Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Gravidez e...CHÁ!! [Options] · [View]
mãede3
Inserida em: Sunday, August 10, 2008 10:39:04 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 7/28/2008
Olá a todas. desculpem, pois não sei se este será o local indicado, mas realmente tem a ver com uma dúvida de gravidez. Hoje vou para aquecer água para fazer um chá, pois estou de férias e a minha sogra deixou cá no apartamento dela um chá de lúcia lima da ervanária, daqueles mesmo com folhas, tronquinhos, etc. Já me estava a "saber" quando me deu em olhar para a embalagem e qual não é o meu espanto: não aconselhável a grávidas nem mulheres em aleitamento! Mas porquê???que raio....será que é por ter raízes e sementes???

obrigada, beijocas

[Sponsor]
Inserida em: Sunday, August 10, 2008 10:39:04 PM

[]
Cláudia Mendes
Inserida em: Monday, August 11, 2008 10:39:57 AM

Membro desde: 3/20/2007
Olá,

Chás Efeitos Pode / Não pode
Chá verde Acelera metabolismo e não tem um estudo definido Não pode
Chá branco Acelera o metabolismo Não pode
Chá preto Hiperacidez, redução do apetite e prisão de ventre Não pode
Chá de erva doce Calmante Pode
Chá de canela Relaxante Não pode
Chá de cravo-da-índia Relaxante Não pode
Chá de erva cidreira Calmante Pode
Chá mate Não realiza a adequada absorção de proteínas, ferro e cálcio Não pode
Chá de alfazema Tranqüilizante Pode

Cláudia e Santiago

Feng-Fae
Inserida em: Monday, August 11, 2008 11:50:50 AM

Membro desde: 8/5/2008
Olá!! Smile

Como estou mais á vontade em termos de chás e os seus efeitos, dou a minha opinião. Smile
O que acontece com os raminhos / sementes é que cada qual, dependente de cada espécie, tem funções muito especificas em torno da direcção do efeito.

Imagina: se uma mulher está grávida, a prioridade essencial durante a gestação é de manter o feto, para que possa continuar o seu desenvolvimento de forma saudável e sem riscos. Se tomares, por exemplo, chá verde que é totalmente diurético (muito aconselhado para pessoas que pretendam perder peso) irás induzir todo o teu corpo a eliminar liquidos, que muitas das vezes são necessários para o período maravilhoso que estás a viver, para além de que, não irá manter o feto.. e poderá provocar aborto. O mesmo se aplica, ao chá de Alface por exemplo por ter um efeito descendente ... o de canela por mover demasiado a energia do teu corpo e daí também surtir o mesmo efeito de expulsão do feto. Se reparares, há vários relatos que aquando o trabalho de parto, para acelarar ou dar uma ajuda ao momento, é aconselhável papar um bocadinho de canela (tendo em atenção ao diferente ee restricto caso de cada um) para mover toda a tua energia nesse sentido.

No período de gestação e ao longo da nossa vida, é muito aconselhável a toma de chazinho de erva doce por tonificar directamente todo o organismo da mãe e por tal, ao ser tonificado, mais e melhor será o feto cuidado em termos de desenvolvimento.

Em relação ao aleitamento, ´r porque os proprios chás têm sabores distintos que podem alterar o sabor natural do leite e ainda assim, deixarem as suas propriedades seguirem para o bebé em aleitamento.
Um chazinho muito bom, caso o bebé tenha cólicas e esteja a amamentar é a mãe beber cházinho de funcho ou erva doce (não tem sabores nada amargos) para o leitinho melhorar o efeito nesse sentido.

Outra coisinha interessante: mamãs com peito gretado ou ferido, fazer compressas de chá de alecrim e manter no soutien como se fossem discos de amamentação alivia muito!!

Espero que tenha ajudado um pouco,

Beijinhos!!! wave

mãede3
Inserida em: Monday, August 11, 2008 11:55:48 AM

Membro desde: 7/28/2008
Olá Cláudia, obrigada, a ver se hoje consigo comprar uma erva cidreira.

beijocas

Feng- Fae, vou procurar a erva doce, nunca experimentei este chá. Muito obrigada.

beijinhos

Rach76
Inserida em: Monday, August 11, 2008 12:38:23 PM

Membro desde: 7/31/2008
eu tenho tomado cha de lucia lima e de cidreira quase todos os dias.... não fazia ideia disto, so tinha ouvido falar da canela....

anibla
Inserida em: Monday, August 11, 2008 1:37:59 PM

Membro desde: 5/7/2008
Já agora...

Alguém me sabe dizer se se pode beber ice tea durante a gravidez?

Obrigada

Beijinhos

UPM: 4 de Julho
Ovulação: 19 de Julho
31 Julho 2008, 12.20 h: teste POSITIVO
5 Setembro: com 9 semanas... aborto retido desde as 6 semanas e 4 dias...
10 Setembro: curetagem ... Perdi uma batalha, mas sei que vou ganhar a guerra

1º ciclo após a curetagem:
UPM: 12 Outubro
20 Outubro: Consulta de revisão pós-curetagem - tudo ok.
24 Outubro: Ovulação
2º ciclo após a curetagem e luz verde para nova gravidez:
UPM: 8 de Novembro
Ovulação: 21 Novembro

Madrinhas: msousa ... susat4 ...bebenet3 ...
Afilhada: Sonya_Carmo ... que brevemente vai arranjar a sua estrelinha... ai vai vai...
Afilhada: Toquedelua... uma mamã à espera de uma bebé de Abril de 2009, a minha afilhadinha Luana Smile
Madrilhadas: Mamãs de Abril de 2009 ... todas... as minhas companheiras de sempre e para sempre...
Feng-Fae
Inserida em: Monday, August 11, 2008 2:17:35 PM

mãede3

Se não encontrares a erva doce, ela também é chamada por Alcaçuz ...
É maravilhosa! E é dos chás mais doce, se não, o mais doce que conheço!
E acredita,... sou uma esquesita com os sabores dos chás! Confused

anibla hello

Eu não sei muito sobre os ice tea que são comercializados.
Mas, costumo beber e realmente acho que são mais sumos do que propriamente chás..
E como são de limão, pêssego .. manga acho que não farão mal algum.

Rach76 Smile

Se não te sentiste mal até hoje, é optimo!
Há organismos diferentes e as quantidades de chá também diferem em termos de intensidade terapêutica.
Não há melhor médico se não o teu corpo para te fazer querer, ver e sentir o que é ou não melhor para ti. Smile
E para além disso... faz tudo bem.. lá diziam as nossas avós. O que difere e prejudica é a quantidade com que a utilizamos. Lá vão os tempos em que o açúcar branco era apenas vendido nas farmácias para fins terapêuticos.

Beijinhos a todas!!

feet
feet
:arkred">

aispdias
Inserida em: Monday, August 11, 2008 3:17:52 PM

Membro desde: 5/22/2008
No inicio da gravidez perguntei à minha médica se podia beber chá verde e ela disse que sim, então bebo quase todos os dias desde que estou grávida e o meu bebé está óptimo...é claro que bebo imensa água para compensar (cerca de 3 lts/dias) e até me faz bem, mantenho a tensão baixa, elimino toxinas e evito infecções urinárias...
Existe algum dado médico que desaconselhe o chá verde?! Eu pesquisei na Net e também não encontrei nada...

Gonçalo 18/07/2003 - nasceu às 41s+1d
Tomás 28/09/2008 - nasceu às 38s

Madrinhas: Bebecas_07 e Carladelca

Afilhadas:
Bebecas_07 - O Hugo nasceu a 09/09 com 1800kg e 42 cm
Nicinha - A Laura nasceu a dia 25/09 com 3230kg
Ana Nogueira - O Henrique nasceu a 26/10 com 2600kg e 47 cm

Feng-Fae
Inserida em: Monday, August 11, 2008 3:52:15 PM

Olá Smile

Também fui á procura de dados cientificos médicos em relação ao chá verde e a única coisa que encontrei perto disso foi:

« A teína, substância similar à cafeína, pode provocar alterações nos batimentos cardíacos dos bebés. Apesar de ser uma excelente forma de combate aos radicais livres, que têm relação directa com o envelhecimento precoce e com a formação de tumores, o chá verde ñ é recomendado para as grávidas. A contra-indicação justifica-se pela presença de uma substância similar à cafeína na composição deste chá: a teína. "É um estimulante quimico que tem a propriedade de gerar excitação que pode acelerar os batimentos cardíacos do bebé" explica Sheila Pasquarelli, nutricionista do Hospital Santa Helena, em São Paulo.

Além disso, a teína irrita a mucosa gastríca, intensificando a azia já sentidas pela mulher durante a gravidez. E o chá verde também traz riscos de anemia ferropriva, pois diminui a absorção de ferro pelo organismo da mãe. As propriedades do chá podem, ainda, causar problemas devido á sua capacidade diurética, por conta da aceleração metabólica.

Chá verde e chá preto são feitos das mesmas folhas, portanto, são igualmente contra-indicados nas gestantes. Os mais recomendados para esta etapa da vida da mulher são camomila, cidreira, erva doce e folha de melissa. "Esses chás não têm nenhum efeito adverso", diz Sheila Pasquarelli.

Acho que opiniões há muitas e é muito interessante o facto de teres mencionado que mantem a tensão baixa.. porque realmente, pelo que aprendi baixa-a. Acho que não te deves preocupar pois é a tua médica que está acompanhando o desenvolvimento do teu bebé e o teu percurso enquanto mamã-gestante! E por tal, saberá melhor que ninguém do que necessitas. Mas é o tal pensamento: o que é em demasia faz mal, porque muita coisa em doses consideradas normais faz bem.

Penso que também determinados chás só farão mal caso a mãe esteja com a saúde mais debilitada e se precisar de energia para estar bem, mas esgotá-la com chás com efeitos descendentes não conseguirá conservá-la. O porreiro, é ir intercalando com boas e saudaveis paparocas e um dia-a-dia saudável para manter tudo no equilibrio certo. yinyang

green
Inserida em: Monday, August 11, 2008 10:08:30 PM

Membro desde: 5/12/2008
Olá a todas!

Não tinha ideia que os chãs fossem tao perigosos, este forum é um espectaculo! Smile

Agora fiquei a sismar, estou muito constipada e bebi chã de alecrim, fiz mal?

já agora o que me aconselham?

Obrigada

beijinhos

13/03/08 - UPM
03/05/08 - teste (positivo)
07/05/08 - 1ª consulta ( 5/6 semanas, coração a bater)
14/05/08 - 2ª Consulta ( afinal 7 semanas e 5 dias, coração a bater, tudo bem)

28/05/08 - 3ª Consulta ( 9 semanas e 5 dias, 2.5 cm de gente)
16/06/08 - Eco das 12 semanas, tudo ok, sempre aos pulos, suspeita do pai de pilocas
02/07/08 - Eco Obestectrica ( bracinhos e penocas grandes, Very Happy mais sossegado e com 100g)
dpp - 27/12/08
11/08/08 - Eco Morfologica - É um MENINO
18/08/08 - Eco Morfologica 3D com gravação - O Matias não gosta de ser filmado, tapou a cara com as mãos Sad
[/color

Madrinha - Sarafredo

8 Semanas ...............11 Semanas ...................17 semanas..............31 semanas

Feng-Fae
Inserida em: Monday, August 11, 2008 11:16:31 PM

Bem meninas,

Achei uns apontamentos que aqui tenho sobre todas as propriedades de alguns deles Wink:
Apesar de estarem relacionados com a Medicina Tradicional Chinesa, poderão encontrar algumas coisas um tanto diferentes.
Se não perceberem alguma coisa, refiram!

Alecrim

Quente, estimulante, Seco. Forte, fresco, cânforoso, balsâmico e ligeiramente amadeirado
Evitar em gravidez, aleitação ou em crianças com menos de 2 anos.
Evitar em indivíduos com epilepsia ou febre.

o Encoraja fluxo de sg - Fadiga cardíaca, palpitações, baixa pressão sg, mãos/pés frios.
o Aumenta o fluxo de sangue ao cérebro – concentração, debilidade nervosa
o Tónico dos músculos - rigidez muscular, caimbras, dor
o Dor de articulações de uma natureza fria, fixa, restringida.
o Expectorante, usado para tosse e bronquite frias, com catarro;
o Carminativo e colerético - ajuda a aliviar dispepsia, flatulência, distensão abdominal.
o Aumenta a confiança e o moral daqueles a quem falta fé no seu próprio potencial.

Alfazema

Fria e Seca; Fresco e herbáceo, leve e floral, doce amargo
o Fria, dispersiva, relaxante beneficia calor e inflamação–espasmo, dor, irrequietude geral.
o Anti-séptica - útil para um grande número de infecções.
o Regula e esfria o F sobreaquecido - dores de cabeça, enxaquecas, constipação, irritação.
o Usado no tratamento da tensão nervosa, insónia, palpitações e pressão sg elevada.
o Anti-espamódica, analgésica – cólicas, intestino irritado, tensão pré-menstrual, dor menstrual, rigidez
o Infecções respiratórias e genito-urinárias.
o Acalma emoções fortes q ameaçam submergir a mente - crises e ajuda a quebrar hábitos.
o Aplicado com uma bola molhada de algodão- acalma queimaduras médias e adicionado a um creme, gel ou base leitosa pode ser usado no tratamento de condições inflamatórias da pele - dermatites, psoriases e eczema.

Árvore do Chá

Quente e seca ; Forte, balsâmico e amargo-doce
o Forte antiséptico bactericida - Desinfectante, não venenoso, não irritante.
o Antibiótico - usado para infecções bacteriais, virais e fungicidas.
o Fortalece o qi defensivo
o Infecções - constipações, bronquite; sinusite, otite, candidiase, cistites, inf. vaginal.
o Infecções bactericidas e fungicidas da pele
o Acção anti-infecciosa e imuno-estimulante - reforça Pulmões, Coração, Sistema Nervoso
o Tonifica o qi - letargia crónica, respiração superficial, palpitações, má circulação.
o Fadiga mental e para a debilidade nervosa

Cipreste

Fria e seca; Fresco de pinheiro, balsâmico, doce e ligeiramente citrino
o Vivifica e regula o fluxo de sangue, efeito restaurador e tonificante nas veias.
o Ajuda a reduzir a transpiração excessiva, tornando-o desodorizante eficaz p pés suados.
o Harmoniza o fluxo sanguíneo - problemas menstruais., dismenorreia e menorragia
o Anti-espamódico - colites espasmódicas, na tensão pré-mentrual, asma.
o Descongestionante e desintoxicante - acne, erupções cutâneas, congestão linfática, dor reumática.
Mostra um sentimento de coesão e estabilidade.

Eucalipto

Quente e seca; Forte, fresco, balsâmico e ligeiramente doce
o Trata infecções e febres, reduz a febre da malária.
o Expectorante e anti-catarro - limpar mucosidades dos Pulmões.
o Anti-bacterial e anti-viral - constipações comuns, sinusite, laringite e bronquite crónica.
o Um tónico do qi dos Pulmões - melhora a função respiratória
o Acção germicida estende-se ao sistema genito-urinário - cistites e leucorreia.
o Estimulante, descongestionante e balsâmico - dor reumática de natureza fria, caimbras.
o Pode ser aplicado para aliviar dor e neuralgia muscular.
o Melhora respiração, descongestiona e abre peito – melancolia, optimismo

Gengibre

Quente e seca; Picante, pungente, quente, doce de madeira
o Promove a sudação e expele mucos - constipações, resfriados.
o Quente, revigorante, descongestionante - tonifica a yang BP, E, C, P, R.
o É excelente para indivíduos frios, debilitados e com uma língua pálida e inchada.
o Estimula/aquece órgãos digestivos - falta apetite, indigestão, distenção abd., flatulência.
o Capacidade para aliviar a náusea - enjoo de viagens e matinal
o Estimulante circulatório e tónico C - mãos e pés frios, fadiga cardíaca, angina de peito.
o Dores reumáticas de tipo frio, localizadas.
o Aquece e estimula P - expectorante, bronquite crónica envolvendo muco branco/ claro.
o Fortalece yang dos Rins - dores lombares, especialmente associadas a fadiga muscular.
o Impotência ou frigidez naqueles que sofrem de fadiga crónica, tónico sexual.
o Activa vontade, iniciativa e a determinação, confiança e levantar o moral.

Gerânio

Doce e floral Fria e húmida
o Acalma o calor e a inflamação, relaxa os nervos e acalma sentimento de ansiedade.
o Anti-inflamtório - gastrites, colites, psoriases, eczema.
o Usado para infecções da pele - acne, impertigo, pé de atleta.
o Encoraja a circulação de qi e sangue - analgésico com anti-espasmódico.
o Útil para dor nervosa, de olhos e de articulações - nerualgia, oftalmia, reumatismo.
o Adstringente/tónico -mucosidade, hemorróides, veias varicosas,menstruação excessivo.
o Tónico do Yin - ansiedade crónica, infertilidade, sintomas associados com a menopausa.
o Beneficia condições secas e inflamadas da pele (qd aplicado a uma diluição de 1%)
o Capaz de relaxar a mente, acalmar agitação e frustração e irritabilidade.

Hortelã-Pimenta

Fresca e seca Pungente e doce, claro e amentolado
Evitar em indivíduos com epilepsia, febre ou doença de coração.
Não usar a uma diluilção maior do que 2% ou mais que 1 ml por 24 horas (adultos).
o Refrescante - aliviar condições de uma natureza quente.
o Energeticamente frio/seco, liberta mucosidade quente e estimula os nervos e o cérebro.
o Acção anti-infecciosa – constipações, gripes c febres fortes, garganta dorida, dor cabeça.
o Expectorante - muco viscoso, amarelo, quente, bronquite crónica, asma brônquica
o Fortalece E e I’s – digestão fraca, dispepsia, náusea, distensão epigástrica, flatulência.
o Anti-espamódica e anti-inflamatória - cólicas intestinais, cólicas mucosas, hepatites,
o Acção sobre o Sistema Nervoso - concentração, estudo, fadiga mental.
o Facilita digestão de novas ideias e insights - estudo, tolerância emocional.

Laranja Doce

Quente, fresco, citrino e doce, Temperatura e humidade neutras
o Estimula a digestão e alivia espasmos.
o Alivia desordens nervosas - problemas de coração, cólicas, asma, melancolia.
o Um dos melhores óleos essenciais para o sistema digestivo.
o Anti espasmódicas e carminativas
o distensão abdominal, dor, falta de apetite, indigestão, flatulência, náusea e vómito.
o Constipações e intestino irritado.
o Estimulante hepático/colagogo–melhora digestão gorduras,dores cabeça c enjoo,insónia.
o Alivia a tensão e frustração.

Limão

Fresco, leve, citrino, ácido/amargo e ligeiramente doce; seca
Foto-tóxico, evitar a exposição directa à luz do sol ou aos raios solares durante duas horas a seguir à aplicação do óleo essneical diluído à pele.
o Um dos melhores óleos para descongestionar, limpar e desintoxicar.
o Descongestionante linfático - obesidade, celulite, colesterol elevado e arteriosclerose.
o Potencial litolitico - remover as pedras dos Rins e da Vesícula Biliar.
o Liberta o calor e toxicidade do F - aliviar náusea, dores cabeça, irritabilidade e insónia.
o Anticoagulante - capilares partidos, veias varicosas, hemorróides, sangramento nariz.
o Hipertensão
o Antiviral - constipações e gripes, especialmente com catarro amarelo ou verde.
o Anti-infeccioso e nti-séptico
o Um estimulante pancreático e um descongestionante mental.
o Aguça o foco da consciência, clarificando e elevando o Intelecto.
o Acalma, ilumina e refresca, dispersando a confusão e aliviando a preocupação.

Lúcia-Lima

Fresca e Seca,verde, herbáceo, citrino e ligeiramente doce
Evitar em indivíduos com hiperplasia, prostatica e glaucoma
Não usar a uma diluilção maior do que 1%.
o Propriedades anti-espasmodicas e digestivas.
o Melhora funcionamento F, E, Int’s - espamos epigastricos, indigestão nervosa, náusea, fatulência.
o Regula Qi nos P - asma nervosa, constipações, bronquites com especturação amarela.
o Propriedades analgésicas – enxaquecas, dores menstruais.
o Acção calmante e refrescante no Coração e nos – insónia, agitação nervosa.
o Vasodilatador - hiper tensão.
o Harmoniza Shen e Hun - depressão (pessoas emocionalmente sensíveis)

Pinho

Quente e seca Forte, fresco, conífero, balsâmico e de madeira
o Expectorante, balsâmico e anti-séptico - queixas pulmonares, reumatismo.
o Limpa mucosidade fria dos P - congestão bronquial, constipações, asma e bronquite.
o Antisepticas e anti-inflamatórias - cistites e pielite.
o Estimulando os Rins e reduzindo o ácido úrico no sangue - dor reumática e a artrite.
o Exaustão acompanhada de respiração superficial, um peito asmático e dores lombares.
o Instala positividade e auto-confiança, dispersa a melancolia e neutraliza

Sândalo

Fresca e húmida De madeira, balsâmico, doce e ligeiramente almiscarado (musky)
o Alivia a dor.
o É proeminentemente p condições intestinais e genito-urinarias q requerem efeito refrescante, adstringente - diarreias q «queimam» colite, descargas vaginais amareladas.
o Útil p muco respiratório - bronquites envolvendo tosse carregada, áspera e dolorosa
o Excelente óleo para a pele - secura, irritação, comichão e inflamação, eczemas, psoriase.
o Refrescante, calmante e tonificante no Sistema Nervoso - dores de cabeça, insónias e exaustão nervosa

Vertiver

Fresca e húmida Doce e quente, rico e resinoso; ligeiramente amadeirado e fumoso
o Repele os insectos.
o Alivia sede, ataques de coração, febres e dor de cabeça.
o Desordens inflamatórias das articulações e da pele - artrite reumatóide e eczema.
o Falta de apetite, perda de peso, anemia e má absorção
o Fraqueza das articulações, como para pele seca, subnutrida.
o Insuficiência de estrogénio e progesterona - tensão pré-menstrual e problemas da menopausa
o Capacidade para acalmar e nutrir o corpo.
o Relaxa uma mente sobreaquecida, hiperactiva e nutre uma auto-identidade insegura.[/center]

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum