Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Como escolher o nome ? Contem-me lá... [Options] · [View]
regidio
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 10:52:15 AM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 6/17/2008
Ola! Normalmente assim que sabemos o sexo começamos a pensar no nome certo ?
Agora em cada um dos bebes eu escolhi o nome de forma diferente. O Guilherme sei que vai ser Gui mas o pai quer Guilherme Filipe e eu não sei depois vem os apelidos, eu acho nomes grandes uma chatice para depois escreverem e assinarem. O que que acham e também não sei a nível de Lei se tem mesmo de ter o ultimo nome do pai ou se podemos trocar por outro.... O Que acham ?
d'oh!

[Sponsor]
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 10:52:15 AM

[]
susat4
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 10:59:17 AM

Membro desde: 1/31/2008
oi

o meu último nome é o nome da familia da minha mãe, e o eu irmão tb.

desde que sejam nomes dos pais, acho que podes pôr os que quiseres e na ordem que entenderes.

tenho um primo cujos os últimos nomesm são batista vieira, mas como ele não se dá com o pai (vieira), ao filho pôs o batista.

inicio de treinos: out 2007 _-*-_ UPM 12/12/07 _-*-_ Positivo - 17/01/08_-*-_DPP 19/09/2008

1ª Eco - 1/02/08 - 7 Semanas - já ouvimos o coração, graças a Deus
2ª Eco - 7/03/08 - 12 semanas - tudo a correr bem, está grande!
3ª Eco - 2/05/08 - 20 semanas - é um Rodrigo - 329 g de menino
4ª Eco - 21/05/08 - 22 semanas + 5 dias - morfológica - 616 g - ecocardiografia fetal - 12/06/08 - está tudo normal!!! Smile
5º eco - 11/07/08 - 30 semanas - já pesa 1611g e tem 42 cm!!!!
6º eco - 24/07/08 - 31 semanas + 6 dias - pesa 2046g e mede 45 cm Smile

Madrinhas: monicaamaro - Mari1950
Golfinho
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 10:59:28 AM

Membro desde: 1/16/2006
Olá!

Eu, como sou do contra Wink , gosto de nomes grandes.

No máximo podes pôr dois nomes próprios e 4 apelidos. Não é obrigatório que o seja o apelido do pai em último, pode ser o da mãe.

Quando foi da Mariana, mal soubemos o sexo eu disse que ainda tinhamos muito tempo para escolher o nome. Mas nessa noite nem dormi, a pensar como se chamaria a princesa. No dia seguinte o nome ficou escolhido! Eu queria Maria, o meu marido queria Madalena. Acabou por ficar Mariana, que por acaso é o nome da avó do meu marido, mas escolhemos este por gostarmos não por ser o nome da avó. Claro que a avó ficou super babada na mesma....

Beijocas

Filipa&Mariana&Maria
ems
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 11:11:09 AM

Membro desde: 10/22/2007
A escolha do nome é 1 coisa muito pessoal dos pais.

Pela lei, as crianças podem ter 2 nomes próprios (apenas dos admitidos em Protugal, a não ser k algum dos pais tenha nacionalidade estrangeira) e até 4 apelidos. Quanto aos apelidos podem ser os k fazem parte do nome dos pais ou outros k os pais não tem mas poderiam ter (apelidos dos avós). Não tem de ser necessariamente o apelido do pai.

No meu caso, as minhas meninas vão ter apenas 1 nome próprio (pq o pai não gosta de 2º nome e eu não faço questão) e 2 apelidos, k não são nem o meu último nem o do pai, vão ter o apelido da minha mãe e em último o da avó paterna.

O meu único conselho é k vejam se todos os nomes soam bem uns com os outros e tentem k este não fique muito grande (eu tenho 2 nomes próprios e 4 apelidos e não adoptei o apelido do meu marido - é 1 autêntica chatisse de cada vez k é preciso 1 assinatura!!!)

Boa escolha!

A tentar desesperadamente ser mãe desde 2003...
Fevereiro 2008: 1ª ICSI - POSITIVO

Aniversários da barriguinha:
1 mês: 19-02-2008 - 4s + 2d
2 meses: 21-03-2008 - 8s + 4d
3 meses: 20-04-2008 - 13s + 0d
4 meses: 21-05-2008 - 17s + 2d
5 meses: 20-06-2008 - 21s + 5d
6 meses: 20-07-2008 - 26s + 0d
7 meses: 19-08-2008 - 30s + 2d

8 meses: 19-09-2008 - 34s + 5d
9 meses: 20-10-2008 - 39s + 0d
DPP: 26-10-2008

madrinha: shorty
ems
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 11:16:03 AM

Membro desde: 10/22/2007
Quanto à escolha do nome propriamente dito, eu fui à lista de nomes admitidos (todos!!!) e fui construindo outra lista apenas com aqueles k gostava (nesta parte o pai ficou a perder). Depois "ameacei" o pai k tinham de ser 2 daqueles e fomos riscando até só ficarem 2 (este processo demorou quase 3 meses!!).

A tentar desesperadamente ser mãe desde 2003...
Fevereiro 2008: 1ª ICSI - POSITIVO

Aniversários da barriguinha:
1 mês: 19-02-2008 - 4s + 2d
2 meses: 21-03-2008 - 8s + 4d
3 meses: 20-04-2008 - 13s + 0d
4 meses: 21-05-2008 - 17s + 2d
5 meses: 20-06-2008 - 21s + 5d
6 meses: 20-07-2008 - 26s + 0d
7 meses: 19-08-2008 - 30s + 2d

8 meses: 19-09-2008 - 34s + 5d
9 meses: 20-10-2008 - 39s + 0d
DPP: 26-10-2008

madrinha: shorty
ana_doe81
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 11:26:18 AM

Membro desde: 3/6/2007
Olá a todas

Connosco apartir do momento em que soube que estava grávida começámos à procura do nome ideal... o futuro pai dizia em tom de brincadeira que o mais fácil seria deixar o babe escolher quando tivesse idade (se isso fosse cedo demais ainda me saía um batman, spiderman, barbie ou sei lá...)...
Quando era mais nova adorava nomes grandes... Mariana, Frederico... mas depois comecei a ver que na realidade a maioria das pessoas arranjava diminutivos para os nomes... coisa que eu não gosto nada... então começámos a pensar em nomes curtos que fossem bonitos, originais e não fosse fácil arranjar diminutivos... muito cedo surgiram logo as nossas opções: Gil ou Ema...
Hoje sei que é um Gil que vem aí... muitas pessoas acham original e bonito... a minha avó não gosta nada... mas acho que para nós é o nome que mais no agrada... e pronto se não gostar quando tiver 18 anos pode sempre mudar, não é?
Beijokas a todas...

Ana e Gil

belly às 16s belly às 21s belly às 23s

DPP: 22 de Novembro
madrinhas: monicaamaro
rutemarques4
mariajoaom
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 12:13:22 PM

Membro desde: 5/10/2008
[ana_doe81 wrote:]
Olá a todas

Connosco apartir do momento em que soube que estava grávida começámos à procura do nome ideal... o futuro pai dizia em tom de brincadeira que o mais fácil seria deixar o babe escolher quando tivesse idade (se isso fosse cedo demais ainda me saía um batman, spiderman, barbie ou sei lá...)...
Quando era mais nova adorava nomes grandes... Mariana, Frederico... mas depois comecei a ver que na realidade a maioria das pessoas arranjava diminutivos para os nomes... coisa que eu não gosto nada... então começámos a pensar em nomes curtos que fossem bonitos, originais e não fosse fácil arranjar diminutivos... muito cedo surgiram logo as nossas opções: Gil ou Ema...
Hoje sei que é um Gil que vem aí... muitas pessoas acham original e bonito... a minha avó não gosta nada... mas acho que para nós é o nome que mais no agrada... e pronto se não gostar quando tiver 18 anos pode sempre mudar, não é?
Beijokas a todas...

Ana e Gil

Não, por acaso não é bem assim. Conheço uma pessoa que detesta um dos dois nomes próprios e que não o consegue mudar simplesmente porque "eu não gosto" ou "eu detesto este nome" não é argumento que a lei considere válido para aceitar a modificação (e neste caso nem sequer seria trocar por outro mas apenas eliminar um dos nomes próprios).
Eu pessoalmente acho que tenho um nome super comprido: ao nome próprio (Maria João) acrescenta quatro apelidos, e sei a seca que é cada vez que tenho de escrever o nome completo. Assim poupei o meu filho e dei-lhe apenas um nome próprio (visto que normalnente o segundo nome só é utilizado quando os chamamos por um mau motivo, eu nesses casos uso um segundo nome a seguir ao dele Wink) e um apelido de cada progenitor.
carladelca
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 12:20:27 PM

Membro desde: 5/6/2008
Quando nasceu o meu mais velho, estava pensado que seria um Tiago. A minha irmã, que engravidou 3 meses antes, soube primeiro que iria ter um pilas... então decidiu chamá-lo de Tiago. O meu tesouro chama-se Miguel, escolheu o pai, que "por acaso" também é Miguel.
Se fosse menina, o Miguel ter-se-ia chamado Ivone, o nome da minha santa avó e madrinha, que partiu sem conhecer qualquer dos meus filhos. Agora que estou grávida de uma menina, terei finalmente a minha Ivone. Quanto a apelidos... também sou do contra e gosto de nomes grandes. Assim sendo, os meus filhos herdam 4 apelidos, dois da mãe, dois do pai.

Beijocas a todos os bebucosSmile

21 semanas23 semanas 30 semanas
DPP - 12 Outubro
Consulta e eco morfológica= 21 semanas e 4 dias - 5 de Junho. É UMA MENINA.
14/08/2008 - 31 semanas e 5 dias - 1665 gramas - percentil 50
Próxima consulta: 11 de Setembro
Madrinhas: Judith e susat4
Afilhada: aispdias

Estou de atestado médico!!!
Golfinho
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 12:27:07 PM

Membro desde: 1/16/2006
[carladelca wrote:]
Quando nasceu o meu mais velho, estava pensado que seria um Tiago. A minha irmã, que engravidou 3 meses antes, soube primeiro que iria ter um pilas... então decidiu chamá-lo de Tiago. O meu tesouro chama-se Miguel, escolheu o pai, que "por acaso" também é Miguel.
Se fosse menina, o Miguel ter-se-ia chamado Ivone, o nome da minha santa avó e madrinha, que partiu sem conhecer qualquer dos meus filhos. Agora que estou grávida de uma menina, terei finalmente a minha Ivone. Quanto a apelidos... também sou do contra e gosto de nomes grandes. Assim sendo, os meus filhos herdam 4 apelidos, dois da mãe, dois do pai.

Very Happy, já ficava a pensar que eu era um caso raro!!! Até que enfim que me aparece uma mamã que também gosta de nomes grandes Wink

Beijinhos e felicidades!

Filipa&Mariana&Maria
carladelca
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 12:35:57 PM

[Golfinho wrote:]
[carladelca wrote:]

Very Happy, já ficava a pensar que eu era um caso raro!!! Até que enfim que me aparece uma mamã que também gosta de nomes grandes Wink

Beijinhos e felicidades!

Estou contigo... gosto de nomes grandes. Eu própria tenho 6 nomes (2 próprios + 4 apelidos) e não me importo. No BI, assino apenas 1º e último, não que me importasse de assinar todo, mas não cabe o nome em todos os sítios e por vezes tem que ser igual ao BI.

Beijocas

DPP - 12 Outubro

regidio
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 12:50:54 PM

Pois e Guilherme só ou Guilherme Filipe ? Depois será Valente Egídio Viola ou Valente Egídio Gonçalves Viola

Preciso de ajuda lol
tmmg
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 1:31:48 PM
Ranking: Member

Membro desde: 5/13/2008
Eu e o Marido decidimos q o nome do nosso filho seria uma espécie de "homenagem" aos nossos pais, pois o LM é o primeiro neto do meu Pai e o primeiro neto rapaz do meu Sogro (q tem 6 netAs)..
Quanto aos apelidos, n sou mto de acordo de pôr 4 apelidos... Na minha opinião dois nomes próprios (ou um mesmo só ) e dois apelidos (isso fica ao critério dos pais, q apelidos esclher) é + q suficiente..
Por favor, lembrem-se de q qd os vossos filhos forem pra escola tornar-se-á + complicado.. só pra escreverem o nome nas fichas de apresentação... (eu falo como prof, os meus alunos fartam-se de reclamar...)
Bjsemoticon
regidio
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 1:34:48 PM

pois tenho um que ja reclama porque tem 5 nomes
flor_jasmim
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 2:23:19 PM

Membro desde: 3/16/2007
Para mim o mais curto possivel!
gostei de Guilherme Valente Egídio Viola... está perfect!

já agora que se fala de nomes de registo civil, conto a minha história:

na minha primeira filha era para por Jasmim. fui ao registo civil e não permitem por Jasmim porque consideram nome masculino, nas meninas só aceitam como 2º nome. desistimos e ficou Amélia, um dia estavamos num site de nomes e vimos este, era mesmo o que nós queriamos, um nome tradicional português mas que não fosse muito usado, e simples.
desta vez já sei que vou ter outra rapariga e voltei ao Jasmim (gosto mesmo, alias vê-se pelo meu nick Very Happy), pensando num nome para pôr antes...pensamos em Maria Jasmim e em Ana Jasmim, mas não chegamos a um acordo, ora sou eu que não gosto da combinação Maria Jasmim ora é o pai que não gosta de Ana...
tudo isto porque o nosso registo civil é uma valente pérola, porque o nome Jasmim nos outros países é considerado um nome FEMININO (Temos o exemplo Yasmin e Jasmine) e aqui é Masculino, mas porque raio? enfim!
estamos assim prestes a desistir de Jasmim e já arranjamos dois nomes "suplentes" : Benedita ou Maria do Mar (+ dois apelidos). Smile

Cris75
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 2:25:34 PM

Membro desde: 7/16/2007
regídio: Passei por este tópico e achei graça ao teu post porque tenho um menino que faz amanhã 8 meses que se chama precisamente Guilherme Filipe!!!!Neutral Por isso, já sabes a minha opinião à tua pergunta: "Pois e Guilherme só ou Guilherme Filipe ?"
sweetyfeisty
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 2:37:50 PM

Membro desde: 3/27/2008
Pois hehe... eu tenho 5 e quando me casei acrescentei 2 Razz

Quando se trata de papeis legais era bem chato sim, mas adoro o meu nome... Tenho 1 nome proprio, 1 apelido da minha mae, 1 apelido da minha avo paterna (o meu bisavo foi uma pessoa importante, ate "temos" uma rua com o nosso nome) e 2 do meu pai (nome de familia que nao se separa).

Este meu pequenote tera 2 nomes proprios, "2" meus e "2" do Pai. "2" entre aspas, porque o meu ultimo apelido e o penultimo do meu marido e o mesmo... entao tera 5 Smile
Nomes proprios: o nome do meu Pai e o nome do Pai do meu marido... Fernando Antonio.

Bjs

Madrinhas:
Joooo DPP 26/08/08 Martim Very Happy
sonhodumamulher Very Happy DPP 08/08/08 Matilde Very Happy

Afilhadas:
sonhodumamulher DPP 08/08/08 Matilde Very Happy
aritinha DPP 03/07/08 Francisco Very Happy Ja nasceu no dia 30/06/08 as 00h41m com 3870kg e 50cm Very HappyVery HappyVery Happy

carladelca
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 3:45:20 PM

[tmmg wrote:]
Eu e o Marido decidimos q o nome do nosso filho seria uma espécie de "homenagem" aos nossos pais, pois o LM é o primeiro neto do meu Pai e o primeiro neto rapaz do meu Sogro (q tem 6 netAs)..
Quanto aos apelidos, n sou mto de acordo de pôr 4 apelidos... Na minha opinião dois nomes próprios (ou um mesmo só ) e dois apelidos (isso fica ao critério dos pais, q apelidos esclher) é + q suficiente..
Por favor, lembrem-se de q qd os vossos filhos forem pra escola tornar-se-á + complicado.. só pra escreverem o nome nas fichas de apresentação... (eu falo como prof, os meus alunos fartam-se de reclamar...)
Bjsemoticon

Também eu sou prof. do 1º ciclo e tenho dei 4 apelidos ao filho e darei à filha. Tudo se faz!!!Smile

DPP - 12 Outubro

mom2lucas
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 4:31:23 PM

Membro desde: 1/30/2008
[
tudo isto porque o nosso registo civil é uma valente pérola, porque o nome Jasmim nos outros países é considerado um nome FEMININO (Temos o exemplo Yasmin e Jasmine) e aqui é Masculino, mas porque raio? enfim!
estamos assim prestes a desistir de Jasmim e já arranjamos dois nomes "suplentes" : Benedita ou Maria do Mar (+ dois apelidos). Smile[/quote]

Flor_Jasmim, na lista que vi dos nomes admitidos pelo registo civil permitem Iasmin e Iasmina, não é o mesmo, mas é parecido: Smile Smile
Nome Género Admitido
Iasmin F Sim
Iasmina F Sim
flor_jasmim
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 4:36:44 PM

Membro desde: 3/16/2007
[mom2lucas wrote:]
[
estamos assim prestes a desistir de Jasmim e já arranjamos dois nomes "suplentes" : Benedita ou Maria do Mar (+ dois apelidos). Smile

Flor_Jasmim, na lista que vi dos nomes admitidos pelo registo civil permitem Iasmin e Iasmina, não é o mesmo, mas é parecido: Smile Smile
Nome Género Admitido
Iasmin F Sim
Iasmina F Sim[/quote]

pois não é a mesma coisa, jasmim, iasmin... e sei que tb admitem Yasmin em menina, não me cabe na cabeça como não permitem em Português numa menina, mas admitem em estrangeiro numa menina, ainda hei-de falar com eles e perguntar o porquê deste critério! enfim...crazy

podes-me dizer onde vista essa lista?

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum