Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Pensei.... [Options] · [View]
caracol
Inserida em: Monday, August 25, 2008 2:33:21 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 11/15/2004
Desde há uma semana que tenho, em offline, lido os testemunhos da CARMEN que tem a mãe em fase terminal com um tumor... leio também os comentários que as nossas foristas lhe respondem, e dou comigo a pensar: como seria se fosse eu?! Se fosse a minha mãe?
Era ser egoísta se pedisse a Deus que me dissesse o dia em que ela "se vai" para que eu a pudesse encher de mimos, para que tivesse a oportunidade de lhe dizer o quanto a amo, o quanto ela foi e será sempre importante para mim, o espaço que ela terá sempre no meu coração, na minha mente, o quanto a vejo quando me olho ao espelho, as memórias que não apago dela a sorrir, a brincar connosco... da nossa infância, da voz dela, do cheiro...
Ou optaria por não querer saber, e esperar que fosse inesperado, repentino para que não sofra com a antecipação .... mas eu não ia querer isto. Não ia querer perder a pessoa mais importante da minha vida sem ter a oportunidade de lhe fazer sentir isso mesmo - que é a pessoa mais importante da minha vida.
Não ia querer perdê-la sem me despedir, sem fazer tudo para a confortar, para a tranquilizar, sem passar todos os segundos que pudesse ao seu lado...
Não consigo responder à Carmen porque não consigo sequer construir uma frase inteira para lhe dizer seja o que for.... imagino a dor que ela sente, mas não devo sequer chegar perto da intensidade dessa dor...
Deus preserve a minha e todas as mães, porque não há dor maior que a dum filho que perde a mãe.

[Sponsor]
Inserida em: Monday, August 25, 2008 2:33:21 PM

[]
flor_jasmim
Inserida em: Monday, August 25, 2008 2:39:05 PM

Membro desde: 3/16/2007
eu tb não consigo responder porque não sei o que dizer, lido muito mal com estas coisas, mesmo qd não conheço as pessoas... dá-me arrepios, fico mal disposta ao imaginar, e chego mesmo a chorar. a vida é mto cruel Sad

patricia28
Inserida em: Monday, August 25, 2008 2:39:15 PM

Membro desde: 8/27/2003
Penso que a dor maior será uma mãe perder um filho Sad

Patrícia
três olhares que mudaram a minha vida
Little_Thomas
Inserida em: Monday, August 25, 2008 2:41:39 PM

Membro desde: 11/30/2006
[patricia28 wrote:]
Penso que a dor maior será uma mãe perder um filho Sad

Concordo. Sad

Beijinhos,

Sofia e Tomás

"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam." (Provérbio Árabe)
caracol
Inserida em: Monday, August 25, 2008 2:43:11 PM

.... não consigo nem imaginar nem uma nem outra...
Djerba
Inserida em: Monday, August 25, 2008 3:01:27 PM

Membro desde: 11/2/2004
Concordo contigo caracol... e apesar de eu msma ter um post "complicado" aqui no forum e saber ~como é bom sentir o vosso apoio, fico sem palavras para dar aos outros!

A Carmen não é excepoção, custa-me responder e ler o post dela...

MJSFS
Inserida em: Monday, August 25, 2008 3:37:30 PM

Membro desde: 5/18/2007
A vida consegue ser cruel, nem sempre sabemos o que dizer. Quando é assim apenas deixo um abraço ou um beijo para a pessoa saber que estamos lá.

pmfes
Inserida em: Monday, August 25, 2008 3:43:31 PM

Membro desde: 2/23/2005
[caracol wrote:]
Era ser egoísta se pedisse a Deus que me dissesse o dia em que ela "se vai" para que eu a pudesse encher de mimos, para que tivesse a oportunidade de lhe dizer o quanto a amo, o quanto ela foi e será sempre importante para mim, o espaço que ela terá sempre no meu coração, na minha mente, o quanto a vejo quando me olho ao espelho, as memórias que não apago dela a sorrir, a brincar connosco... da nossa infância, da voz dela, do cheiro...

E se em vez de pedires a deus que te diga qual vai ser o ultimo dia não lhe fazes isso tudo todos os dias??? Por vezes basta só UM gesto ou uma palavra!

PES

Um dia perdido é aquele em que não nos rimos !

spal
Inserida em: Monday, August 25, 2008 3:49:56 PM

Membro desde: 1/9/2006
[pmfes wrote:]

E se em vez de pedires a deus que te diga qual vai ser o ultimo dia não lhe fazes isso tudo todos os dias??? Por vezes basta só UM gesto ou uma palavra!

E fazê-lo com todos os que amamos, todos os dias, já que não sabemos se amanhã nós ou eles vamos cá estar...

Susana e Afonso (14/09/2004)
Eu sou a gaja das
Bébés a fazer profilaxia para infecções urinárias - Exames e resultados
Bebés a fazer profilaxia contra infecções urinárias
Pediatria - Infecções urinárias
Mãe Pipoca
Inserida em: Monday, August 25, 2008 4:01:19 PM

Membro desde: 8/20/2007
[caracol wrote:]
Desde há uma semana que tenho, em offline, lido os testemunhos da CARMEN que tem a mãe em fase terminal com um tumor... leio também os comentários que as nossas foristas lhe respondem, e dou comigo a pensar: como seria se fosse eu?! Se fosse a minha mãe?
Ou optaria por não querer saber, e esperar que fosse inesperado, repentino para que não sofra com a antecipação .... mas eu não ia querer isto. Não ia querer perder a pessoa mais importante da minha vida sem ter a oportunidade de lhe fazer sentir isso mesmo - que é a pessoa mais importante da minha vida.
Não ia querer perdê-la sem me despedir, sem fazer tudo para a confortar, para a tranquilizar, sem passar todos os segundos que pudesse ao seu lado...
Não consigo responder à Carmen porque não consigo sequer construir uma frase inteira para lhe dizer seja o que for.... imagino a dor que ela sente, mas não devo sequer chegar perto da intensidade dessa dor...
Deus preserve a minha e todas as mães, porque não há dor maior que a dum filho que perde a mãe.

Concordo com tudo mas permite-me só dizer que apesar de acreditar que custa muito perder 1 mãe...... a dor maior é a de 1 mãe que perde um filho......
Eu sei, perdi o meu irmão, logo os meus pais perderam 1 filho e essa dor.... não dá mesmo para imaginar....
Bjinho

MJSFS
Inserida em: Monday, August 25, 2008 4:58:24 PM

Devemos mostrar ás pessoas que amamos, que são importantes para nós todos os dias, ou todas as vezes que estamos com eles... esperar pelo último dia é que não! nunca se sabe quando é que esse dia vai ser. Todas as vezes que estive com a minha avó antes de morrer, mostrei-lhe o quanto a amava... ela partiu e eu sei que ela sabia como era (e continua a ser) importante para mim.

Com relação á dor maior, penso que a difereça está que com o tempo vamos ganhando consciência de que a nossa mãe, por muito que nos custe, não é eterna, tem de partir antes de nós. Já com um filho é ao contrário, representa uma alteração á ordem natural da vida para a qual não estámos preparados.

Little_Thomas
Inserida em: Monday, August 25, 2008 5:05:47 PM

Membro desde: 11/30/2006
[MJSFS wrote:]
Devemos mostrar ás pessoas que amamos, que são importantes para nós todos os dias, ou todas as vezes que estamos com eles... esperar pelo último dia é que não! nunca se sabe quando é que esse dia vai ser.

Essa foi uma das lições que aprendi com a morte repentina dos meus pais e da minha avó. Porque a dor de uma possível dúvida nunca desaparece... Por muito que tenha consciência que fui uma boa filha/neta, que os amava acima de tudo, tenho sempre a sensação que não lhes disse/mostrei como deveria/queria...

Beijinhos,

Sofia e Tomás

"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam." (Provérbio Árabe)
MJSFS
Inserida em: Monday, August 25, 2008 5:14:10 PM

[sofiamarques wrote:]
Devemos mostrar ás pessoas que amamos, que são importantes para nós todos os dias, ou todas as vezes que estamos com eles... esperar pelo último dia é que não! nunca se sabe quando é que esse dia vai ser.

Essa foi uma das lições que aprendi com a morte repentina dos meus pais e da minha avó. Porque a dor de uma possível dúvida nunca desaparece... Por muito que tenha consciência que fui uma boa filha/neta, que os amava acima de tudo, tenho sempre a sensação que não lhes disse/mostrei como deveria/queria...

Sofia

Na prática nem sempre nos lembramos... mas de certeza que os teus pais e avó sabiam. Tento aproveitar todos os dias como se fossem os últimos tanto para mim como para as pessoas que me rodeiam. Tento... por vezes olhando pra trás também tenho dúvidas.

Beijoka pra ti smooch

CARMEN
Inserida em: Monday, August 25, 2008 5:16:31 PM

Membro desde: 2/24/2006
Um beijinho grande...

Eu também não sabia como reagir...nunca me tinha passado pela cabeça... como são relativamente novos, nunca pensei ter de lidar com a morte de um dos meus pais, ainda por cima por antecipação...
Mas A vida também nos ajuda... Eu sou uma pessoa sensível por natureza, choro nos filmes, quanso falos bem de alguém, de saudades, de alegria, dou beijos a todos quanto gosto e digo muita vezes que gosto das pessoas, elogio, sou assisntente social e sensibilidade faz parte de mim, às vezes demais...
Quando soube isto da minha mãe, fiquei sem reacção... depois deixei umas lágrimas cairem sem controlo e depois aguentei-me como podia. Tenho ajudado a minha mãe e quem à nossa volta precisa de apoio, e de vez em quando também choro, mas pouco, Só chorei mesmo a sério, descontroladamente e sem limites de tempo ou de pessoas (nomeadamente o Afonso ), uma vez.
Se me dissessem isso de início eu respondia que essa não era eu, que eu ia chorar diariamente à noite, que ia andar de rastos todo o dia e não ia conseguir pensar noutra coisa... Mas penso.
Não sei como o faço e não é dizer que estou a pensar nela e escapo pensando no Afonso, fugindo, não...
É um escape natural, não sei explicar bem, é como se racionalizasse os sentimentos, como se penssasse que a minha dor não deve ser expressa porque a minha mãe está primeiro e se me exprimir deixo de ter cabeça para lhe proporcionar o melhor... Não sei se percebem... é didfícil, até porque nem eu percebo bem...
Ela olha muito para mim, aperta-me a mão, precisa do meu amor, mas também da minha força, porque já não a tem, alguém tem de ter... Sorrio quando isso acontece e forço-me a mostrar sempre boa cara, sem fraquejar, mesmo quando me fala de morte, quero que me veja tranquila para ficar também.

Quanto a mãe e filho... bem, não faço ideia, mas já tenho dito muitas vezes que se o meu filho morresse não sei se aguentava a dor... que ia ter com ele se não tivesse outro, que elouquecia... mas se calhar ficava só amorfa e triste para o resto da vida, com marcas irreversíveis, como a minha mãe ficou quando perdeu o seu primeiro, mas veio o meu irmão e eu...
Já vou perder a mãe, tomára que nunca perca um filho...

Bjs e coragem a todas, não pensem que não capazes disto ou aquilo, porque somos!! Nem sempre pensamos é que nos podem bater à porta certas situações, e batem...
Carmen

Tenho o Afonso. Sou feliz.
Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!
catbiz
Inserida em: Monday, August 25, 2008 5:20:34 PM

Membro desde: 9/19/2007
Pois bem.. o que a Carmem está a passar eu já passei por lá e custa tanto que é uma dor ainda não ultrapassei apesar dos anos.
Mais do que a tristeza é a sensação de impotência que é devastadora. Mas quando alguém de quem nós gostamos muito está a sofrer parte, vem a dor, mas também é o alívio ( mais do que a morte, custa muito ver alguem de quem gostamos sofrer desumanamente). Quem já passou por isto concerteza entenderá estas palavras.
Mas tb tenho plena consciência de que fiz tudo ao meu alcance para que essa pessoa percebece que era querida e amada e que estariamos lá até ao fim com ela. E foi o que aconteceu.
A Carmen neste momento precisa de toda a força do mundo.
pmfes
Inserida em: Monday, August 25, 2008 5:27:37 PM

Membro desde: 2/23/2005
[sofiamarques wrote:]

Olha Sofia, cá na minha famelga somos todos ... hummm ... muito pouco ligados a essas coisas. Mas se há coisa que sei é que tanto eles sabem o quanto eu gosto deles e vice versa.

De certeza que eles sabiam!!!

PES

Um dia perdido é aquele em que não nos rimos !

RitaSC
Inserida em: Monday, August 25, 2008 5:33:38 PM

Membro desde: 4/18/2005
Concordo com a Catbiz... No dia em que o meu Pai deu o seu último suspiro foi um alívio. Eu não aguentava mais ver o meu Querido Pai olhar para mim sem conseguir articular o meu nome. Apenas os olhos dele transmitiam aquele amor a que eu sempre me habituei, me repetiam que eu era a "menina dos olhos" dele. Mas o cérebro já não respondia... O Ahlzeimer é uma doença horrorosa, que nao desejo ao meu pior inimigo.
Eu "senti" o último dia dele. Quando acordei disse para a enfermeira que ia lá a casa tratar dele que ele ia morrer, e ela respondeu-me que ele poderia ficar naquele coma anos a fio. Apenas saí para ir à igreja rezar por ele. Voltei e estive sempre sempre deitada ao lado dele, a segredar-lhe o quanto o amava e amo. Ao fim do dia a respiração dele foi enfraquecendo, e foi-se. Dormi agarrada ao corpo inerte do meu Pai nessa noite, a retribuir-lhe pela ultima vez os miminhos que tantas vezes ele me deu. Não consegui larga´-lo nem, durante o velório, estive sempre de mão dada com ele e a fazer-lhe festinhas na cara, até que vieram fechar o caixão.
Passaram 10 anos, a dor fica menor. Tenho pena que não me tenha levado ao altar (entrei sozinha na igreja, porque ninguém, nunca irá substituir o meu Pai) 6 meses depois dele falecer para me casar, mas sentia o braço dele no meu como se ali estivesse. Apresentei-lhe cada um dos netos nos meus sonhos, e a minha fé ajuda-me a ter a certeza que ele onde quer que ele esteja vela por nós todos, sempre!
Carmen, um grande beijinho para ti, e muita, muita força! Também eu ainda não tinha escrito no teu post por falta de coragem...
Rita
MJSFS
Inserida em: Monday, August 25, 2008 5:41:46 PM

[RitaSC wrote:]
Concordo com a Catbiz... No dia em que o meu Pai deu o seu último suspiro foi um alívio. Eu não aguentava mais ver o meu Querido Pai olhar para mim sem conseguir articular o meu nome. Apenas os olhos dele transmitiam aquele amor a que eu sempre me habituei, me repetiam que eu era a "menina dos olhos" dele. Mas o cérebro já não respondia... O Ahlzeimer é uma doença horrorosa, que nao desejo ao meu pior inimigo.
Eu "senti" o último dia dele. Quando acordei disse para a enfermeira que ia lá a casa tratar dele que ele ia morrer, e ela respondeu-me que ele poderia ficar naquele coma anos a fio. Apenas saí para ir à igreja rezar por ele. Voltei e estive sempre sempre deitada ao lado dele, a segredar-lhe o quanto o amava e amo. Ao fim do dia a respiração dele foi enfraquecendo, e foi-se. Dormi agarrada ao corpo inerte do meu Pai nessa noite, a retribuir-lhe pela ultima vez os miminhos que tantas vezes ele me deu. Não consegui larga´-lo nem, durante o velório, estive sempre de mão dada com ele e a fazer-lhe festinhas na cara, até que vieram fechar o caixão.
Passaram 10 anos, a dor fica menor. Tenho pena que não me tenha levado ao altar (entrei sozinha na igreja, porque ninguém, nunca irá substituir o meu Pai) 6 meses depois dele falecer para me casar, mas sentia o braço dele no meu como se ali estivesse. Apresentei-lhe cada um dos netos nos meus sonhos, e a minha fé ajuda-me a ter a certeza que ele onde quer que ele esteja vela por nós todos, sempre!
Carmen, um grande beijinho para ti, e muita, muita força! Também eu ainda não tinha escrito no teu post por falta de coragem...
Rita

Estou de lágrimas nos olhos, queria só dizer-te que também já senti a mão da minha avó na minha, tal como faziamos quando estava viva. Acho que foste a melhor filha que o teu pai poderia ter.

Bjka grande

caracol
Inserida em: Monday, August 25, 2008 5:56:07 PM

"Voltei e estive sempre sempre deitada ao lado dele, a segredar-lhe o quanto o amava e amo. Ao fim do dia a respiração dele foi enfraquecendo, e foi-se. Dormi agarrada ao corpo inerte do meu Pai nessa noite, a retribuir-lhe pela ultima vez os miminhos que tantas vezes ele me deu. Não consegui larga´-lo nem, durante o velório, estive sempre de mão dada com ele e a fazer-lhe festinhas na cara, até que vieram fechar o caixão."

... tou sem palavras...

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum