Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Não come o 2º prato [Options] · [View]
ica
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 10:38:58 AM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 7/7/2004
Gostava muito de ouvir experiencias de mamãs que tem filhos com mais de 2/3 anos e ainda não comem o 2º prato.

O meu é assim mesmo. Come solidos, pois come banana, bolachas, pão, chocolate, bolos, mas o 2º prato nem lhe toca. Nem massas, nem arroz, as batatas fritas de pacote ainda debica, mas não é grande apreciador.

Os almoços e jantares, são sempre sopa com tudo lá dentro, carne ou peixe, e legumes variados.

Ele não está mal de peso, apesar de ser magrito. Tem 3 anos e 9 meses e pesa cerca de 15, 800Kg. Esteve sempre no percentil 50 no peso, mas como em altura está no 75, parece mais magro do que na realidade é.

O que queria saber é se há mamãs com filhos que tiveram uma história parecida com a minha e que de repente começaram a comer?

Como foi? como aconteceu? utilizaram algum método especial? com que idade começaram a comer normalmente?

Ou se há mamãs que ainda tem e como estão a combater essa situação. estão preocupadas? ou deixam andar?

Please , se houver alguém por aí que me deixe o seu testemunho fico mto agradecida

Bjs

Ica

Afilhada: Sufiland
[Sponsor]
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 10:38:58 AM

[]
Nicky
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 10:45:13 AM

Membro desde: 6/23/2005
Olá Ica,

como eu te entendo!! a minhya filha tem 2 anos e 7 meses e tambem nao come o 2ª prato, pode comer 3 ou 4 colheres e depois nao quer mais! Come sopa com tudo lá dentro tb e tem que ser tudo passadinho!!
Ela tb nunca comeu bem! e a sopa é preciso contar sempre historias para comer!
ele tá a tomar vitaminas mas nunca fizeram grande efeito. O que o pediatra disse era para lhe dar 1º os sólidos e depois a sopa, é o que tenho feito, mas mesmo assim ela por natureza nao come muito. Podes experimentar!
Nesha
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 10:55:18 AM

Membro desde: 1/26/2008
Mas ele não come mesmo 2º prato ou come na creche e não come em casa?

É que a minha na Ama come que se farta, vê os outros a comer é um vê se te avias... Já em casa é sempre o mesmo martírio, até só com a sopa Sad

Prendas e ofertas
Desde Molduras a Caixas de chá ou para as cápsulas Nespresso:
www.cordossentidos.blogspot.com
Artesanato Infantil
Placas de Porta, Caixas de Recordações, Porta Fraldas, Molduras:
www.pingosnobabete.blogspot.com

ica
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 11:05:02 AM

Nicky -pelo menos a tua come 3 ou 4 colheres, o meu nem 1 come.

A sopa ele come bem não rejeita normalmente, a não ser que esteja mais doentito, mas isso é normal.

Nesha - O gajo é mesmo teimoso na escola não almoça, excepto quando são douradinhos, mas n come o arroz.
Na escola ele não come a sopa, nem o 2º prato. Mas lancha.

Não sei se tem a ver com os sabores serem diferentes dos de casa. Falei com o pediatra sobre isto e como o peso dele se mantém no percentil 50, ele n está mto preocupado, diz para continuar a insistir no 2º prato e perguntou-me se alguma vez já tinha visto um adulto a comer comida passada?

Diz que com o tempo vai lá. MAs isto foi à uns 6 meses atrás, ultima consulta com o pediatra. Agora vou lá aos 4 anos e vou voltar a falar. Já tentamos dar-lhe vitaminas, mas n resulta.

Claro que quando chega a casa depois de lanchar na escola, ainda come uma papa, come um yogurte, e à noite come a sopa, fruta e antes de ir para a cama bebe um leitecom chocolate e come 1 pão com manteiga. às vezes ainda pede um danoninho.

O pai teve o mesmo problema. Até aos 4 anos praticamente só bebia leite, tudo o que comia vomitava. Agora, bem que podia emagrecer um bocadinhAngel Smile Smile

Acho que o miudo sai ao pai

Bjs

Ica

sonia&david
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 11:35:58 AM

Membro desde: 5/9/2006
olá

ora cá venho eu juntar-me ao "clube" ( quantos post já fiz com o mesmo tema d'oh! d'oh! d'oh! d'oh! )
podiamos partilhar experiencias, que dizes?

o meu em casa, só sopa. a unica coisa que come são as tatas ( batatas fritas, esperto o puto, não é )d'oh! d'oh! d'oh!
na escola, já levei uns recados que é o unico que nao come o 2º prato ( parece que sou uma mae desnaturada), só come misturado com a sopa ( as meninas de lá devem passar-se por ter mais um trabalhinho )

bem, se queres saber, depois de falar com o pediatra, já não levo a coisa tão a peito, afinal antes dos 20 anos há-de comer sólidos Sick Sick

estou a brincar, mas é de facto algo que me preocupa bastante, tambem nao sei que fazer, vou insistindo, sem fazer das refeiçoes uma zona de guerra

vamos esperar que alguem nos dê umas dicas porreiras

jokas
sonia

És a luz que ilumina o meu caminho ....

sonia&david
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 11:41:38 AM

a unica coisa que comeu comigo, foi na 6º feira na festa da escola dele, pegou num rissol daqueles pequenos e deu umas trincas, ate fiquei de boca aberta a olhar, sem dizer nada

sarapf
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 12:01:13 PM

Membro desde: 6/9/2008
Olá mamãs....
Desculpem se vou dizer uma barbaridade , mas porque é que não dão os sólidos em primeiro lugar???

A minha mafy tem 10m , eu antes da sopa dou-lhe pedaços de frango ou peixe,e quando começa a cuspir porque já não quer mais, coloco o restante na sopa e assim come os sólidos á mesma mas na sopa.
Ao lanche dou-lhe banana que não é completamente esmagada e ela come bem os pedaços.
pode ser da diferença de idades, mas é assim que tenho feito e a pequena come.
Sei que não podem por um segundo prato dentro da sopa, mas podem tentar dar em 1º lugar.

http://world8.monstersgame.com.pt/?ac=vid&vid=163079852
vlgr
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 2:13:17 PM

Membro desde: 5/4/2007
Ai! Como vos entendo!!!
O Gui nao come nada do 2º prato, da-lhe vómitosConfused Confused
Falei com o pediatra e ele nao me deu solução, ou melhor até deu disse para nao lhe dar nada que ele com a fome comia, acham nem pensar alguma vez ia por o meu filho sem comer.....
Que se lixe o 2º prato algum dia ha-de comer......
Come um bom prato de sopa passada( nao pode ter nenhum pedassinho se não, Vomita!!!!), fruta passada, iogurtes, pão, chocolate, bolachas nao gosta muito, batatas fritas mas só de pacote.....
Em fim solução nao tenho vou ver se aparece aqui alguma.......

andreiamorais
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 2:39:29 PM
Ranking: Member

Membro desde: 2/15/2008
O meu filho têm um ano e já estou a ver que vai pelo mesmo caminho. Tambem já tentei dar lhe comida solida, como peixinho, frango, arroz, massas e ele rejeita por completo. Engasga-se todo!! Lá vai comendo bolachas, pao e chupa as batatas! deve ser do sal.

Eu acho que devemos ir tentanto, porque eles tem que aprender a comer. A minha Pediatra disse uma coisa engraçada! Disse para nao me preocupar , eles vao se habituar e depois só lá para os 80 anos é que voltam a comer comida passadinha.Smile Smile

beijos
ica
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 2:46:25 PM

Ai meninas é tão bom não estarmos sozinhos nisto.

Sónia - Claro que acho optima ideia, aproveitarmos este espaço para partilhar experiencias. range">na escola, já levei uns recados que é o unico que nao come o 2º prato ( parece que sou uma mae desnaturada), só come misturado com a sopa ( as meninas de lá devem passar-se por ter mais um trabalhinho )[/color] tal e qual com a diferença que o meu nem misturado com a sopa. O meu nem a sopa da escola come. Como disse só come qd é o douradinho.
range">estou a brincar, mas é de facto algo que me preocupa bastante, tambem nao sei que fazer, vou insistindo, sem fazer das refeiçoes uma zona de guerra pois eu também

vlgr - [color=orange]Falei com o pediatra e ele nao me deu solução, ou melhor até deu disse para nao lhe dar nada que ele com a fome comia, acham nem pensar alguma vez ia por o meu filho sem comer
..... Sabes já muita gente me falou desta tactica e nunca a experimentei porque penso como tu.

Contudo agora vou entrar de férias e queria ver se insistia neste impasse, não sei bem como, mas até já pensei nessa possibilidade. Durante um dia qd ele tiver fome, apresentar sempre o 2º prato. Enfim, vamos ver se tenho coragem.

O peso dos vossos meninos está bem?

Bjs

Ica

Djerba
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 2:50:15 PM

Membro desde: 11/2/2004
O meu menino é boa boca, mas em casa não come sopa nem por nada... ja na ama come tudo!

Honestamente, eu tb não quero fazer nenhum campo de batalha, pois ele como a sopa ao almoço e ao jantar come bastantes legumes q devem compensar!

Mas o q eu acho é q eles tb fazem o q vem fazer... e como noa nao comemos sopa.. ele tb não!

MJ & G
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 3:34:34 PM

Membro desde: 9/6/2007
Olá amiga,

Como sabes, estamos no mesmo barco.Neutral

O meu tb. n come o 2º prato, mas às vezes come arroz, se eu tentar pôr carne no meio do arroz ele nota logo e deixa de comer. Manias.

Já tentei começar pelo 2º prato mas não resultou.

Tb ando preocupada e não sei como ultrapassar esta questão.

Já tentaste reduzir a quantidade da sopa ou espaçar o tempo entre a sopa e o 2º prato?

Pq temos filhos tão complicados?

Bjs

scspereira
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 4:06:01 PM

Membro desde: 11/3/2005
Olá a todas,

Há dias coloquei um post no tema "nutrição" exactamente com o mesmo assunto, pois achava que estava sozinha nesta batalha, agora sinto-me mais confortada por saber que não.
Com o Guilherme acontece a mesma coisa, também já me fizeram queixa na escola que ele não come o 2º prato, mas no caso dele é pura malandrice. Desde a semana passada que estamos numa batalha para ver quem vai vencer a guerra Smile. Depois de pesquisar na net sobre o tema e ler muito, decide experimentar esta táctica (temos que ser muito fortes pois acreditem que custa muito):
1 - não come nada desde que chega da escolinha até à hora da refeição,
2 - na hora da refeição dou-lhe o mesmo que nós estamos a comer,
3 - não o obrigo a comer simplesmente pergunto 2 ou 3 vezes se ele quer mais,
4 - come 2 ou 3 garfadas e diz que não quer mais, tudo bem não quer não come mas não lhe dou iogurtes ou bolachas, a única coisa que lhe dou é o leitinho antes de se deitar
Custa muito os 1ºs dias mas tenho vindo a notar progressos, poucos mas alguns progressos. Em relação à sopa, já a come ser ser passada.
Eles são muito espertos e se lhe damos uma alternativa ao 2º prato eles vão sempre tentar fintar-nos. Acho que o truque é não fazer das refeições uma guerra, porque se eles teimarem que não comem não à forma de obriga-los a comer.

Espero ter ajudado, vou dando notícias sobre este desafio.

Bjs

Sandra

rital
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 4:19:15 PM

Membro desde: 6/6/2005
Aqui fica a minha experiência: o meu piolho tb só comia sopa passada, com a carne ou o peixe, 2º prata era mentira. Foi para a escola com 2 anos e rapidamente começaram a fazer o mm que eu, pq ele nao comia mesmo.
Em Janeiro, ou Dezembro, não me lembro bem, com 2 anos e 9 meses, a educadora disse: "Vamos pô-lo a comer o 2º prato? Nós insitimos aqui e a mãe insiste em casa." Eu respondi que sim, mas fiquei com o coração apertado só de pensar no que se iria passar na escola. Falei com ele, disse que na escola todos os meninos comiam, que era bom, e que ele tb ia comer, que podia comer pouco, etc. Lembrei-me de usar a arma secreta das mães: Se comeres o 2º prato na escola, dou-te um carrinho novo!!!
E assim foi, avisei na escola que se ele comesse ganhava um carrinho, elas usaram o trunfo na hora da refeição, e ele comeu um bocadinho, contra a vontade dele, mas sem chorar.
Lembro-me que recebeu 3 carrinhos (em 3 dias) e daí para a frente correu tudo sobre rodas, rapidamente começou a comer tão bem ou melhor que outros.
Em casa continua a comer a carne e o peixe na sopa, não consigo que comigo coma o 2º prato, mas já deixei de me ralar. Qd gosta come um bocadinho, é ele mm que pede, mas só arroz, massa, batatas ou legumes, carne e peixe é mentira. Mm assim estamos a evoluir, já come uma parte.

O truque é relaxar, eles chegam lá. O mm se passou com as fraldas. Demorou, mas foi.

Bjs,

Rita
bekas
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 5:19:22 PM

Membro desde: 10/1/2007
ola mamas
a minha filhota por volta dos 9,5 meses começou a querer do nosso comer..entao perguntei a opiniao a medica que aconselhou a iniciar o 2º prato..ok..ate ai tudo bem...mas a garota so come o 2º prato se lho der antes da sopa..entao come 2º prato + sopa + fruta..
ha alturas em que nao quer a fruta e eu nao insisto..ela come 2 a 3 peças por dia por isso + uma - uma nao vou por ai..
o segredo esta ai..2º prato em 1º lugar..isto no caso da minha claro..mesmo assim tem dias em que nao quer mais do 2º prato e eu dou a sopa e depois de acabar a sopa volto a insistir com o 2º prato e ela la come..a sensaçao que me da é que ela e preguiçosa e cansa-se de mastigar..
ha dias em que nao quer a sopa mas se comeu bem os legumes e restante conduto nao insisto com a sopa..paciencia..
cada bebe tem o seu ritmo..a minha ja comeu muito bem agora come menos bem..nao posso dizer que coma mal pois ja tomei conhecimento de coisas piores..
mama, ele ja tem idade para entender as coisas melhor por isso experimenta dares uma compensaçao se ele comer bem...por exemplo um carrinho como fez a outra mama ou outra coisa do genero..mas claro que deves fazer isso com peso e medida senao qualquer dia eles so comem na base da chantagem...d'oh! eles sao muito espertos..la isso sao..

ja agora sera que me podem indicar a quantidade normal de arroz ou massa ou legumes que eles devem ingerir???
a minha come 150ml a 170ml de sopa...o 2º prato dou 2 colheres de sopa de arroz cozido ou massa + 30/40 gr de carne ou peixe..acham que deveria dar menos sopa e mais arroz??

obrigada

xanaedani
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 6:11:45 PM

Membro desde: 3/20/2006
ola

tb me junto ao clube. o dani ja fez 3 anos em março e nada de 2º prato. sopinha bem passada e sem bocados senao la vem tudo fora.
claro q guloseimas ele come. so achoq deve ser mesmo teimosia pq ele na escolinha come tudo ou quase sempre come a sopa e o prato e tudinho pela mao dele.
o pediatra so diz q nao conhece adultos q so comam comida passada pelo q eu tenho mais em q pensar do q numa coisa q se vai resolver por si so.

bjs
ica
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 7:21:41 AM

[xanaedani wrote:]
ola

tb me junto ao clube. o dani ja fez 3 anos em março e nada de 2º prato. sopinha bem passada e sem bocados senao la vem tudo fora.
claro q guloseimas ele come. so achoq deve ser mesmo teimosia pq ele na escolinha come tudo ou quase sempre come a sopa e o prato e tudinho pela mao dele.
o pediatra so diz q nao conhece adultos q so comam comida passada pelo q eu tenho mais em q pensar do q numa coisa q se vai resolver por si so.

bjs

Eu ficaria menos preocupada se o meu comesse na escola. É que o meu na escola até a sopa rejeita. Fica literalmente sem comer.

Bjs

Ica

sonia&david
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 2:06:37 PM

e fruta?

o meu na escola só come cozida. (mais uma vez me disseram que era o unico, que os outros comiam crua )
é melhor comer cozida, que não comer, não é - respondi logo
ele ate podia não gostar de fruta

mas lá está, em casa não come sequer.

ica
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 2:29:38 PM

[sonia&david wrote:]
e fruta?o meu na escola só come cozida. (mais uma vez me disseram que era o unico, que os outros comiam crua )
é melhor comer cozida, que não comer, não é - respondi logo
ele ate podia não gostar de frutamas lá está, em casa não come sequer.

O meu só come banana de fruta. MAs dantes comia meloa, pera e maçã (cozida). Deixou de comer estas frutas há bastante tempo e nem sequer tenta provar outras. Por isso fico pela banana. Para variar e não ser bananas todos os dias , dou-lhe aqueles boiões de fruta da nestlé ou bledine que aceita bem.

De manhã na escola, todos comem fruta e ele come sempre umas bolachas que eu lhe mando. Às vezes quando há aniversários, come o bolo de anos (que tb gosta). Na escola come já disse qd é douradinhos come 1 ou 2, mas o acompanhamento não come. MAs à tarde come o pão com doce ou manteiga e bebe o leite ou yogurte.

Não adianta começar pelo 2º prato, já tentei e é igual. Também não tem resultado a chantagem de comprar o presente. Utilizo essa chantagem tb para o coco na sanita e ainda n consegui. Por isso o rapaz n aceita chantagens.Smile Smile Smile Tem uma personalidade muito forteBrick wall Brick wall Brick wall

Combinei com a educadora qd entrarmos agora em setembro que vou lá eu à hora do almoço ver se lhe consigo dar a sopa. Vamos ver como resulta.

Ica

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum