|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 3/22/2008 Mensagens: 114 Localização: lisboa
|
Isto só confirma o que há menos de um mês eu falava dos particulares...vejam as notícias hoje e confirma a falta de profissionalismo . A Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) investigou 25 salas de parto não públicas e detectou algumas irregularidades e situações «muito heterólogas» a nível do número de partos e da existência de serviços, disse hoje a ministra da Saúde falta de anestesistas nas salas de parto, falta de pulseiras e mtas outras irregularidades e viva a MAC!
|
|
|
|
[]
|
|
Membro desde: 4/1/2008 Mensagens: 415 Localização: Lisboa
|
Também vi a notícia; espero que se saiba que hospitais foram investigados, quais os que não cumprem e que medidas vão ser tomadas.
Já em Maio, li no DN que apenas duas clínicas privadas (os Hospitais da Cruz Vermelha e CUF Descobertas) cumprem um número anual de partos superior a 1500, critério utilizado pelo Governo para decidir o fecho das maternidades públicas.
|
|
Membro desde: 3/13/2007 Mensagens: 576 Localização: Aveiro
|
|
|
Membro desde: 12/14/2007 Mensagens: 190 Localização: Corroios
|
[pat2 wrote:]
Pois eu tive os meus dois filhos no particular, e não me arrependo nem um pouco.O primeiro na Cliria em Aveiro e a segunda no Cuf Descobertas, só posso mesmo dizer bem de tudo.E apesar de dizerem que é perigoso se algo correr mal,continuo a dizer bem.A minha bebé teve que ir para a neonatologia e foi 5 estrelas.Falo dos meios , do profissionalismo e do humanismo, que no público deixa muito a desejar... a ministra tem que puxar a brasa á sua sardinha... Há cerca de um mes tive que ir ao hospital publico por causa duma intoxicação, e oiço o seguinte comentário entre funcionárias:Que chata o raio da chinesa já cá esteve ontem para parir e ainda cá anda a chatear! - era uma senhora chinesa que tinha tido na vespera um falso alarme ... É de lamentar que só pagando é que sejamos bem atendidas...mas claro, é como tudo e há excepções, de certeza que há quem tenha sido bem atendida.
Bjs Pat
Exacto!!!!
 1ª papa ( Nutriben )- 14 de Março!!! 1ª sopa - 15 de Abril!! ( Batata, cenoura e cebola ) 1ª fruta - 15 de Abril ( Maçã )
|
|
Membro desde: 3/21/2008 Mensagens: 125
|
Não são as instituições que fazem as pessoas, mas sim as pessoas que fazem a instituição. Por isso publico ou privado é td o mesmo.... o importante é estar comas pessoas certas. Pat2 se pensas que o que ouviste não se diz no privado, estas mto enganda.... a unica diferença é que no privado como o controlo é maior fazem-no mais ás escondidas. Bjs
|
|
Membro desde: 5/10/2008 Mensagens: 664 Localização: Lisboa
|
Pois, mas a gente agradece que eles façam mais às escondidas...  Se não tb lhes podíamos dizer na cara o que achamos do estetoscópio à volta do pescoço  (têm medo de se confundir com o pessoal menor? nas outras profissões ninguém nos confunde com os contínuos...), da falta de educação deles, dos ares de enjoado (os parolos são sempre os que fazem o ar mais enjoado), etc. etc. e ver o que eles achavam... tinha graça. Mas eu nunca consigo descer ao nível deles. A primeira vez que levei o meu filho (com 7 meses) a um hospital (Estefânia) a médica (pediatra) disse-me, em tom de reclamação, à saída, depois de nos ter tratado super-mal e ter dito que ele tinha uma virose: "ele chora tanto..." e eu respondi-lhe, muito inocentemente "os bebés quando estão doentes choram".  Juro que não foi por mal, foi o que me saiu, tipo "olhe desculpe lá o meu filho, mas como ele é bebé..." Enfim, num hospital pediátrico nunca viram um bebé chorar?
 Agora devia mudar o meu nick para LittleEinstein
|
|
Membro desde: 12/4/2006 Mensagens: 798
|
Concordo com a cinanina (só desta vez  ) Quando vamos ao Hospital público parece que nos estão sempre a fazer um especial favor de nos atender, com caras de que toda a gente lhes deve e ninguém lhes paga. Mas eu acho que infelizmente isso é um mal de toda a função pública. Não são costumer oriented, ainda têm um longo caminho a percorrer. Há muitos médicos que têm uma falta de educação e humanidade que assusta. E esses supostamente pela formação deviam ser os primeiros a dar o exemplo.
  Madrlhada:catarina m http://solangeburri.blogspot.com" ajude-nos a dar-lhe colo... vai ver que não pesa nada! http://www.arcidadania.org/"
|
|
Membro desde: 5/30/2008 Mensagens: 140 Localização: algures por ai
|
Eu tive as minhas filhas no publico e voltaria a tê-las lá apesar d0o meu parto não ter sido dos melhores fui muito bem atendida na hora do parto, não enquanto estive a espera. De facto são as pessoas que fazem as instituições. Existem pessoas muito humanas no público, mas também o contrario. As minhas filhas são assistidas nas consultas externas de pediatria do hospital, uma vez puseram-nos à espera 1h30m, uma dessas horas com as bebes só em body depois de pesar no corredor, perguntei a 1 enfermeira se a Dra ainda ia demorar muito e ela respondeu-me num tom arrogante que estava a trabalhar e não podia ir buscar a medica. O meu marido levantou-se e foi reclamar por escrito. Passados 10 min fomos atendidos e quase no fim da consulta vieram dizer à médica que tinhamos reclamado. O que é certo é que a Dra nos telefonou à noite a pedir que retirassemos a reclamação. Na Consulta seguinte telefonou-me para antecipar a consulta para não ficarmos muito tempo à espera. Na minha opinião somos nós enquanto consumidores que temos de reclamar quando não ficamos satisfeitos com o atendimento, só mudando a atitude podemos mudar certos comportamentos.
|
|
Membro desde: 4/14/2008 Mensagens: 794 Localização: Leça do Balio
|
Quanto aos partos nada posso opinar mas li uma coisa que me deixou bastante revoltada... 44 milhões de euros que ninguém sabe para que foram utilizados (quero ver como é que o Governo se vai explicar) e desse "bolo" uma fatia é para a saúde... Inda por cima atendem-nos mal e porcamente? É inadmissível. De uma das vezes que fui às urgências do São João (e na qual a médica não viu o descolamento da placente), estava uma senhora que tinha sido operada na ginecologia à espera de ser atendida. Passou uma enfermeira e disse-lhe com cara de poucos amigos: -Aqui outra vez?! Veio fazer o quê?! A senhora respondeu: -Vim porque me apeteceu aturar enfermeiros malcriados.  Opah, a enfermeira ficou com uma cabeça do tamanho de um melão! Na sala de espera ficou toda a gente a rir-se ás gargalhadas. Então se a gente não está bem não pode ir às urgências?! É triste, minhas queridas, é muito triste... 16/04/2008 - Teste POSITIVO; 20/04/2008- 1ª Ida ao hospital por perda de liquido rosado; Tudo ok, posso sossegar! 1ª Ecografia - 5 semanas e 3 dias; 22/04/2008 - 2º susto! Corrimento acastanhado. Tudo bem na mesma, só preciso repouso e calma. UFA!!!; 25/04/2008 - 3º susto, mais corrimento. N era nd de especial segundo a médica; finalmente alguém m explicou q neste momento n podemos fazer nd, só aguardar pelas 12 semanas. 29/04/2008 - 4º susto (chiça!!!), corrimento castanho avermelhado. O médico mandou-me repousar durante 12 dias pq tenho 1 descolamento de placenta. 30/04/2008 - 1ª Consulta; a minha médica é uma estúpida!!!!!! Toca a procurar um GO no privado... 05/04/2008 - Noto as melhoras, n tenho corrimento. IUPIIII!!!! Dia 9 tiro a limpo as melhoras. 09/05/2008 - 2ª Ecografia e análises gerais: gravidez gemelar monocoriónica e monoamniótica. Um com 7 semanas e 4 dias e outro com 7 semanas e 6 dias. O problema? Não foi detectado movimento cardíaco em ambos os bébés - tenho de aguardar até 2ª feira. Que desespero!!!!!!!!       12/05/2008 - Hospital de São João para novos exames... Rezem por mim e principalmente pelos meus bébés... A Natureza acabou com o meu sonho, perdi os bébés. 03/06/2008 - Consulta com GO: a evolução parece favorável mas diagnosticou-me uma anemia (pudera, parecia uma fonte!!!). Há que me começar a tomar ferro e daqui a um mês fazer umas analises a ver que tal... As minhas madrinhas: Pooka Mãe Lara monicaamaroAs minhas afilhadas: naty pati2002 positivo a 17/07/2008!  A minha madrilhada: titas80
|
|
Membro desde: 5/25/2007 Mensagens: 323 Localização: Lisboa
|
[pat2 wrote:]
Pois eu tive os meus dois filhos no particular, e não me arrependo nem um pouco.O primeiro na Cliria em Aveiro e a segunda no Cuf Descobertas, só posso mesmo dizer bem de tudo.E apesar de dizerem que é perigoso se algo correr mal,continuo a dizer bem.A minha bebé teve que ir para a neonatologia e foi 5 estrelas.Falo dos meios , do profissionalismo e do humanismo, que no público deixa muito a desejar... a ministra tem que puxar a brasa á sua sardinha... Há cerca de um mes tive que ir ao hospital publico por causa duma intoxicação, e oiço o seguinte comentário entre funcionárias:Que chata o raio da chinesa já cá esteve ontem para parir e ainda cá anda a chatear! - era uma senhora chinesa que tinha tido na vespera um falso alarme ... É de lamentar que só pagando é que sejamos bem atendidas...mas claro, é como tudo e há excepções, de certeza que há quem tenha sido bem atendida.
Bjs Pat
Pat não vou opiniar sobre privados, conheço só na parte de pediatria e não dos partos. Eu tive os meus 3 filhos na MAC, os dois primeiros estiveram internados nos cuidados intermedios da neonatologia, só posso dizer bem! Fomos tratados com muito profissionalismo, e por pessoas muito carinhosas. Desculpa referir-te, mas tinha de dar o meu testemunho. Um beijo Alice Alice, Bruno, Tomás e Carolina
|
|
Membro desde: 9/21/2007 Mensagens: 601 Localização: Lisboa
|
Só para desviar a conversa de volta para o tema inicial ... em vez de estarmos a discutir se o público é melhor ou pior que o privado. A mim assusta-me pensar que as instituições privadas - orientadas para o lucro - tenham certas prioridades que não o bem-estar da mãe/bébé. Gostaria de ter visto essa notícia, mas como não vejo as notícias nunca ... em que canal foi? Sabes que irregularidades foram? E o que é que [ppatita wrote:]situações «muito heterólogas» a nível do número de partos e da existência de serviços quer dizer exactamente? Partos a mais para os serviços que a instituição tem? Que serviços, neonatologia, cuidados intensivos?? Bjs 
Sara - Mãe, Doula e Educadora Perinatal Estás grávida? Já pensaste nos benefícios que o acompanhamento por uma doula tem para ti e para o bébé? Se quiseres saber mais visita o meu site (www.maeparamae.com) ou manda-me uma PM com as tuas questões! 
|
|
Membro desde: 12/4/2006 Mensagens: 798
|
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=963538&tag=Sa%FAdeNão especifica nada. Mas presumo que quanto ao nº de partos deve ser a menos, visto que o contexto é fechar maternidades com menos de 1500 partos por ano. Aliás medida que consider acertadíssima.
  Madrlhada:catarina m http://solangeburri.blogspot.com" ajude-nos a dar-lhe colo... vai ver que não pesa nada! http://www.arcidadania.org/"
|
|
Membro desde: 4/14/2008 Mensagens: 371 Localização: Portugal
|
Muitas vezes penso que " a ignorância é a nossa melhor amiga". E não se ofendam, não é à ignorância intelectual que me refiro. Em relação a esta situação dos privados, as pessoas (leigos) não saberem o que lá se passa em termos de falta de meios materiais e humanos, politicas economicistas e também o contrario, etc, dá-lhes uma falsa sensação de segurança porque as pessoas são muito simpaticas (claro que são, senão no dia seguinte estão na rua), os medicos muito atenciosos e prestáveis (e no publico, como são estes mesmos médicos?), fazem-se mil e um exames (muitos desnecessarios, mas dão $$$), etc. Reafirmo que simpatia não é sinal de competência. Gente mal-educada e mal-formada existe em todo o lado, não é um apanágio dos funcionarios publicos. Parece que todos os males que este pais sofre vêm dos funcionarios publicos.
Em relação á noticia, não li. Mas tenho a certeza que por exemplo umas das "irregularidades" detectadas é o elevado numero de cesarianas. E não me venham dizer que é porque os medicos são muito mais cuidadosos no privado.
|
|
|
|
|
Membro desde: 5/10/2008 Mensagens: 664 Localização: Lisboa
|
Eu tb concordo que simpatia não é sinal de competência. Mas má-educação é má-educação e eu prefiro pagar para ser bem tratada, mesmo que isso signifique que essa pessoa só faz isso para não ser despedida. É pena que no público as pessoas não sejam chamadas à atenção pela forma como tratam os outros, há limites. Mas depende dos sítios. Em relação às cesarianas, acho que isso é mais outro "mito urbano", não acho que os médicos sejam carniceiros que só porque estão no privado só estão lá para ganhar dinheiro e não querem saber de mais nada. Eu, já disse isto várias vezes no fórum, não encontrei nada disso, o meu médico privado em hospital privado, fartou-se de insistir sempre no parto normal e realmente foi pena porque afinal devia ter feito cesariana. Mas enfim, preso por teu cão e preso por não ter, não é?
 Agora devia mudar o meu nick para LittleEinstein
|
|
|
|
|
Membro desde: 2/27/2008 Mensagens: 2,124 Localização: almada
|
[pat2 wrote:]Não me estou a referir a ninguém, mas para quem fala mal do privado,porque não levam os seus bebés ás consultas de pediatria no publico?é que se repararem para aí 99% aqui das nossas colegas vão ao privado...
Eu não falo mal do privado, nem do público... O meu bebé nasceu num hospital público e fui muito bem-tratada. Quanto ao pediatra no público para mim é impossível por vários motivos: 1º não tenho médico de família; 2º não há pediatra no centro de saúde da minha área; 3º os horários do centro de saúde são incompatíveis com os meus horários de trabalho, infelizmente.
|
|
Membro desde: 2/27/2008 Mensagens: 2,124 Localização: almada
|
[lamarosa wrote:]Gente mal-educada e mal-formada existe em todo o lado, não é um apanágio dos funcionarios publicos. Parece que todos os males que este pais sofre vêm dos funcionarios publicos.
Lá isso é verdade! Toda a gente sabe falar mal da função pública mas muitos funcionários públicos trabalham mais que muita gente neste forum, quanto mais não seja por não terem net no trabalho.  E sim, conheço muitos funcionários públicos, da administração local e central, bem-formados, trabalhadores e com brio no seu trabalho.
|
|
Membro desde: 9/21/2007 Mensagens: 601 Localização: Lisboa
|
Por alguma estranha razão não consigo ouvir a notícia - tenho de tentar mais tarde. Aquilo que acho é que se a instituição conseguir providenciar os meios para salvaguardar sempre o bem-estar da mãe e bébé então que façam os partos que quiserem. No entanto, se assumirem um modelo altamente intervencionista (que é o que dá mais dinheiro), então têm de estar preparados para as consequências negativas (raras) que volta e meia acontecem. Por exemplo, pelo que sei, a Clínica de Stº. António da Reboleira não está super-hiper-bem equipada com cuidados intensivos e neonatologia, mas também não se assume como um modelo intervencionista! No meio disto tudo só não percebo é porque é que ainda não há em Portugal um local semelhante aos Centros de Nascimento de lá de fora (excepto a sala de parto natural do Hospital de S. João, no Porto) ... E porque é que no privado, onde os pais até às cesarianas podem assistir, as doulas são tão mal vistas ... alguma coisa está mal neste cenário! Bjs 
Sara - Mãe, Doula e Educadora Perinatal Estás grávida? Já pensaste nos benefícios que o acompanhamento por uma doula tem para ti e para o bébé? Se quiseres saber mais visita o meu site (www.maeparamae.com) ou manda-me uma PM com as tuas questões! 
|
|
|
Guest |