|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 12/13/2007 Mensagens: 62 Localização: Amadora
|
Estou quase com 12 semanas de gestação e amanhã vou fazer a minha 1ª ecografia, ainda não fiz nem me mandar fazer o rastreio de 1º trimestre, será normal a médica não mo ter pedido? É normal fazê-lo sempre mesmo que a mãe não tenha idade de risco? Tenho consulta com ela na 4ªf e acho que lhe vou colocar esta questão. Se me puderem falar da vossa experiência pessoal agradeço e já agora tem ideia de quais os valores a pagar. Obrigada
Último dia da Pílula - 5 Out 07 Folicil - Nov 07 Inicio dos Treinos 13 Dez 07 Positivo a 5 Junho 2008
|
|
|
|
[]
|
|
Membro desde: 5/22/2008 Mensagens: 559 Localização: S.Domingos de Rana
|
Olá. O rastreio do 1ºtrimestre é realizado entre as 10 e as 13 semanas-de preferencia às 11. Não é só para situações de risco,é para todas as que quiserem fazer.Esse rastreio é baseado nos valores de TN+OSSOS DO NARIZ+SANGUE+IDADE MATERNA para determinar o risco que tens de vir a ter um filho com Sindrome de Down,Trissomia 18 .O meu medico é que me falou nisso e perguntou se eu queria. Disse logo que sim e ele então passou uma credencial para fazer no Hospital de Cascais. Veio negativo. O que tu pagas é ao laboratório por cheque qdo envias o sangue e relatorio por correio,são 30 euros, mas sempre podes pôr no IRS. Atenção que o rastreio do 1ºtrimestre não se aplica aos defeitos do tubo neural. Para isso existe o rastreio do 2ºtrimestre que abrange defeitos do tubo neural.
O segundo não fiz. É entre as 14 e as 22semanas-de preferencia às 15.Para detectar risco de defeitos no tubo neural. O meu medico baseando-se nos valores do 1ºrastreio,disse que eu estava com muito pouco risco e que não havia necessidade fazer mais nenhum.
Depois tens o rastreio integrado, que tem a mesma eficácia que o 2ºrastreio relativamente ao risco de defeitos do tubo neural mas mais eficaz e sensível relativamente ao risco do sindrome de Down e Trissomia 18.
Fala com a tua médica na quarta,acho que ela devia de te ter falado nisso,apesar de alguns médicos não o fazerem devido aos falsos positivos. Pelo menos no rastreio do 1ºtrimestre ela podia te ter falado. Não estarem de acordo é uma coisa mas não informarem os doentes é muito mau.Cada um sabe de si e não tem que ser eles a escolher por nós.
Mas tambem te digo, eles proprios (laboratório) dizem que não é um exame determinante e a mim só me causou stress e ansiedade até saber o resultado. Depois se vem positivo,aconselham-te a fazer uma amniocintese.
Tu é q sabes mas venha negativo ou positivo,ninguem te dá certezas se vais ter ou não um bebé com esses defeitos ou doenças.
Espero ter ajudado na tua questão.
Beijinhos
|
|
Membro desde: 1/10/2007 Mensagens: 1,503
|
Eu não fiz. É UM AFONSO!!!!!!!!!!! DPP- 31/08/2008Madrinha: WishAfilhada: Fladybird
|
|
Ranking: Member
Membro desde: 2/16/2008 Mensagens: 22
|
Olá, Cátia. Estou grávida de 17 semanas. Às 12 semanas fiz a ecografia e no dia imediatamente a seguir fiz a análise de rastreio bioquímico (despiste de trissomias 13, 18 e 21). Convém ser a seguir à eco, pois no laboratório precisam de dados que vêm no relatório da ecografia. Paguei €50, mas pq foi particular. Não sei se é uma análise comparticipada... mas lá está, podes colocar no IRS. O resultado da análise foi negativa, mas os valores aproximam-se do positivo. A médica achou por bem (o qual concordei na hora) de fazer o despiste pela amniocentese. Fi-la a semana passada. O exame correu lindamente, estava super tranquila. Repousei em absoluto por 48h e agora estou a ter uma semana calma e não pego em pesos (tenho uma menina com 3 anos que foi passar uns dias com os avós, mesmo por não poder andar com ela ao colo...) No meio disto tudo o que custa mesmo é a espera pelos resultados. Acho que deves falar com a tua médica sobre o rastreio.
Um beijinho e calma!
|
|
Membro desde: 1/11/2008 Mensagens: 1,261 Localização: Leiria
|
Olá. O rastreio é feito por opção dos pais e não sob critério médico (geralmente). Há médicos que não gostam que as pacientes façam (é mesmo assim), pq há muitos falsos negativos, e isso causa mta ansiedade. Fiz a 1ª eco e nesse dia descobri que já estava de 12 semanas, mostrei ao GO e ele falou-me imediatamente do rastreio, não me pressionou, apenas informou que existia, decidi logo fazer. Fiz o rastreio integrado, 1ª colheita 12s+2d, 2ª colheita 15s. Nesta morada tens o panfleto que explica tudo http://www.labmed.pt/RastreioPrenatal.pdfUma colega minha, anda no CS, e foi ela que falou nisso ao médico de família, ele estava mal informado, mas foi informar-se e passou-lho. Eu fiz em fevereiro deste ano e foi assim: Com requisição do CS, custa cerca de 40 euros, a título particular, 70 euros. Os resultados, a título particular, são mais rápidos 1 semana.
       Madrinhas: ::: Liliana ramos & inesjAfilhada ::::::::: Kikita::: Acredito com muita esperança que terás a tua estrelinha!:::::::::::::: Nasci a : 30 Julho 2008::: tinha 2,715kg, 48,5cm e foi muito difícil!::::::::::::::: ::::::::::::::3 semanas ::: 3210g:::: 4 semanas ::: 3540g::::
|
|
Membro desde: 8/18/2007 Mensagens: 170
|
Olá Cátia. O rastreio deverá ser feito na mesma semana que a ecografia, por isso, caso optes por fazê-lo, aconselho-te a falares com a médica entretanto. Bjos, Lily
|
|
Membro desde: 5/3/2007 Mensagens: 169
|
|
|
Membro desde: 1/30/2008 Mensagens: 213 Localização: Porto/Gaia
|
Olá a todas! No meu caso fui hoje à 1ª consulta (na maternidade), marcaram-me a eco de 1º trimestre às 12 semanas e só depois de fazer a eco é que me marcam o rastreio de anomalias congénitas. Mas pelo que percebi e segundo o conselho da obstetra é aconselhável fazer por volta das 15 semanas. Antes de ir para a maternidade tinha ido a uma GO particular que me tinha recomendado fazer o rastreio entre as 11 e as 13 semanas. Agora perante esta informação contraditória, nem sei, acho que vou confiar na maternidade pela sua vasta experiência e não colocar minhocas na cabeça. De qualquer modo fui ver aos papéis que trouxe da consulta e a folha do rastreio vem anexado à folha da ecografia obstétrica, ou seja, será o médico da ecografia (e com base na eco) a preencher a semana ideal para a colheita de sangue do rastreio. Se bem que na ficha diz assim: semana ideal para a colheita de sangue (14 e as 20 semanas). Bem, não sei, depois da eco logo se vê quando me marcam. Beijinhos para todas!
    Última pílula: 6 de Março/2008 1º Positivo: 4 de Junho/ 2008 2º Positivo: 6 de Junho/2008 1ª consulta: 9 de Junho (Tudo Ok na eco, saco gestacional no local correcto) 1º Susto: 20 de Junho (manchas acastanhadas clarinhas ao urinar; recorri às urgências mas felizmente tudo Ok na eco, aliás já se via o embrião e o batimento cardíaco; a GO disse-me para me preocupar apenas em caso de hemorragia e de sangue vivo; felizmente tudo bem!) 2ªconsulta (1ª na MJD): 10 de Julho (marcação da eco do 1º trimestre para dia 30 de Julho, análises e posteriormente rastreio) Eco de 1º Trimestre: 30 de julho (tudo óptimo com o pimpolho/a, não parava quieto com as pernas e não punha a cabeça na posição para tirar a TN, de modo que estivemos à volta e 1 h a tentar que o/a malandra/o decidisse deixar ver alguma coisa de jeito; simplesmente adorei a ecografista, a Drª Carla Pina, não descansou enquanto não arranjou a melhor foto para os papás;CRL- 54,3 mm, TN- 1,9 mm, BP- 19,8 mm; próximo passo: análises sanguíneas e rastreio bioquímico) http://photos1.hi5.com/0038/852/203/fQFjiB852203-02.jpghttp://www.psi_clinica.no.comunidades.netMadrinha: mamaxinha
|
|
Membro desde: 7/7/2008 Mensagens: 56 Localização: PORTO - custoias
|
Olá Catia, eu fiz o meu ontem, a medica me passou e eu nem discuti, se bem não fizer, mau tbm nao faz!! 1º fiz a eco, e dps fui fazer o rastreio, paguei 30 euros, pois peguei um P1 no meu CS, e o resultado sai em 4 dias! Só espero que a medica não me ligue!! Bjinhus!
 13 semanas... Março 2007: Começo dos treinos... Fevereiro 2008: positivo Março 2008: momento triste , aborto retido.... 03/06 confirmei num teste de farmacia a meia noite..rsrsrs! Não ia conseguir dormir sem ter a certeza! 1ª consulta: 09/06 - td ok coraçãozinho batendo! ( Que alegria.) 2ª consulta: 30/06 - td ok já consegui vê uns bracinhos e perninhas... ( consegui quebrar o trauma, da ultima gravidez, pq nessa 2ª consulta descobri que estava com aborto retido (ovo desvitalizado), que triste. 3ª consulta: 15/07 eco e rastreio do 1º trimestre--- td ok. gravei para recordar aquela coisinha fofa, que acho tava a dormir pq não queria se mexer por nada! (11 semanas) 4ªconsulta: 18/o8 - td ok , qto so sexo a medica acha que é uma menina, mas não garantiu 100%. (16 semanas) proxima eco : 30/09 proxima consulta: 30/10 DPP:02/02/09 MADRINHA: sun14 AFILHADA: VANYA 
|
|
Membro desde: 7/30/2007 Mensagens: 2,553 Localização: Aveiro
|
|
|
Membro desde: 6/21/2008 Mensagens: 116 Localização: Queijas
|
Eu fui hoje ao médico, faço amanhã 9 semanas.
Para deitar mais uma acha para a fogueira, o meu médico disse que muito recentemente se percebeu que o melhor é fazer a análise de sangue às 10 semanas, porque a diferença entre problema e não problema é maior às 10 que às 11,12 ou 13 semanas. Portanto mandou-me fazer a análise de amanha a uma semana (dia em que completo as 10 s) e a eco é dia 11 de Agosto.
Nos papéis da análise também diz para levar a eco, então fui ao laboratório e disse o que ele me explicou e eles disseram que sim, que não há problema para fazer a análise, porque a combinação dos factores (analise+medidas+idade mae) é ele que a faz por software no dia da eco.
Sinceramente vou fazer por precaução, mas não é um assunto que para já me esteja a deixar ansiosa...
Beijinhos Su
|
|
Membro desde: 5/2/2008 Mensagens: 32 Localização: Amadora
|
[Jukas wrote:]A minha GO era exactamente da opinião contrária que muitas das que aqui li... Ela aconselha vivamente, mais do que a amniocintese (?)... Diz ela que esta é bem mais arriscada pois, muitas vezes, põe-se em risco um bebé são... Eu fiz e claro que tb tive alguma ansiedade mas quem não teve, ao longo dos 9 meses? Oi Jukas! O Rastreio tem o inconveniente de quando o fazes e dá negativo ele da-te a probabilidade - apenas a probabilidade - de vires a ter um bebé com alguma daquelas anomalias, só se vier positivo é que eles indicam a amnio que é um teste 98 ou 99% fiavel pois é com base nas células do bébé e não em marcadores presentes no sangue da mãe... resumindo o grande problema do Rastreio é quando temos um negativo ficas com a ideia de que o bebé não tem problema nenhum e é saudavel - e não é essa a informação - a informação do rastreio é que é pouco provavel que o bebé tenha esses problemas... não deixa de ser possivel! Com a amnio tens mesmo a certeza se tem ou não alterações cromossómicas! é claro que existe um risco mais elevado de aborto espôntaneo ou algo assim porque não deixam de "furar" o saquinho onde está o bebé, para recolher um pouco do liquido onde ele anda a nadar... mas ficas mesmo com certezas! Eu também fiz o Rastreio, deu negativo, mas sinceramente deixou-me ligeiramente menos preocupada... Beijokas Math UDM: 15 de Abril de 2008 Teste de gravidez: 15 de Maio de 2008 - POSITIVO DDP: 15 de Janeiro de 2009
1ª eco rotina: 25/05/08 - 6S2D - 5,3 mm Temos feijoca!!!! 1ª consulta, 2ª Eco rotina: 27/5/08 - 11S2D - 4,53 cm Tudo ok! Eco 1º Trim: 11 de Julho - TN=1,89 Comp=7,5 cm ON=Presente Rastreio Bioquimico: Negativo Eco 1º Trim (2ª opinião): 22/7/08 - É menina!!! 2ª Consulta, 3ª eco rotina: 25/7/08 - Tá tudo optimo já a vimos na eco a simular movimentos respiratórios... foi lindo... 18/08/08 - 18 semanas certas: primeiros pontapés MESMO (o papá ainda não sentiu) 3ª consulta, 4ª eco rotina: 22/8/08 - Camy mais linda - tudo óptimo (engordei 3kg ns férias )[b]Eco Morfológica: 9/09/08Madrinha: XanahAfilhada: patricia11         Aniversários da Barriguinha[b]1 mês - 15-5-2008 - 4 semanas e 2 dias 2 meses - 14-6-2008 - 8 semanas e 4 dias 3 meses - 15-7-2008 - 13 semanas 4 meses - 14-8-2008 - 17 semanas e 2 dias 5 meses - 14-9-2008 - 21 semanas e 5 dias 6 meses - 14-10-2008 - 26 semanas 7 meses - 13-11-2008 - 30 semanas e 2 dias 8 meses - 14-12-2008 - 34 semanas e 5 dias 9 meses - 15-1-2009 - 39 semanas
|
|
Membro desde: 4/23/2008 Mensagens: 167 Localização: lisboa
|
eu tb estou um bocado confusa com esta questão do rastreio. A minha médica mandou-me fazer análises (fiz a smana passada) mas não sei se foi o tal rastreio, pq fiz várias desde a urina asseptica ao nivel de glicémia. O que é q aparece nesse tal rastreio? amanha vou buscar os resultados pode ser que consiga perceber se fiz ou nao...
Nos treinos desde Novembro 2007Positivo a 15 de Junho - já de 7 semanas1ª consulta - 27 de Junho está tudo bem e a feijoca ja tem 2,2 cm 1ª eco - 2 de Julho confirma-se as 9s e 5 dias (quase 10 semanas!) não consigo perceber qto é q a feijoca mede 2ª eco (12 s) - 21 de Julho é um PILAS! medes 6 cm bébé 2ª consulta - 22 de Julho está tudo bem, toca a tomar vitaminas até os enjoos passarem 3ª consulta - 26 de Agosto engordei 1 kg desde a última consulta, continuamos com os enjoos e com as vitaminas, rastreio bioquimico negativo Eco morfológica - 24 de Setembro 4ª consulta - 3 de Outubro DPP - 27/01/2009 (alterada)  16 semanas  16 semanas
|
|
Membro desde: 5/6/2008 Mensagens: 615 Localização: Lourinhã
|
Olá mamãs. Por opção, não fiz o rastreio bio-químico do 1º trimestre. Fiz a eco das 12 semanas e a eco estava perfeita, a translucencia com valores normais. Conclusão: não faço parte de grupo de risco e uma vez que os rastreios, têm muitas vezes falsos positivos, decidi, junto com o marido não o fazer, pois se viesses positivo teria que fazer amiocentese e não faria certamente. São opções. Beijocas
    21 semanas  23 semanas  30 semanas DPP - 12 Outubro Consulta e eco morfológica= 21 semanas e 4 dias - 5 de Junho. É UMA MENINA. 14/08/2008 - 31 semanas e 5 dias - 1665 gramas - percentil 50 Próxima consulta: 11 de Setembro Madrinhas: Judith e susat4 Afilhada: aispdiasEstou de atestado médico!!!    
|
|
|
Guest |