Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Parto!! [Options] · [View]
amstrong
Inserida em: Monday, August 18, 2008 10:34:06 AM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 3/10/2008
Meninas que andaram nas aulas de preparação para o parto? Como vos ensinaram a respirar na altura da dilatação e na altura do parto? É que não tive hipoteses de ir pois terminei uma formação esta semana e não vou ter tempo de aprender nada! ah e não podia faltar à formação pk como era paga, tinhamos limite de faltas!!!! Alguém que me dê umas dicas para estas duas fases, é que já estou nas 37 semanas!!! Assim vou fazendo em casa a respiração!!!!!

Obrigado desde já pelas possíveis respostas!!!

Beijinhos!!
[Sponsor]
Inserida em: Monday, August 18, 2008 10:34:06 AM

[]
marta.rib
Inserida em: Monday, August 18, 2008 12:50:16 PM

Membro desde: 11/30/2007
Isto por aqui é mais difícil de explicar, mas vamos lá tentar amstrong! Smile

Então é assim, deves fazer respiração profunda e calma, inspirando como se estivesses a cheirar uma flor e expirando como se estivesses suavemente a soprar/apagar uma vela.

Quem foi seguida na maternidade Júlio Dinis, sabe bem do que estou a falar Wink "cheira a flor, sopra a vela, cheira a flor, sopra a vela..."

Para treinar o período expulsivo propriamente dito, ficavamos sentadas com as costas ligeiramente reclinadas, pernocas abertas, segurando com as mãos, e o exercício era inspirar profundamente, parar e, de imediato, fazer força (como se estivesses na casita de banho...) direccionando o queixo ao peito. Depois expiras para aliviar e voltas ao mesmo. Fazíamos isto umas 4 vezes em cada aula, a partir das 35/36 semanas, e pediam-nos para treinarmos também em casa.

O maridito pode ajudar, pondo a mão na zona vaginal ou no fundo da barriga, para te ir indicando se está a sentir a pressão da tua força ou não.

Eu sei isto tudo na teoria linda e na prática das aulas, porque depois acabei por ter uma cesariana, mas espero ter ajudado um cadito. Falta agora a experiência das mamãs que passaram à prática mesmo!

Bjinhos e boa sorte!

Madrinhas: claudiacg, Mozart e MammydaLu

Afilhada:
amstrong
Inserida em: Monday, August 18, 2008 1:37:02 PM

Obrigado Martita!!
marta.rib
Inserida em: Monday, August 18, 2008 2:04:25 PM

Membro desde: 11/30/2007
De nada!!!

Eu bem me aproveitei tb de tudo o que consegui por aqui e ainda agora esclareço montes de dúvidas.

Espero ter sido clara, é que é complicadito explicar...

Bjoquinhas grandes p ti e p a barriguita friends

Madrinhas: claudiacg, Mozart e MammydaLu

Afilhada:
sweetmummy
Inserida em: Monday, August 18, 2008 3:14:31 PM

Membro desde: 11/17/2007
Eu nunca fui a aulas de pré-parto por falta de tempo portanto quando fui p a maternidade nem sabia o que era uma "respiração"d'oh! No entanto tive sorte com a parteira que me calhou no turno pois era um amor e super paciente. Só me lembro de ela me dizer para respirar profunda e lentamente enquanto não vinha a contracção... e qd a maldita chegava e estava no seu maximo (o meu marido ajudou-me pois nunca despregou os olhos do CTG) eu tinha de expirar e fazer muuuuuuita muuuuuuita força (como se estivesse no wc). Mas este foi o meu ritmo pq o Afonso estava de cabeça p baixo mas estava ainda encaixado muito em cima e não queria descer... Na altura tens de estar mto calma e sobretudo tens de seguir os conselhos da parteira elas ajudam bastante.
Bjs

amstrong
Inserida em: Monday, August 18, 2008 3:18:59 PM

Obrigado sweetmummy! Espero que tenha a tua sorte e me calhe alguém muito humano!!!

Jokas!!
Paula Francisco
Inserida em: Tuesday, August 19, 2008 10:22:36 AM

Membro desde: 2/6/2008
Mais uma dica:

Quando estiveres a treinar a força de expulsão tenta relaxar os músculos do períneo. É importante pois ajuda a evitar 'danos maiores' nessa zona Smile
Como fazer isso: Qd fizeres força não prendas totalmente o ar. Deixa saí-lo muito lentamente... e concentra-te nos músculos e tenta perceber a melhor forma de relaxar.

Boa sorte!

Maria Inês
Sara Doula
Inserida em: Tuesday, August 19, 2008 10:40:22 PM

Membro desde: 9/21/2007
Como doulas ensinamos as mães a ouvirem o seu corpo e a prestarem atenção aos seus instinctos durante o parto. Ninguém te ensinou como respirar quando estás no wc, nem quando estás com cólicas intestinais, nem quando estás com cólicas menstruais, nem durante o sexo, pois não? No parto passa-se algo semelhante. Se te concentrares em ti mesma e no teu corpo tu vais saber como respirar instintivamente. No periodo expulsivo isto torna-se ainda mais importante porque ainda há muitos hospitais onde se diz à grávida como respirar (seguindo as Manobras de Valsalva), o que torna todo o processo mais difícil. O site da Bionascimento tem um texto excelente sobre o assunto que podes ler aqui.

Bjs Smile

Sara - Mãe, Doula, Educadora Perinatal e Conselheira em Aleitamento Materno pela OMS/UNICEF

Estás grávida? Já pensaste nos benefícios que o acompanhamento por uma doula tem para ti e para o bébé? Se quiseres saber mais visita o meu site ou manda-me uma PM com as tuas questões!

Tens algum problema de cólicas ou sono (sestas muito curtas, acordar várias vezes de noite para mamar, precisar de colo ou de mamar para adormecer, não dormir na caminha, etc)? Estás grávida e queres evitar este tipo de problemas? Sabes o que é o Trabalho Parental Consciente e como é que as suas estratégias podem ajudar pais e bébés? Podes saber mais aqui.

amstrong
Inserida em: Tuesday, August 19, 2008 10:54:58 PM

Muito Obrigado pelo teu conselho, Sra Doula!!!

Sabes já tinha pensado nisso!!! Tenho de saber o que é melhor para mim naquela fase e não seguir o pue outros me dizem!!! Vou seguir o teu exemplo!!

Não ha-de ser nada!!! Se todas consegue porque não hei-de conseguir!!!
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum