Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Baptizar ou n... [Options] · [View]
Djerba
Inserida em: Monday, September 22, 2008 5:43:20 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 11/2/2004
... nsei o q faça!

Nunca pensei em baptizar o menino, tal como nunca pensei em m casar; actualmente, devido a doença dele, os meus pais e sogros teem falado nesta situação...

Honestamente n sei o q faça?!?!?
N m parece q seja algo q s faça p agradar aos outros, mas ao mesmo tempo, penso q se eu tivesse essa convicção e o fizesse por mim tb poderia "correr o risco" de o menino n gostar no futuro!

Confused

[Sponsor]
Inserida em: Monday, September 22, 2008 5:43:20 PM

[]
BABS
Inserida em: Monday, September 22, 2008 7:20:18 PM

Membro desde: 7/2/2007
Olá...

Antes de mais, é importante que realmente penses no assunto... pois se o Baptizares sem qualquer convicção não será mais do que uma festa para gastar dinheiro e para receber prendas...

Quanto ao menino gostar no futuro ou não... vou só deixar uma explicação:

No baptizado, quem se compromete com a educação na Fé do Menino são os pais e os padrinhos... ele não se está a comprometer com nada, para isso existe o Sacramento da Confirmação (Crisma) que ele poderá (ou não) fazer por opção.

As questões que tens que colocar a ti própria é:
Acreditas em Deus e em Jesus Cristo?
Acreditas de a Educação na Fé Cristã é importante no desenvolvimento do teu filho?
Acreditas nos Sacramentos como sinais visiveis de Deus?

Se responderes a estas questões (para ti) saberás responder sem qualquer dúvida à quesão que aqui colocas!

Eu sou Católica praticante... sou catequista (embora desde que nasceu o Rodrigo, tenha ficado um pouco mais longe) e vou baptizar o Rodrigo porque EU acredito e porque foi isso que prometi no dia do meu casamento...

Acho que é uma decisão mais importante que a própria festa... e por isso só no teu íntimo poderás responder!

Da mesma forma que se baptizares agora o teu filho tem a possibilidade de confirmar ou não, se não baptizares ele tb tem a possibilidade de se baptizar mais tarde... A questão é... se acreditas, batiza-o se não acreditas, deixa que ele mais tarde se interesse pelo assunto.

Eu baptizei-me aos 17 anos porque eu quis, mas se tivesse sido baptizada em bebé teria a oportunidade de confirmar esse sacramento com o sacramento do Crisma, onde a partir do qual sou considerada "adulta na Fé" perante a Igreja!!!

Ah... e podes ter a certeza que em caso extremo qualquer pessoa o pode baptizar (se assim o quiseres) e que não nenhuma criança que não vá para o Céu por falta de Baptismo...
Se ele nunca ouviu falar em Deus, como o pode conhecer? ou Não?
E não te preocupes... não vai acontecer nada!

Bjinhos
BABS

PS - Eu não sei o que tem o teu piolho... por isso desculpa-me se não te estiver a compreender bem... bjinhos!

mariajoaom
Inserida em: Monday, September 22, 2008 7:22:43 PM

Membro desde: 5/10/2008
Djerba... lembro-me de que houve aqui um tópico muito semelhante e com bastantes opiniões. Tenta pesquisar. Wink

A minha madrinha: Jane & Cia (é a Clara DPP 29 de Dezembro)
tisabel24
Inserida em: Monday, September 22, 2008 7:27:05 PM

Membro desde: 8/12/2008
Mesmo que o teu menino seja baptizado agora não quer dizer que no futuro seja católico, ele poderá decidir por outro caminho.
Acho que vai da escolha da mãe, acho que tu é que deves decidir não os avós, tios e afins.
bjs

25/05/2008 - Opss...aconteceu...POSITIVO
01/06/2008 - Gravides ectópica...fui à faca...lá se foi a trompa direita
15/07/2008 - Consulta GO...td ok e a recuperar
08/10/2008 - Ecografia...td no sitio
13/10/2008 - Consulta GO...
27/10/2008 - Análises...td ok
01/11/2008 - Inicio Folocil
Dezembro - Autorização para treinos...YYUUPPIIIII

MADRINHA:

Golfinho
Inserida em: Monday, September 22, 2008 10:44:34 PM

Membro desde: 1/16/2006
Olá minha linda,

Na minha opinião, essa é uma decisão que cabe aos pais. Os pais é que devem decidir se o querem ou não fazer e não decidir apenas para agradar a terceiros. Se nunca pensaste nisso, porque queres fazê-lo agora? Sentes-te motivada para isso? Acreditas em Deus? Pondera todas as possibilidades e decide!

Não sei o que tem o teu filhote, mas espero que fique bom depressa!

Beijinhos!

Filipa&Mariana&Maria

A minha madrinha é a deliciosa Sofia Rubina: http://www.osbolinhosdasofia.blogspot.com/

A minha afilhada é a doce Diba
wish
Inserida em: Tuesday, September 23, 2008 9:13:55 AM

Membro desde: 1/10/2007
Minha linda...

A resposta da BABS é mto completa e gostei muito do que ela escreveu.

Tudo se baseia na tua fé. Para já. Quando o teu menino for grande ele lá decidirá o que quer seguir (ou não) em termos religiosos.
Agora, tem de prevalecer a tua fé. Se a tens ou não tens.
O Baptismo, sendo o 1º Sacramento da Lei de Deus, torna-nos Cristãos! O facto de ao longo da vida nos querermos afastar e ir contra essa Fé, que em pequenos os pais e padrinhos juraram por nós, isso ninguém tem nada a ver com isso.

Baptizei o Afonso em Dezembro passado. Sou Católica praticante.

Beijinhos, Sara.
Afilhada: Ritinha2, com bebé Afonso e bebé Maria Clara na barrigota!! smug

jonas e nuno.
Inserida em: Tuesday, September 23, 2008 9:20:35 AM

Membro desde: 4/20/2006
Olá Djerba

entendo a tua grande dúvida, mas tb não acredito que o teu filho um dia vá ficar triste ou levantar algum problema por ter sido baptizado.

agora se tens fé em Deus, porque não?

não sei se fui grande ajuda

beijinho grande para o teu fofinho

bjs fofos smooch friends
ma joão e nuno

* **
TUDO PARA A TUA FESTA!!!!![/ http://www.hoorayitsaparty.blogspot.com/

Caalex
Inserida em: Tuesday, September 23, 2008 9:28:23 AM

Membro desde: 1/3/2005
Estou com a mesma dúvida que tu, mas felizmente as minhas filhas estão óptimas de saúde.

Se o farei, será só para alegrar alguém que me é muito chegado e que tem uma vida muito complicada, e que a quem gosto de dar pequenas alegrias. Se chegar a fazê-lo não farei festa nem nada semelhante. Por outro lado não estou tentada a baptizar porque a Igreja enquanto instituição enerva-me um pouco (não tem nada a ver com a questão da fé em Deus), e tem princípios e ideias com as quais discordo.

Beijinhos

Licas
Inserida em: Tuesday, September 23, 2008 9:31:42 AM

Membro desde: 6/16/2005
Olá..

Mais uma vez um tópico k divide muitas opiniões..

Eu simplesmente dou a minha...

Fui batizada com 5meses os meus pais catolicos e praticantes entenderam k seria isso que queriam para mim...

Sou catolica mas não praticantes acredito em Deus e tenho fé... qd o Rodrigo nasceu falei com o meu marido que ele tb seria batizado com 5m.. ker houvesse dinheiro para festas ou não!!!! E assim foi...

Qt ao facto de lhe explicar em que consiste a Igreja/catequese isso sim vou deixar nas mãos dele.. claro k vou explicar.. mas se ele n kiser ir a catequese está no seu direito..

Mas axo k o batismo não lhe irá pesar nas escolhas deles.. ou é catolico ou simplesmente ignora o facto de ter sido batizado!!

Eu axei k fiz o k devia!!!

Agora pensa se é mm o k keres.. tu e o pai.. mais ninguém tem de interferir!!!

Espero k o nino melhore apesar de n saber o k se passa!!!

Jokas

tomas07
Inserida em: Tuesday, September 23, 2008 9:40:08 AM

Membro desde: 10/23/2007
[BABS wrote:]
Olá...

Antes de mais, é importante que realmente penses no assunto... pois se o Baptizares sem qualquer convicção não será mais do que uma festa para gastar dinheiro e para receber prendas...

No baptizado, quem se compromete com a educação na Fé do Menino são os pais e os padrinhos... ele não se está a comprometer com nada, para isso existe o Sacramento da Confirmação (Crisma) que ele poderá (ou não) fazer por opção.

Acreditas em Deus e em Jesus Cristo?
Acreditas de a Educação na Fé Cristã é importante no desenvolvimento do teu filho?
Acreditas nos Sacramentos como sinais visiveis de Deus?

Se responderes a estas questões (para ti) saberás responder sem qualquer dúvida à quesão que aqui colocas!

Eu sou Católica praticante... sou catequista (embora desde que nasceu o Rodrigo, tenha ficado um pouco mais longe) e vou baptizar o Rodrigo porque EU acredito e porque foi isso que prometi no dia do meu casamento...

Acho que é uma decisão mais importante que a própria festa... e por isso só no teu íntimo poderás responder!

Da mesma forma que se baptizares agora o teu filho tem a possibilidade de confirmar ou não, se não baptizares ele tb tem a possibilidade de se baptizar mais tarde... A questão é... se acreditas, batiza-o se não acreditas, deixa que ele mais tarde se interesse pelo assunto.

Eu baptizei-me aos 17 anos porque eu quis, mas se tivesse sido baptizada em bebé teria a oportunidade de confirmar esse sacramento com o sacramento do Crisma, onde a partir do qual sou considerada "adulta na Fé" perante a Igreja!!!

Ah... e podes ter a certeza que em caso extremo qualquer pessoa o pode baptizar (se assim o quiseres) e que não nenhuma criança que não vá para o Céu por falta de Baptismo...

Bjinhos
BABS

PS - Eu não sei o que tem o teu piolho... por isso desculpa-me se não te estiver a compreender bem... bjinhos!

Para mim esta resposta diz tudo!
Eu sou católica, praticante de vez em quando, embora os meus pais e sogros também o sejam, a decisão de baptizar o Tomás foi minha e fi-lo quando ele tinha 6 meses, não sei porquê, mas depois de o baptizar senti um alivio uma sensação inexplicável.

Boa sorte

Bjs
Ana Sofia
Djerba
Inserida em: Tuesday, September 23, 2008 11:06:12 AM

[BABS wrote:]
Olá...

Antes de mais, é importante que realmente penses no assunto... pois se o Baptizares sem qualquer convicção não será mais do que uma festa para gastar dinheiro e para receber prendas... A ser baptizado, seria sem festa, uma coisa apenas para avos bisavos e tios; não ha dinheiro nem paciencia opara mais

Acreditas em Deus e em Jesus Cristo? Não, mas os avos sim!
Acreditas de a Educação na Fé Cristã é importante no desenvolvimento do teu filho? Não, mas os avos sim!Acreditas nos Sacramentos como sinais visiveis de Deus? Não, mas os avos sim!

Bjinhos
BABS

Obrigada pelo teu post super completo por isso respondo-te apenas a ti!

A fazer o baptizado seria pelos avos, não por nós pais... seria como q um agrado! Como catequista achas incorrecto? é q eu mesmo não acreditando, respeito muito e jamais pretenderia fazer algo q fosse contra as "normas"...

Sei q pode parecer um pco estranho, mas deixa-me balançada...

Seria algo super simples, nada mais q um encontro de familia! Não tem logica ser diferente ate pq eu e o pai estamos separados... logo, n ha nada p festejar!

Depois ha toda a "burocracia" do processo... somos solteiros temos um filho e estamos separados!

Faz-me mta confusao... mas sinto que é um "agrado" q poderei fazer aqueles que tanto fazem por mim/nós (pais e sogros)

Bjs e Obg

Aleda
Inserida em: Tuesday, September 23, 2008 11:31:45 AM

Membro desde: 5/7/2007
Olá,

acho q é uma decisão q deves tomar baseada no q acreditas, na tua fé e religião.
Eu não sou catolica,não tenho religião mas acredito em Jesus e se o próprio Jesus só se batizou já homem, pois já sabia o significado q tinha o batismo eu como acredito nele pretendo fazer o mesmo ao meu filho, qd for um homem vai decidir por ele a religião a seguir...
Eu fui batizada mas sinceramente não teve qualquer significado para mim..mas conheço pessoas q se batizaram em bebés e depois seguiram tb os passos seguintes e outras até q tem desgosto de não serem batizadas..somos tds diferentes..

Beijinhos e vais ver q o teu coração de mãe te vai dizer o q fazer
Smile

srcastro
Inserida em: Tuesday, September 23, 2008 11:36:52 AM

Membro desde: 10/13/2006
Olá!

Eu não sou católica (nem sou nada!) mas o meu marido e os meus sogros são. Antes de engravidar, eu e o meu marido discutimos a questão de batizar ou não o nosso filho, qdo o tivessemos. O que eu lhe disse foi que, da minha parte, eu não fazia questão dado que não era católica (a minha família tb não é!). Como tal, não achava ser correcto da minha parte estar a realizar uma cerimónia com o meu filho, qdo não acreditava nem praticava naquilo que o batismo católico representa. Além disso, tanto eu como ele somos divorciados (ele tinha casado pela igreja eu não) e para qualquer padre isso em si já seria um entrave, dado que o nosso casamento nem é reconhecido pela igreja. Aliás, qdo a minha enteada quis fazer a cumunhão o padre levantou imensos problemas por causa dos pais serem separados!!! No entanto, deixei claro que ele como pai, e católico, embora não praticante, tinha todo o direito em querer batizar o filho e que se fizesse mesmo questão eu não me opunha, apenas não iria tratar de nada.
Sei que os meus sogros, e principalmente a minha sogra, têm algum ressentimento para comigo por não ter ainda batizado o meu filho. Nunca me disseram nada, mas já comentaram com outras pessoas. Mas este assunto deve ser tratado e decidido pelos pais, e não para agradar outros. Eu e o meu marido tivemos esta conversa há imenso tempo exactamente para evitar problemas qdo o bebé nascesse. Como tal, ninguém deveria ficar ofendido porque não tem esse direiro. Além disso, e conforme já disseram, qdo o meu filhote for mais velho pode sempre optar por se batizar na igreja católica, e eu não me vou opõr, porque essa é a vontade dele, e eu respeito-a.
No teu caso é um pouco diferente. Tu gostavas de o fazer porque isso te faria sentir bem, mto embora fosse só pelo facto de estares a agradar aos teus pais e sogros. Por isso, acho que deves fazer aquilo que te fizer sentir melhor.

Beijocas (acho o teu menino tão lindo!!!)

Djerba
Inserida em: Tuesday, September 23, 2008 11:39:53 AM

[srcastro wrote:]
Olá!

Eu não sou católica (nem sou nada!) mas o meu marido e os meus sogros são. Antes de engravidar, eu e o meu marido discutimos a questão de batizar ou não o nosso filho, qdo o tivessemos. O que eu lhe disse foi que, da minha parte, eu não fazia questão dado que não era católica (a minha família tb não é!). Como tal, não achava ser correcto da minha parte estar a realizar uma cerimónia com o meu filho, qdo não acreditava nem praticava naquilo que o batismo católico representa. Além disso, tanto eu como ele somos divorciados (ele tinha casado pela igreja eu não) e para qualquer padre isso em si já seria um entrave, dado que o nosso casamento nem é reconhecido pela igreja. Aliás, qdo a minha enteada quis fazer a cumunhão o padre levantou imensos problemas por causa dos pais serem separados!!! No entanto, deixei claro que ele como pai, e católico, embora não praticante, tinha todo o direito em querer batizar o filho e que se fizesse mesmo questão eu não me opunha, apenas não iria tratar de nada.
Sei que os meus sogros, e principalmente a minha sogra, têm algum ressentimento para comigo por não ter ainda batizado o meu filho. Nunca me disseram nada, mas já comentaram com outras pessoas. Mas este assunto deve ser tratado e decidido pelos pais, e não para agradar outros. Eu e o meu marido tivemos esta conversa há imenso tempo exactamente para evitar problemas qdo o bebé nascesse. Como tal, ninguém deveria ficar ofendido porque não tem esse direiro. Além disso, e conforme já disseram, qdo o meu filhote for mais velho pode sempre optar por se batizar na igreja católica, e eu não me vou opõr, porque essa é a vontade dele, e eu respeito-a.
No teu caso é um pouco diferente. Tu gostavas de o fazer porque isso te faria sentir bem, mto embora fosse só pelo facto de estares a agradar aos teus pais e sogros. Por isso, acho que deves fazer aquilo que te fizer sentir melhor.
Beijocas (acho o teu menino tão lindo!!!)

é isso mesmo...

Não é um acto q afecte de alguma forma o futuro da criança ao ponto de n se fazer... nem a mim m afecta, pois n sendo crente respeito a religiao e quem a pratica (logo, respeito aqules q m "pedem" p o fazer!)!

siaam
Inserida em: Tuesday, September 23, 2008 12:41:51 PM

Membro desde: 11/7/2007
Compreendo o teu desejo de fazeres esse agrado aos teus pais e sogros. Se realmente é isso que queres força, segue em frente. Mas é bom que tenhas a noção que não será fácil arranjares um padre que aceite celebrar o baptismo dado que vocês não são casados. Se não achares aí nesses lados já ouvi dizer que o padre de Silves facilita bastante estas questões

Queres ganhar uns €€€ extra? Clica aqui e regista-te
http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=siaam
e

http://www.neobux.com/?r=siaam
Djerba
Inserida em: Tuesday, September 23, 2008 12:44:02 PM

[siaam wrote:]
Compreendo o teu desejo de fazeres esse agrado aos teus pais e sogros. Se realmente é isso que queres força, segue em frente. Mas é bom que tenhas a noção que não será fácil arranjares um padre que aceite celebrar o baptismo dado que vocês não são casados. Se não achares aí nesses lados já ouvi dizer que o padre de Silves facilita bastante estas questões

A ser seria mesmo com o padre de Silves Smile

É nosso amigo pessoal...

deinhac
Inserida em: Tuesday, September 23, 2008 2:02:26 PM

Membro desde: 4/25/2007
Posso dar a minha opiniao de não católica?

Acho que a fé é sem duvida uma força interior que está dentro de cada um e, quando existe, existe principalmente para dar paz e tranquilidade.
Se estás com esse feeling é porque decerto, ao baptizares o teu baby, vais sentir essa paz de espirito que provavelmente procuras e por isso acho que o deves fazer, sim. Smile
E lá por estares separada não quer dizer que não haja festejos, afinal se o baptizado é uma celebração, deves festejar!!

beijocas
Djerba
Inserida em: Tuesday, September 23, 2008 2:07:13 PM

[deinhac wrote:]
Posso dar a minha opiniao de não católica?

Acho que a fé é sem duvida uma força interior que está dentro de cada um e, quando existe, existe principalmente para dar paz e tranquilidade.
Se estás com esse feeling é porque decerto, ao baptizares o teu baby, vais sentir essa paz de espirito que provavelmente procuras e por isso acho que o deves fazer, sim. Smile
E lá por estares separada não quer dizer que não haja festejos, afinal se o baptizado é uma celebração, deves festejar!!

beijocas

Pois acho q focaste o mais importante... tb acho q é por aí! Ou entao nem teria esta duvida, certo?

O festejo ja é mais complicado... creio q seria um pco constrangedor!

lucia100
Inserida em: Tuesday, September 23, 2008 3:50:36 PM

Membro desde: 9/7/2007
Estou mais ou menos como tu.
Pelo meu marido nao se batizava o menino pq ele nao acredita em relegiao nenhuma.
Por mim nao faço kestao, apesar de eu ter sido batizada mas nao sou praticante por isso nao vejo muita logica em batizar o meu filho.
Mas por outro lado os avóes sao catolicos praticantes e nem lhes entra na cabeça o neto nao ser batizado.
Entao e tb como forma de dar essa alegria aos velhotes vamos batizar o pikeno, se bem nao lhe fizer mal tb nao lhe faz certamente e mais tarde se ele decidir nao seguir a relegiao catolica pode sempre anular o batismo, nao é?

"/>"/>
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum