Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Carência de Ferro - Um problema de Saúde Pública [Options] · [View]
claudiafiel
Inserida em: Tuesday, September 23, 2008 9:08:03 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 7/23/2007
Mensagens: 8,547
Localização: Algures no deserto
Em númerosos países da união Europeia a carência de ferro é actualmente ainda muito elevada, sendo as mulheres e crianças os grupos mais afectados. A sua carência é a principal causa de anemia. Segundo a organização Mundial de Saúde, 70 a 80% da população mundial apresenta uma deficiência de ferro, sendo que 30% são anémicos.

Estudos efectuados por vários autores demonstraram que a absorção de ferro presente em alimentos de origem animal (carne e peixe) é maior do que a dos alimentos de origem vegetal (cereais, legumes, frutos). Este facto é explicado pela experiência de duas formas químicas de ferro nos alimentos: o ferro inorgânico (não heme) presente nos produtos de origem vegetal e ferro orgânico (heme) presentes em alimentos de origem animal.

Absorção de ferro:

Nos alimentos que são confeccionados a altas temperaturas, durante um longo período de tempo, o ferro heme é degradado e convertido em ferro não heme. Existem substâncias que podem inibir a absorção de ferro não heme, destancado-se as seguintes:
Filatos, que constituem cerca de 1 a 2% dos cereais, frutos secos e legumes
Polifenóis, existentes no chá (taninos), cacau, café, especiarias, espinafres
Alimentos fornecedores de proteínas de origem vegetal (exemplo: soja, feijão, frutos secos)
Alimentos fornecedores de cálcio (exemplo: leite, queijo, iogurte).

Em contrapartida, o principal promotor de absorção de ferro é o ácido ascórbico, certos aminoácidos (por exemplo: císterina) bem como alguns ácidos orgânicos (láctico, cítrico, málico e tartárico) também contribuem positivamente para a sua absorvação. Um estudo realizado em lactantes com 10 meses de idade permitiu concluir que a adição de 25g de carne a 100g de puré de vegetais é suficiente para se ter uma absorção de ferro que cobre cerca de 30% das necessidades diárias diárias de ferro dos lactantes. No entanto, o teor de ferro assorvido proviniente apenas do puré de vegetais somente cobria 12% das suas necessidades diárias de ferro.

Por Anabela Lopes, Nutricionista da Divisão do Ciclo de Vida e Ambientes Especificos da Direcção-Geral de Saúde, na secção Destaque da revista Mamã, Papá & Eu.



BOM NATAL
[Sponsor]
Inserida em: Tuesday, September 23, 2008 9:08:03 PM


[]
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest


Mudar de Forum
Você não pode criar novos tópicos neste forum.
Você não pode responder a tópicos neste forum.
Você não pode apagar as suas mensagens neste forum.
Você não pode editar as suas mensagens neste forum.
Você não pode criar votações neste forum.
Você não pode participar em votações neste forum.

[Main Forum RSS] : RSS

YAFVision Theme Created by Jaben Cargman (Tiny Gecko)
Powered by Yet Another Forum.net version 1.9.1.8 (NET v2.0) - 12/6/2007
Copyright © 2003-2006 Yet Another Forum.net. All rights reserved.
Esta página foi gerada em 0.420 segundos.