Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Amamentar e suplemento: Dúvida!!! [Options] · [View]
Fiona
Inserida em: Monday, August 11, 2008 6:30:58 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 6/15/2007
Olá a todas!

Estou com um dilema:

Meu Afono tem estado só a ser alimentado com leite materno!
Nasceu a 23 de Julho com 3330 g e hoje está com 3280g.

Temos estado atentos ao peso e a pediatra tem indicado o que fazer.
Na passada 2ª feira, devido ao peso, a pediatra disse para introduzir depois da mamada 30 ml de suplemento Aptamil HA 1.
Fizemos a experiência na noite de 2ª feira para 3ª feira e foi um caos: Dei mama, dei a outra e depois suplemento.
Afonso nem bebeu o suplemento todo (bebeu uns 15ml). Ficou super mal disposto. Só arrotava e para adormecer e ficar bem foi difícil!

Depois de enviar sms à pediatra, a Drª ligou e de acordo com o que falámos decidiu-se retirar suplemento até nova pesagem, já que Afonso larga a mama ainda com leite na boca, satisfeito e sem grande fome!

Quando o pesamos tinha aumentado bem (30g por dia) e Drª mandou continuar só com mama até hoje!

Depois de o pesarmos hoje enviei sms e Drª disse novamente para introduzir o suplemento já que o aumento feito nestes
ultimos dias tinha sido pouco!

Acordei o Afonso para mamar agora as 16h30. Depois de o deixar mamar tentei dar suplemento...estava a dormir profundo. Tentei colocar o biberão na boca mas não fui bem sucedida....

A minha questão, o meu dilema é:
Devo dar suplemento sempre em todas as mamadas mesmo as que vejo que fica bem e satisfeito (mama e dorme descansado) ou insisto?
Tenho notado que o Afonso tem mamado mais e com mais vontade, estava a pensar que meu leite pudesse estar a escassear, mas ele continua a ficar bem depois de mamar....

Tenho medo de insitir com suplemento e correr mal como na noite em que fizemos a 1ª tentativa...
Dou suplemento sempre ou só nas vezes que ele fica mais inquieto e vejo que quer comer mais????
Alguém que me pode ajudar????

[Sponsor]
Inserida em: Monday, August 11, 2008 6:30:58 PM

[]
APPM
Inserida em: Monday, August 11, 2008 7:03:19 PM

Membro desde: 5/23/2007
Oi, Fiona!

Enviei PM

Jocas

Afilhadas: estrellavera A MARGARIDA NASCEU DIA 09/05/2008 às 03:10 xanasoffia O MARTIM NASCEU DIA 16/10/2008
Vonny DPP - 01/12/2008 É uma LAURA!!! Mary_Xu - Estou a torcer por ti!!!
SofiaMateus
Inserida em: Monday, August 11, 2008 7:44:49 PM

Membro desde: 1/14/2008
Oi
Eu dou suplemento e se fosse agora não dava! O meu bebé ao fim de uma semana tinha ganho o peso perdido e o estupido do pediatra mandou dar o suplemento e na consulta a seguir perguntou me porquê que o bebé tomava suplemento!!!!!!!!!
Qdo quis tirar já não consegui!
Mas atenção que se o bebé precisa é outra coisa!
Mas quando achas que o bebé fica bem acho que não precisas de dar o suplkemeto pois pelo menos o meu quando tem fome pede senão não há nada que o faça beber o suplemetno!
Dou te é um conselho usa o Aptamil Confort!
Eu dava o outro e o meu bebé passou a dormir super mal, com sonos super agitados e cheio de gases e colicas e quando mudei para o confort a coissa melhorou!
Beijinhos e boa sorte

C@tarina
Inserida em: Monday, August 11, 2008 10:08:07 PM
Ranking: Member

Membro desde: 1/14/2008
Olá Fiona,
Antes de mais Parabéns pelo nascimento do teu filhote.
Quanto à tua pergunta, na minha opinião estás a cometer dois erros:
1 - estás a confiar mais na balança do que no teu instinto - se achas que o teu bébé mama bem e está saudável, não stresses com o peso.
2 - não estás a deixar que seja o teu bébé a indicar-te se tem fome ou não - se ele mama bem e tens leite, deixa-o dar-te sinais de querer comer.
Nas primeiras semanas de vida, os´recém-nascidos perdem um pouco de peso, é super normal. A minha filha nasceu com 3100Kg e com 10 dias pesava 2950Kg. Depois foi recuperando aos poucos. Nasceu com percentil 10 e hoje está no 50. Dei sempre e só leite materno até aos 4 meses e meio (nesta altura comecei a diversificação alimentar).
Nunca dei suplementos nem leite artificial.
O leite materno é o melhor alimento que podes dar ao teu bébé. E acredita que, se ele tiver fome, vai dar sinais... ao fim de algumas semanas já distingues o choro de fome. Uma coisa que acho que não deves fazer é acordá-lo para comer, pois os bebes definem eles próprios o horário da sua alimentação.
O meu conselho é que não te preocupes tanto com o peso e deixes que ele evolua normalmente - se não perder peso, ou seja se ganha peso (mesmo que seja pouco) só com leite materno, não desistas já e não lhe dês suplementos artificiais sem necessidade.

Cumps.Wink

Fiona
Inserida em: Monday, August 11, 2008 10:24:11 PM

Membro desde: 6/15/2007
Obrigada pelas vossas palavras...

C@tarina, é mesmo isso que sinto...parece que não estou a seguir o meu instinto!

Corta-me o coração acordar o Afonso para mamar quando o sono dele é tão bom, tão profundo....
Fico super triste em imaginar dar o suplemento, inserir o leite que não é o meu, sabendo eu que tenho bastante leite (quando ele mama eu pingo do outro lado) e sentindo que ele fica bem só com o meu leitinho...

Mas depois é a minha mãe a perguntar: Já deste o suplemento ao menino? Ai que ainda não recuperou o peso dele...
E a médica que imagino esteja a fazer o seu melhor...quer que Afonso aumente de peso, daí ter que mamar de 3 em 3h, 4h30 à noite, e introduzir o suplemento!
As amigas (com bebés) dizem para introduzir o suplemento custe o que custar, dar mama só 10 minutos....

Ai isto é mesmo difícil....Sad

Cada bebé cresce ao seu ritmo e meu está a aumentar. E
Em 2 dias aumentou 60g só com leite materno.
Nesta pesagem é que aumentou 70g em 4 dias é pouco...mas será isto suficiente para introduzir o suplemento?

Por mim, seguindo o meu instinto, continuava com a mama e só daria suplemento quando verificasse que ele depois de mamar dos 2 peitos não ficasse satisfeito!!!!

Concordam?

Mãeaos30
Inserida em: Monday, August 11, 2008 10:47:33 PM

Membro desde: 4/1/2008
[Fiona wrote:]
As amigas (com bebés) dizem para introduzir o suplemento custe o que custar, dar mama só 10 minutos....

A minha experiência resume-se a 5 semanas, mas tirar o bebé da maminha quando ele está a mamar (e a mamar bem)?!? Que raio de conselho, acho mesmo cruel!
mãede3
Inserida em: Tuesday, August 12, 2008 12:11:29 AM

Membro desde: 7/28/2008
se um bebé mama bem, a seguir dorme o seu soninho mas depois não aumenta o peso que a pediatra quer...pesa-o mas é noutra balança, como na farmácia que a dela deve estar avariada!!!Um bebé que não aumenta bem o peso chora de fome eu sei por experiência própria!!!Realmente se ele não ganha o peso como seria de esperar, eu tenho pedido conselhos a outras mães e ainda há pouco me diziam aqui que nestes casos deve-se acordar a criança, acorda-o, mas para a mama, deixa lá o biberón!!!E não stresses para não perderes o leite.Boa sorte , beijinhos

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum