Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

inspecção detecta irregularidades em salas de parto não publicas [Options] · [View]
ppatita
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 5:49:19 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 3/22/2008
Isto só confirma o que há menos de um mês eu falava dos particulares...vejam as notícias hoje e
confirma a falta de profissionalismo .
A Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) investigou 25 salas de parto não públicas e detectou algumas irregularidades e situações «muito heterólogas» a nível do número de partos e da existência de serviços, disse hoje a ministra da Saúde

falta de anestesistas nas salas de parto, falta de pulseiras e mtas outras irregularidades e viva a MAC!

[Sponsor]
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 5:49:19 PM

[]
Mãeaos30
Inserida em: Tuesday, July 01, 2008 7:57:58 PM

Membro desde: 4/1/2008
Também vi a notícia; espero que se saiba que hospitais foram investigados, quais os que não cumprem e que medidas vão ser tomadas.

Já em Maio, li no DN que apenas duas clínicas privadas (os Hospitais da Cruz Vermelha e CUF Descobertas) cumprem um número anual de partos superior a 1500, critério utilizado pelo Governo para decidir o fecho das maternidades públicas.
pat2
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 12:15:17 AM

Membro desde: 3/13/2007

Pois eu tive os meus dois filhos no particular, e não me arrependo nem um pouco.O primeiro na Cliria em Aveiro e a segunda no Cuf Descobertas, só posso mesmo dizer bem de tudo.E apesar de dizerem que é perigoso se algo correr mal,continuo a dizer bem.A minha bebé teve que ir para a neonatologia e foi 5 estrelas.Falo dos meios , do profissionalismo e do humanismo, que no público deixa muito a desejar... a ministra tem que puxar a brasa á sua sardinha...
Há cerca de um mes tive que ir ao hospital publico por causa duma intoxicação, e oiço o seguinte comentário entre funcionárias:Que chata o raio da chinesa já cá esteve ontem para parir e ainda cá anda a chatear! - era uma senhora chinesa que tinha tido na vespera um falso alarme ...
É de lamentar que só pagando é que sejamos bem atendidas...mas claro, é como tudo e há excepções, de certeza que há quem tenha sido bem atendida.

Bjs
Pat

Beijinhos
A mãe da Sofia
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 1:21:09 AM

Membro desde: 12/14/2007
[pat2 wrote:]

Pois eu tive os meus dois filhos no particular, e não me arrependo nem um pouco.O primeiro na Cliria em Aveiro e a segunda no Cuf Descobertas, só posso mesmo dizer bem de tudo.E apesar de dizerem que é perigoso se algo correr mal,continuo a dizer bem.A minha bebé teve que ir para a neonatologia e foi 5 estrelas.Falo dos meios , do profissionalismo e do humanismo, que no público deixa muito a desejar... a ministra tem que puxar a brasa á sua sardinha...
Há cerca de um mes tive que ir ao hospital publico por causa duma intoxicação, e oiço o seguinte comentário entre funcionárias:Que chata o raio da chinesa já cá esteve ontem para parir e ainda cá anda a chatear! - era uma senhora chinesa que tinha tido na vespera um falso alarme ...
É de lamentar que só pagando é que sejamos bem atendidas...mas claro, é como tudo e há excepções, de certeza que há quem tenha sido bem atendida.

Bjs
Pat

Exacto!!!!

1ª papa ( Nutriben )- 14 de Março!!!
1ª sopa - 15 de Abril!! ( Batata, cenoura e cebola )
1ª fruta - 15 de Abril ( Maçã )
across
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 1:53:39 AM

Membro desde: 3/21/2008
Não são as instituições que fazem as pessoas, mas sim as pessoas que fazem a instituição.

Por isso publico ou privado é td o mesmo.... o importante é estar comas pessoas certas.

Pat2 se pensas que o que ouviste não se diz no privado, estas mto enganda.... a unica diferença é que no privado como o controlo é maior fazem-no mais ás escondidas.

Bjs

cinanina
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 7:52:28 AM

Membro desde: 5/10/2008
Pois, mas a gente agradece que eles façam mais às escondidas... Whistle Se não tb lhes podíamos dizer na cara o que achamos do estetoscópio à volta do pescoço rofll (têm medo de se confundir com o pessoal menor? nas outras profissões ninguém nos confunde com os contínuos...), da falta de educação deles, dos ares de enjoado (os parolos são sempre os que fazem o ar mais enjoado), etc. etc. e ver o que eles achavam... tinha graça. Mas eu nunca consigo descer ao nível deles. A primeira vez que levei o meu filho (com 7 meses) a um hospital (Estefânia) a médica (pediatra) disse-me, em tom de reclamação, à saída, depois de nos ter tratado super-mal e ter dito que ele tinha uma virose: "ele chora tanto..." e eu respondi-lhe, muito inocentemente "os bebés quando estão doentes choram". rolleyes roflmao Juro que não foi por mal, foi o que me saiu, tipo "olhe desculpe lá o meu filho, mas como ele é bebé..." Enfim, num hospital pediátrico nunca viram um bebé chorar?

Agora devia mudar o meu nick para LittleEinstein
ccmct
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 9:25:54 AM

Membro desde: 12/4/2006
Concordo com a cinanina (só desta vez Whistle )

Quando vamos ao Hospital público parece que nos estão sempre a fazer um especial favor de nos atender, com caras de que toda a gente lhes deve e ninguém lhes paga. Mas eu acho que infelizmente isso é um mal de toda a função pública. Não são costumer oriented, ainda têm um longo caminho a percorrer.

Há muitos médicos que têm uma falta de educação e humanidade que assusta. E esses supostamente pela formação deviam ser os primeiros a dar o exemplo.

Madrlhada:catarina m

http://solangeburri.blogspot.com

" ajude-nos a dar-lhe colo... vai ver que não pesa nada!
http://www.arcidadania.org/"
titimarg
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 10:04:09 AM

Membro desde: 5/30/2008
Eu tive as minhas filhas no publico e voltaria a tê-las lá apesar d0o meu parto não ter sido dos melhores fui muito bem atendida na hora do parto, não enquanto estive a espera. De facto são as pessoas que fazem as instituições. Existem pessoas muito humanas no público, mas também o contrario. As minhas filhas são assistidas nas consultas externas de pediatria do hospital, uma vez puseram-nos à espera 1h30m, uma dessas horas com as bebes só em body depois de pesar no corredor, perguntei a 1 enfermeira se a Dra ainda ia demorar muito e ela respondeu-me num tom arrogante que estava a trabalhar e não podia ir buscar a medica. O meu marido levantou-se e foi reclamar por escrito. Passados 10 min fomos atendidos e quase no fim da consulta vieram dizer à médica que tinhamos reclamado. O que é certo é que a Dra nos telefonou à noite a pedir que retirassemos a reclamação. Na Consulta seguinte telefonou-me para antecipar a consulta para não ficarmos muito tempo à espera. Na minha opinião somos nós enquanto consumidores que temos de reclamar quando não ficamos satisfeitos com o atendimento, só mudando a atitude podemos mudar certos comportamentos.

Sugarpops
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 10:31:09 AM

Membro desde: 4/14/2008
Quanto aos partos nada posso opinar mas li uma coisa que me deixou bastante revoltada...

44 milhões de euros que ninguém sabe para que foram utilizados (quero ver como é que o Governo se vai explicar) e desse "bolo" uma fatia é para a saúde...

Inda por cima atendem-nos mal e porcamente? É inadmissível.

De uma das vezes que fui às urgências do São João (e na qual a médica não viu o descolamento da placente), estava uma senhora que tinha sido operada na ginecologia à espera de ser atendida. Passou uma enfermeira e disse-lhe com cara de poucos amigos:

-Aqui outra vez?! Veio fazer o quê?!

A senhora respondeu:

-Vim porque me apeteceu aturar enfermeiros malcriados. Laughing

Opah, a enfermeira ficou com uma cabeça do tamanho de um melão!

Na sala de espera ficou toda a gente a rir-se ás gargalhadas. Então se a gente não está bem não pode ir às urgências?!

É triste, minhas queridas, é muito triste...

16/04/2008 - Teste POSITIVO;
20/04/2008- 1ª Ida ao hospital por perda de liquido rosado; Tudo ok, posso sossegar! 1ª Ecografia - 5 semanas e 3 dias;
22/04/2008 - 2º susto! Corrimento acastanhado. Tudo bem na mesma, só preciso repouso e calma. UFA!!!;
25/04/2008 - 3º susto, mais corrimento. N era nd de especial segundo a médica; finalmente alguém m explicou q neste momento n podemos fazer nd, só aguardar pelas 12 semanas.
29/04/2008 - 4º susto (chiça!!!), corrimento castanho avermelhado. O médico mandou-me repousar durante 12 dias pq tenho 1 descolamento de placenta. Sad
30/04/2008 - 1ª Consulta; a minha médica é uma estúpida!!!!!! Toca a procurar um GO no privado...
05/04/2008 - Noto as melhoras, n tenho corrimento. IUPIIII!!!! Dia 9 tiro a limpo as melhoras. Wink
09/05/2008 - 2ª Ecografia e análises gerais: gravidez gemelar monocoriónica e monoamniótica. Um com 7 semanas e 4 dias e outro com 7 semanas e 6 dias. O problema? Não foi detectado movimento cardíaco em ambos os bébés - tenho de aguardar até 2ª feira. Que desespero!!!!!!!! SadSadSadSadSadSadSad
12/05/2008 - Hospital de São João para novos exames... Rezem por mim e principalmente pelos meus bébés... A Natureza acabou com o meu sonho, perdi os bébés.
03/06/2008 - Consulta com GO: a evolução parece favorável mas diagnosticou-me uma anemia (pudera, parecia uma fonte!!!). Há que me começar a tomar ferro e daqui a um mês fazer umas analises a ver que tal...

As minhas madrinhas:

Pooka Mãe Lara monicaamaro

As minhas afilhadas:

naty pati2002 positivo a 17/07/2008! banana

A minha madrilhada:

titas80
carolbruntoma(alice)
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 10:36:49 AM

Membro desde: 5/25/2007

Bjs
Pat

Pat não vou opiniar sobre privados, conheço só na parte de pediatria e não dos partos.
Eu tive os meus 3 filhos na MAC, os dois primeiros estiveram internados nos cuidados intermedios da neonatologia, só posso dizer bem!
Fomos tratados com muito profissionalismo, e por pessoas muito carinhosas.
Desculpa referir-te, mas tinha de dar o meu testemunho.

Um beijo
Alice

Alice, Bruno, Tomás e Carolina

Sara Doula
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 10:56:44 AM

Membro desde: 9/21/2007
Só para desviar a conversa de volta para o tema inicial ... em vez de estarmos a discutir se o público é melhor ou pior que o privado.

A mim assusta-me pensar que as instituições privadas - orientadas para o lucro - tenham certas prioridades que não o bem-estar da mãe/bébé.
Gostaria de ter visto essa notícia, mas como não vejo as notícias nunca ... em que canal foi? Sabes que irregularidades foram? E o que é que

[ppatita wrote:]
situações «muito heterólogas» a nível do número de partos e da existência de serviços

quer dizer exactamente?

Partos a mais para os serviços que a instituição tem? Que serviços, neonatologia, cuidados intensivos??

Bjs Smile

Sara - Mãe, Doula e Educadora Perinatal

Estás grávida? Já pensaste nos benefícios que o acompanhamento por uma doula tem para ti e para o bébé? Se quiseres saber mais visita o meu site (www.maeparamae.com) ou manda-me uma PM com as tuas questões!

ccmct
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 11:04:15 AM

Membro desde: 12/4/2006
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=963538&tag=Sa%FAde

Não especifica nada. Mas presumo que quanto ao nº de partos deve ser a menos, visto que o contexto é fechar maternidades com menos de 1500 partos por ano. Aliás medida que consider acertadíssima.

Madrlhada:catarina m

http://solangeburri.blogspot.com

" ajude-nos a dar-lhe colo... vai ver que não pesa nada!
http://www.arcidadania.org/"
lamarosa
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 11:55:48 AM

Membro desde: 4/14/2008
Muitas vezes penso que " a ignorância é a nossa melhor amiga".
E não se ofendam, não é à ignorância intelectual que me refiro.
Em relação a esta situação dos privados, as pessoas (leigos) não saberem o que lá se passa em termos de falta de meios materiais e humanos, politicas economicistas e também o contrario, etc, dá-lhes uma falsa sensação de segurança porque as pessoas são muito simpaticas (claro que são, senão no dia seguinte estão na rua), os medicos muito atenciosos e prestáveis (e no publico, como são estes mesmos médicos?), fazem-se mil e um exames (muitos desnecessarios, mas dão $$$), etc.
Reafirmo que simpatia não é sinal de competência.
Gente mal-educada e mal-formada existe em todo o lado, não é um apanágio dos funcionarios publicos. Parece que todos os males que este pais sofre vêm dos funcionarios publicos.

Em relação á noticia, não li. Mas tenho a certeza que por exemplo umas das "irregularidades" detectadas é o elevado numero de cesarianas. E não me venham dizer que é porque os medicos são muito mais cuidadosos no privado.
pat2
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 12:03:07 PM

Eu continuo a defender que há de tudo , de certo que tb existem privados que não prestam, no entanto e como é a nossa saude que está em jogo acho que temos o dever de escolher bem.Eu "convido" quem fala mal do privado a visitar as instalações do Cuf Descobertas, salas de parto e neonatologia( sim pq quem lá vai ter bebéWinkpode agendar uma visita.

Não me estou a referir a ninguém, mas para quem fala mal do privado,porque não levam os seus bebés ás consultas de pediatria no publico?é que se repararem para aí 99% aqui das nossas colegas vão ao privado...

Também concordo que são as pessoas que fazem a instituição.Por exemplo aqui em Aveiro muitas das enfermeiras que trabalham na Cliria tb trabalham no hospital.Então porque será que nos tratam de maneira diferente? talvez os ordenados sejam diferentes, talvez tenham a rédea curta no privado, sei lá... mas é de lamentar...pois nem todas as pessoas tem possibilidades económicas de ir para o privado.Eu no meu caso tenho o seguro da Médis que me tem dado um jeitão...

Beijinhos
Pat

Beijinhos
cinanina
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 12:09:52 PM

Membro desde: 5/10/2008
Eu tb concordo que simpatia não é sinal de competência. Mas má-educação é má-educação e eu prefiro pagar para ser bem tratada, mesmo que isso signifique que essa pessoa só faz isso para não ser despedida. É pena que no público as pessoas não sejam chamadas à atenção pela forma como tratam os outros, há limites.
Mas depende dos sítios.
Em relação às cesarianas, acho que isso é mais outro "mito urbano", não acho que os médicos sejam carniceiros que só porque estão no privado só estão lá para ganhar dinheiro e não querem saber de mais nada. Eu, já disse isto várias vezes no fórum, não encontrei nada disso, o meu médico privado em hospital privado, fartou-se de insistir sempre no parto normal e realmente foi pena porque afinal devia ter feito cesariana. Mas enfim, preso por teu cão e preso por não ter, não é?

Agora devia mudar o meu nick para LittleEinstein
pat2
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 12:10:04 PM

Se as irregularidades são o elevado numero de cesarianas, não vejo onde está o mal.
Acho que cada uma de nós seja no publico ou seja no privado deveria ter o direito de escolher o tipo de parto que quer.Afinal é o nosso corpo...é uma barbaridade o que fazem ainda hoje em pleno séc . XXI, a certas mulheres para darem á luz... e isto no privado normalmente não acontece, fazem tudo para nos minimizar a dor , enquanto que no publico é do género"entrou tem que sair", expressão que várias pessoas já devem ter ouvido falar!!

Isto não é criticar ninguém, são meramente pontos de vista...

Bjs
Pat

Beijinhos
miosotis
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 12:15:44 PM

Membro desde: 2/27/2008
Não me estou a referir a ninguém, mas para quem fala mal do privado,porque não levam os seus bebés ás consultas de pediatria no publico?é que se repararem para aí 99% aqui das nossas colegas vão ao privado...

Eu não falo mal do privado, nem do público... O meu bebé nasceu num hospital público e fui muito bem-tratada.
Quanto ao pediatra no público para mim é impossível por vários motivos: 1º não tenho médico de família; 2º não há pediatra no centro de saúde da minha área; 3º os horários do centro de saúde são incompatíveis com os meus horários de trabalho, infelizmente.

miosotis
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 12:18:09 PM

Membro desde: 2/27/2008
[lamarosa wrote:]
Gente mal-educada e mal-formada existe em todo o lado, não é um apanágio dos funcionarios publicos. Parece que todos os males que este pais sofre vêm dos funcionarios publicos.

Lá isso é verdade! Toda a gente sabe falar mal da função pública mas muitos funcionários públicos trabalham mais que muita gente neste forum, quanto mais não seja por não terem net no trabalho. Laughing

E sim, conheço muitos funcionários públicos, da administração local e central, bem-formados, trabalhadores e com brio no seu trabalho.

Sara Doula
Inserida em: Wednesday, July 02, 2008 12:24:55 PM

Membro desde: 9/21/2007
Por alguma estranha razão não consigo ouvir a notícia - tenho de tentar mais tarde.

Aquilo que acho é que se a instituição conseguir providenciar os meios para salvaguardar sempre o bem-estar da mãe e bébé então que façam os partos que quiserem. No entanto, se assumirem um modelo altamente intervencionista (que é o que dá mais dinheiro), então têm de estar preparados para as consequências negativas (raras) que volta e meia acontecem.
Por exemplo, pelo que sei, a Clínica de Stº. António da Reboleira não está super-hiper-bem equipada com cuidados intensivos e neonatologia, mas também não se assume como um modelo intervencionista!

No meio disto tudo só não percebo é porque é que ainda não há em Portugal um local semelhante aos Centros de Nascimento de lá de fora (excepto a sala de parto natural do Hospital de S. João, no Porto) ...

E porque é que no privado, onde os pais até às cesarianas podem assistir, as doulas são tão mal vistas ... alguma coisa está mal neste cenário!

Bjs Smile

Sara - Mãe, Doula e Educadora Perinatal

Estás grávida? Já pensaste nos benefícios que o acompanhamento por uma doula tem para ti e para o bébé? Se quiseres saber mais visita o meu site (www.maeparamae.com) ou manda-me uma PM com as tuas questões!

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum