Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Desculpem mais um desabafo! [Options] · [View]
Ana_Figueira
Inserida em: Saturday, October 04, 2008 10:54:04 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 1/30/2008
Tinha de escrever isto, pois cada vez mais fico indignada com o abuso das pessoas que "Têm o Rei na Barriga"!!

Sou Educadora Licenciada (4 Anos de faculdade) e foi-me proposta uma oferta de emprego para auxiliar de educação !!
Anteriormente (pois era um colégio novo a abrir) enviei o meu CV, claro para Educadora / Directora Pedagógica; onde nessa proposta ainda me dizem que depois passava a Educadora!! Era engraçado, dizer aos pais primeiro é auxiliar e depois já é Educadora!!!

Mostrei a minha total surpresa com tal proposta, ao que me disseram que me estavam a dar emprego e que deveria ser mais humilde e que assim não ia longe!!

Será isto possível!!!

Assim é fácil, paga-se o ordenado mínimo, tem-se um profissional qualificado e faz-se dinheiro à custa das desgraçadas...e o trabalho da sala aparece feito com "tuta e meia".

Caras colegas não desistam e não aceitem este tipo de situações, é preferível trabalhar em outra coisa qualquer, do que desprestigiar a nossa profissão e deixar que gozem na nossa cara.
[Sponsor]
Inserida em: Saturday, October 04, 2008 10:54:04 PM

[]
Sandra Candeias
Inserida em: Saturday, October 04, 2008 11:22:14 PM
Ranking: Newbie

Membro desde: 9/10/2008

Que falta de respeito!

Também sou educadora de infância e por isso percebo perfeitamente o que estas a sentir...
Fizeste muito bem em mostrar a tua indignação, no teu lugar faria o mesmo!

Força e não desanimes!

Beijinhos
cinanina
Inserida em: Sunday, October 05, 2008 12:17:49 AM

Membro desde: 5/10/2008
Como mãe também te digo que me irritou um bocado descobrir que a educadora do meu filho é a primeira vez que está com esta responsabilidade. A auxiliar parece-me bem mais experiente do que ela e acaba por ser o que "safa" um pouco a situação. Em qq profissão começa-se por se estagiar durante um ano ou dois e não por se ter logo a responsabilidade total... Não sei se receber o ordenado mínimo durante um ano ou dois é assim uma ofensa tão grande para quem ainda tem muito que aprender. Ao fim e ao cabo o meu filho é que vai ser a cobaia... Confused
Numa faculdade tb se começa por ser assistente e não se passa logo a professor catedrático. Em mtas profissões é assim, só pelos vistos com as crianças é que ninguém se preocupa muito. Que uma educadora faça uma série de disparates durante uma série de anos porque nunca teve a oportunidade de estagiar "a sério" (dois meses não é bem estagiar, convenhamos), pelos vistos não preocupa ninguém.
Não acham que isso tb é uma forma de desvalorizar um bocadinho a vossa profissão? Afinal qualquer miúdo/a com uma formação mínima de 4 anos pode exercer essa profissão... d'oh! Um médico, um arquitecto, um juiz, um advogado, um professor universitário, só ao fim de uns 10 anos é que tem responsabilidades (autonomia) na profissão. Acham-se mais... ou menos do que os outros?

Carta ao Pai Natal de Sebastião
newbie
Inserida em: Sunday, October 05, 2008 12:56:42 AM

Membro desde: 8/26/2008
[cinanina wrote:]
Um médico, um arquitecto, um juiz, um advogado, um professor universitário, só ao fim de uns 10 anos é que tem responsabilidades (autonomia) na profissão. Acham-se mais... ou menos do que os outros?

Duvido que qualquer profissional dessas áreas aceite trabalhar tendo o salário mínimo como remuneração.

Não creio que haja falta de humildade, mas alguma frustração da parte de quem escreveu. Sendo da área da educação, tenho uma ideia das propostas loucas e ilegais que são feitas (desde sermos fantasmas dentro das instituições, recebermos por fora, recebermos subsídio de desemprego e trabalharmos ao mesmo tempo, não descontar para o IRS e SS, dar disciplinas para as quais não estamos habilitadas, etc, etc) e chega a um ponto que a pessoa pensa se valeu a pena andar a estudar...

Para se ser auxiliar de educação não é preciso um curso, normalmente são pessoas que, se tiverem o 12º, já é muito bom!

De qualquer forma, o que eu faria era aceitar o valor, mas sendo mesmo educadora e não auxiliar. Prefiro trabalhar na minha área (sou professora) e ganhar mal do que passar o ano sem fazer nada! Mas isto é uma visão, há quem não pense assim! Mas pagar para trabalhar, isso não faço. Se as despesas que tenho com a SS, passe, almoços ultrapassam a remuneração, então não aceito. Isso acontece sobretudo quando se fica a recibos verdes.

De qualquer forma, talvez seja importante dizer que, dependendo da ESE, todos os anos há estágios e o estágio final costuma ser de um ano, no qual a pessoa é responsável pelo projecto, sala, etc. Não são estágios de "brincadeirinha", muitas vezes ultrapassam e bem, em qualidade, o trabalho que o educador/professor habitual faz. Aliás, os comentários das crianças em casa normalmente demonstram isso.
Ana_Figueira
Inserida em: Sunday, October 05, 2008 1:01:54 AM

Devo referir, que o curso (Superior) de Educadora inclui estágio, no meu caso particular, a minha faculdade tem o estágio integrado desde o 1º ano até ao 4º ano de faculdade, onde devo referir que saí muito bem preparada (tinha de fazer planificações para as diferentes áreas de desenvolvimento propondo actividades, e era constantemente avaliada quer pela Educadora da sala, quer por um juri.Uma Escola muito exigente, onde paguei bastante por mês, mas até agora não me arrependo do que investi na minha formação. Aqui fora é que cada vez mais se encontram situações dessas, infelizmente, por enquanto o governo não intervir, seremos sempre exploradas.
Quanto à experiência das auxiliares, esta não cai do céu, é evidente que elas aprendem pela observação, mas não têm formação para ser responsáveis por uma sala e nunca o podem fazer perante a lei.

Muito me admira achar que uma pessoa que tire o curso de Educador , deva ser auxiliar primeiro! Como se não fossem coisas distintas!
Então para que seria necessário tirar um curso superior?
Sem este curso não posso exercer a minha profissão e um auxiliar nunca passará a Educador!!

Resta-me dizer que moro na Margem Sul, o colégio é em Lisboa e tenho 3 anos de serviço, com cartas de recomendação.Felizmente chamaram-me para fazer as férias de uma colega, numa instituição onde já tinha estado, nem tudo são más noticias!

cinanina
Inserida em: Sunday, October 05, 2008 1:13:47 AM

Acho a tua visão muito arrogante... um auxiliar poderá passar a educador, bastará fazer a formação necessária.
Quanto a não aceitar a habilitação mínima, enganam-se bem porque em muitas áreas os estágios não são remunerados. Eu mesma como arquitecta comecei por receber 90 contos para estagiar e já tinha experiência como estudante de arquitectura a trabalhar em atelier... mas hoje os alunos de arquitectura vão estagiar gratuitamente e é claro que nunca lhes são dadas responsabilidades de arquitecto mas sim de desenhador... um pouco como um auxiliar de educação.

sandy_mpp
Inserida em: Sunday, October 05, 2008 1:16:05 AM

Membro desde: 3/19/2008
[Ana_Figueira wrote:]
Devo referir, que o curso (Superior) de Educadora inclui estágio, no meu caso particular, a minha faculdade tem o estágio integrado desde o 1º ano até ao 4º ano de faculdade, onde devo referir que sai muito bem preparada (tinha de fazer planificações para as diferntes áreas de desenvolvimento propondo actividades, e era constantemente avaliada quer pela Educadora da sala, quer por um juri.Uma Escola muito exigente, onde paguei bastante por mês, mas até agora não me arrependo do que investi na minha formação. Aqui fora é que cada vez mais se encontram situações dessas, infelizmente, por enquanto o governo não intervir, seremos sempre exploradas.
Quanto à experiência das auxiliares, esta não cai do céu, é evidente que elas aprendem pela observação, mas não têm formação para ser responsáveis por uma sala e nunca o podem fazer perante a lei.

Muito me admira achar que uma pessoa que tire o curso de Educador , deva ser auxiliar primeiro! Como se não fossem coisas distintas!
Então para que seria necessário tirar um curso superior?
Sem este curso não posso exercer a minha profisão e um auxiliar nunca passará a Educador!!

Concordo 100%

O nosso curso superior dá-nos a preparação necessária para exercemos a nossa profissão. As crianças não são nenhumas cobaias, eu sei o que estou a fazer, não estou a brincar!
Tenho estágio desde o 2º ano, sendo que no 4º ano tive estágio todos os dias, sendo que a minha educadora nunca estava na sala. Tudo o que foi feito tem o meu mérito, por isso houve tantos elogios dos pais na reunião.
E sim, ganhar o ordenado minimo na nossa profissão é um insulto! Se existem tabelas é para cumprir, merecemos isso!
Se há cursos com mais anos, temos pena, mas isso não desvaloriza o meu!
E sim, estou no meu 1º ano de educadora com um grupo de crianças, e sim, sei o que estou a fazer, tal e qual como aprendi!

Por favor, antes de falar informe-se. Não despreze o nosso curso que tanto custa a tirar! Foram 4anos sofridos!!!!!

Sandra

Ana_Figueira
Inserida em: Sunday, October 05, 2008 1:19:41 AM

Na nossa profissão, as coisas não funcionam assim.
Quando fiz estágio também não recebi nada, em alguns sitios davam-me o almoço. Uma auxiliar para ser Educadora tem de fazer obrigatóriamente 4 anos de faculdade ou recentemente 3 anos ou 4 com Mestrado.
Nós saimos do curso, profissionalizadas, aptas a trabalhar, não precisamos de mais estágios!
Antigamente é que funcionava assim, mas há muito tempo que não é assim.

cinanina
Inserida em: Sunday, October 05, 2008 1:23:21 AM

Ninguém está a desprezar o seu curso, nem a sua profissão. Só vos estou a perguntar se o consideram mais ou menos importante dos que as outras que referi. Se um juiz só tem autonomia depois de 5 anos de curso + para aí 2 anos de especialização (CEJ) + 2 ou 3 anos de estágio... porque é que para tomar conta de 15 crianças de 3 anos basta tirar um curso de 4 anos?
A mim custa-me deixar o meu filho com uma miúda de 20 anos que mal tem à vontade para cumprimentar os pais, o que me faz sentir um pouco melhor é ver lá a auxiliar... mas é claro que percebo que alguma vez tem que ser a primeira e tento dar-lhe o máximo apoio. Só que acharia bem melhor se ela tivesse feito um ano ao lado de uma educadora com experiência. Tal como nas outras profissões...

sandy_mpp
Inserida em: Sunday, October 05, 2008 1:27:14 AM

[cinanina wrote:]
Ninguém está a desprezar o seu curso, nem a sua profissão. Só vos estou a perguntar se o consideram mais ou menos importante dos que as outras que referi. Se um juiz só tem autonomia depois de 5 anos de curso + para aí 2 anos de especialização (CEJ) + 2 ou 3 anos de estágio... porque é que para tomar conta de 15 crianças de 3 anos basta tirar um curso de 4 anos?
A mim custa-me deixar o meu filho com uma miúda de 20 anos que mal tem à vontade para cumprimentar os pais, o que me faz sentir-me um pouco melhor é ver lá a auxiliar... mas é claro que percebo que alguma vez tem que ser a primeira e tento dar-lhe o máximo apoio. Só que acharia bem melhor se ela tivesse feito um ano ao lado de uma educadora com experiência. Tal como nas outras profissões...

Não me acho nem mais nem menos, mas não tenho culpa do que exigem nas outras profissões...

Eu tive um ano de experiência com uma educadora mas ao fim de um mês ela quase nunca estava na sala, pois também tem de ver como é que sou quando estou sozinha com o grupo.
Não sei de que faculdade é a educadora mas na minha há essa experiência...

Sandra

Ana_Figueira
Inserida em: Sunday, October 05, 2008 1:30:12 AM

Eu não estou a dizer que sou mais que os outros, falo apenas da minha experiência!

Quando diz que a Educadora do seu menino, não fala à vontade com os pais, pode ser porque se sente insegura e talvez lhe possa faltar algum apoio. Espero que corra tudo pelo melhor.
Como sempre estive habituada a ser observada nas actividades que desenvolvia com as crianças, no meu primeiro ano de trabalho não senti dificuldade nenhuma em falar com os pais, mas isso também tem a ver com a personalidade de cada um.
Fiz a minha formação na Escola Superior de Educação João de Deus.
cinanina
Inserida em: Sunday, October 05, 2008 1:34:29 AM

Tb não queria estar a personalizar mto a conversa (até porque corro o risco da querida professora do meu filho ler aqui o fórum Wink ) mas era para vos fazer pensar se o colégio não terá uma certa razão. Eu, por acaso, qdo ouvi a educadora do meu filho dizer que era a primeira vez que dava aulas e que tinha estado noutro colégio dois meses, só pensei se não seria preferível ela fazer um primeiro ano como auxiliar ou coisa do género. Nas Faculdades um assistente faz um pouco esse papel, de ir aprendendo enquanto dá apoio aos alunos e professor responsável. Só será responsável da disciplina mais tarde (e não é só um ano mais tarde, vos garanto). Não estou a dizer que todas as profissões tenham que ser iguais mas acho responsabilidade a mais para pessoas tão novas e inexperientes, para ser franca. Se eu como mãe, às vezes tenho dificuldade com uma só criança... Shock Tenho que ir fazer esse curso... Wink

cinanina
Inserida em: Sunday, October 05, 2008 1:38:37 AM

[Ana_Figueira wrote:]

Quando diz que a Educadora do seu menino, não fala à vontade com os pais, pode ser porque se sente insegura e talvez lhe possa faltar algum apoio. Espero que corra tudo pelo melhor.

Agora mesmo muito sinceramente, ela tem um ar amoroso e acho que foi mais nervosismo porque é sempre assustador para qq pessoa começar numa profissão, qualquer que seja. Tenho tentado nunca, mas nunca mesmo, transmitir as minhas inseguranças e nunca, mas nunca mesmo, tenho conversas à frente do meu filho. Por isso, estou mesmo apostada em dar-lhe todo o meu apoio como me fizeram qdo comecei a minha profissão. Agora lá que falei com o meu marido depois da primeira reunião, falei. E que não dormi bem na primeira noite... tb é verdade. Whistle

Ana_Figueira
Inserida em: Sunday, October 05, 2008 1:40:53 AM

Compreendo o seu receio, apesar de não ter filhos,pois quando os tiver acho que serei mesmo exigente também por ser Educadora, mas temos de dar tempo e acompanhar o processo educativo, é importante saber que actividades ele tem, para poder acompanhar em casa e estar a par de tudo.
Considero essencial estar afixada na sala a planificação semanal e claro o projecto curricular de sala.
sandy_mpp
Inserida em: Sunday, October 05, 2008 1:45:49 AM

Apesar de não ser mae, compreendo esse receio.
Mas ela precisa de muito apoio, pois também é o meu primeiro ano (só comecei em outubro) e, como não conheço a instituição, também ainda ando perdida com as rotinas.É normal, mas dentro de dias tudo se resolve.

Se tiver dúvidas questione-a, e irá perceber que ela sabe do que fala.

P.S.:se calhar fui um pouco bruta, mas também não gostava que os papás dos meus pequeninos pensassem isso de mim. Shhh

Sandra

EducadoraLisa
Inserida em: Sunday, October 05, 2008 9:31:18 AM

Membro desde: 9/16/2008
Em primeiro lugar como educadora de infância não acho que este seja o lugar indicado para a Ana fazer aqui um desabafo... apesar de compreender a sua indignação acho que há alturas e lugares para o fazermos... não é por mal mas muitas vezes os pais nãos e apercebem das injustiças que são cometidas na nossa profissão e o facto da cinanina dizer que acha que a auxiliar é mais experiente do que a educadora é exemplo disso... ou seja a maioria das auxiliares começou sem qualquer experiência e ainda hoje cometem demasiados erros que são normalmente abafados pelas educadoras que estão na sala... isto porque ninguém pode ser responsável por uma sala (educadora) sem ter estudado e ter feito vários estágios curriculares essenciais para o bom desempenho das suas das funções...
Acho incrivel pensarem que as educadoras que estudaram para tal devam realizar as tarefas das auxiliares que nada têm a ver com as funções que apenderem... mas também percebo que em todas as profissões devemos ganhar experiência e mais autonomia a cada ano que passa... aliás seria demasiado snob uma pessoa pensar que é mais importante que outra ou sabe mais porque tem um curso...

http://chuchasfraldinhasepestinhas.blogspot.com/

carlavc
Inserida em: Sunday, October 05, 2008 9:41:04 AM

Membro desde: 8/23/2007
Eu não consegui ler este tópico e não dar resposta!

Sou Educadora e tenho 5 anos de experiência em creche e considerei-me desde o início bem preparada.

Tirei o curso numa boa universidade, com estágios muito bons e com autonomia das actividades ao nível de sala.

Nunca nenhum pai me chamou á atenção quando trabalhei no primeiro ano de trabalho...sentia-me preparada e sempre tive uma sala bem organizada.

Estudei para ser Educadora e para ganhar como tal. E não se pode comparar o trabalho e a posição da auxiliar á da Educadora!

Ir para instituição trabalhar num posto inferior e a ganhar esse salário...valha-me Deus!

Acho que fizeste muito bem Ana em não aceitar...foste sensata e deste valor ao esforço que fizeste para tirar o teu curso.

Madrilhadas Xanah e Sweetdream

Madrinha do Coração Hfreitas ( Lena ), JonasNuno e Verafrts

Afilhadas Aneira, Vtaborda, Raio de Sol e Ana Luísa327

MLuna
Inserida em: Sunday, October 05, 2008 11:21:09 AM
Ranking: Newbie

Membro desde: 10/3/2008
A única resposta que vejo a um comentário vindo de um pai é que, se calhar deveria repensar a sua atitude e se não está satisfeito retire o seu filho de onde está.
É por esse tpo de atitudes que desvalorizando e enxovalham completamente a nossa profissão, não nos deixam ter dignidade.
Acho que cada profissão tem os seus graus de dificuldade e tem as suas etapas.
Siceramente, esse tipo de comentários custam a ouvir!!!
Só porque se é novo não se dá oportunidade de a pessoa crescer????
è por esse tipo de pensamento que estamos, e eu incluída, maioritariamente jovens licenciados no desemprego..Boa perspectiva de vida: somos muito jovens não temos empre; chegamos a uma certa idade já não nos dão trabalho porque a idade não perdoa e o nível salarial a pagar é alto...
Não acredito que com esse tipo de pensamento este país avance..
manelita4
Inserida em: Sunday, October 05, 2008 12:06:17 PM

Membro desde: 8/15/2007
olá, eu estou no "meio"
sim é verdade que auxiliar e educadora são dois posto que não têm NADA a ver

mas quando começamos a trabalhar temos de começar por baixo, não podemos querer logo tudo, se ninguém nos conhece e ainda não demos provas, temos de ganhar experiência pouco a pouca, aproveitando o que aparece. Não é por termos curso que temos automaticamente direito a um emprego, eu pelo menos nao vejo assim, tem de haver trabalho, profissinalismo, humildade (e também um pouco de sorte, claro Smile )

não quero falar da minha vida, mas eu estou na área da formação, comecei só com umas horinhas, que~não recusei, mesmo que não me compensasse nada, e foram-me dando mais trabalho ao ver que eu era trabalhadora, hoje em dia tenho contrato, estabilidade, família constituída. isto é só um exemplo, muita gente começa com pouco e depois as oportunidades vão surgindo. Mas se recusamos por sistema, esqueçam, o trabalho nao aparece do céu.

http://sou-o-lucas.blogspot.com/
Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum