|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 11/24/2007 Mensagens: 722 Localização: Leiria
|
Olá Carmen! Nada do que te possa dizer vai acalmar a tua dor. Apenas me resta desejar-te muita força e coragem. Se precisares de alguma coisa, cá estaremos. Um beijo enorme e um abraço muito apertadinho
Ana e João (3 anos)
|
|
Membro desde: 3/23/2008 Mensagens: 81
|
[CARMEN wrote:]Cheguei agora do hospital. O médico esteve a falar connosco. É cancro. E é grave. Mandou para análise para saber que tipo de cancro é, para o tratamento ser o mais indicado. Não é curável... A terapia é para minimizar dores e travar o avanço, para tentar que seja mais lento... A visícula está toda doente e parece que está a apanhar parte do intestino. A minha fez exames há pouco tempo, incluindo endoscopia e coloscopia e não acusou. Pelo que o médicpo disse é porque estes exames analisam por dentro... como estava na visícula e está a atacar a parede exterior do intestino não se detecta facilmente. Ela não tinha quaisquer sintomas... O meu irmão perguntou sobre o tempo de vida, disse que o meu avô teve nos intestinos e ainda cá esteve uns anos, ao que ele respondeu que no intestino grosso a coisa é mais localizada, quando é como o da minha mãe é mais grave. Digam-me, como é que lido com isto?1 Estive nas visitas, estivemos todos (eu, o meu paulito, o meu irmão e a minha cunhada) e falámos com os meus pais (depois de falarmos com o médico e o médico falar com eles), aparentemente estamos todos calmos, mas eu sei que é só teatro, o paulo teve um ataque de choro antes de entrar no quarto, a minha cunhada teve depois de sairmos, o meu irmão conteve-se por mim (adora-me e é o irmão mais velho...) e eu estou em casa (não fui trabalhar à tarde, não estou em condições), a chorar também... É que a coisa está mesmo mal, mesmo com os tratamentos á partida nem vão retirar porque não vale a pena... O resultado da biópsia demorará uma semana e no dia seguinte à chegada do resultado já fará consulta na oncologia e iniciará tratamentos, possivelmente quimioterapia, está a ser bem acompanhada.
O mal não é o cancro... percebem? O mal é saber que possivelmente está terminal... Como é se lida com isto?! É a mnha mãe, nós somos mães e sabemos como são estas relações... tenho tido chatices com ela, como todas as famílias, mas claro que no fim fica tudo bem, entre pais e filhos só resta o amor... Sinto-me tão impotente, tão perdida...
Obrigada por me "ouvirem", carmen linda,muita forca pra ti,infelismente a vida e assim,somos mesmo impotentes em certas rasteiras da vida,chora muito porque te faz bem,e depois upa pois a tua mae precisa muito de voces todos,(os filhos)da lhe muitos carinhos pois realmente e o melhor k temos nesta vida,a nossa MAE!beijo e abraco muito apertado pra ti.e obrigado por ainda teres tempo e paciencia por me teres deixado aquela mensagem de apoio.
|
|
Membro desde: 4/1/2008 Mensagens: 567 Localização: Setúbal
|
Um beijo grande e se precisares de alguma coisa é só dizeres. A minha mãe tb já teve um cancro, sem bem o q é essa angustia. Tudo a correr pelo melhor bjs ana

|
|
Membro desde: 7/23/2007 Mensagens: 7,388 Localização: Algures no deserto
|
|
|
Membro desde: 4/20/2006 Mensagens: 5,593 Localização: Some where over the rainbow
|
[CARMEN wrote:] Quanto à minha mãe, vai passar para o hospital público, o meu irmão conhece a chefe de enfermagem da parte de oncologia e será um ponto a nosso favor... Para a semana chega a biópsia e com uma carta deste mádico-cirurgião vai a uma consulta...
Bjs e obg a todas... mesmo... carmen
desejo as melhores noticias um abraço apertadinho e força p toda a familia
bjs fofos  ma joão e nuno  *  *  * FORÇA RITA E PATRICIA (PES)TUDO PARA A TUA FESTA!!!!! http://www.hoorayitsaparty.blogspot.com/ Afilhada:Carlavc Afilhado: B. Zcbarros
|
|
Membro desde: 3/30/2007 Mensagens: 792 Localização: Madeira
|
|
|
Membro desde: 6/25/2007 Mensagens: 3,782 Localização: perto de lisboa
|
|
|
Membro desde: 2/24/2006 Mensagens: 5,420 Localização: Setúbal
|
Ontem fui à visita à tarde, estava o meu pai, o meu orimo (afilhado dos meus pais, além de sobrinho directo) e depois várias colegas de trabalho. Ela estava mais faladora, mas não a achei muito expansiva... às colegas ainda não disse declaradamente que tem cancro. Disse que deverá ter, que aguarda a biópsia, mas foi dizendo que irá para a oncologia... Vai sendo uma divulgação mais faseada, mais... soft... Ainda não consegui contar às minhas amigas. Estou bem mais calma e, como antes, disposta a tudo, mas temo se contar que me vá abaixo novamente... Claro que terei de lhes dizer, mas vou esperar mais uns dias, até me sentir mais forte... Aos meus colegas (faltei uma tarde, se se lembram) disse o mesmo que a minha mãe às colegas dela, depois logo confirmo... e até lhes vou pedir para não me perguntarem coisas constantemente, para vêr se consigo respirar... Se eu precisar, falo. Logo à tarde a minha mãe faz o TAC e tem alta. Depois iremos à consulta de oncologia, não sei se com estes exames que tem e a carta do médico, se depois de termos a biópsia também, a enfrmeira é que nos vai dizer. O que disse ao meu marido ontem foi que não consigo carregar um fardo tão grande... e por isso a nossa vida vai ser o mai normal possível, com as devidas adaptações, claro, mas muito parecida à que tinhamos... Não vamos deixar de ouvir música no carro ou de vêr televisão, ou de passear por falta de disposição. Temos de fazer as coisa que fazíamos antes. Depois é adaptar horários e programar visitas aos meus pais, eu falar com o meu chefe para lhe pedir para acompanhar a minha mãe nalgumas consultas ou tratamentos, e pronto. Não morreu ninguém. E se chegar a esse ponto, já lidaremos melhor, e sofremos o que temos a sofrer depois... Não por antecipação. Se tivermos necessidade de falar, de chorar, de recuparar forças, vamos fazê-lo à noite, depois do Afonso dormir. Não vai ser assunto tabú, mas também não vou conseguir lidar com isto de outra forma, a bem da minha sanidade mental... Por isso... "hoje é o primeiro dia do resto da minha vida"... e vou vivê-lo assim. Com a maior normalidade possível... Bjs a todas e obg por tanto apoio, carmen
 Tenho o Afonso. Sou feliz. Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!
|
|
Membro desde: 1/10/2007 Mensagens: 4,800 Localização: Somewhere...over the sun!
|
É isso mesmo linda! Um dia a seguir ao outro e acho que estás a tomar a atitude mais correcta! Mta coragem, mta força e cá estaremos para te ouvir...  grande para ti!
wish baby boy!
|
|
Membro desde: 11/6/2006 Mensagens: 721 Localização: Póvoa Santa Iria
|
Carmen, Estás a ir pelo caminho certo: vida o mais normal possível e um dia de cada vez. Se sofreres por antecipação poderás estar a sofrer um desfecho que não existirá... Coragem!
Beijinhos,
|
|
Membro desde: 8/24/2007 Mensagens: 1,699
|
[CARMEN wrote:] Não morreu ninguém. E se chegar a esse ponto, já lidaremos melhor, e sofremos o que temos a sofrer depois... Não por antecipação. Se tivermos necessidade de falar, de chorar, de recuparar forças, vamos fazê-lo à noite, depois do Afonso dormir. Não vai ser assunto tabú, mas também não vou conseguir lidar com isto de outra forma, a bem da minha sanidade mental... Por isso... "hoje é o primeiro dia do resto da minha vida"... e vou vivê-lo assim. Com a maior normalidade possível...
Bjs a todas e obg por tanto apoio, carmen
É isso mesmo... vais lidando com as situações e com as emoções conforme forem surgindo... até porque felizmente há muita gente para quem estas histórias têm final feliz... e a esperança é a última a morrer Muita força minha linda... cá estaremos para ti 
Margarida & Rodrigo    Keep your eyes on the prize!!!
|
|
Membro desde: 9/16/2006 Mensagens: 1,933 Localização: Pittsburgh, USA
|
Olá Carmen, Parece-me que apesar de tudo estás a conseguir ser muito lúcida e acho que essa tua estratégia para ultrapassar isto tudo é a acertada. Um dia de cada vez e tentando manter a normalidade dentro do possível. Força e conta connosco para desabafar sempre que precisares. Beijocas! Sarah
|
|
Membro desde: 2/21/2008 Mensagens: 1,002 Localização: Lisboa
|
|
|
|
Desculpem lá estar a fazer disto uma novela, mas escrever ajuda-me a raciocinar...E sentir o vosso apoio dá-me força. Obrigada!!! carmen
|
|
Membro desde: 1/2/2007 Mensagens: 214
|
E fazes muito bem em escrever e pôr cá para fora tudo o que te vai na cabeça e no coração.
às vezes até parece que as pessoas que nos são mais próximas são as que menos nos compreendem e as que têm mais dificuldade em dizer a palavra certa na hora certa.
Muita força e esperança é o que te desejo!
beijinhos
Xana + Bruninho (09/03/2006)
|
|
Membro desde: 2/23/2005 Mensagens: 3,176 Localização: Em casa
|
Carmen, só uma achega ... toma atenção ao teu pai. Os homens geralmente vão-se muito a baixo. Pode precisar de uma ajuda extra. Um dia de cada vez, OK? Um beijo grande PES
 Como depois tambem de deve crescer o bigode ... devo ficar assim ... se me virem na rua podem atravessar a rua!!! Quem é incapaz de troçar de si mesmo não é uma pessoa séria!
|
|
|
E não nos conseguimos abrir tanto, para não as preocuparmos também... Enfim, ainda bem que existe este forúm!! tenho tido muita sorte... bjs, carmen
|
|
Membro desde: 2/23/2005 Mensagens: 3,176 Localização: Em casa
|
[CARMEN wrote:]E não nos conseguimos abrir tanto, para não as preocuparmos também... Enfim, ainda bem que existe este forúm!! tenho tido muita sorte...
bjs, carmen Depois da minha vó morrer, levámos o meu avô à medica (que já os acompanha à anos) e ela propria disse que ele precisava de falar sobre a morte dela. Mas nós somos todos da mesma laia não sai nada cá para fora ... eu, ele o meu pai ... fechamo-nos muito ... e sei que nos faz muito mal. A nós e a quem nos rodeia!!! Se conseguires ... fala!!! Nem que seja connosco. PES
 Como depois tambem de deve crescer o bigode ... devo ficar assim ... se me virem na rua podem atravessar a rua!!! Quem é incapaz de troçar de si mesmo não é uma pessoa séria!
|
|
Membro desde: 1/9/2006 Mensagens: 5,281 Localização: Arredores de Lisboa
|
[CARMEN wrote:]Desculpem lá estar a fazer disto uma novela, mas escrever ajuda-me a raciocinar...E sentir o vosso apoio dá-me força.
Obrigada!!! carmen Não estás a fazer uma novela, estás a partilhar o que se passa contigo e nós estamos aqui para te dar colo e chorar contigo se for preciso. Também estamos aqui para te fazer desanuviar e te ajudar a repor alguma "normalidade". Um bj
Susana e Afonso Bébés a fazer profilaxia para infecções urinárias - Exames e resultados - http://foruns.pinkblue.com/goforum.aspx?g=posts&t=233168Bebés a fazer profilaxia contra infecções urinárias - - http://foruns.pinkblue.com/goforum.aspx?g=posts&t=231792Pediatria - Infecções urinárias - http://foruns.pinkblue.com/goforum.aspx?g=posts&t=260005
|
|
Membro desde: 7/11/2007 Mensagens: 386 Localização: Algarve
|
Carmen Não posso deixar de te dar uma palavra amiga. Infelizmente o cancro é uma doença que conheço muito bem. Durante quase seis anos acompanhei a minha mãe na luta que travou contra a doença. Ela foi uma grande lutadora, mas, infelizmente, a doença ganhou e levou-a há três anos atrás. Não te vou dizer que o que vem a seguir ao diagnóstico é fácil, porque não é... operação e tratamentos são muito dolorosos e desgastantes para eles, e para nós, que os vemos sofrer sem nada mais poder fazer, a não ser dar-lhes amor e apoio. Espero, sinceramente, que a tua mãe seja um caso de sucesso e que daqui a algum tempo possas dizer que a doença foi vencida. Felizmente, com os avanços da medicina, vão sendo cada vez mais os casos felizes. É realmente importante viver um dia de cada vez e não sofrer por antecipação. Manter rotinas e tentar levar uma vida o mais normal possível é a forma de manter a nossa sanidade mental e mostrar-lhes que não vemos a doença como uma sentença de morte. Acho que, para o doente, não há nada pior que sentir que é olhado com pena ou como alguém que irá morrer brevemente. Eles têm que sentir a nossa positividade em relação à doença e que a encaramos apenas como isso: uma doença que está a ser tratada e que, daqui a algum tempo, estarão curados. Porque se para nós é difícil, para eles é muito mais... principalmente quando estão a fazer tratamentos, abatidos com os efeitos secundários, precisam muito de sentir que nós (família e amigos) acreditamos realmente que é apenas uma fase má, mas que passará e eles ficarão bem. Para quem acompanha de perto é importante ter momentos de descontracção e de "vida normal", tentando não pensar na doença. São esses momentos que nos dão a força necessária para apoiar e estar lá nos momentos difíceis. Deixo-te um beijinho grande e um ombro amigo para o que precisares
|
|
|
Guest |