Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Construir casa [Options] · [View]
Ritagameiro
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 10:33:06 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 1/4/2008
[miosotis wrote:]
[Ritagameiro wrote:]
Escolhi tudo de uma ponta à outra, incluindo os sitios das tomadas de electricidade, tv e telefone.

Ah, foste tu que escolheste o chão de vidro, não te queixes. Very Happy

Oh pá, pois fui,mas foi a arquitecta que me falou em várias opções e eu feita idiota: é mesmo isso.
Se o arrependimento matasse.

lisangela
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 10:34:51 PM

Membro desde: 7/16/2007
olá meninas

desculpem meter o bedelho na conversa mas é um assunto que tambem me interessa.... nós estamos numa casa arrendada mas gostavamos de um dia construir porque aqui os apartamento são muito caros e não tem jeito nenhum..... mas será que compensa mesmo construir???
poupasse algum?? nós mão de obra temos porque o meu sogro sabe de construção e o meu marido e os irmãos sabem todos trabalhar bem nisso.... um está a estudar para arquictecto ou seja vai ser ele a fazer o projecto.....

o que me dizem?? valores???

jinhos e obrigado

maezinha
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 9:15:54 AM

Membro desde: 2/23/2007
Se já há terreno adquirido ou se um terreno for muito barato, o preço de construção de uma moradia média, com bons materiais (mas não topo de gama) sai bem mais barato que um apartamento novo em lisboa.
Diz-vos uma arquitecta...

E é isso que eu ando tb a tratar. Tenho um terrenozeco que comprei por meia-dúzia de tostões há uns tempos atrás e vou, em princípio, começar a construção até ao fim do ano. Posso dizer-vos que feitas aas contas (e já contando com os habituais deslizes orçamentais), e deixando algun $$$ de reserva para colmatar eventuais problemas, sai-me mais barato que um apartamento T3 novo em Faro.

Agora o ESSENCIAL: um bom empreiteiro e de confiança, com capacidade inventiva, que não pare a obra ao mínimo problema, e receptivo a arquitectos chatos (como eu, que quando não gosto ou quando fica mal feito, mando demolir). Isso é mesmo o fundamental, senão haverá problemas, de certeza...

Dicas: bom empreiteiro, obra sempre a andar (se deixam parar a obra são muitos euros mandados à rua e a obra estende-se muito), um atrquitecto que faça o acampanhamento técnico da obra, antes da obra começar ter logo um bom mapa de acabamentos com os materiais e equipamentos todos definidos, projecto de execução de preferência (pormenores construtivos) feito de raiz para que o empreiteiro não seponha a "inventar" o que não está no projecto, conhecer alguém que perceba de infraestruturas e energia solar, que possa desde logo acompanhar essaparte (se fica mal feito, os arranjos são brutais e implicam muitas demolições), trabalhar com bons materiais (os baratos estragam-se ao fim de 4 ou 5 anos) e ter uma boa orientação solar para a casa poder oferecer um bom ambiente. Quanto à forma do projecto, pois isso fica ao critério, mas por favor, não façam mais uma casinha tipo maison ou tipicazinha de mentira!!!!! Não estraguem a paisagem urbana do país!!!!!!

beijinhos e boa sorte

PS: a nova legislação trouxe uma série de burocracias e especialidades novas, mas faz-se... com um bom arqitecto e bons colaboradores engenheiros...

GO GIRLS!
Flor de Sal
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 10:05:45 AM

Membro desde: 6/19/2007
[Bidusha wrote:]
[Sexy Mammy wrote:]
Tb tenho de sair, mas amanhã posso contar pormenores!
Iniciamos o projecto em 2003... ora bem, estamos em 2008... e a casa ainda não está pronta... Casa de ferreiro, espeto de pau!
Mas mesmo fugindo ao ditado, há sempre coisas de ultima hora que nos atrasam a vida!

Os arquitectos tb se armaram em espertos e atrasaram imenso. Depois a licença. Depois o emprestimo do BES que demorou 6 meses!!! Depois o mau tempo. Depois não há trolhas de jeito. Depois falta isto e aquilo... enfim!

Faz como eu: criei um blog onde conto a evoluçao da obra! Bad Grin

Mas valeu a pena Patrícia, ainda não está terminada e é linda! Tens muito bom gosto, vai arranjando uma caminha no quarto das visitas para quando eu fôr aí com a minha troupe Smile

Vens com a troupe, e fazes mais um filho naquele quarto de hospedes... pintei a parede de cor rubi para a ocasião... Bad Grin

Não consegues ler? É porque não posso ocupar pixels...
Flor de Sal
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 10:07:38 AM

[lisangela wrote:]
olá meninas

desculpem meter o bedelho na conversa mas é um assunto que tambem me interessa.... nós estamos numa casa arrendada mas gostavamos de um dia construir porque aqui os apartamento são muito caros e não tem jeito nenhum..... mas será que compensa mesmo construir???
poupasse algum?? nós mão de obra temos porque o meu sogro sabe de construção e o meu marido e os irmãos sabem todos trabalhar bem nisso.... um está a estudar para arquictecto ou seja vai ser ele a fazer o projecto.....

jinhos e obrigado

No meu caso, em que casei com um constructor civil, compensa!
Vou ter uma casa considerada LUXO a um preço de uma moradia media.
No porto, um T3 numa zona boa custa isso... e nos quartos só cabia a cama... Confused

ginarakel
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 10:48:24 AM

Membro desde: 2/26/2008
eu tb ando a contruir casa...demorou dois anos a sair da camara mas agora finalmente ja saiu....banana agora haja dinheiro pa continuar..........roubam-nos de todos os lados...BangHead

*** UTILIZADORA SUSPENSA por infracção das Regras do Forum - ler a mensagem "Bumps" na secção Anuncios ***

increvam-se nestes dois sites ganham dinheiro a ver anuncios...é seguro e facil
http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=gdani

http://www.neobux.com/?r=GDani

O meu blog

http://ponticruz.blogspot.com/

AFILHADA:
LiaRibeiro
zezacalvo

Ritaxoa
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 11:16:56 AM

Membro desde: 5/15/2007
Como é que ainda pensam construir sem arquitecto ? Very HappyVery HappyVery HappyVery Happy

Quanto aos empreiteiros não é verdade que existem SEMPRE problemas. Eu como arquitecta já trabalhei com vários e acabei por reduzir a equipa com quem trabalho actualmente a 2 empreiteiros por ter confiança neles. Quando não cumprem os prazos deve-se muitas vezes a problemas exteiores (problemas inesperados no terreno, licenças, demora da parte do cliente na escolha dos materiais, etc.).

O que é importante da vossa parte é controlarem bem a obra, com a ajuda do arquitecto e pressionarem o empreiteiro sempre que for possível.

E sim, é complicado desenhar uma casa e talvez uma chatice ter de escolher tudo, mas a verdade é que estamos a falar de construções para a vida...

Aproveito para te deixar um pequeno texto humurístico, na esperança que te anime o processo Smile

Como construir a sua moradia sem ter que aturar um arquitecto

Rui Campos Matos
>(escrito para o Diário de Notícias da Madeira, secção
>"Arquitectura e Território)
>
>Quantas pessoas, quando chega o momento de construir a
>moradia com que sempre sonharam, não passam pela
>aflição de perguntar a si próprias: será que vou ter
>de aturar um arquitecto?
>Neste pequeno artigo, tentarei explicar como construir
>uma nova casa, sem se sujeitar às exigências de um
>desses profissionais. Para que o empreendimento seja
>levado a cabo com êxito há que fazer três importantes
>escolhas: estilo, técnico e empreiteiro.
>
>O estilo
>Eis-nos perante a primeira decisão a tomar - o estilo
>da casa. Felizmente não é
>difícil porque existem
>apenas dois: o tradicional (também conhecido por
>rústico) e o moderno, que vem colhendo cada vez mais
>adeptos entre os jovens.
>O tradicional caracteriza-se pelo típico telhado de
>aba e canudo, a janela de alumínio aos quadradinhos, a
>lareira de cantaria com a sua chaminé e o
>imprescindível barbecu, testemunho dos inumeráveis
>prazeres da vida rústica. Já o moderno é completamente
>diferente, tão diferente que até as coisas mudam de
>nome. O telhado desaparece, dando lugar à cobertura
>plana; a janela perde os quadradinhos e passa a
>chamar-se vão; à chaminé, em tubo de aço inoxidavel,
>chama-se fuga; e barbecu é um termo obsceno que deve
>ser evitado na presença das senhoras.
>Não existem, pois, quaisquer espécie de dúvidas quanto
>a questões de estilo - ou se é tradicional ou se é
>moderno, as duas coisas ao mesmo tempo é
>impossível.
>
>O técnico
>Escolhido o estilo, há que escolher o alfaiate, que
>aqui designaremos pelo técnico. Trata-se de uma
>escolha muito fácil, porque o que não falta são
>técnicos. Intitulem-se eles construtores civis
>diplomados, agentes técnicos de engenharia,
>electricistas habilitados ou desenhadores habilidosos,
>todos se regem pela mesma cartilha, a de João de Deus:
>o pinto pia, a pipa pinga. Não passaram cinco anos a
>estudar arquitectura? Não estagiaram mais dois? Que
>importa isso? Concentremo-nos apenas nas suas
>virtudes:
>1- Projecto elaborado em tempo recorde.
>2- Preço: 999 €.
>Mas como conseguem eles ser tão eficazes? É simples:
>antes de encomendado, o projecto já está feito. Até
>parece milagre! Mas não é, o que se passa é o
>seguinte: o técnico tem duas pastas no computador, uma
>para projectos em estilo
>tradicional, outra para os
>modernos. Escolhido o estilo pelo cliente, é fácil,
>emenda daqui, remenda de acolá e, numa tarde, o
>projecto está feito! Para quê complicar?
>"Mas o rapaz parecia semi-analfabeto, disse que não
>podia assinar o projecto, mas que havia outro técnico
>que podia.". Não é caso para preocupações, trata-se de
>uma situação corrente em que um técnico analfabeto
>paga a um técnico habilitado para que este, a troco de
>uns trocos, assine de cruz. Está tudo incluído no
>pacote e, (ironia do destino!), quantas vezes o
>técnico habilitado não é um arquitecto daqueles que
>faltaram às aulas de religião e moral.
>Aprovado o projecto, o técnico já não é preciso para
>nada. É dizer-lhe adeus que ele até agradece, porque
>de obra não percebe nada nem quer perceber, quem
>percebe disso é o empreiteiro - a nossa terceira e
>última escolha.
>
>O empreiteiro
>O primeiro encontro entre cliente e empreiteiro
>costuma ser decisivo. É nele que terá de se
>estabelecer, entre o primeiro e o segundo, uma relação
>de confiança cega, em tudo semelhante à fé. A fé de
>quem acredita que, com um projecto feito por um
>técnico, que não especifica nada, que não pormenoriza
>nada e que não quantifica nada, não vai ser enganado
>por um homem que passa o dia a fazer contas de cabeça.
>Entre cinco pequenos empreiteiros, como escolher o
>indicado para construir a moradia? Infelizmente,
>chegados a este ponto, não posso recomendar senão fé,
>muita fé e confiança, porque tudo o resto é
>irrelevante:
>1- O valor do orçamento é irrelevante, foi feito com
>base no projecto do tal técnico, é um número atirado
>para o ar, um número que, com os imprevistos, há-de
>subir ainda umas quantas
>vezes.
>2- O prazo estabelecido para concluir a obra vai
>depender do bom ou mau tempo e, nesse capítulo, só
>Deus sabe.
>3- As garantias dadas são as que estão na lei - cinco
>anos. Se a casa apresentar defeitos, reclame; se a
>reclamação não for atendida, recorra ao tribunal
>(também pode recorrer ao pai natal se achar que demora
>menos tempo.)
>Em suma, não vale a pena perder tempo com ninharias, o
>mais importante é ter fé.
>
>Conclusão
>Se, apesar de conscienciosamente feitas estas três
>escolhas, as coisas não correrem lá muito bem, se a
>casa ficar pelo dobro do preço, se no Verão se assar
>lá dentro e no Inverno se tiritar de frio, se para
>abrir a porta do armário for preciso arrastar a mesa
>de cabeceira, se o vizinho protestar com o barbecu, se
>a cobertura plana meter água, não vale a pena
>desesperar, resta sempre a consolação de não ter tido
>de aturar um arquitecto.

Rita & David

Andreiazitah
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 11:54:11 AM

Membro desde: 3/5/2008
oohhh como vos compreendo, vou restaurar um apartamento e ja vomito : paredes, empreiteiros, opinioes, sugestoes, e deito parede abaixo ou nao, materiais, vale apena ou nao.... compro novo ou restauro velho, compro novo ou restauro velho, compro novo ou restauro velho,compro novo ou restauro velho,compro novo ou restauro velho,compro novo ou restauro velho,compro novo ou restauro velho,compro novo ou restauro velho, AAAHHHHHHHH BangHead BangHead BangHead dizzy dizzy cussing cussing cussing

Faltam 9 dias para eu poder postar no Off...

Eu tinha uma vela pra Rita Pereira Sad
Eu tinha um laço para as lutadoras Sad
Eu tinha os resultados da minha dieta Sad
Eu tinha um Pai Natal Bonacheirão com umas renas todas malucas Sad
deinhac
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 12:27:19 PM

Membro desde: 4/25/2007
Este topico interessa-me bastante pois tanto eu como o marido temos esse sonho: de construir a nossa casinha, com terreno e espaço e tudo ao nosso gosto!

Mas é um sonho adiado ou mesmo impossivel porque nem eu nem ele temos conhecimentos do assunto, e nao temos nenhum tio ou primo que tambem esteja na área... e dá-me ca a sensaçao que nestas coisas convem mesmo MUITO ter alguem bem dentro do assunto, com bons conhecimentos, para orientar! Estou certa ou acham que nao é bem assim?

Ja agora, para as meninas que construiram, onde é o terreno? essa é outra, nao sabiamos onde construir. Por um lado a nossa vida é em lisboa e nao ha por aqui grandes opçoes a esse nivel. Pelo que vimos, o mais perto, economico e interessante seria mafras, ericeiras, essas zonas...

ja agora, sexy mami, onde posso espreitar o teu blog da construçao???

jokas!
Mafalda2323
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 12:30:01 PM

Membro desde: 3/7/2008
[deinhac wrote:]
Este topico interessa-me bastante pois tanto eu como o marido temos esse sonho: de construir a nossa casinha, com terreno e espaço e tudo ao nosso gosto!

Mas é um sonho adiado ou mesmo impossivel porque nem eu nem ele temos conhecimentos do assunto, e nao temos nenhum tio ou primo que tambem esteja na área... e dá-me ca a sensaçao que nestas coisas convem mesmo MUITO ter alguem bem dentro do assunto, com bons conhecimentos, para orientar! Estou certa ou acham que nao é bem assim?

Ja agora, para as meninas que construiram, onde é o terreno? essa é outra, nao sabiamos onde construir. Por um lado a nossa vida é em lisboa e nao ha por aqui grandes opçoes a esse nivel. Pelo que vimos, o mais perto, economico e interessante seria mafras, ericeiras, essas zonas...

ja agora, sexy mami, onde posso espreitar o teu blog da construçao???

jokas!

Construír é bom no sentido em que escolhemos tudo, mas é um pincel desgraçado. dá trabalho que se farta. Pois para essas zonas de Mafra e Eriçeira não posso dar palpites porque apesar de conhecer não sou desses lados
deinhac
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 12:35:22 PM

Membro desde: 4/25/2007
Pois... o meu problema é esse mesmo, o pincel que dá Confused ja nao tenho tempo para nada, quanto mais andar em obras... Sad

o que AMAVA mesmo era construir uma especie de GuestHouse... e viver disso! Ah, ganda sonnho, mas que envolve muita guita!!
Já agora, a quem percebe do assunto: para fazer uma coisa desse genero ( a minha propria casa, mas com quartos para poder alugar e ate espaço de festas) qual é o tipo de terreno que se deve procurar? lote de moradia, urbano, rustico?? quais as diferenças??

por isso ja me contentava em comprar uma casa semi velha e remodelar... ando a pensar seriamente nesta hipotese...

Mafalda2323
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 12:43:15 PM

Membro desde: 3/7/2008
[deinhac wrote:]
Pois... o meu problema é esse mesmo, o pincel que dá Confused ja nao tenho tempo para nada, quanto mais andar em obras... Sad

por isso ja me contentava em comprar uma casa semi velha e remodelar... ando a pensar seriamente nesta hipotese...

Comigo foi mais ou menos assim. A casa já existia. Era dos meus pais. Mas já tinha sido construída há uns anos e era apenas para férias e fins de semana. E já pouco era utilizada.
Foi tudo remodelado e ampliada mas acho que o trabalho é o mesmo. O meu pai e o meu marido é que trataram de tudo. Burocracias e papeladas etc. Eu escolhi como queria e não queria, e os azulejos e as loiças e etc etc etc. Só nisso já foi uma canseira. Mas ficou tão linda. Foi a nossa prenda de casamento. E amo cada pedacinho daquela casa além de adorar o sítio. Mas foi mais simples porque o terreno já existia, a casa também, tudo legalizado. Foi tratar daquelas coisas todas para se poder fazer as obras que eu queria. Porque dada a zona temos que obdecer a um "padrão" vamos lá. Como em todo o lado acho eu que é assim
Flor de Sal
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 1:37:29 PM

Só vos digo... nada como ter a NOSSA casinha...

camilatomás
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 2:17:21 PM

[elsaP+J wrote:]
Ah e quando eu disse construir desde 1999, nao era bem isso lol
Comecei a tratar das coisas em 1999 - projecto, licenças... casei em Julho de 2000 e a casa estava em "esqueleto". Mudei-me em Novembro de 2001.

Entao até correu bem, nao? Em termos de construcao em si, quanto tempo demorou?

CRIS, RITA E PATRÍCIA, MUITA FORÇA!!!!!!

camilatomás
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 2:18:53 PM

[Ritagameiro wrote:]
Foi o ano mais complicado da minha vida até hoje. Se não dei em doida na altura, talvez já não aconteça. Estou a brincar... ou não.
A papelada demorou um ano e a contrução foi outro. Nesse mesmo ano tive que tratar de tudo relacionado com o casamento.
O namorado (na altura) estava longe e fui era eu que tinha que passar todos os dias pela obra, subir andaimes, berrar com o empreiteiro que se eu pudesse rifava. Escolhi tudo de uma ponta à outra, incluindo os sitios das tomadas de electricidade, tv e telefone.
Isto tudo aliado ao trabalho por turnos (sair às 8h da manhã e ir para a obra cheia de frio e sono, era de morrer). Para acabar tudo em bem, com os fogos arderam as linhas telefónicas todas e nem me podiam confirmar se vinham ao casamento ou não.
Quando cheguei ao dia do casamento só pensava: sobrevivi.

pois, realmente nao deve ter sido nada facil! Mas compensa no final, nao é? E pelo que precebi, a tua casa tambem so demorou um ano a construir, nao foi?

(quando pergunto isto refiro-me apenas á constrcao propeiamente dita

Ja aora, depois correu tudo bem no casamento? Esper que sim, depois de tudo espero que tenham tido uma festa linda e uma lua de mel bem descansadinha!!!!

pmfes
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 2:28:21 PM

Membro desde: 2/23/2005
[xanalen wrote:]
eu por acaso nao ambiciono nada ter uma moradia, para alem da despesa so da trabalho, lol. Os meus pais têm terrenos e os sogros tb, mas nao me quero meter numa coisa dessas, ainda mais agora que sao precisos 1001 projectos, telefone, elevador, energias alternmativas, etc etc .Confused
e num apartamento vamos largando o lixo dos sapatos pelas escadas, lol

Não sabes o que dizes Smile. Só não ter vizinhos em cima e em baixo (e com sorte de lado) vale e muito!
Para crianças não há melhor ...

PES

PES

Um dia perdido é aquele em que não nos rimos !

ESCREVER VERMELHO É FIXE!!!

pmfes
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 2:30:37 PM

Membro desde: 2/23/2005
Eu optei por comprar uma moradia usada. Tive sorte de encontar uma barata (!) em que a unica coisa que tive que alterar foi a cozinha.

A construir uma de raiz optava pelas de madeira ...

Se precisarem de uma arquitecta 5 estrelas eu conheço uma Wink Wink

PES

PES

Um dia perdido é aquele em que não nos rimos !

ESCREVER VERMELHO É FIXE!!!

camilatomás
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 2:35:44 PM

[lisangela wrote:]
olá meninas

jinhos e obrigado

em termos de valores so te vou poder responder no final, mas acho q é capaz de compensar. é claro q tudo depende do tipo de moradia, a nossa vai ser um t4 terreo sem acabamentos de luxo, os t4 mesmo em gaia sao carissimos, pelo que acho que nao nos vamos arrepender. Provavelmente iremos gastar o mesmo que gastariamos num apartamento, ou secalhar ate menos, e vamos ficar com uma casa ao nosso gosto, sem vizinhos a berrar uns com os outros as sete da manha e a acordar-nos os miudos, como temos agora, e com um jardim, que é a parte que mais me seduz!

Ainda por cima se tens pessoas entendidas na familia, podera ser uma boa opcao...

beijinhos

camilatomás
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 2:37:07 PM

[pmfes wrote:]
Eu optei por comprar uma moradia usada. Tive sorte de encontar uma barata (!) em que a unica coisa que tive que alterar foi a cozinha.

A construir uma de raiz optava pelas de madeira ...

Se precisarem de uma arquitecta 5 estrelas eu conheço uma Wink Wink

PES

nos tambem ponderámos as de madeira, eu acho-as o maximo, mas tivemos emdo que ao fim de algum tempo cansasse, e acabámos por ir para o normal. Mas acho muito, muito giras

camilatomás
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 2:39:25 PM

[ginarakel wrote:]
eu tb ando a contruir casa...demorou dois anos a sair da camara mas agora finalmente ja saiu....banana agora haja dinheiro pa continuar..........roubam-nos de todos os lados...BangHead

a nossa entre o arquitecto vao de escada e a camara foram dois anos e meio... mas nao tanto pela camara como pelo arquitecto, que era um perfeito anormal...

mas este ate agora tem sido cinco estrelas, vamos la ver se continua!

por isso é q agora acho q merecemos ter sorte com o empreiteiro!!!!!!!!!!!!!!!!!

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum