|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 11/17/2007 Mensagens: 487 Localização: Lisboa
|
Olá, Fui ontem ao pediatra mas como a pediatra do Afonso está de licença de parto fiquei com algumas dúvidas em relação ao que disse este pediatra que a substitui. Ele disse-me que o Afonso estava excelente em relação ao peso/desenvolvimento e para continuar a dar maminha até aos 6 meses em exclusivo. Eu disse-lhe que provavelmente não iria ser fácil pois começo a trabalhar dia 6 de Outubro (dia em que faço 2 anos de casada  ) e a bomba extratora de leite e eu nunca nos demos muito bem (sujo-me toda, ás vezes não tiro nada, chateia-me andar sempre a esterelizar as 100000 peças daquilo...). Então o que ele propôs foi o seguinte, para ser eu a fazer a introdução dos sólidos e para ele ficar o máximo de tempo possível só com a maminha: 1a semana antes de começar a trabalhar - aos 5 meses exactos do Afonso - começar a dar a papa durante 4 dias substituindo a mamada da noite. Findo esses 4 dias começar com a sopa e fruta (ambas na mesma refeição ao almoço). A minha dúvida é a seguinte: - Pelo que tenho ouvido dizer: introduzem-se as papas no 4º mês e só no mês a seguir é que se introduzem a sopa e a fruta. - Não acham que ao introduzir tantos sólidos de uma vez ele vai ficar baralhado? Será que não lhe fará mal? Ele tem estado só a maminha e de repente com uma data de coisa nova ele é capaz de estranhar, já não falando do facto de ele começar a creche logo a seguir. O que acham? O que vocês fariam? Seguiriam o conselho dele ou ligariam á médica que está de licença (ela deu-me autorização para o fazer) para tirar dúvidas?

|
|
|
|
[]
|
|
Membro desde: 4/27/2007 Mensagens: 1,723 Localização: Lux - BE
|
Olá, Eu introduzi os sólidos aos 4 meses da minha filha. Comecei por dar papas por ser parecido com o leite, depois dei fruta e legumes, por exemplo, a uma refeição pêra cozida, na refeição seguinte abóbora. Segui as receitas dum livro que se chama "1, 2, 3 uma colher de cada vez". Basicamente, não respeitei o começar os sólidos aos 6 meses nem o dar só uma coisa durante vários dias, dei poucas coisas diferentes durante vários dias. Nunca houve qualquer problema de alergia ou outro. Quis que ela começasse os sólidos comigo e antes de entrar na creche. Decici ser eu a estabalecer o plano de introdução de sólidos, já que não há consenso nenhum entre pediatras, entre políticas e médicos de diferentes países, etc., etc. Por isso, resolvi apostar no instinto. A bomba para tirar leite é um desespero, só a usava mesmo quando tinha subidas de leite e a minha filha estava a dormir e não mamava. Beijocas, Raquel.
http://lechatparti-em-pt.blogspot.com
|
|
Membro desde: 3/29/2007 Mensagens: 448
|
Olá, olha, o que a minha pediatra me disse foi para introduzir primeiro a papa (apenas porque sendo doce eles aceitam melhor) uma vez por dia e passado uma semana a 10 dias dependendo da aceitação dele, introduzir a sopa (só batata, cenoura e abóbora por enquanto) e a fruta (maçã ou pera) como segunda refeição. Eu assim fiz e correu muito bem. Até fiz com a diferença de uma semana pois ele aceitou a papa lindamente, alias adorou logo a papa e chorava a pedir mais É possível que ocorram alguns "distúrbios" intestinais nesta adaptação aos sólidos, não fiques muito preocupada  . Beijocas

|
|
Membro desde: 5/3/2007 Mensagens: 435 Localização: Alentejo
|
Eu começei pela sopa e uma semana depois começei a papa, e ela não ficou baralhada, aceitou bastante bem. Varia muito e pediatra para pediatra, uns querem um mês de intervalo outros dizem que basta uma semana
Afilhada:Analu24
|
|
Membro desde: 10/1/2007 Mensagens: 1,830 Localização: lisboa
|
|
|
Membro desde: 11/17/2007 Mensagens: 487 Localização: Lisboa
|
|
|
Membro desde: 4/14/2008 Mensagens: 777 Localização: Portugal
|
Isso de se iniciar as papas ou as sopas em determinada idade é subjectivo. Depende dos pediatras, depende dos bebes, depende dos pais... Posso contar-te o meu caso: consegui amamentar em exclusivo até aos 5 meses (tirei os 5 meses de licença e depois mais 15 dias de ferias). Aos 5 meses como ele ia inciar a creche comecei por minha iniciativa (não perguntei ao pediatra, ele sempre me deixou muito á vontade nesse aspecto) a introduzir a papa. Fi-lo porque achei que para ele seria menos stressante começar em casa, com a mãe do que no colégio com estranhos. E comecei pela papa porque é mais docinha, seria mais facil a adaptação á colher. Uma semana depois iniciei a sopa e fruta, porque era esta refeição que ele iria fazer no colégio. Davam papa ao lanche, mas como consegui horario para o ir buscar ao lanche, consegui manter a maminha. Quanto ás papas sempre usei Milupa e sinceramente no colegio, não sei qual usam. Mas qd ele começou a lanchar, não estranhou. Se vires que ele estranha a solução é levares tu as papas. Mas deixa-o experimentar, é bom diversificar. O meu conselho é sempre seguir o nosso instinto de mães. Ninguém conhece melhor os nossos filhos que nós.
AFILHADA: AndreiaMario
|
|
Membro desde: 3/25/2008 Mensagens: 137 Localização: sintra
|
[sweetmummy wrote:]Obrigada pelas vossas respostas  . Já agora sabem-me dizer qual a papa que eles geralmente aceitam melhor? Já me falaram da da Milupa mas na creche a que têem é a da Nutribén. Tenho receio de o habituar com a da Milupa (que segundo parece é mais doce) e depois ele estranhar a da Nutriben na creche... Tudo o que fizeres em relação à alimentação do teu bébé, tenta conjugar com a creche. Temos que trabalhar sempre em conjunto com a creche em tudo para que a adaptação/reacção à alimentação corra pelo melhor. bjs Madalena

|
|
Membro desde: 5/3/2007 Mensagens: 435 Localização: Alentejo
|
[sweetmummy wrote:]Obrigada pelas vossas respostas  . Já agora sabem-me dizer qual a papa que eles geralmente aceitam melhor? Já me falaram da da Milupa mas na creche a que têem é a da Nutribén. Tenho receio de o habituar com a da Milupa (que segundo parece é mais doce) e depois ele estranhar a da Nutriben na creche... Eu dei a 1ª papa da Nutribén, mas ela não gostou lá muito, depois passei a dar Milupa e já comia melhor, mas assim que lhe dei a provar a Cerelac não quer outra coisa, adora as da Cerelac e são bastante boas
Afilhada:Analu24
|
|
Membro desde: 9/6/2007 Mensagens: 1,249
|
Olá, Eu introduzi a papa aos 4 meses, esta semana com 4 meses e meio introduzo a sopa e a fruta só aos 6... isto por indicação da pedi do M. Beijinhos
Vera e Miguel  Madrinha: Anjo de luz Afilhadas: piu * tartaruga * tmaia * projectodegente* Morgana75*carlavc Evolução do meu tesourinho: 0 m - 3125 g , 49 cm 1 m - 3600 g , 53 cm 2 m - 4900 g , 57 cm 3 m - 5835 g , 60,5 cm 4 m - 6740 g , 64 cm 5 m - 7785 g 6m - 8165g, 67 cm
|
|
|
Guest |