emu terrorzinho so tinha 3meses, é que ele queria a força toda que ele visse t.v. e eu dizia-lh que nao pois ele era muito pequenino que fazia muito mal aos olhos e falei-lh das consequencias a longo prazo, a resposta foi:" oh isso é exagero!nos infantarios tambem os metem muito tempo em frente a t.v. e isso sao disparates", SERA BURRA A MULHER??!?!?!é que ha cenas que nao lembram mesmo a ninguem...enfim...na 1ª consulta do Rafa no pediatra(17dias) o Dr. Ribeiro disse-me logo:" Tania nenhuma mae/sogra por mais bem intencionada que esteja pode querer que as maes de hoje criem os filhos/as como á 20anos a tras!" CERTISSIMOOOOOOOOOO lol a minha mae, estranha algumas coisas e ate pergunta e usa a famosa frase "no meu tempo bal bla" mas depois ouve o que eu tenho a dizer e ate ja foi ao pediatra connosco e sabem que mais? o Dr. "amou-a!" adorou a maneira dela pensar, e de aceitar as novidades mesmo sendo muito diferente doque ela fez com 3 FILHOS. Ja a minha sogra diz que os pediatras nao sabem nada!enfim...tristezas...lol
Samsara
Inserida em: Tuesday, July 08, 2008 1:51:28 PM

Membro desde: 2/4/2008

No meu caso, quando estava em licença de maternidade ía muitas vezes a casa da minha sogra almoçar porque o meu namorido insistia nisso. Ainda não estava a estacionar já ela estava tipo cão à espera que nós parassemos o carro para ela ir buscar a neta, até aí tudo bem, depois quando chegava a casa pegava na miúda e fechava-se no quarto com ela e deixava-me na sala sozinha a ver Tv porque o filho ou ia fumar para a rua ou metia-se no outro quarto a ver TV. Depois quando chegava a hora de mamar tinha sempre espectador, até eu me sentia mal a dar de mamar à minha filha porque estava sempre com a cara coloda à cara da miúda para ver se mamava ou não quando esta se apercebia que a neta estava a terminar de mamar e eu começava a indireitar o soutien tirava-a logo dos meus braços para ela arrotar porque comigo podia engasgar-se.

Depois começou com a roupa, eu vestia a minha filha de uma forma e quando chegava a casa dela ela tirava-lhe a roupa mesmo à minha frente e vestia-a dela, e eu sem poder fazer nada porque não queria ter problemas com ninguém. Foi o meu erro e agora estou a pagar por isso. Ah, sem falar quando iamos todos dar uma passeio, ela nem sequer me deixava tocar no carrinho.

Actualmente e mesmo eu dizendo que não gosto ou que não faça ela continua a fazer o que quer e bem lhe apetece, porque ela é que sabe. Há umas semanas atrás eu fui a casa dela almoçar, depois tive de ir tratar um assunto do meu namorido e quando cheguei a casa a minha filha estava ao colo dela e mal me viu quis logo vir para mim, diz ela " Ai é assim, eu é que te aturo quase 10h, eu é que te dou de comer e antes preferes o colo da tua mãe do que o meu, sim senhora" . Aquilo meteu-me nojo e simplesmente lhe respondi MÃE É MÃE.

Meu Deus.. Eu não aguentava nem uma dessas, quanto mais todas as que contas!!!! Isso não é sogra, é castigo Sick Sick

Tens que te impôr linda, isso é inadmissível!

Alexandra
Clickem nas imagens!
Samsara
Inserida em: Tuesday, July 08, 2008 1:52:40 PM

na 1ª consulta do Rafa no pediatra(17dias) o Dr. Ribeiro disse-me logo:" Tania nenhuma mae/sogra por mais bem intencionada que esteja pode querer que as maes de hoje criem os filhos/as como á 20anos a tras!"

Acho que está tudo dito!

Alexandra
Clickem nas imagens!
sm_36
Inserida em: Tuesday, July 08, 2008 5:37:33 PM

Membro desde: 1/31/2008
Só posso dizer uma coisa " ESTOU FARTA". Só tenho pena de não ter tintins para fazer frente ao meu namorido e a ela de uma vez por todas porque penso na minha filha. Mas vou ganhar coragem para fazê-lo aí se vou.

Bj
gicurto
Inserida em: Tuesday, July 08, 2008 11:41:09 PM

Membro desde: 6/3/2008

No meu caso, quando estava em licença de maternidade ía muitas vezes a casa da minha sogra almoçar porque o meu namorido insistia nisso. Ainda não estava a estacionar já ela estava tipo cão à espera que nós parassemos o carro para ela ir buscar a neta, até aí tudo bem, depois quando chegava a casa pegava na miúda e fechava-se no quarto com ela e deixava-me na sala sozinha a ver Tv (Era o que mais faltava!!! Afinal a filha é tua ou dela?? Impõe-te! O lugar da tua filha é com a mãe... se os demais querem conviver com a pequena, tudo bem, MAS CONTIGO PRESENTE!)

Depois quando chegava a hora de mamar tinha sempre espectador, até eu me sentia mal a dar de mamar à minha filha porque estava sempre com a cara coloda à cara da miúda para ver se mamava ou não quando esta se apercebia que a neta estava a terminar de mamar e eu começava a indireitar o soutien tirava-a logo dos meus braços para ela arrotar porque comigo podia engasgar-se. (Eu tb detesto espectadores. Dar de mamar não te nada de transcendente, mas detesto que fiquem a olhar como se nunca na vida tivessem visto! E essa de ta tirar dos braços para por ela a arrotar pq contigo pode engasgar-se, não lembra a ninguém... com que então a bebé pode engasgar-se ao colo da mãe... quase parece que te está a passar um atestado de incompetência! Realmente temos de ouvir cada coisa...)

Depois começou com a roupa, eu vestia a minha filha de uma forma e quando chegava a casa dela ela tirava-lhe a roupa mesmo à minha frente e vestia-a dela (INADMISSÍVEL!!!), e eu sem poder fazer nada porque não queria ter problemas com ninguém. Foi o meu erro e agora estou a pagar por isso. Ah, sem falar quando iamos todos dar uma passeio, ela nem sequer me deixava tocar no carrinho. (Epah, quase que digo um palavrão com esta!! Há tempos estávamos eu, o meu namorado e a mãe dele e lá ia eu a empurrar o carrinho, como de costume... qual não e o meu espanto qdo me diz para deixar a mãe dele empurrar... fiquei quase possessa e com uma coisinha má! Claro que não tinha mal nenhum ela empurrar, mas se estava cheinha de vontade pq não me pediu?? Que raio! Era preciso ir ali com ar de quem queria e tinha medo de pedir?!! Além de que não teve nem de perto nem de longe o cuidado que eu tenho a subir e descer passeios! BangHead )

Actualmente e mesmo eu dizendo que não gosto ou que não faça ela continua a fazer o que quer e bem lhe apetece, porque ela é que sabe. Há umas semanas atrás eu fui a casa dela almoçar, depois tive de ir tratar um assunto do meu namorido e quando cheguei a casa a minha filha estava ao colo dela e mal me viu quis logo vir para mim, diz ela " Ai é assim, eu é que te aturo quase 10h, eu é que te dou de comer e antes preferes o colo da tua mãe do que o meu, sim senhora" . Aquilo meteu-me nojo e simplesmente lhe respondi MÃE É MÃE. (E RESPONDESTE TU MUITO BEM!!! Applause Esta nem comento! A sra que vá meter o ciumunho e a inveja num sitio que eu cá sei! Até parece que ela própria não foi mãe de bebés!!!)

Mãeaos30
Inserida em: Wednesday, July 09, 2008 12:00:29 AM

Membro desde: 4/1/2008
[Mãeaos30 wrote:]
[monicaamaro wrote:]
olha o meu menino vai ficar com a minha mãe qd for trb!
tem calma tens é que dar ordens para ela e ela tem que comprir,afinal a mãe és tu e ela só tem que fz as coisas a tua maneira e ñ a dela.
bjs e espero que corra tudo bem e até lá aproveita a tua menina e diz-lhe que ñ percisa de tar sempre a dz que vai para o pé dela pois tu sabes.

Desculpa o meu comentário, mas as nossas mães e sogras não são empregadas para cumprirem ordens ... e se prescindem do seu tempo e da sua liberdade para tomar conta dos netos, devem ser respeitadas por isso e nós devemos estar-lhes agradecidas.

E eu digo isto sem telhados de vidro: a minha filha vai ficar em casa com uma pessoa contratada para esse efeito, as avós vêm vê-la e passear com ela quando quiserem, sem obrigações.

Em parte tens toda a razão quando dizes que as mães e sogras não são nossas empregadas, mas acho que, e eu falo da minha sogra, não se devem achar que elas é que são as mães e a mãe é que é a avó. Dentro do bom senso elas tem de entender que se querem ficar com os netos não pode ser como elas querem ou bem lhes apetece.

No meu caso, quando estava em licença de maternidade ía muitas vezes a casa da minha sogra almoçar porque o meu namorido insistia nisso. Ainda não estava a estacionar já ela estava tipo cão à espera que nós parassemos o carro para ela ir buscar a neta, até aí tudo bem, depois quando chegava a casa pegava na miúda e fechava-se no quarto com ela e deixava-me na sala sozinha a ver Tv porque o filho ou ia fumar para a rua ou metia-se no outro quarto a ver TV. Depois quando chegava a hora de mamar tinha sempre espectador, até eu me sentia mal a dar de mamar à minha filha porque estava sempre com a cara coloda à cara da miúda para ver se mamava ou não quando esta se apercebia que a neta estava a terminar de mamar e eu começava a indireitar o soutien tirava-a logo dos meus braços para ela arrotar porque comigo podia engasgar-se.

Depois começou com a roupa, eu vestia a minha filha de uma forma e quando chegava a casa dela ela tirava-lhe a roupa mesmo à minha frente e vestia-a dela, e eu sem poder fazer nada porque não queria ter problemas com ninguém. Foi o meu erro e agora estou a pagar por isso. Ah, sem falar quando iamos todos dar uma passeio, ela nem sequer me deixava tocar no carrinho.

Actualmente e mesmo eu dizendo que não gosto ou que não faça ela continua a fazer o que quer e bem lhe apetece, porque ela é que sabe. Há umas semanas atrás eu fui a casa dela almoçar, depois tive de ir tratar um assunto do meu namorido e quando cheguei a casa a minha filha estava ao colo dela e mal me viu quis logo vir para mim, diz ela " Ai é assim, eu é que te aturo quase 10h, eu é que te dou de comer e antes preferes o colo da tua mãe do que o meu, sim senhora" . Aquilo meteu-me nojo e simplesmente lhe respondi MÃE É MÃE.

É claro que é... mas por isso mesmo é que se calhar essa solução não será a melhor.

Se calhar não me expliquei bem. Eu também tenho as minhas ideias sobre como tratar da minha filha (e partilho-as com o pai) e quero vê-las seguidas por quem ficar a tratar dela enquando eu estiver a trabalhar. Se não estiver satisfeita com a forma como isso é feito, altero a situação (no meu caso, mudo de empregada).

Se não estão contentes com a forma como a vossas mães ou sogras tratam dos vossos filhos, porquê insistir? Admito que seja por necessidade, mas nesse caso, acho difícil conseguir "dar ordens" (ou vê-las cumpridas).
sweetyfeisty
Inserida em: Wednesday, July 09, 2008 10:09:29 AM

Membro desde: 3/27/2008
Ola a todas!!

Estive a ler os vossos posts e realmente parece que a uma dada altura ou outra passei po isso tudo!!

Tenho 3 filhotes... 11, 8 e 5 (feitos hoje!!!) anos.

Deus, quantas discussoes tive!! - E os problemas resultantes disso... por vezes os meus filhotes respondem-me: "Mama, mas avo nao faz assim!" quando eu quero que facam algo sozinhos ou semelhante, ou "Mama, mas avo diz que aleijar pode-se dizer." quando eu QUERO que digam magoar, etc...

Quando chega ao ponto que influencia o futuro relacionamento entra Mae/Pai e os NOSSOS filhotes, temos mesmo que OPINAR ASSERTIVAMENTE!

Agora com a minha Bia (5 anos) e com o novo rebento que vai nascer (duma nova relacao), "aprendi" digamos... e os mais velhos a pouco e pouco vao perdendo certas coisitas, mas custa. E note-se, sempre estiveram comigo... com a minha mae nunca (porque ela trabalha, tem um restaurante), e estao com a minha futura ex-sogra alguns fds e ferias por ano... E quando ainda estava casada, tambem estavam juntos raramente, portanto imaginam a influencia que PODE ter!!

Quando nos apercebemosque as avos nao vao "seguir" os nossos desejos com os nossos filhos, na minha opiniao, temos que o dizer logo a partida, senao pode ser tarde demais!

Bjs

Madrinhas: Susanna DPP 05/10/08 Amy Lee Very Happy Ja nasceu!!!! - Dia 06/10/2008 às 17h22m com 2830 gr. Very HappyVery HappyVery Happy
Afilhadas: aritinha DPP 03/07/08 Francisco Very Happy Ja nasceu no dia 30/06/2008 as 00h41m com 3870kg e 50cm Very HappyVery HappyVery Happy

sm_36
Inserida em: Wednesday, July 09, 2008 10:09:55 AM

Membro desde: 1/31/2008
Se fosse por mim, acredita que já a tinha tirado de lá há imenso tempo, o problema é que o meu namorido diz que relativamente à roupa é pieguice minha e que não está para colocar a filha num infantário por causa das minhas infantilidades.

O que eu deveria ter feito logo de inicio, era ter colocado um travão mas como não queria arranjar problemas as coisas foram sucedendo e agora é assim. Mas, tenho esperança que um dia a minha vida mude radicalmente e aí vou-lhe mostrar como é que as coisas funcionam, até lá tenho de aguentar. Sad

Laura Sá Morais
Inserida em: Wednesday, July 09, 2008 10:25:13 AM

Membro desde: 2/13/2008
Numa coisa sm 36 tens razão e era o que havias ter feito é teres posto um travão desde o inicio, isso assim é que deve ser feito, por mais chatices que tenhas-mos, pq depois é tarde. Eu já disse a tráz vivi em casa da minha sogra durante ano e meio, não aconselho a ninguém, mas desde o principio pus a minha vontade e como devia ser feito ( disse ao meu marido e ele a custo aceitou e falou com os pai s como devia ser) se não ia embora, mas apesar de tudo tive muitas chatices e bem grandes e vou contar uma que na altura chocou-me: eu sai de casa para trabalhra por vonta da 8 horas da manhã, era uma 2ª feira e quanda ia para ai a 2 km lembrei-me que me tinha esquecido de uns papeis importantes para tratar nesse dia, demos meio volta ( eu e oe meu marido ) e fui a casa busca-los qual não foi o meu espanto que a minha sogra tinha entrado no meu quarto e tinha vestido o meu robe, fiquei atónica,cheguei ao carro branca e contei ao meu marido, a noite quando chegamos eu não disse nada, mas o meu marido falou com ela e deu-lhe um daqueles rapanetes que até a mim me custou a ouvir, mas merecia.

becas
Inserida em: Wednesday, July 09, 2008 11:26:03 AM

Membro desde: 9/27/2001
[sweetyfeisty wrote:]
Ola a todas!!

"Mama, mas avo diz que aleijar pode-se dizer." quando eu QUERO que digam magoar, etc...

Bjs

Só mesmo por curiosidade...qual o problema de dizer "aleijar"???
miosotis
Inserida em: Wednesday, July 09, 2008 11:38:42 AM

Membro desde: 2/27/2008
[becas wrote:]
[sweetyfeisty wrote:]
Ola a todas!!

"Mama, mas avo diz que aleijar pode-se dizer." quando eu QUERO que digam magoar, etc...

Bjs

Só mesmo por curiosidade...qual o problema de dizer "aleijar"???

Olá,

Eu por acaso também prefiro certas palavras a outras. Não há mal nenhum em dizer 'aleijar', a palavra existe, simplesmente eu acho que é uma palavra feia e é preferível utilizar 'magoar'. Por exemplo, não quero ensinar o meu filho a dizer 'chateado', prefiro que diga 'aborrecido', porque acho que devem aprender a falar bem e depois têm a vida toda para aprender a falar mal, mas pelo menos as bases ficaram lá.

Eu já institui uma série de palavras proibidas e exijo que respeitem a minha vontade, quem não o fizer só terá a perder pois passará menos tempo com o meu filho e nunca com ele sozinho. Uma das palavras que odeio é 'chicha', em vez de carne, sei que há muito quem a use aqui no forum e não quero ofender ninguém, na família do meu namorido também a usam - força para eles - agora não admito é que a usem em frente ao meu filho e que lha ensinem.

Sei que vou ter muito que corrigir na família dos meus sogros:
amandar
assentar-se
há-des
conjugações erradas de verbos
enfim...

Samsara
Inserida em: Wednesday, July 09, 2008 11:45:15 AM

Se fosse por mim, acredita que já a tinha tirado de lá há imenso tempo, o problema é que o meu namorido diz que relativamente à roupa é pieguice minha e que não está para colocar a filha num infantário por causa das minhas infantilidades.

O que eu deveria ter feito logo de inicio, era ter colocado um travão mas como não queria arranjar problemas as coisas foram sucedendo e agora é assim. Mas, tenho esperança que um dia a minha vida mude radicalmente e aí vou-lhe mostrar como é que as coisas funcionam, até lá tenho de aguentar. Sad

Uma sugestão que pode eventualmente resultar.. Já que o teu marido não cede, podes tentar chegar a um acordo com ele. Explicas que da mesma forma que ele não está disposto a certas coisas, tu não estás disposta a que a tua filha lá continue. Tens os teus motivos que são legítimos.

Porque não sentarem-se os dois, conversarem e tentarem encontrar uma solução que ambos aprovem, em que ambos façam concessões mas que seja tomada de comum acordo? Explica-lhe que, da mesma forma que tu não o podes forçar a nada, ele também não te pode impôr uma situação com a qual não te sentes bem.

Quer a solução passe por pôr a filhota num infantário/ama, quer passe por o teu marido se convencer de que certas coisas que te incomodam não são pieguices e começar ele próprio a impôr-se e a falar com ela, certamente que se lhe falares ao coração e ele tomar consciência das coisas, alguma solução há de surgir.

Boa sorte!

Alexandra
Clickem nas imagens!
Samsara
Inserida em: Wednesday, July 09, 2008 11:49:09 AM

Olá,

Eu por acaso também prefiro certas palavras a outras. Não há mal nenhum em dizer 'aleijar', a palavra existe, simplesmente eu acho que é uma palavra feia e é preferível utilizar 'magoar'. Por exemplo, não quero ensinar o meu filho a dizer 'chateado', prefiro que diga 'aborrecido', porque acho que devem aprender a falar bem e depois têm a vida toda para aprender a falar mal, mas pelo menos as bases ficaram lá.

Eu já institui uma série de palavras proibidas e exijo que respeitem a minha vontade, quem não o fizer só terá a perder pois passará menos tempo com o meu filho e nunca com ele sozinho. Uma das palavras que odeio é 'chicha', em vez de carne, sei que há muito quem a use aqui no forum e não quero ofender ninguém, na família do meu namorido também a usam - força para eles - agora não admito é que a usem em frente ao meu filho e que lha ensinem.

amandar
assentar-se
há-des
enfim...

Concordo contigo. Não sei se conseguiria impôr isso a terceiros, mas lá que iria sempre contrariar essa tendência, isso sem dúvida. E se conseguisse realmente impôr essa "regra" ao resto da família melhor, mas acho complicado e não sei até que ponto é que temos o direito de interferir com esse tipo de coisas. Ao fim e ao cabo, cada um fala como lhe apetece.

Mas quanto a evitar que os filhotes aprendam erros e calão, acho lindamente. É um bom princípio. Para aprenderem parvoíces já basta na escola..

Alexandra
Clickem nas imagens!
becas
Inserida em: Wednesday, July 09, 2008 12:30:18 PM

Membro desde: 9/27/2001
[Samsara wrote:]

Olá,

Eu já instituí uma série de palavras proibidas e exijo que respeitem a minha vontade, quem não o fizer só terá a perder pois passará menos tempo com o meu filho e nunca com ele sozinho. Uma das palavras que odeio é 'chicha', em vez de carne, sei que há muito quem a use aqui no forum e não quero ofender ninguém, na família do meu namorido também a usam - força para eles - agora não admito é que a usem em frente ao meu filho e que lha ensinem.

amandar
assentar-se
há-des
enfim...

Concordo contigo. Não sei se conseguiria impor isso a terceiros, mas lá que iria sempre contrariar essa tendência, isso sem dúvida. E se conseguisse realmente impor essa "regra" ao resto da família melhor, mas acho complicado e não sei até que ponto é que temos o direito de interferir com esse tipo de coisas. Ao fim e ao cabo, cada um fala como lhe apetece.

Mas quanto a evitar que os filhotes aprendam erros e calão, acho lindamente. É um bom princípio. Para aprenderem parvoíces já basta na escola..

Eu por acaso até sou professora de português...por isso falo com conhecimento de causa...
Este é um excelente exemplo de intolerância, infelizmente! Censurar os avós por dizerem palavras ou expressões que, sendo correctas, as mães acham "feias"? Por amor de Deus!!!! privar as crianças de estar com pessoas que podem ter muito a ensinar-lhes (sim, pq tratar dos animais, plantar batatas, limpar o pó tb são conhecimentos que enriquecem as crianças) porque dão pontapés na gramática? Por essa lógica, 80% das mães aqui do fórum são umas incompetentes! Já pararam um bocadinho para pensar que as crianças têm muitos modelos de linguagem e que não é por causa de os avós usarem determinados termos ou expressões (no limitadíssimo tempo que passam com eles, porque, pelos vistos, não são suficientemente cultos e instruídos) que os vão adoptar, autmomaticamente?
Por favor, haja bom senso!!!!
Já agora, corrigi os erros de ortografia nas mensagens acima citadas... só para que um dia os vossos filhos não escrevam mal por causa das mãezinhas...
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum