Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In

plano alimentar de um bebe de 6 meses [Options] · [View]
verinha002
Inserida em: Tuesday, July 15, 2008 9:48:58 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 3/19/2008
OLá tou com um prolblema com a introduxao das sopas e frutas aos 5 meses pensei que o tomas fosse mamar menos, mas não ele mama na mesma muito será que estou a fazer algo de mal? de manha dou-lhe sempre do meu peito como ele é gordinho a medica não me deixa dar papas , ao meio dia ele xcome a sopa a fruta quase toda e ainda exige peito se não dou arma um escandalo d'oh! , de tarde de x em quando vario ou dou fruta com uma bolachinha tudo muido ou iogurte com fruta novamente exige leite, ao jantar é sopa e fruta e leite ´so que eu tenho um problema ele com a comida era suposto aguentar 3 horas não é? ,as não aguenta quer mama ajudem-me ele já tem 6 meses queria introduzir novas frutas que recomendam? ele come muito bem a maça a per e a banana dou tudo cru e agora já não moio tudo deixo pedaxinhos pekeninos faxo bem? preciso mesmo da vossa ajuda é que a consulta dele foi adiada pois a medica foi de ferias Pray Pray

obrigado e desculpem

[Sponsor]
Inserida em: Tuesday, July 15, 2008 9:48:58 PM

[]
bekas
Inserida em: Tuesday, July 15, 2008 11:14:08 PM

Membro desde: 10/1/2007
ola mama
parece-me que o teu bebe ve no leitinho um gesto de miminho..ou seja muitos bebes quando ainda mamam depois de comerem tudo o que comem naquela refeiçao sentem-se insatisfeitos e o peito e para alem de um miminho uma maneira de completar a refeiçao..
quantas de nos nao bebemos cafe a seguir ao almoço e se por acaso num dia nao o bebemos parece que nao andamos satisfeitas..Whistle Question
por isso acho que pelo menos durante mais algum tempo deves manter esse miminho..ja agora ve se nao estas a fazer as sopas com pouca consistencia..podera ele estar a comer mas nao ficar bem saciado..so tu poderas verificar isso..
quanto as frutas segundo a medica da minha filha na altura ela podia comer todas as frutas da epoca excepto citrinos, morangos , kiwi e ananas...
por isso podes experimentar dar uvas , manga , papaia , melao, meloa, marmelo,etc etc..
em relaçao ao plano alimentar a minha na altura era assim:
7h - leite
10h- leite
13h - sopa com carne + fruta
16h- papa ou leite ou iogurte com fruta e bolacha
19h30- sopa so de legumes e fruta
22h00- leite

bjx

sisssi
Inserida em: Wednesday, July 16, 2008 9:11:48 AM

Membro desde: 5/15/2006
Bom dia, eu tenho vistp aqui, mts dos vossos bébés a beberem leitinho ou a comerem um iogurte a meio da manha(tipo 10h), mas o meu Diogo, 7 meses, esta sempre a dormir,
assim:
7.30 - leite
11.40+/- sopa e fruta
15.00/15.30 - papa ou so iogurte
19.00 - sopa e fruta.

Não sei mas há qualquer coisa no plano dele que me esta faltar.....ele esta mt bem dipsoto..mas.....

o q acham???
flag
Inserida em: Wednesday, July 16, 2008 12:21:50 PM

Membro desde: 2/11/2008
olá verinha,
eu acho que o teu bebé esta numa fase de adaptação aos sólidos. ele deve ser 1 curioso e experimenta e come tudo o k lhe dás, mas o leitinho é k não pode faltar!! acho que vais ter k ter paciencia e habilidade! tenta arranjar trukes p o distrair a seguir à refeição, pode ser k assim ele se habitue à ideia de não mamar sempre a seguir às refeições. experimenta por exemplo só ao almoço a ver a reacção dele... se ele como 1 concha de sopa e uma peça de fruta inteira, é suposto ele aguentar 2,30/3h sim!
a nossa pediatra deu luz verde para todas as frutas com excepção aos citrinos, kiwi, morangos e disse para não dar já pêssegos. o ananás posso, mas diz ke é um fruto ingrato pk é mto dificil triturar os fios e ele pode engasgar, assim como algumas qualidades de manga... e se sentes k o teu bebe aceita bem pedacinhos, fazes bem não triturares tudo, assim ele vai-se habituando...
espero ter ajudado
tudo de bom
jokinhas

bjinhos

rui e matilde

flag
Inserida em: Wednesday, July 16, 2008 12:44:46 PM

Membro desde: 2/11/2008
[sisssi wrote:]
Bom dia, eu tenho vistp aqui, mts dos vossos bébés a beberem leitinho ou a comerem um iogurte a meio da manha(tipo 10h), mas o meu Diogo, 7 meses, esta sempre a dormir,
assim:
7.30 - leite
11.40+/- sopa e fruta
15.00/15.30 - papa ou so iogurte
19.00 - sopa e fruta.

Não sei mas há qualquer coisa no plano dele que me esta faltar.....ele esta mt bem dipsoto..mas.....

o q acham???

olá!
a tua situação é que estas a dar papinha de 4 em 4 horas, se começares a dar de 3 em 3h tens que acrescentar mais alimentos.
há mamãs ke dão de 4 em 4 mas depende mto do bebe e do pedi, mas o mais normal é darmos de 3 em 3horas.
por isso, se fizeres assim...
7.30h - leite
10.30h - leite
13.30h - sopa e fruta
16.30h - papa ou iogurte
19.30h - sopa e fruta
22.30h - leite
...se calhar já não te falta nada!
tudo de bom

bjinhos

rui e matilde

sisssi
Inserida em: Wednesday, July 16, 2008 5:48:10 PM

Membro desde: 5/15/2006
Ois, mas ele depois de beber o leite(240), qd chega é minha mae(q fica com ele)adormece logo, isto ás 9.00 +/-.

qd acorda ja come a sopa, ás 11.40....e as vezes é q o tem de acordar...

dorminhoco!!!!!!angelyellow
bekas
Inserida em: Thursday, July 17, 2008 12:16:35 AM

[sisssi wrote:]
Ois, mas ele depois de beber o leite(240), qd chega é minha mae(q fica com ele)adormece logo, isto ás 9.00 +/-.

qd acorda ja come a sopa, ás 11.40....e as vezes é q o tem de acordar...

dorminhoco!!!!!!angelyellow

com essa quantidade toda de leite nao me parece que necessite de fazer uma refeiçao a meio da manha..
ate porque almoça mais cedo por isso a diferença..
depois da ultima refeiçao de solidos a noite nao das leitinho??

APPM
Inserida em: Thursday, July 17, 2008 12:50:58 AM

Membro desde: 5/23/2007
Oi, verinha!

Eu acho que o que o teu bebé está a fazer é perfeitamente normal e deveria ser assim, só não é assim pois as mamãs têm de ir trabalhar e não estão disponíveis todo o dia para dar mama! Mas se os bebés comerem bem a sopa e a fruta, deves dar maminha, só no caso de recusarem a sopa ou fruta é que não se deve dar para que eles não continuem a rejeitar! O problema é se não estiveres com ele (no caso das mamãs que vão trabalhar) mas eu como estou em casa com ele dou-lhe mama quando ele quer pois o regime livre deve manter-se mesmo após os primeiros meses! No primeiro ano de vida o alimento principal dos bebés é o leite, e se for o materno ainda melhor e os legumes e frutas são uma espécie de complemento para lhes darem os restantes nutrientes que precisam!
Eu dou sopa e fruta ao almoço, e olha que ele come muito bem, mas já sei que passado um bocado ele pede mama (às vezes só por miminho) e eu dou, ao lanche dou iogurte ou papa, mas aí ofereço sempre a mama primeiro e ele só come o resto para ficar mais satisfeito e ao jantar dou sopa e o resto é só maminha, de manhã e à noite!

Jocas

Afilhada: estrellavera A MARGARIDA NASCEU DIA 09/05/2008 às 03:10

Afilhada: xanasoffia DPP - 15/10/2008 É um MARTIM!!!

Afilhada: Vonny DPP - 01/12/2008 É uma LAURA!!!

Afilhada: Mary_Xu - Estou a torcer por ti!!!
Lúcia Carvalho
Inserida em: Thursday, July 17, 2008 10:04:08 AM

Membro desde: 3/22/2008
Agora fiquei um bocadinho apreensiva (aliás tenho pensado várias vezes nisto...)

a Margarida faz as seguintes refeições/quantidades:

8:30 - leite (+/- 200ml)
11:30/12:00 - sopa (220ml + 1/2 maçã; pêra crua)
16:00 - leite (+/- 180ml)
19:30 - papa (-180ml)
23:30 - leite (50ml)

acham pouco?!? e nem sabem o esforço que é dar-lhe os 200ml de manhã (não sou eu que lhe dou)

a sopinha come muito bem, mas o leitinho tem de ser com muitos intervalos, detesta beber "de seguida"

será pouca quantidade?

já pensei em dar-lhe eu de manhã (7:30), antes de sair de casa e depois reforçar a dose pelas 10:30 (talvez conseguisse aumentar a quantidade de leite de manhãWink

ela está a aumentar de peso com regularidade (aprox 400gr/mês) e está super activa e sempre bem disposta e risota! (mas é levezinha, tem 6,6kg...)

digam-me a vossa opinião pf..

verinha002
Inserida em: Thursday, July 17, 2008 4:24:04 PM

Membro desde: 3/19/2008
Pois o meu bebe com 5 meses tinha 8.130 só com o meu leitinho, só passado duas semanas de ele completar os 5 meses é que iniciei as sopas, faxo xopa muito rica mesmo cm varios ingredientes Smile papa a medica nao me deixa dar Sad fico muito feliz por partilharem comigoo as vossas opinioes pois já tirei algumas duvidas e ideias para o meu tomás Laughing Laughing
agora já tem 6 meses e meio nem quero ver a balança pois na ultima consulta dos 5 mses a medica ralhou comigo mas ele apenas bebeia o meu leite e nao lhe dou nada com açucar a exepxao de um cadinho de gelatina quando o pai esta a comerShhh .
Muito obrigado por me ajudarem agora já sei que quando o meu bebe pede maminha é porque quer um miminho angelyellow

bekas
Inserida em: Sunday, July 20, 2008 11:08:55 AM

[Lúcia Carvalho wrote:]
Agora fiquei um bocadinho apreensiva (aliás tenho pensado várias vezes nisto...)

a Margarida faz as seguintes refeições/quantidades:

8:30 - leite (+/- 200ml)
11:30/12:00 - sopa (220ml + 1/2 maçã; pêra crua)
16:00 - leite (+/- 180ml)
19:30 - papa (-180ml)
23:30 - leite (50ml)

acham pouco?!? e nem sabem o esforço que é dar-lhe os 200ml de manhã (não sou eu que lhe dou)

a sopinha come muito bem, mas o leitinho tem de ser com muitos intervalos, detesta beber "de seguida"

será pouca quantidade?

já pensei em dar-lhe eu de manhã (7:30), antes de sair de casa e depois reforçar a dose pelas 10:30 (talvez conseguisse aumentar a quantidade de leite de manhãWink

ela está a aumentar de peso com regularidade (aprox 400gr/mês) e está super activa e sempre bem disposta e risota! (mas é levezinha, tem 6,6kg...)

digam-me a vossa opinião pf..

ola mama
para o peso dela acho que essa quantidade de leite esta optima..alias 180ml e o indicado..pelo menos foi o que a medica me disse..
a minha antigamente bebia essa quantidade mas agora nao passa dos 100ml..isso sim e stressante mas espero que seja uma fase..
bjx

filomenav
Inserida em: Sunday, August 03, 2008 11:32:15 PM

Membro desde: 5/4/2007
Ao ler este tópico revi-me na situação da Sissi, a minha pipoquinha tb é mt dorminhoca, actualmente faz assim:

10h leite (150 ml de empurrão)
12/13 sopa carne + fruta
16h leite, papa ou iogurte
19/20h refeição de peixe mais fruta

agora é mt raro beber o bibas da noite, mesmo naqueles dias em que penso que o jantar foi mais fraco, ela pede cama e não acorda, só de manhã. As quantidades andam à volta dos 150ml ou duas conchas de sopa. Só me preocupo com o facto de ela beber pouco leite (por isso às vezes substituo o jantar por papa) pois tenho lido q nesta idade deveria ser cerca de 500ml e ela anda longe disso.

com a minha mamã! Com os papás na praia
palhaçolas
Inserida em: Friday, August 15, 2008 8:20:40 PM
Ranking: Member

Membro desde: 7/31/2008
Olá a minha Mariana tem 4 meses e 17dias e come de 4 em4 horas a não ser q esteja a dormir,eu não a acordo...Só a acordo de manhã às 7.30 para ela se habituar à rotina da creche.Não me parece q ela gostasse de comer de3 em 3 horas.Então é assim,,,7.30/8h bibas de 180ml 12h/12.30 papa (160/170ml),bibas às 17/17.30 e outro às 21.30 e depois adormece.Mas agora eu penso...Para a semana vai comer sopa ao almoço e papa ao jantar,mas às 21.30?????Não é tarde?E quando começar a comer fruta ou iogurtes ao lanche?Menos um bibas ?Só tome leitinho uma vez por dia? É POUCO...Tenho q falar com o pedi dela.Q acham???Aconselhem-me sff favor.
bekas
Inserida em: Friday, August 15, 2008 9:18:52 PM

[palhaçolas wrote:]
Olá a minha Mariana tem 4 meses e 17dias e come de 4 em4 horas a não ser q esteja a dormir,eu não a acordo...Só a acordo de manhã às 7.30 para ela se habituar à rotina da creche.Não me parece q ela gostasse de comer de3 em 3 horas.Então é assim,,,7.30/8h bibas de 180ml 12h/12.30 papa (160/170ml),bibas às 17/17.30 e outro às 21.30 e depois adormece.Mas agora eu penso...Para a semana vai comer sopa ao almoço e papa ao jantar,mas às 21.30?????Não é tarde?E quando começar a comer fruta ou iogurtes ao lanche?Menos um bibas ?Só tome leitinho uma vez por dia? É POUCO...Tenho q falar com o pedi dela.Q acham???Aconselhem-me sff favor.

ola mama
quando iniciares a papa ao jantar podes tentar dar um pouco mais cedo..mas penso que ha bebes que comem a essa hora e nao ha problema mas como a minha comia mais cedo nao quero estar-te a induzir em erro...
em relaçao aos iogurtes quando ela iniciar os iogurtes podes dar tipo dia sim dia nao alternado com o leite..ou seja um dia das leite noutro das iogurte natural com frutinha e bolacha..

celia_marques
Inserida em: Friday, August 15, 2008 9:31:25 PM

Membro desde: 10/3/2007
[palhaçolas wrote:]

Na minha opinião pessoal ela deveria comer mais amiude. Penso que de 3/3 h seja mais saudavel e é mais recomendado até para os adultos.

O meu quando começou a comer fazia a seguinte rotina, mas já tinha 6 meses.

6.30 Mama (tenho de ir trabalhar muito cedo)
9.30 fruta crua com 1 colher de papa não lactea ou 1 bolacha (no teu caso bolachas sem glutem)
12.30 ou 13 sopa com carne
15.50 mama (quando chegava ao pé dele)
17 papa
20 sopa com carne
logo a seguir e durante a noite mama.

Acho preferivel dar um lanchinho a meio da manhã.

Olho para ti e fico calada, não existem palavras no mundo ,,,

carlasantos671
Inserida em: Saturday, September 13, 2008 10:22:02 PM
Ranking: Newbie

Membro desde: 9/12/2008
Olá! O meu filho Guilherme tem 5 meses e está prestes a iniciar a sopa. Neste momento mama às 6/7 horas, mama às 9/10 horas e come a papa às 12.30/13 horas, depois toma um biberão de 120 às 16.30/17 horas, toma banho às 20 horas e mama com biberão de 120 às 20.30 horas. Às 21 horas vai para a cama e passa a noite a acordar sem chorar e vou tentando que ele adormeça sem comer. O que acham que eu deva fazer para que ele durma a noite inteira? Deverei dar um biberão a meio da noite apesar de ele já não estar habituado desde os 2 meses porque nessa altura não acordava tanto? Outra dúvida que tenho é que aos 5 meses e meio vai começar com a sopa ao almoço e a papa passa para a noite e ele está habituado a tomar banho antes de dormir. Tenho medo que a papa seja muito pesada para o deitar logo como faço agora com o leite. Ajudem-me!
Mãe babosa
Inserida em: Saturday, September 13, 2008 10:52:21 PM

Membro desde: 1/17/2008
a minha falta uma semana p fazer os 6 meses:

8h leite
12:30 sopa + fruta
17/17:30 leite ou iogurte
20:30 papa
23:30 leite

Mas acho pouco, n? e o leite é 150ml de manhã e 120/90ml as outras vezes...
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum