Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Movimento Escola Moderna / Ensino Tradicional [Options] · [View]
gorgulha
Inserida em: Wednesday, September 03, 2008 11:57:43 AM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 7/2/2008
Bom dia!
Tenho uma questão para vos colocar sobre um assunto que me interessa bastnate mas que nunca tive oportunidade para aboordar... por convicções pessoais optei por colocar a minha filha no 1º ano numa escola com ensino moderno. A sala de aula correu lindamente. Adorei. Aprendeu a ler em 3 meses e tinha muito prazer em tudo o que tinha a ver com trabalhos da escola. Vibrava com cada projecto. Dizia entusiasticamente as coisas que tinha feito no PIT (que passou a ser uma meta a quebrar de semana a semana para ela...). Gostava muito de ajudar os colegas, dos concelhos de turma etc. O resto da escola infelizmente é que não correspondeu em nada as nossas expectativas. Tudo funcionava mal, desde o pessoal auxiliar, às condições físicas (muito degradada), à cantina etc etc tudo era mau. Por isso optámos por tirá-la no final do 1 ano e seguiu para uma escola convencional para o ensino tradicional. Integrou-se muito bem e esta escola sim, era o que queriamos (sem ser a sala de aula). Ela continuou a ser uma excelente aluna, mas no entanto a escola passou a ser "uma seca". A história das cópias e do B-A-BA não a seduz nem um bocadinho e cumpre...por cumprir... porque percebe que a escola é importante...
Já aconteceu a alguém???

Para pais de hoje com preocupações de sempre
http://www.bebesdebolso.com
[Sponsor]
Inserida em: Wednesday, September 03, 2008 11:57:43 AM

[]
DCSA
Inserida em: Wednesday, September 03, 2008 2:43:16 PM

Membro desde: 8/12/2008
[gorgulha wrote:]
Bom dia!
Tenho uma questão para vos colocar sobre um assunto que me interessa bastnate mas que nunca tive oportunidade para aboordar... por convicções pessoais optei por colocar a minha filha no 1º ano numa escola com ensino moderno. A sala de aula correu lindamente. Adorei. Aprendeu a ler em 3 meses e tinha muito prazer em tudo o que tinha a ver com trabalhos da escola. Vibrava com cada projecto. Dizia entusiasticamente as coisas que tinha feito no PIT (que passou a ser uma meta a quebrar de semana a semana para ela...). Gostava muito de ajudar os colegas, dos concelhos de turma etc. O resto da escola infelizmente é que não correspondeu em nada as nossas expectativas. Tudo funcionava mal, desde o pessoal auxiliar, às condições físicas (muito degradada), à cantina etc etc tudo era mau. Por isso optámos por tirá-la no final do 1 ano e seguiu para uma escola convencional para o ensino tradicional. Integrou-se muito bem e esta escola sim, era o que queriamos (sem ser a sala de aula). Ela continuou a ser uma excelente aluna, mas no entanto a escola passou a ser "uma seca". A história das cópias e do B-A-BA não a seduz nem um bocadinho e cumpre...por cumprir... porque percebe que a escola é importante...
Já aconteceu a alguém???

Pois...

Os meus filhos andam todos no ensino tradicional. Sinto alguma simpatia pelo movimento escola moderna, acho interessante a sua aplicação essencialmente no pré-escolar e no 1.º ciclo.

Já agora essas duas escolas eram públicas?
gorgulha
Inserida em: Wednesday, September 03, 2008 3:31:36 PM

Infelizmente não...
A primeira era IPSS (Voz do Operário) e a segunda é privada. Não conheço escolas públicas tirando a Escola da Ponte, no norte, que pratiquem o ensino moderno. Existem alguns professores que têm formação do MEM mas estão dispersos e apanhá-los é uma questão de "sorte". O método usado na primária geralmente tem mais a ver com os professores do que com a filosofia da instituição em si. Tb há o Externato Fernão Mendes Pinto em Lisboa, mas as mesalidades eram incomportáveis para mim, já que tenho 2 filhotes e achámos importante que continuassem juntos na mesma escola. O infantário em que ela andou tb seguia o movimento escola moderna e era IPSS.
O que é mais interessante nesse método de aprendizagem é que dá aos miudos uma segurança e autonomia incríveis. A M. no 1º ano já fazia o seu plano de estudo e fazia apresentações para os colegas dos trabalhos ou de coisas que achasse importante partilhar com a turma. Eles aprendem muito com base na experiência. Por exemplo para conhecer o valor do dinheiro em vez do professor debitar o valor das moedas e notas organizavam "mercados fingidos" e a turma tinha um x dinheiro que angariava e faziam a gestão do mesmo para o comprar material que achassem necessário para a sala de aula. Tudo isto era coordenado pela professora claro! É importante ter um bom professor e não ter turmas muito grandes, pq exige muito trabalho!. São os miudos em conjunto com o professor que fazem os seus livros de estudo... E tem de haver um grande envolvimento por parte dos pais para tudo funcionar. É um método pouco usado e por isso "estranho" à maior parte das pessoas. Mas acho que quando bem dado é muito mais estimulante...

mãede3
Inserida em: Tuesday, September 09, 2008 3:14:48 PM

Membro desde: 7/28/2008
Olá, eu tive os meus filhos, a mais velha com um ano de MEM neste ultimo ano de infantário e o meu filho teve 2 anos de MEM no infantário e este ano como mudou de educadora o método é outro. Sinceramente é assim: achei que tinha coisas óptimas, com a questão do mapa de presenças, marcar as actividades que fez, que quer fazer e que não fez, o quadro do "gostei" "não gostei", a repartição de tarefas da sala, o presidente da reunião, as reuniões em que todos falavam sobre projectos desenvolvidos, a desenvolver e em desenvolvimento, mas....a parte rígida da questão não me agradou tanto. As crianças tinham hora fixa de estar na reunião, se chegasse tarde à reunião não percebiam metade. Muitas pessoas preferiam ir buscar as crianças mais cedo e não podiam porque depois do lanche tinham de ir falar sobre os projectos...enfim. Para mim era demais. Há que defenda que não, que eles assim aprendem regras desde logo muito cedo, mas para mim era tudo demasiado levado a sério, não sei se me faço compreender....e nesta escola em que o meu filho ainda está este método começa na sala dos 3 anos, já sei de mãs que refilaram com as horas de entrada e saida porque estão em casa ou saem mais cedo do trabalho e querem levar /buscar os filhos mais tarde/cedo para desfrutarem deles e as educadoras acharam isso "mal" porque assim não completam os trabalhos, não assistem à reunião da tarde...irra, que exagero!!!!Têm 3 anos, precisam de regras e métodos, certo, mas para mim tudo o que é demais sai fora da conta!!!Elas chegaram a filmar reuniões, onde o meu filho que entrou para a escola a fazer 3 anos em Novembro, estava a olhar para o lado na reunião, a deitar a cabeça em cima da mesa...este ano, se bem que ainda só lá vão 4 dias de escola desde 5ª feira, consigo respirar melhor ao entrar na sala porque não sinto "aquela" rigidez. Beijocas

susana.de.araujo
Inserida em: Monday, October 20, 2008 2:02:35 AM

Membro desde: 1/9/2008
Olá às mamãs!

Talvez me possam ajudar... ando à procura de uma escola 1º ciclo (e simultaneamente jardim de infancia, de preferencia) que siga o movimento de escola moderna.

O meu filho anda num colégio particular em Lisbo que o segue, mas não tem 1º ciclo. Ele é uma criança muito irrequieta e teve grandes dificuldades num colégio "normal" onde esteve anteriormente, mas agora está a dar-se muito bem nesta nova escola! É o método mais indicado para ele, sem dúvida!

Será que conhecem colegios (particulares ou não) que sejam MEM? Em Lisboa ou Oeiras?

Obrigada!

[img
Para bebés até aos 12 meses. Partilhe com ele momentos inesquecíveis, de grande ternura e entrega mútua, cheia de benefícios para os dois, únicos e para sempre!
Clique aqui para saber mais!

gorgulha
Inserida em: Monday, October 20, 2008 9:39:05 AM

Olá bom dia!
Conheço "A Voz do Operário" que funciona até ao 9º ano. Tive uma má experiência com os meus filhotes lá... O ensino e a professora eram optimos (ainda hoje a minha filha tem saudades da sala de aula) mas tudo o resto era péssimo. As instalações estão muito más e tinha problemas a nível de segurança Podes consultar http://avozdospais.blogspot.com para perceber mais ou menos o que digo. Tem a vantagem de ser IPSS e só se pagar conforme os rendimentos.
Depois tens em Benfica o Externato Fernão Mendes Pinto que pelo que sei funciona muitissimo bem (a mensalidade ronda os 400 euros mais alimentação) e o Colégio a Torre no Restelo.
Boa Sorte!
Bjs
Rita Gorgulho

gorgulha
Inserida em: Monday, October 20, 2008 9:39:40 AM

Olá bom dia!
Conheço "A Voz do Operário" que funciona até ao 9º ano. Tive uma má experiência com os meus filhotes lá... O ensino e a professora eram optimos (ainda hoje a minha filha tem saudades da sala de aula) mas tudo o resto era péssimo. As instalações estão muito más e tinha problemas a nível de segurança Podes consultar http://avozdospais.blogspot.com para perceber mais ou menos o que digo. Tem a vantagem de ser IPSS e só se pagar conforme os rendimentos.
Depois tens em Benfica o Externato Fernão Mendes Pinto que pelo que sei funciona muitissimo bem (a mensalidade ronda os 400 euros mais alimentação) e o Colégio a Torre no Restelo.
Boa Sorte!
Bjs
Rita Gorgulho

gorgulha
Inserida em: Monday, October 20, 2008 9:45:16 AM

Desculpa, enganei-me no nome do blog. é http://vozdospais.blogspot.com/
Rita

cinanina
Inserida em: Monday, October 20, 2008 10:04:01 AM

Membro desde: 5/10/2008
Estou um bocado surpreendida, pensava que isso já era uma banalidade porque todos os colégios onde fui estavam integrados no MEM, incluindo em Lisboa o Centro Infantil Helen Keller, o Pestalozzi e o Colégio Académico. Sinceramente, a minha impressão é que fora os da rede João de Deus, os outros colégios integram-se quase todos no MEM.

Carta ao Pai Natal de Sebastião
gorgulha
Inserida em: Monday, October 20, 2008 12:44:08 PM

isso é o mais puro dos enganos... sabes o que é o movimento escola moderna?? Não têm manuais comprados. São eles que os fazem. Têm uma coisa chamada PIT (plano individual de trabalho) nde são os alunos a definir tarefas. Não há notas etc etc etc. Não é comum, infelizmente.

susana.de.araujo
Inserida em: Monday, October 20, 2008 1:24:28 PM

Membro desde: 1/9/2008
Obrigada pelas respostas!
Também acho que as escolas que seguem o MEM devem ser muito poucas... dá muito mais trabalho, se não for bem trabalhado pode tornar-se muito difícil e nem todos estão preparados para isso. Mesmo a escola onde o meu filho andou até aos 4 anos adaptava muitas coisas.

Vou ver os colegios que me disseram!

Se entretanto souberem de outras coisas, deem-me notícias.

Beijinhos!

[img
Para bebés até aos 12 meses. Partilhe com ele momentos inesquecíveis, de grande ternura e entrega mútua, cheia de benefícios para os dois, únicos e para sempre!
Clique aqui para saber mais!

paism
Inserida em: Monday, October 20, 2008 3:09:46 PM
Ranking: Member

Membro desde: 10/9/2008
[cinanina wrote:]
Estou um bocado surpreendida, pensava que isso já era uma banalidade porque todos os colégios onde fui estavam integrados no MEM, incluindo em Lisboa o Centro Infantil Helen Keller, o Pestalozzi e o Colégio Académico. Sinceramente, a minha impressão é que fora os da rede João de Deus, os outros colégios integram-se quase todos no MEM.

Não, muito pelo contrário, a generalidade dos colégios fica-se pelo método tradicional.
Gorgulha, sendo pai de 2 meninas e, paralelamente, proprietário de um colégio confesso que fiquei dividido. Se por um lado aprecio muitas das orientações do MEM, por outro considero algumas extremistas demais... Por outro lado também consideramos que pode, ainda, "beber-se" muita coisa do método tradicional.
Assim aqui no colégio optámos pelo método misto (termo inventado, porque não existe...), ou seja, identificámos o que cada método temd e bom e aplicámos! E um pequeno áparte: Método tradicional não é sinónimo de João de Deus.
cinanina
Inserida em: Monday, October 20, 2008 3:11:05 PM

isso é o mais puro dos enganos... sabes o que é o movimento escola moderna?? Não têm manuais comprados. São eles que os fazem. Têm uma coisa chamada PIT (plano individual de trabalho) nde são os alunos a definir tarefas. Não há notas etc etc etc. Não é comum, infelizmente.

acredito, mas olha q tenho a impressão (os meus conhecimentos sobre o assunto são mmmuuuiiiitttooo limitados) q o Helen Keller é um dos colégios pioneiros do MEM em Portugal e acho que eles têm manuais "normais". Possivelmente a maior parte das escolas seguirá alguns princípios do MEM e depois adapta à sua realidade e capacidade de concretização - porque não é qq um q pode fazer um manual...
Aquilo que sei é mais de qdo andei a ver escolas e todos falavam mto no PIT que acaba por ser um grelha semanal de tarefas, as escolas simplificam para que seja possível. Fazem votações, projectos, etc. mas dentro das possibilidades de cada grupo, senão depois dá no que disseste, torna-se complicado crianças tão pequenas terem ttos conselhos de turma e etc.. Acho que haverá escolas que adaptam e simplificam um pouco as coisas, não dão tta seriedade a certas coisas. No fundo, daquilo que vi a prioridade máxima era posta num ensino mais democrático e participado e depois... deve haver adaptações.

cinanina
Inserida em: Monday, October 20, 2008 3:13:57 PM

[paism wrote:]
Método tradicional não é sinónimo de João de Deus.

eu tb não disse isso

camilatomás
Inserida em: Monday, October 20, 2008 3:58:17 PM

Membro desde: 1/4/2008

Ja agora, alguem conhece escolas que sigam este método no grande Porto?

Apenas conheço a Escola da Ponte, os Gambozinos, e parece-me que a Escola Jasmim em Valadares.

Alguem me sabe indicar mais alguma?

CRIS, RITA E PATRÍCIA, MUITA FORÇA!!!!!!

Ana_Figueira
Inserida em: Monday, October 20, 2008 4:22:23 PM

Membro desde: 1/30/2008
Inserida em: segunda-feira, 20 de outubro de 2008 15:13:57

Membro desde: 10/5/2008
Método tradicional não é sinónimo de João de Deus.

eu tb não disse isso

Claro, há muito que o ensino tradicional não se usa, estamos noutro século!

Creio que independentemente do método que cada Educador/Professor use o mais importante para a criança será a participação e interesse da família pelo que a escola desenvolve.
O sucesso educativo depende disso.

Um exemplo, se eu pedir alguma embalagem, a uma criança, para fazer um trabalho na escola, ela vai concerteza ter mais entusiasmo em o fazer se constatar que a família a ajudou a procurar o solicitado.
Se pelo contrário não encontrar empenho na família, tenderá a desmotivar ou então fica triste por não ver esse empenho e chegam à escola e dizem logo: a minha mãe não trouxe....ou esqueceu-se!, desculpando os pais...

Claro que nenhuma criança fica sem fazer o trabalhinho, mas o primeiro passo é serem eles a encontrar o solicitado (com o objectivo já referido), depois ofereço sempre a minha ajuda! Mas acreditem que passado várias vezes, este processo, a criança vai aumentando progressivamente o seu interesse e auto estima, pois sabe que foi ela que procurou o pedido! Ficam muito entusiasmadas.
gorgulha
Inserida em: Monday, October 20, 2008 4:33:16 PM

Não, muito pelo contrário, a generalidade dos colégios fica-se pelo método tradicional.
Gorgulha, sendo pai de 2 meninas e, paralelamente, proprietário de um colégio confesso que fiquei dividido. Se por um lado aprecio muitas das orientações do MEM, por outro considero algumas extremistas demais... Por outro lado também consideramos que pode, ainda, "beber-se" muita coisa do método tradicional.
Assim aqui no colégio optámos pelo método misto (termo inventado, porque não existe...), ou seja, identificámos o que cada método temd e bom e aplicámos! E um pequeno áparte: Método tradicional não é sinónimo de João de Deus.

Depois de tirar os meus filhos da voz, coloquei-os numa escola dita de ensino tradicional e até muito conceituada - a CEBE. A minha filha entrou para o 2º ano. Não tem nada a ver. O grau de participação das crianças é muito menor e limitam-se a ser recptores da informação enquanto que antes eram também agentes de transmissão de conhecimento. Dá muito mais trabalho e tem de ser conduzido por gente muito competente, mas é infinitamente mais recompensador para todos. O "ensino tradicional" para mim foi uma desilusão total. Não é adaptado á realidade das crianças. Não se molda a cada um. É, se percebe aprende, se não... o comboio tem de continuar... E para mim é essa a razão de tanto insucesso escolar. Os pequenitos que perdem o comboio na primária depois vão-se deixando andar e perdem o entusiasmo. A felicidade dos miudos escreverem os próprios textos que leêm para a turma, de fazerem projectos sobre temas (que estão dentro do programa) mas sobre os quais têm mais curiosidade é sem duvida recompensador. Continuo uma adepta ferrenha!

paism
Inserida em: Monday, October 20, 2008 4:36:26 PM
Ranking: Member

Membro desde: 10/9/2008

Depois de tirar os meus filhos da voz, coloquei-os numa escola dita de ensino tradicional e até muito conceituada - a CEBE. A minha filha entrou para o 2º ano. Não tem nada a ver. O grau de participação das crianças é muito menor e limitam-se a ser recptores da informação enquanto que antes eram também agentes de transmissão de conhecimento. Dá muito mais trabalho e tem de ser conduzido por gente muito competente, mas é infinitamente mais recompensador para todos. O "ensino tradicional" para mim foi uma desilusão total. Não é adaptado á realidade das crianças. Não se molda a cada um. É, se percebe aprende, se não... o comboio tem de continuar... E para mim é essa a razão de tanto insucesso escolar. Os pequenitos que perdem o comboio na primária depois vão-se deixando andar e perdem o entusiasmo. A felicidade dos miudos escreverem os próprios textos que leêm para a turma, de fazerem projectos sobre temas (que estão dentro do programa) mas sobre os quais têm mais curiosidade é sem duvida recompensador. Continuo uma adepta ferrenha!
Enviei PM
Ana_Figueira
Inserida em: Monday, October 20, 2008 4:43:43 PM

Membro desde: 1/30/2008
Penso que deveremos ter em conta o seguinte,numa sala de aulas 1º ciclo e restantes o professor encontra-se sózinho para dar resposta a 25 crianças, cada uma com as suas dificuldades em cada matéria.
É impossível conseguir chegar a todas.

O que devia ser feito no nosso país, para realmente contribuir para um sucesso educativo satisfatório, passaria pela redução de turmas a no meu entender, 15 crianças. Esse problema ficaria resolvido em três tempos. não nos podemos esquecer que existem outros factores que condicionam em muito este sucesso, condições em que os alunos vivem, ambiente familiar,....

Melhorar claro as condições das escolas (fisicas e humanas) e dar IGUALDADE de oportunidades, a todos e ser mesmo GRATUITO!!

E depois andam a tapar os nossos olhos, com computadores "oferecidos"..

Enfim a Esperança é a última a morrer...
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum