Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Fica com a avó quando for trabalhar... [Options] · [View]
Samsara
Inserida em: Wednesday, July 09, 2008 1:08:25 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 2/4/2008
becas, eu estava a referir-me a palavras e expressões erradas, não a sinónimos correctos. Também sou contra o calão no caso das crianças, e nesse aspecto acho que é um direito que assiste a todas as mães e pais.

Tal como referi no meu post, não acho que se tenha o direito de controlar a forma como as pessoas falam. Acho sim que se deve corrigir os erros (e agradeço a tua correcção - de facto não me estava a parecer muito bem assim escrito..), e que podemos sim pedir às pessoas para tentarem não usar expressões incorrectas ou ofensivas à frente das crianças. Da mesma maneira que ninguém ficaria chocado se pedisses para não dizerem m...rd.. à frente das crianças, não vejo grande diferença.

Mas tal como disse, acho que o essencial é serem os pais em casa a corrigir a criança.

Alexandra
Clickem nas imagens!
becas
Inserida em: Wednesday, July 09, 2008 1:21:42 PM

Membro desde: 9/27/2001
Ficou claro que tens uma posição moderada e peço desculpa se reagi com alguma intempestividade, mas a atitude da Miosotis, repito, parece-me ser de grande intolerância e já expliquei porquê. Claro que se alguém que contacte com as minhas filhas usar calão e expressões ofensivas vou chamar a atenção (ou evitar o contacto, se forem pessoas estranhas à família)! Por ex, as minhas filhas ficaram com uma empregada nos dois primeiros anos de vida e uma coisa que nós lhe pedimos para deixar de dizer foi "mijado/a". Para ela aquilo era normal, como nós dizemos "chichi", mas nós não gostávamos. Como era uma pessoa pouco instruída, dava muitos erros de português, mas isso já não dava para corrigir e não foi por isso que as minhas filhas, agora com 4 anos, a copiaram. Da mesma forma, a empregada que tenho agora tb dá erros de português mas eu tenho a certeza que a ofendia se a corrigisse, no fundo estava a humilhá-la...e mais uma vez não é por as miúdas a adorarem que aprendem com ela os erros de português (qd dizem erros, lá estamos nós para as corrigir). Se tenho esta consideração com as empregadas, a quem pago para tomar conta da casa e das minhas filhas, maior consideração vou ter pela avó dos meus filhos e mãe do meu marido!!!
Mas pronto, se calhar por ser bem mais velha que a maioria das mães aqui do fórum tenho outro distanciamento e uma diferente escala de prioridades...
miosotis
Inserida em: Wednesday, July 09, 2008 1:27:08 PM

Membro desde: 2/27/2008
[becas wrote:]

Eu por acaso até sou professora de português...por isso falo com conhecimento de causa...
Este é um excelente exemplo de intolerância, infelizmente! Censurar os avós por dizerem palavras ou expressões que, sendo correctas, as mães acham "feias"? Por amor de Deus!!!! privar as crianças de estar com pessoas que podem ter muito a ensinar-lhes (sim, pq tratar dos animais, plantar batatas, limpar o pó tb são conhecimentos que enriquecem as crianças) porque dão pontapés na gramática? Por essa lógica, 80% das mães aqui do fórum são umas incompetentes! Já pararam um bocadinho para pensar que as crianças têm muitos modelos de linguagem e que não é por causa de os avós usarem determinados termos ou expressões (no limitadíssimo tempo que passam com eles, porque, pelos vistos, não são suficientemente cultos e instruídos) que os vão adoptar, autmomaticamente?
Por favor, haja bom senso!!!!
Já agora, corrigi os erros de ortografia nas mensagens acima citadas... só para que um dia os vossos filhos não escrevam mal por causa das mãezinhas...

Ninguém disse o contrário, mas sim, vou corrigir aquilo que os avós, ou seja quem fôr, ensinarem mal ou expressões com as quais não concorde. O filho é meu e será educado da forma que eu e o pai entendermos, e estamos de acordo nesse assunto. Eu não dou erros ortográficos, felizmente, por isso essa carapuça não me serve. Parece-me que tu é que estás a ser intolerante e escusavas de fazer saber que és professora de português porque não era isso que estava aqui em causa.

becas
Inserida em: Wednesday, July 09, 2008 1:41:41 PM

A questão não está em corrigir as crianças, mas em corrigir os avós! E isso eu acho que é ofensivo sim! E intolerante também!
Se fiz saber que sou professora de português é porque o assunto tinha a ver com a norma linguística, obviamente. E se corrigi os erros ortográficos (porque a acentuação faz parte da ortografia, caso não saiba) foi mesmo para mostrar que não sabemos tudo nem estamos livres de cometer os erros que censuramos nos outros (lá está, a sabedoria da velhice...). A propósito, "fôr" também não acento, escreve-se "for". Professora de português
dixit, porque a mãe quer é que os filhos sejam felizes, com acentos ou sem elesSmile
miosotis
Inserida em: Wednesday, July 09, 2008 1:45:55 PM

(porque a acentuação faz parte da ortografia, caso não saiba) A propósito, "fôr" também não acento, escreve-se "for".

Claro que sei que a acentuação faz parte da gramática, mas há que distinguir entre gralhas e erros. No caso concreto foi uma gralha.
Quanto ao acento circunflexo, recuso-me a deixar de o usar porque quando eu aprendi a escrever na escola primária (se calhar até sou mais velha que tu) aprendi a escrever flôr, côr e fôr, tal como aprendi a escrever connosco, óptimo e Victor e, independentemente de quantos acordos ortográficos venham a haver, escreverei sempre como aprendi. Admito que seja teimosia.

miosotis
Inserida em: Wednesday, July 09, 2008 1:46:59 PM

A porque a mãe quer é que os filhos sejam felizes, com acentos ou sem elesSmile

Claro que sim, mas nem vi ninguém pôr isso em causa

evjsil
Inserida em: Wednesday, July 09, 2008 2:21:26 PM

Membro desde: 5/21/2008
Oh valha-me a santa.
Então não gosta da maneira como a sogra pensa cuidar da criança e mesmo assim vai la colocar a criança????
Se querem dar ordens, se querem fazer listas de exigencias é muito simples, abram os cordões á bolsinha e coloquem a criança num infantario, simples , eficaz não é é barato.

Eu ás vezes leio coisas que só penso que se fosse eu a sogra, quem não queria de forma alguma tomar conta da criancinha era eu...livraaaaaaaaaaaaa

Nunca discutas com um imbecil, ele faz-te descer ao nivel dele e depois ganha-te por experiencia
miosotis
Inserida em: Wednesday, July 09, 2008 2:30:05 PM

[evjsil wrote:]
Então não gosta da maneira como a sogra pensa cuidar da criança e mesmo assim vai la colocar a criança????
Se querem dar ordens, se querem fazer listas de exigencias é muito simples, abram os cordões á bolsinha e coloquem a criança num infantario, simples , eficaz não é é barato.

Concordo contigo e foi o que fiz! Bad Grin

Samsara
Inserida em: Wednesday, July 09, 2008 2:34:40 PM

Ficou claro que tens uma posição moderada e peço desculpa se reagi com alguma intempestividade, mas a atitude da Miosotis, repito, parece-me ser de grande intolerância e já expliquei porquê. Claro que se alguém que contacte com as minhas filhas usar calão e expressões ofensivas vou chamar a atenção (ou evitar o contacto, se forem pessoas estranhas à família)! Por ex, as minhas filhas ficaram com uma empregada nos dois primeiros anos de vida e uma coisa que nós lhe pedimos para deixar de dizer foi "mijado/a". Para ela aquilo era normal, como nós dizemos "chichi", mas nós não gostávamos. Como era uma pessoa pouco instruída, dava muitos erros de português, mas isso já não dava para corrigir e não foi por isso que as minhas filhas, agora com 4 anos, a copiaram. Da mesma forma, a empregada que tenho agora tb dá erros de português mas eu tenho a certeza que a ofendia se a corrigisse, no fundo estava a humilhá-la...e mais uma vez não é por as miúdas a adorarem que aprendem com ela os erros de português (qd dizem erros, lá estamos nós para as corrigir). Se tenho esta consideração com as empregadas, a quem pago para tomar conta da casa e das minhas filhas, maior consideração vou ter pela avó dos meus filhos e mãe do meu marido!!!
Mas pronto, se calhar por ser bem mais velha que a maioria das mães aqui do fórum tenho outro distanciamento e uma diferente escala de prioridades...

Não tens que te desculpar, eu percebi o que quiseste dizer, achei foi que era melhor clarificar o que tinha dito Wink

De facto também tive empregadas em casa da minha mãe que falavam pessimamente português! Mas nunca a minha mãe as corrigiu, claro. Também não foi por isso que fiquei a falar pior, porque tinha dois bons exemplos em casa (os meus pais), e a restante família era toda instruída e não eram nada dados a calão nem a asneiras. Já eu, hoje em dia, sou muito asneirenta (influência do marido que é do norte lool), mas logicamente à frente de crianças não utilizo esse tipo de linguagem.

Os miúdos imitam tudo, sobretudo o que lhes soa a exotismo lol. Sem exageros, compreendo essa preocupação em algumas mamãs.

Realmente eu ainda sou novinha (23 anos), e digo muitas vezes que não sou mãe, e como tal só vou saber qual será a minha postura quando estiver perante situações concretas com um filho. Vou formando as minhas ideias, mas serão apenas guias quando chegar a altura de ser mãe.

Às vezes a ânsia de fazer um "bom trabalho" com a educação dos nossos filhos, de não deixar passar erros, pode tornar-se excessiva. Algum distanciamento ajuda nessas coisas, penso eu.

Alexandra
Clickem nas imagens!
Samsara
Inserida em: Wednesday, July 09, 2008 2:42:24 PM

[miosotis wrote:]

Quanto ao acento circunflexo, recuso-me a deixar de o usar porque quando eu aprendi a escrever na escola primária (se calhar até sou mais velha que tu) aprendi a escrever flôr, côr e fôr, tal como aprendi a escrever connosco, óptimo e Victor e, independentemente de quantos acordos ortográficos venham a haver, escreverei sempre como aprendi. Admito que seja teimosia.

Este é outro tema engraçado. Eu também nunca deixarei de escrever como aprendi na escola, por muitos acordos que façam. Até porque sou de opinião que a língua mãe é a nossa, e como tal, jamais deveria ser alterada em função da forma como os palops a utilizam. As línguas devem, na minha opinião, evoluir de acordo com o uso corrente que dela é feito, mas no seu país de origem, não nos países para os quais foi "exportada"!

Das duas uma: ou deixam a língua evoluir naturalmente em cada um dos países, ou então criam sim um acordo, mas em que a norma passa a ser o português de Portugal, a língua-mãe (também não concordo com esta segunda opção, mas sempre é melhor do que o assassinato da língua que estão a fazer..).

Como será com os vossos filhos? Vocês aprenderam de uma forma, eles na escola irão aprender de outra. Acham que os irão corrigir inadvertidamente, ou será mais ao contrário? Deve ser um pouco confuso..

Pior ainda para aqueles que já frequentam a escola, que aprenderam de uma determinada forma e agora terão de assimilar outra..

Quanto aos erros, cada vez cometo mais, pelo simples facto de que ultimamente pululam por aí em tudo quanto é sítio: na comunicação social, na boca do povo, até mesmo em livros e em traduções. Às tantas acabamos por assimilar o erro, e por imitar inadvertidamente. Tento corrigir, mas confesso que às vezes dou comigo a não saber qual a forma correcta, o que há uns anos seria impensável Confused

Alexandra
Clickem nas imagens!
evjsil
Inserida em: Wednesday, July 09, 2008 3:06:35 PM

Concordo contigo e foi o que fiz! Bad Grin

Ora nem mais.

Os avós já fizeram a missão deles , criar e educar os seus proprios filhos, agora cabe aos filhos fazerem o mesmo com as suas próprias crias.
Eu sei que a minha mãe irá fazer o favor de me "estragar" o meu filho com guloseimas fora de horas, sestas fora de horas, vai-lhe passar a mão no pêlo quando eu ralhar (nem que seja ás minhas escondidas) vai sempre achar que a criança esta magrinha (ainda que esteja um pote), eu sei que o fará por puro amor, é errado é obvio que é, se quero o meu filho criado por ela sabendo que é assim que ela o vai fazer? é obvio que não, por isso infantario com ele que as crianças precisam de sociabilizar com outras crianças.
Os avós tem o direito de poder disfrutar dos seus netos enquanto avós.
Das lembranças mais doces que tenho da infancia era quando a minha avó me dava toucinho (e outras coisas que tais que a mim mãe se passava) ás escondidas da minha mãe e eu ate lambia os beiços. saudades da minha avó...
Na minha opinião os avós devem ser isso mesmo avós, e é impossivel uma avó não "estragar" de mimo um neto, é pa deixem-nos lá poder disfrutar desse seu estatuto.
POr isso é que sou totalmente contra crianças educadas em casa dos avós.

Nunca discutas com um imbecil, ele faz-te descer ao nivel dele e depois ganha-te por experiencia
TSRS
Inserida em: Wednesday, July 09, 2008 7:29:29 PM

Membro desde: 6/19/2008
BOM SENSO?! eu leio em certas mensagens aqui escritas e muita imcompreensao! afinal este é um forum de trocas de ideias conselhos desabafos etc?...ou um campo de batalha? em vez de respeitar a opiniao alheia e dar a sua (sem ofender ou repudiar os desabafos aqui partilhados em confidencia e coraçao aberto), vêm aqui escrever testemunhos de atestados de estupidez, gozando com os desabafos alheios e suas autoras?!??!?! E para quem falar em "abrir os cordoes a bolsa", mais respeito pelas pessoas que nao o podem fazer!lembrem-se que toda gente tem telhados de vidro..............Que tal ficarem bem caladinhas?!?!?han?!?!? "para dizer m.... mais vale ficar calado!"
bolotinha
Inserida em: Thursday, July 10, 2008 12:22:58 AM

Membro desde: 9/1/2007
Se eu pudesse, não hesitava nem um segundo em deixar de trabalhar para cuidar a 100% a minha filha. Há quem possa fazer isso, há quem possa pagar a empregadas ou infantários e há quem não tenha alternativa a não ser deixar com os avós.
E aí dizem, então porque os tiveram se não têm dinheiro para os criar, sem ser deixando nos avós? Acho que essa a pergunta nem é preciso responder...

sunrise
Inserida em: Thursday, July 10, 2008 9:11:55 AM

Membro desde: 12/10/2007
[bolotinha wrote:]
Se eu pudesse, não hesitava nem um segundo em deixar de trabalhar para cuidar a 100% a minha filha. Há quem possa fazer isso, há quem possa pagar a empregadas ou infantários e há quem não tenha alternativa a não ser deixar com os avós.
E aí dizem, então porque os tiveram se não têm dinheiro para os criar, sem ser deixando nos avós? Acho que essa a pergunta nem é preciso responder...

Não precisas ficar triste por isso. Não podes, pois não? Mas ainda bem tens quem fique com ela... Claro que terás que fazer cedências, mas, passado o período de adaptação vais ver que tudo vai correr bem. É como já disse atrás ... até pode ser que te surpreendas e a tua sogra esteja constantemente a ligar a a perguntar se dá isto ou aquilo a menina.

Eu não trocaria a casa da minha mãe por nenhum infantário (se bem que aquilo parece mesmo um Very Happy). Com a vantagem de não ter de faltar ao emprego quando eles estão doentinhos ...

SE não tens outra opção, o melhor e veres o lado positivo e tentar levar as coisas da melhor maneira ...

becas
Inserida em: Thursday, July 10, 2008 10:40:35 AM

(porque a acentuação faz parte da ortografia, caso não saiba) A propósito, "fôr" também não acento, escreve-se "for".

Claro que sei que a acentuação faz parte da gramática, mas há que distinguir entre gralhas e erros. No caso concreto foi uma gralha.

Isto não tem nada a ver com o tópico inicial e por mim o assunto está encerrado, mas já que fui censurada por "puxar dos galões" enquanto professora de português, não posso deixar passar o que é, manifestamente, um equívoco. Palavras como "For", "cor", "flor" na actual norma ortográfica (sem o célebre acordo que, por sinal, ainda nem está em vigor) não têm acento gráfico e isto já há várias décadas (pelo menos desde os anos 50 ou 60). Basta consultar qualquer gramática para verificar isso.
"Venham a haver" é um erro que convém corrigir, porque eu farto-me de lutar para que os meus alunos compreendam que o verbo haver, no sentido de existir (ou seja, quando não é auxiliar) é defectivo, conjuga-se apenas na 3ª pessoa do singular, quer quando o verbo é usado sozinho quer quando é usado com outro verbo (como neste caso - vir a haver).
Humildade, portanto...todos nós erramos e mesmo eu, com tantos anos de ensino, por vezes tenho dúvidas...
evjsil
Inserida em: Thursday, July 10, 2008 10:52:03 AM

Ai valha-me deus.

Eu francamente até me passo com algumas coisas, (ja para não falar na escrita de algumas ).

Mas desde quando é que ter filhos é uma obrigação? Olha que isto...Tiveram as criancinhas porque quiseram, se não tem dinheiro para o basico da educação da criança pensassem nisso antes de as ter.
Quer dizer, o que importa é parir, o dinheiro nunca importa, depois tem alguem que vos faz o FAVOR, (sim favor, só em mentes mal agradecidas é que a avó abdicar do seu tempo e do seu sossego para tomar conta do neto é obrigação) e aínda tem a latosa de ir com exigencias e listas de obrigação? ...é pá tenham é alguma humildade e gratidão antes de falar de quem de BORLA , vos toma conta dos filhos. é que se não tem dinheiro para a creche piem é baixinho ou se a avó no seu direito não esta para aturar as vossas paranoias quero ver onde é que enfiam a criança.

miosotis
Inserida em: Thursday, July 10, 2008 11:48:25 AM

"Venham a haver" é um erro que convém corrigir, porque eu farto-me de lutar para que os meus alunos compreendam que o verbo haver, no sentido de existir (ou seja, quando não é auxiliar) é defectivo, conjuga-se apenas na 3ª pessoa do singular, quer quando o verbo é usado sozinho quer quando é usado com outro verbo (como neste caso - vir a haver).
Humildade, portanto...todos nós erramos e mesmo eu, com tantos anos de ensino, por vezes tenho dúvidas...

Minha querida, tens toda a razão quanto à conjugação do verbo Haver e eu sei disso, escrevi realmente mal. Humildade é coisa que não me falta, está descansada.

Quanto à questão do acento circunflexo, volto a dizer que foi assim que aprendi em 1980, se já estava incorrecto na altura não sei, mas era assim que se escrevia na minha escola primária. Se continuares a duvidar e quiseres realmente confirmar até posso ir buscar os meus cadernos e livros da 1ª classe a casa da minha mãe. Wink

Eleonora
Inserida em: Thursday, July 10, 2008 7:18:13 PM

Membro desde: 6/1/2008
Ai valha-me deus.

Eu francamente até me passo com algumas coisas, (ja para não falar na escrita de algumas ).

Mas desde quando é que ter filhos é uma obrigação? Olha que isto...Tiveram as criancinhas porque quiseram, se não tem dinheiro para o basico da educação da criança pensassem nisso antes de as ter.
Quer dizer, o que importa é parir, o dinheiro nunca importa, depois tem alguem que vos faz o FAVOR, (sim favor, só em mentes mal agradecidas é que a avó abdicar do seu tempo e do seu sossego para tomar conta do neto é obrigação) e aínda tem a latosa de ir com exigencias e listas de obrigação? ...é pá tenham é alguma humildade e gratidão antes de falar de quem de BORLA , vos toma conta dos filhos. é que se não tem dinheiro para a creche piem é baixinho ou se a avó no seu direito não esta para aturar as vossas paranoias quero ver onde é que enfiam a criança.

clap clap clap clap
Eleonora
Inserida em: Thursday, July 10, 2008 7:33:06 PM

Membro desde: 6/1/2008
[TSRS wrote:]
BOM SENSO?! eu leio em certas mensagens aqui escritas e muita imcompreensao! afinal este é um forum de trocas de ideias conselhos desabafos etc?...ou um campo de batalha? em vez de respeitar a opiniao alheia e dar a sua (sem ofender ou repudiar os desabafos aqui partilhados em confidencia e coraçao aberto), vêm aqui escrever testemunhos de atestados de estupidez, gozando com os desabafos alheios e suas autoras?!??!?! E para quem falar em "abrir os cordoes a bolsa", mais respeito pelas pessoas que nao o podem fazer!lembrem-se que toda gente tem telhados de vidro..............Que tal ficarem bem caladinhas?!?!?han?!?!? "para dizer m.... mais vale ficar calado!"

Pessoalmente afligem-me certos testemunhos. Às vezes parece que ainda estamos na Idade Média, " o meu marido n quer","n quero arranjar problemas", " o meu marido já me disse que...".
Mas que raio de mulheres são estas? Nao trabalham? Não ganham o vosso dinheiro?
Outra coisa que me faz confusão, as sogras só se tornaram monstros depois da crianças nascerem? E vocês casaram com homens que defendem as mãezinhas porquê?
Eu ainda não estou grávida e o meu marido e eu já abordámos as linha gerais da educaçao do mini us. Se nao chegarmos a acordo, e felizmente não temos tido problemas, não há filhos para ninguém.
E já agora TSRS se nao têm dinheiro para ter filhos, esperem até terem a vossa vida mais organizada.
TSRS
Inserida em: Thursday, July 10, 2008 7:57:18 PM

Membro desde: 6/19/2008
[Eleonora wrote:]
[TSRS wrote:]

Pessoalmente afligem-me certos testemunhos. Às vezes parece que ainda estamos na Idade Média, " o meu marido n quer","n quero arranjar problemas", " o meu marido já me disse que...".
Mas que raio de mulheres são estas? Nao trabalham? Não ganham o vosso dinheiro?
Outra coisa que me faz confusão, as sogras só se tornaram monstros depois da crianças nascerem? E vocês casaram com homens que defendem as mãezinhas porquê?
Eu ainda não estou grávida e o meu marido e eu já abordámos as linha gerais da educaçao do mini us. Se nao chegarmos a acordo, e felizmente não temos tido problemas, não há filhos para ninguém.
E já agora TSRS se nao têm dinheiro para ter filhos, esperem até terem a vossa vida mais organizada.

ola mamãs...1º eleonora, quem te disse que EU nao tenho dinheiro para sutentar o meu filho?! lembra-te que aqui apenas vês a minha alcunnha...se soubesses quem na realidade sou, fechavas a boquinha!!! dinheiro nao me falta, tanto que me DOU AO LUXO DE NAO TRABALHAR E FICAR COM O MEU FILHOTE EM CASA!!! falei em defesa da bolotinha que ja foi aqui muito injustiçada, e ridicularisada(mais uma vez por ti) por nao ter dinheiro para meter o filho num infantario, isso é de pessoas com nenhum civismo e falta de compreensao com as dificuladdes alheias e nem deviam de partilhar de um forum como este que serve para nós MÃES nos ajudar-mos mutuamente! como vês tenho bastante dinheiro(nao digo isto para humilhar ninguem apenas para esclarecer a nossa querida amiga eleonora) e mesmo assim nao enxovalho pessoas como a bolotinha que tem que ter o filhote com a sogra por nao ter possibilidades para o meter num infantario...se só os ricos podem ter filhos(para depois os meterem em infantarios privados e ficarem em spas a tratar da beleza, etc) onde vamos nós parar?!han!? AMOR NAO SE PAGA! mas ja vi que algumas pessoas pensam que o amor de avó deve ser pago! MENINAS LEMBREM-SE DE DAR UNS TROQUINHOS AS VOSSAS SOGRAS POR FAZEREM O ENORME FAVOR DE CUIDAR DE UM NETO, SANGUE DO SEU SANGUE..........................tristezas...bolotinha és uma grande mulher sim, por lutares pela educaçao do teu filhote e por mesmo de coraçao apertado deixares o teu filhote com uma pessoa que nao respeita os teus ideais de MULHER E MÃE!
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum