Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Se fosse convosco, o que fariam? [Options] · [View]
ica
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 10:32:22 AM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 7/7/2004
Fomos ontem ao pediatra. Apesar de faltar um mês para os fazer os 4 anos, queria falar com ele sobre a alimentação do meu filho quando voltar para a escola para a semana.

O V. entrou o ano passado para o infantário com 3 anos e como continua com os seus problemas na alimentação na escola tive de pedir a opinião do pediatra. Então é assim: De manhã já vai com o pequeno almoço tomado (come uma tijela de leite com nestum), a meio da manhã se não lhe mando bolachas não come nada, porque rejeita a fruta da escola ( em casa só aceita banana) ao almoço, não come, elas bem tentam, já tentaram a sopa dos bebés, a sopa normal, o 2º prato e nada, mas todos os dias lhe põem tudo à frente. Já experimentou Douradinhos e quando é esta comida lá vai comendo, mas só os Douradinhos, porque arroz ou massa, nem lhes toca. À tarde lancha na escola pão com manteiga/doce e leite/yogurte. Depois vai para a avó que lhe reforça mais uma vez o lanche 8por ele não almoçar) e à noite come sopa com carne ou peixe passado, mas come bem . Antes de dormir ainda bebe leite ou come pão e bebe leite com chocolate.

O pediatra acha que a melhor estratégia é mesmo continuar a ignorar a situação e não lhe facilitar a vida na escola, como por exemplo levando coisas de casa (neste caso sopa para o almoço), pois senão, 2º palavras dele , é mais uma vitoria para o V. Ele está com o peso certo para a idade e por isso não há que preocupar muito com isto. Ele acha que mais dia menos dia ele vai acabar por ceder.

Eu compreendo e até concordo com a perspectiva do pediatra, pois o meu filho é mto teimoso e tem de ser tudo há sua maneira, mas faz-me bastante confusão saber que ele não almoça. Por outro lado, ele não almoça porque não quer, pois tem a comida à frente.

Eu acho que tudo tem a ver com sabores. Ele só gosta da sopa da avóe e é a avó quem lhe faz a sopa sempre, quando sou eu a fazer e não sai daquela maneira, ele rejeita e já não come.

Já tentei dar-lhe sopa em restaurantes e ele rejeita, não quer, diz que não presta.

Agora o que eu preciso é de conselhos. Que fariam no meu lugar? A educadora diz que talvez se este ano eu lá for tentar dar-lhe a comida ?? quem sabe? E se ele se habitua a isso e depois só come se eu lá for?

Não sei que fazer

Ica

Afilhada: Sufiland
[Sponsor]
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 10:32:22 AM

[]
sm_36
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 10:44:46 AM

Membro desde: 1/31/2008
Olá,

Como o teu menino gosta da sopa da avó, leva um bocadinho para o infantário para ver se ele a come Smile. O meu namorido também era assim então a minha sogra fazia a comida em casa e levava-a para o infantário. Não custa nada experimentar Smile

Bj
elsaP+J
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 11:03:27 AM

Membro desde: 1/4/2007
Olá.
Eu sei bem o que é um filho que come mal (e tb um que come muito bem. Tenho um de cada lol)
Sinceramente e por muito que custasse (e bem sei que custa) e uma vez que ele tem um peso razoável, eu faria como o pediatra diz, a ver se ele vai comendo.
Nao levaria a sopa de casa, acho que assim vai habitua-lo mal e nunca mais ele come outra sopa senao a da avó.
"Ninguem morre à fome, com comida à frente, dizia o pediatra do meu filho" e a verdade é que é mesmo assim.
Eles sabem que se nao comerem uma coisa, quando tiverem fome vao comer outra e nao se esforçam, muito pelo contrário.
Noto isso com o meu filho.
Olha que ele come mesmo muito mal (faz 6 anos em Dezembro), quando está à mesa parece que adormece...
Contrariamente ao teu, na escola come um pouquinho melhor, mas as auxilares metem-lhe quase sempre o resto da sopa, senao ele "esquece-se".
Custou-me muito aceitar a opiniao do pediatra, mas quando faço o que ele me diz, resulta.
Um exemplo, ele está à mesa e diz que nao quer comer, eu digo: tudo bem, nao faz mal e tiro-lhe o prato. Ele fica fulo! E quer prato de volta e acaba por comer qq coisa.
Se me pede comida fora das refeiçoes eu tento nao dar, contrariamente ao que fazia, porque achava que o importante era ir comendo, mas agora nao (pelo menos tento fazer isso) e ele começou a perceber que se nao comer ao almoço e ao jantar (que é o pior, que lanches ele vai comendo), nao haverá comidinha (leia-se lanchinhos) logo que venha a fome.

Claro que estamos a falar de crianças que comem mal,~mas tem um peso razoavel, como o caso do teu e do meu. A verdade é que nao sei como é que ele sempre manteve o percetil e aumentou o "desejado", porque desde que nasceu foi um castigo para comer.
Eu digo muitas vezes, que nao o queria mais gordo, nem queria que ele comesse mal, mas que comesse o pouco que come com vontade e rapidez, ele é capaz de estar horas à mesa e nós sempre a manda-lo comer, sempre a ir metendo na boca...

Para cumulo, tenho a outra aos gritos se o arroz acabou no prato, lol

Bjos e desculpa o testamento...
Elsa
celia_marques
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 11:09:11 AM

Membro desde: 10/3/2007
ica eu concordo com a opinião da elsa ,,,, ele já tem 4 anos, não é propriamente um bebé. Se fiserem tudo como vai ser quando for para a primária e não puder ter ninguém lá a dar-lhe a comida? Acho que realmente está na hora de modificar esse comportamento. Até porque como todas nós sabemos, ser muito teimoso não ajuda ninguém na vida.

Beijinhos e muita paciencia.

Olho para ti e fico calada, não existem palavras no mundo ,,,

hfviegas
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 11:10:40 AM

Membro desde: 7/14/2008
Ir lá dar a sopa nem pensar, eu acho que se ele ficar com fome acabará por ceder, agora se forem sempre compensando com outras coisas, leite à noite, se calhar pouco antes do jantar uma bolachinha ou um bocadinho de pão ele quando chega ao almoço ou ao jantar não vai ter a fome necessária para se alimentar convenientemente, come a sopa da avó fica satisfeito para as próximas 3 horas e pronto é só aguadar pela próxima bicadinha.

Uma pratada de nestum é realmente um alimento que o vai saciar por bastantes horas, se calhar não é esse o objectivo um copo de leite com uma sandes bem cedinho para depois quando chegasse por volta das 9:30 - 10:00 comer uma peça de fruta e depois ao almoço que nos infantários costuma ser servido entre as 11:30 e 12:00 poder alimentar-se convenientemente, depois o lanche na escola seria por volta das 16:00 e não deveria comer mais nada até ao jantar 20:00, será que ele assim se aguenta sem comer?

Levar a sopa da avó não deixa de ser uma boa ideia, apesar de ser uma cedência eu não o faria.
sunrise
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 11:13:06 AM

Membro desde: 12/10/2007
Não sei se isto interessa para a conversa mas o meu filho mais velho sempre comeu muito bem menos na escola. Ainda este ano tentei que ele comesse na cantina e ele começou a emagrecer a olhos vistos. Deixo-lhe o prato feito e ele aquece no microondas.

Já não é birra porque a idade é outra mas ele diz-me que a comida é intragável!! Mas a comida da pre-escola nem era má, mas era deslavada ... pouco sal, pouco tempero, pouco sabor ...

Desde que fizeram lá um almoço para as mães eu passei a compreender porque ele não comia

Será que o teu filho é simplesmente exigente com o sabor?? O meu já vai fazer 11 anos e não mudou. Chegava a comprar a senha, mexer na comida e comer o pão e a fruta ... e chegava a casa da avó e lanchava a triplicar.Confused

Pensa nisso ...

JInhos

joanarosa
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 11:16:16 AM

Membro desde: 6/13/2006
Olá,

O meu filho também eera um pisco para comer no JI. Mas este ano, começou a comer bem. Sem forçar, nem lhe dizer nada, pois em casa tanto comia bem como comia menos bem. houve uma altura em que achei que estivesse muito magro, mas estava óptimo.

As crianças vão-se adaptando, não convém fazer alaridos. Se a criança começar a perder peso ou o peso ser muito abaixo para a idade é que se deve falar com o pediatra ou nutricionista.

Jokitas

Joana Rosa

CARMEN
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 11:32:20 AM

Membro desde: 2/24/2006
Não te sei ajudar... se podes facilitar no momento e mandar de casa vai sair-te caro mais tarde...
O que é melhor?!
Deixo-te um beijinho...

Se não for demais, se experimentares levar uma panela de sopa para toda a sala, para vêr se é do sabor, se é mania?

bjs,
carmen

Tenho o Afonso. Sou feliz.
Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!
elsaP+J
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 11:35:10 AM

Realmente a Carmen deu uma boa ideia, nao sei é se facil de concretizar.
Levares a sopa da avó sem ele saber, a ver se ele comia... claro que se ele vir que é diferente dos outros, se calhar descondia, daí a dificuldade... nao sei se dá para levares para todos os outros meninos, mas que tiravas as duvidas, tiravas.
ica
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 11:44:05 AM

[hfviegas wrote:]
Ir lá dar a sopa nem pensar, eu acho que se ele ficar com fome acabará por ceder, agora se forem sempre compensando com outras coisas, leite à noite, se calhar pouco antes do jantar uma bolachinha ou um bocadinho de pão ele quando chega ao almoço ou ao jantar não vai ter a fome necessária para se alimentar convenientemente, come a sopa da avó fica satisfeito para as próximas 3 horas e pronto é só aguadar pela próxima bicadinha.

Uma pratada de nestum é realmente um alimento que o vai saciar por bastantes horas, se calhar não é esse o objectivo um copo de leite com uma sandes bem cedinho para depois quando chegasse por volta das 9:30 - 10:00 comer uma peça de fruta e depois ao almoço que nos infantários costuma ser servido entre as 11:30 e 12:00 poder alimentar-se convenientemente, depois o lanche na escola seria por volta das 16:00 e não deveria comer mais nada até ao jantar 20:00, será que ele assim se aguenta sem comer?

Levar a sopa da avó não deixa de ser uma boa ideia, apesar de ser uma cedência eu não o faria.

Acho que podes ter alguma razão. Acho que o problema pode passar por 2 fases:

Primeiro a minha sogra boicota-me o esquema e enche-o de comida, mal o vai buscar à escola às 16h30 e por mais que lhe peça para não fazer isso ela fa-lo nem que seja ás escondidas. E o pediatra acha que ele acaba por fazer as refeições necessárias para o dia só que desfazadas no tempo.

Provavelmente a primeira coisa a fazer é cortar as bolachas que mando para ele comer a meio da manhã, para ver se ele chega ao almoço com mais fome , ou mesmo se come a fruta da manhã com os outros meninos. O almoço na escola é ao 12:00 e ele toma o pequeno almoço às 08h00.

Há outra coisa que não me posso esqueçer é que ele agora está bom de peso porque está de férias e tem-se alimentado normalmente. Não é que ele fique muito magrinho qd está na escola, mas também não está tão bom como agora.

Obrigada pelos conselhos

Ica

ica
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 11:46:28 AM

[elsaP+J wrote:]
Levares a sopa da avó sem ele saber, a ver se ele comia... claro que se ele vir que é diferente dos outros, se calhar descondia, daí a dificuldade... nao sei se dá para levares para todos os outros meninos, mas que tiravas as duvidas, tiravas.

Eles têm várias mesas e ficam divididos em grupos de 6. posso levar só para aquele grupo.

Agora o problema é que a sopa da avó tem carne ou peixe e os outros meninos não estão habituados e não sei se vão comer. Percebes?

Além do mais não te esqueças que o meu não come a carne e o peixe sem ser passado.

O teu come pouco mas come inteiro a carne e peixe, não?

Bjs e obrigada

Ica

CARMEN
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 11:49:54 AM

Membro desde: 2/24/2006
Fala com as educadoras da sala, uma vez não são vezes, se só o teu for difícil para comer, então não fará mal... dêem menor quantidade de segundo prato, nesse dia, aos meninos dessa mesa.

Bjs,
carmen

[ica wrote:]

Eles têm várias mesas e ficam divididos em grupos de 6. posso levar só para aquele grupo.

Agora o problema é que a sopa da avó tem carne ou peixe e os outros meninos não estão habituados e não sei se vão comer. Percebes?

Além do mais não te esqueças que o meu não come a carne e o peixe sem ser passado.

Bjs e obrigada

Tenho o Afonso. Sou feliz.
Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!
spal
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 11:56:47 AM

Membro desde: 1/9/2006
Ica,

Esclarece-me uma coisa. Ele à noite come a sopa feita por quem?

Susana e Afonso (14/09/2004)
Eu sou a gaja das
Bébés a fazer profilaxia para infecções urinárias - Exames e resultados
Bebés a fazer profilaxia contra infecções urinárias
Pediatria - Infecções urinárias
ica
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 12:06:00 PM

[spal wrote:]
Ica,

Esclarece-me uma coisa. Ele à noite come a sopa feita por quem?

Bem Susana é assim, como ele ficou até aos 3 anos com a avó era ela sempre que fazia a sopa e ele almoçava lá. Por uma questão de logistica e porque nunca tive muito jeito para comidas ela fazia a sopa e mandava-me sempre num termos dia sim dia não, quando ia busca-lo depois do trabalho. Conclusão: Ele come quase sempre a sopa da avó.

Ao fim de semana às vezes faço eu, até para ele se habituar a outros sabores, mas nem sempre a minha sopa sai ao gosto dele e por vezes ele rejeita-a, e eu até sei perfeitamente quando a minha sopa não sai como ele gosta e a vai rejeitar.

Respondendo á tua pergunta, a maioria das vezes á noite ele come a sopa da avó.

bjs

Ica

elsaP+J
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 12:10:36 PM

[ica wrote:]

Bjs e obrigada

O Pedro come pouca carne e um pouco mais de peixe, sem ser passada, mas os pediatras deles PROIBIRAM por na sopa nesta idade, dizem que acabam por comer proteinas demais, e ja alguem tempo que nao ponho.

Eu acho que faria isso mesmo, a avó que fizesse uma sopinha com menos carninha que o habitual (peixe nao que é mais "cheiroso" e os outros meninos podiam ter mais dificuldade) a ver se o problema é mesmo esse.

Acho que devias ter uma conversa séria com a tua sogra, a ver se ela te ajudava nesse sentido, mas de qq forma o que está mais em causa é o almoço e uma vez que ele come o prato do nestum (o meu tb come) nao mandes as bolachas porque para uma criança que já tem pouco apetite é estragar a refeiçao seguinte.

O Pedro a meio da manha come alguma coisa (na escola dele eu tenho de mandar os lanches) e às vezes davam-lhe o pao que eu punha para a tarde, conclusao, chegou memso a vomitar o almoço. O estomago dele nao suporta muita comida, é mesmo assim.
Depois avisei-as que de manha ele so podia comer uma fruta ou iogurte, nunca o pao.

Espero que tudo se resolva pelo melhor.
Bjos
Elsa
spal
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 1:00:36 PM

Membro desde: 1/9/2006
Bom pela tua resposta, o problema não é ele não gostar da comida do infantário, mas ele só comer praticamente comida de uma pessoa. Se levares a comida da avó para a escola o mais certo é ele comê-la.
Por aquilo que disseste obter a colaboração da avó não me parece que consigas. Por isso ou manténs tudo como está ou tentas resolver:
- passas a levar comida da avó para a escola também;
- deixa de comer a sopa da avó em casa ou jantar e só come da tua e não substituis as refeições por nada.
Acho que tens de decidir com qual das situações vais querer lidar. A 1ª resolveria o facto de não comer na creche, mas acabava por te condicionar.
A 2ª provavelmente será uma "guerra" mas aquela que não vos vai condicionar futuramente.

Susana e Afonso (14/09/2004)
Eu sou a gaja das
Bébés a fazer profilaxia para infecções urinárias - Exames e resultados
Bebés a fazer profilaxia contra infecções urinárias
Pediatria - Infecções urinárias
hfviegas
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 1:32:44 PM

Mas qual é o segredo da avó? O tempero, a quantidade de sal, os ingredientes não devem ser pois não?

Nós tambem temos uma sogrinha que nos faz a sopa, felizmente ele come a de ambas, mas muitas das vezes quando uma das sopas não é suficiente misturamos as duas, porque não experimentas de inicio pôr por exemplo, 3/4 da sopa da avó e 1/4 da tua, e ires aumentado com o tempo as tuas quantidades.

Se ele toma o pequeno almoço ás 8:00 e almoça ás 12:00, experimenta trocar o nestum por leite com pão com queijo ou fiambre ou leite com corn flakes, aqueles com mel e passas são bem nutritivos e sabem muito bem, se ele comesse nem que fosse 1/4 de uma maça, tambem não fazia mal nenhum, depois por volta das 9:45-10:00, o ideal seria uma peça de fruta (se não fosse banana melhor, porque a banana para alem de ser mole e poupa-lo de mastigar, ainda por cima é rico em proteina, vamos deixar as proteinas para o almoço)
Mas este lanchinho tem de ser mesmo curtinho, para que tenha fome para almoçar.

Depois o lanche da tarde, só pode ser o da escola e ai a sogrinha tem de apoiar, se ele tiver fome é uma questão de mexer no horário do lanche por um bocadinho mais para a frente, e se for preciso jantar mais cedo, não sei se há disponibilidade mas nem que tivesse de jantar ás 19:30. Agora bolachas, doces etc... antes do jantar isso vai estragar tudo.

Boa Sorte, nas experiências
hfviegas
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 1:34:04 PM

Pegando na ideia da carmen e invertendo-a, porque não tentar dar a sopa da escola na casa da avó? será que passa?
elsaP+J
Inserida em: Wednesday, August 27, 2008 1:53:51 PM

[hfviegas wrote:]

Pegando na ideia da carmen e invertendo-a, porque não tentar dar a sopa da escola na casa da avó? será que passa?

Olha que tb era uma boa experiencia. Tudo para saber qual o "problema"
Será a sopa da avó ou o facto de ser a avó a fazer???

Bjs
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum