|
|
Ranking: Advanced Member
Membro desde: 3/12/2007 Mensagens: 431 Localização: Tapada das Mercês
|
Olá bom dia,
não sei se este será o local mais indicado para este post, mas vou tentar. Tenho uma filhota com quase 9 anos. Tem 1,30m de altura e 30kg. sempre foi muita pisca para comer mas no colégio come muito bem, sopa, carne, peixe, tudo. Desde os 2 anos que pratica natação e ginástica.
Na 6ª feira a minha mãe é que foi buscá-la ao colégio e ela começou a chorar. Diz que as amigas lhe dizem que está muito gorda e que tem de emagrecer. A minha mãe falou com ela e disse que não estava nada, que isso são parvoices.
estou completamente passada. Miudas de 9 anos a discutirem que é que está gorda e quem precisa de dieta. Eu estou a fazer dieta, mas sempre fiz questão de explicar à minha filha os motivos (tenho 20kg a mais) e expliquei que aquilo que como é "comida saudável". Poucos fritos, muitos legumes, fruta, etc.
Estava a pensar em ir falar com a professora para falar com a turma ou só com as meninas. E como o colégio tem psicologo, também estava a pensar em pedir a ele para falar com a minha filha.
Acham que o deva fazer? Ou não dar importância ao caso?
Desde já obrigado pelas respostas. Rutec
|
|
|
|
[]
|
|
Membro desde: 4/8/2008 Mensagens: 262 Localização: Beja
|
olá numa primeira fase acho que deves falar com ela e tentar desdramatizar a questão. Se a situação persistir deves falar com a professora, acho que falar directamente com as miudas pode ser pior pois as crianças nestas idades são "crueis" umas com as outras e no caso de não resultar ai sim falar com elas e com o psicologo. bj
|
|
Membro desde: 4/1/2008 Mensagens: 687 Localização: Setúbal
|
Numa 1ª análise, penso q n vale a pena dar mt importância à situação... vai vendo como as coisas se desenvolvem, mas sem dramatizar Bjs Ana

|
|
Membro desde: 3/12/2007 Mensagens: 431 Localização: Tapada das Mercês
|
Ao falar com ela no fim-de-semana, fiquei a saber que esta história começou já antes do fim do ano lectivo. Diz que na altura não me contou porque tinha vergonha, porque era gorda. Disse-lhe que não estava nada gorda, que tinha o peso ideal para a altura dela. Que é linda e que mesmo que fosse "gorda", continuariamos a gostar dela como sempre fizemos. E que pode sempre contar tudo, que não tem de ter vergonha de nada, perante mim e o meu marido.
Vou esperar mais um tempo e ver o desenrolar da história, se voltar a acontecer, vou então falar com a professora.
Obrigado e beijinhos Rute
|
|
Membro desde: 4/21/2008 Mensagens: 265
|
Só para dizer que o trabalho da professora e da escola deve centrar-se na desmistificação dos ideais de beleza excessivamente magros e o proprio plano curricular pode incluir isso em Estudo do Meio (calculo que a tua menina esteja no 4º ano). É uma questão de a título de sugestão apresentar-se a proposta á professora. Seria a bordagem menos penosa para todas as meninas, uma oportunidade de melhorarem os seus conhecimentos sobre saúde e uma ideia interessante para dinamizar algumas aulas! Ás vezes, deve ser da iniciativa dos pais a sugestão deste tipo de estratégias! Beijinhos!

|
|
Membro desde: 1/3/2005 Mensagens: 4,678 Localização: Lux
|
|
|
|
Guest |