Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

estimulação da mama - bebé vs bomba [Options] · [View]
mma
Inserida em: Thursday, August 07, 2008 3:47:35 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 9/5/2006
Olá
Já tenho lido várias vezes que a estimulação da mama feita pelo bebé é mais eficiente do que se for feita com a bomba de tirar leite mas ainda não consegui perceber porquê.
Fiz esta pergunta à minha GO e ela respondeu-me que era a mesma coisa. Desde que a mama fosse estimulada o resultado era igual e que a quantidade de leite que produzimos não é influencida pelo método que usamos (não vai aumentar por ser o bebé a mamar directamente).
Alguém me sabe elucidar acerca disto? Estou muito confusa!
Obrigada.

2 FIV / 1 TEC / 2 ICSI (+) à 5ªtentativa
[Sponsor]
Inserida em: Thursday, August 07, 2008 3:47:35 PM

[]
Caalex
Inserida em: Thursday, August 07, 2008 4:01:54 PM

Membro desde: 1/3/2005
Só te posso confundir ainda maisConfused

A verdade é que a minha bebé sempre mamou muito bem e aumentou sempre muito bem de peso, no entanto se tento tirar leite com a bomba é uma desgraça...primeiro que saia alguma coisa de jeito!!

rosaantunes
Inserida em: Thursday, August 07, 2008 4:51:52 PM

Membro desde: 11/9/2007
[Caalex wrote:]

A verdade é que a minha bebé sempre mamou muito bem e aumentou sempre muito bem de peso, no entanto se tento tirar leite com a bomba é uma desgraça...primeiro que saia alguma coisa de jeito!!

concordo...

eu com a bomba quase não consigo tirar leite... sai muito pouco... (20/30ml) e não acredito que ela mamando só beba essa quantidade e fique satisfeita...

Madrinhas: BABS e XOXA

Afilhadas: raqquel - DPP 21/06 (MENINA - Núria) Nasceu a 13/06
mamã da Matilde - DPP 29/05 ( MENINA - Matilde) Já nasceu a 27/05
Xoxa - DPP: 02/05 (MENINO - Diogo) NASCEU DIA 10/05
LiaRibeiro - à espera de gémeos (Diogo Miguel e Pedro Alexandre) DPP - 26/01/09

Andreza
Inserida em: Thursday, August 07, 2008 5:30:59 PM

Membro desde: 9/22/2007
Sim, comigo acontece a mesma coisa. Talvez porque o mecanismo de sucção do bebe seja muito mais eficaz do que a extração efectuada pela bomba.
LadySushi
Inserida em: Thursday, August 07, 2008 5:38:40 PM

Membro desde: 8/3/2008
Olá!
Desde o segundo mês de vida do meu bebé q lhe dou o leitinho no biberon e corre tudo muito bem. A bomba n é grande coisa, mas é o q se pode arranjar! Acho q é uma questão de hábito.
Beijinhos e felicidades!

Suzzys

beli123
Inserida em: Thursday, August 07, 2008 5:46:12 PM
Ranking: Member

Membro desde: 11/8/2007
[Caalex wrote:]

Eu tb, mas acho que é psicológico, eu noto que, se tirar leite c/ a bomba ao pé dela (ex: qd ela está a dormir) e olhar p/ ela consigo tirar + leite q se estiver noutra divisão.
Portanto só pode ser psicológico/hormonal !!!

inesduarte
Inserida em: Thursday, August 07, 2008 6:03:40 PM

Membro desde: 1/18/2005
É mesmo uma questão hormonal. Quer dizer, por um lado a sucção do bebé é mais eficaz que a da bomba. Por outro lado, a proximidade do bebé, o choro dele ou ele estar a mamar faz subir a hormona da prolactina - responsável pela produção de leite - e a da oxitocina - responsável pelo fluir do leite. O mais eficaz para tirar leite é ter o bebé a mamar de um lado e a bomba a puxar no outro. MAs mesmo assim o bebé mama mais quantidade do que a que conseguimos tirar com bomba.

Eu tb se não estiver a dar de mamar ao mesmo tempo tiro mt pouco leite de cada mama. Se ele estiver a mamar tiro mais do dobro!

Bjs,
LadySushi
Inserida em: Thursday, August 07, 2008 6:06:53 PM

Membro desde: 8/3/2008
[inesduarte wrote:]
É mesmo uma questão hormonal. Quer dizer, por um lado a sucção do bebé é mais eficaz que a da bomba. Por outro lado, a proximidade do bebé, o choro dele ou ele estar a mamar faz subir a hormona da prolactina - responsável pela produção de leite - e a da oxitocina - responsável pelo fluir do leite. O mais eficaz para tirar leite é ter o bebé a mamar de um lado e a bomba a puxar no outro. MAs mesmo assim o bebé mama mais quantidade do que a que conseguimos tirar com bomba.

Eu tb se não estiver a dar de mamar ao mesmo tempo tiro mt pouco leite de cada mama. Se ele estiver a mamar tiro mais do dobro!

Bjs,

Desculpa, mas como consegues dar de mamar e tirar leite ao mesmo tempo?confused2

inesduarte
Inserida em: Thursday, August 07, 2008 6:28:45 PM

Membro desde: 1/18/2005
[suzyss wrote:]
[inesduarte wrote:]

Bjs,

Desculpa, mas como consegues dar de mamar e tirar leite ao mesmo tempo?confused2

Com alguma ginástica, hehehe. Então, antes de começar a dar de mamar preparo tudo. Ponho-o no peito e assim que vejo que ele pegou bem ponho a bomba na outra mama (tenho uma eléctrica, facilita as coisas) e tiro leite. Sai muito mas muito mais!!!!

Bjs,
APPM
Inserida em: Thursday, August 07, 2008 6:55:05 PM

Membro desde: 5/23/2007
Oi, mamãs!

Realmente a estimulação não é a mesma pelos seguintes factores:

1º a parte psicológica - dar leite ao nosso bebé liberta muito mais oxitocina (hormona que faz com que o leite saia) do que estar a tirar leite com uma bomba;
2º a pega - uma bomba não faz uma pega correcta como um bebé, e por isso o leite não sai tão facilmente, e também é por isso que muitas mamãs gretam o peito com as bombas;
3º o stress - ao estarmos a dar de mamar normalmente estamos num momento de calma e prazer, ao tirar com a bomba é mais uma obrigação, pressão e muitas vezes estamos a fazer outras coisas...

De momento lembrei-me destes, mas devem haver mais alguns!

Para tirar leite com a bomba, realmente há alguns truques! Esse do bebé estar a mamar de um lado e estarmos a tirar do outro normalmente resulta muito bem; depois também podem tomar um banhinho de água morna, com a água do chuveiro contra o peito pois vai fazer com que o leite saia mais facilmente; se têm de tirar leite no local de trabalho, devem ter uma foto do vosso bebé à frente (eu tenho uma filmagem dele a mamar e costuma resultar); podem pedir que vos façam uma massagem nas costas, pois ajuda a libertar a oxitocina; estar num lugar calmo e estar concentrado no que se está a fazer, e pensar no bebé também costuma ajudar; ter o bebé ao colo...

Espero que sejam úteis estas dicas!

Jocas

Afilhadas: estrellavera A MARGARIDA NASCEU DIA 09/05/2008 às 03:10 xanasoffia O MARTIM NASCEU DIA 16/10/2008
Vonny DPP - 01/12/2008 É uma LAURA!!! Mary_Xu - Estou a torcer por ti!!!
MARLY
Inserida em: Saturday, August 09, 2008 9:29:35 AM

Membro desde: 9/6/2007
Eu também tinha dificuldade em conseguir tirar quantidade de jeito com a bomba, era sempre 30ml ou 50 ml no máximo e nas duas mamas.Confused

Mas desde terça-feira que comecei a tratar do stock e ando a tirar todos os dias aí umas 3 vezes ao dia, e para conseguir encher um copo com 160ml tinha de juntar o dia todo, mais a manhã seguinte e andei um pouco stressada nos 2 primeiros dias, porque parecia que de tarde o meu leite diminuia e não tinha suficiente para dar de mamar depois.Sad

Mas com os dias a passar comecei a ter mais produção de leite e a conseguir aumentar em cada tirada
Hoje de manhã já consegui tirar 135ml numa tirada só nas duas mamas. Very Happy

Agora já aprendi o truque e não preciso estar a olhar pró meu bebé, geralmente ele está a dormir num quarto e eu estou noutro que é para não o acordar com o barulho.

Então eu faço assim...a minha bomba é a mini eléctrica da medela (ñ sei se o desempenho varia muito de outras), passado 1h30m de dar de mamar tiro com a bomba e começo na sucção mais leve, passado uns segundos aumento para o nivel médio e deixo estar sempre assim, se tento aumentar a sucção da bomba para o nivel mais forte, parece que o leite deixa de sair...eu acho que devemos regular o nível de sucção mais ou menos igual ao do nosso bebé..nem muito leve nem muito forte.
Deixo estimular sempre até sentir a subida do leite, nos primeiro dias demora muito tempo, quase uns 10 m ou mais à espera que o leite se decida a subir, mas depois acaba por ser mais rápido. Quando o leite parece estar acabar nessa mama eu não mudo logo..deixo estimular mais uns tantos minutos e o leite volta a subir e só depois de sair mais um bom bocado e parecer que já não tem mais, aí troco para a outra e faço o mesmo processo.

Já percebi que a estimulação da bomba não é igual à do nosso bebé, mas se insistirmos muito as nossas mamas vão-se habituar também à estimulação da bomba e depois é ir fazendo todos os dias várias vezes ao dia.

desculpem o testamento, espero que me tenha explicado bem e conseguido ajudar. Wink

BABS
Inserida em: Saturday, August 09, 2008 9:52:42 AM

Membro desde: 7/2/2007
Umas dicas para conseguir tirar leite com a bomba mais eficazmente...

O bebé quando começa a mamar faz cerca de 2 sucções por segundo, que servem para estimular a mama e libertar a oxitocina, só depois, quando o leite começa a sair é que ele passa a uma sucção por segundo...

As bombas tentam imitar ao máximo a sucção de um bebé, mas isso é praticamente impossível, por isso nós podemos dar uma ajudinha...
Comecem com sucções rápidas e curtas, e depois quando começar a sair algum leite façam as sucções mais lentas e um pouco mais longas, mantendo esse ritmo até conseguirmos a quantidade desejada...

Um ambiente calmo claro que ajuda... mas no emprego é sempre dificil conseguir esse tempinho então as coisas são feitas tipo fábrica e isso não é nada confortável... mas pronto... pelos nossos bebecas... TUDO... eh eh eh

Bjinhos
BABS

Lenita Pereira
Inserida em: Saturday, August 09, 2008 11:04:34 AM

Membro desde: 10/16/2007
Eu também estou a pensar em adquirir uma bomba para fazer stock de leite para quando for trabalhar, mas tenho receio de começar a tirar e depois não ter leite para ele mamar.
Como fazem para tirar leite? No fim da mamada, durante??
Já agora agradecia sugestões sobre a bomba que devo comprar e como guardar o leite.

Xinhos
lenita

rute_p
Inserida em: Saturday, August 09, 2008 2:09:21 PM

Membro desde: 4/12/2008
[Lenita Pereira wrote:]
Eu também estou a pensar em adquirir uma bomba para fazer stock de leite para quando for trabalhar, mas tenho receio de começar a tirar e depois não ter leite para ele mamar.
Já agora agradecia sugestões sobre a bomba que devo comprar e como guardar o leite.

Xinhos
lenita

Olá!

mma: Eu faço como a mamã marly e no intervalo da noite é qd consigo tirar mais...cerca de 240 a 270ml de uma só tirada.

lenita: eu tenho a electrica da medela e estou satifeita. Não tenho que andar a apertar manualmente e ainda posso regular a força de sucção. Também já li que há mamãs muito satisfeitas com a da avent.

jitos

Rute e Joana

BABS
Inserida em: Sunday, August 10, 2008 3:22:18 AM

Membro desde: 7/2/2007
[Lenita Pereira wrote:]

Xinhos
lenita

Olá...

No meu caso, como o Rodrigo só mama 1 mama por cada mamada (lol) tiro com a bomba da outra (quer seja ao mesmo tempo qer seja logo a seguir) mama...

Às vezes tiro entre mamadas, mas quando chega a altura de lhe dar, dou da mama de onde não tirei...

Eu comprei a Electrica da Avent... é um poquinho cara, e como não tiro muuuuitas vezes, acho que me bastava a manual...

Mas espera por mais conselhos que algumas meninas ajudar-te-ão...

Bjinhos
BABS

Agama
Inserida em: Monday, August 11, 2008 12:55:46 PM

Membro desde: 2/26/2008
Olá,

eu já experimentei a eléctrica da Avent e da Medela e achei a da Avent muito superior... claro que também é superior em preço Sad

Vantagens Avent:

- sucção mais semelhante ao bebé e consequente maior conforto para o mamilo (a da Medela só estica o mamilo e a da Avent estimula também na parte anterior do mamilo);
- mais silenciosa,
- melhor regulação da sucção

Vantagens Medela:

- mais fácil de transportar e pegar (mais leve e mais pequena)
- mais fácil de esterelizar (menos peças e menor)
- mais barata.

Quanto tirar leite é como já disseram as outras mamãs, ou durante a noite ou logo após a mamada.

Bejinhos
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum