Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Desculpem mais um desabafo! [Options] · [View]
gorgulha
Inserida em: Tuesday, October 07, 2008 5:35:12 PM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 7/2/2008
não me enganei não... era mesmo precariedade NO EMPREGO. Eu acredito no emprego estável, aquele que nos permite ter um projecto de vida, alcançar objectivos pessoais e constituir família. Eu não acredito em call centers nem em ninguém a receber 400 euros. Lá porque essa seja a realidade não tenho de me conformar com ela nem ter um papel activo e contribuir para a mesma. Por isso volto a dizer que sou contra ela, e não a justifico usando para isso argumentos como "é a vida...".

Para pais de hoje com preocupações de sempre
http://www.bebesdebolso.com
hfviegas
Inserida em: Tuesday, October 07, 2008 5:45:32 PM

Membro desde: 7/14/2008
[gorgulha wrote:]
não me enganei não... era mesmo precariedade NO EMPREGO. Eu acredito no emprego estável, aquele que nos permite ter um projecto de vida, alcançar objectivos pessoais e constituir família. Eu não acredito em call centers nem em ninguém a receber 400 euros. Lá porque essa seja a realidade não tenho de me conformar com ela nem ter um papel activo e contribuir para a mesma. Por isso volto a dizer que sou contra ela, e não a justifico usando para isso argumentos como "é a vida...".

Então caríssima Gorgulha eu vou apresentar os factos e a caríssima apresenta a solução pode ser?

Facto P1 – Existem milhares de Educadoras com experiência no desemprego, concorda?

Facto P2 – Existem milhares de Educadoras sem experiência do desemprego, concorda?

Facto P3 – Existem milhares de pessoas sem formação no desemprego, concorda?

Situação preciso de uma auxiliar de educação e de uma educadora quem vou contratar se contratar o P3 para auxiliar e o P1 para educadora o P2 continuará no desemprego, como é que o P2 arranja emprego na sua área? Apresente-me lá a solução para este problema e eu elejo-a para Primeira-Ministra. Smile

gorgulha
Inserida em: Tuesday, October 07, 2008 5:52:15 PM

Membro desde: 7/2/2008
Não concordo com nada disso, mas aproveitarmo-nos da desgraça alheia nunca é solução.
...e acho que chega...

Para pais de hoje com preocupações de sempre
http://www.bebesdebolso.com
Plantinha
Inserida em: Tuesday, October 07, 2008 6:01:04 PM

Membro desde: 1/26/2008
Vamos lá a ver se nos entendemos... Coloquemos-nos numa faixa etária um bocadinho acima como por exemplo o 1º ciclo do ensino básico. Existe o professor, cujo tem uma licenciatura( alguns só com o bacharelato) e existem os auxiliares de acção educativa. Por acaso têm as mesmas funções??? Não!!! Elas complementam-se tal como nos educadores de Infância e os auxiliares, se bem que neste último caso estejam sempre ou quase sempre presentes na sala. Ou já viram uma auxiliar a dar uma aula de matemática???
Então quer dizer que todos os prof de ensino básico e os outros dos outro ciclos que se formem e que já tiveram estágio têm de fazer "estágio" novamente???? Parece-me que aqui o preconceito da idade (o ser novinha de mais-nem sei se é esse o caso da forista!) está a prevalecer, pois tem pouca experiencia!
E acho que se está a confundir um bocadinho os conceitos e funções de cada cargo seja ele educador ou auxiliar!!! Ou então para que serve a licenciatura de educação de infância e a formação profissional de auxiliar de acção educativa??? Uns têm licenciatura e outros possivelmente o 12º ano... É um bocadinho diferente! Tal como um doutoramento é diferente de um mestrado ou pós-graduação!
Pelo que entendo de todos os textos da colega Ana Figueira, a mesma já fez o estágio, logo já esteve a acompanhar uma educadora mais experiente. Porque raio haveria ela ter de ser novamente "estagiária" e ser novamente formanda ou acompanhar outra educadora (neste caso uma auxiliar...) quando já tem habilitação perante o ME ou Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior??? 2 estágios??? Ter remuneração de auxiliar, quando tem de criar um projecto educativo para a sala, criar e planificar actividades??? É justo??? Então nesse caso, porque é imposto que exista um educador e uma auxiliar (excepto no berçario onde podem estar apenas 2 auxiliares) em cada sala com um determinado número da crianças? O colegio em questão está a ver se "pega" e obvio que vai pegar, pois as pessoas precisam...
Já agora, Ana Figueira: as suas funções seriam a de auxiliar MESMO, ou auxiliar no ordenado/contrato e educadora por detrás do pano???

Só mais uma coisa... Supomos que temos um problema na sala com um dos nossos filhotes... Situação essa que não nos agradou minimamente. Dirigem-se ao Eduador ou à auxiliar?

Helena e Beatriz

Ana_Figueira
Inserida em: Tuesday, October 07, 2008 6:05:04 PM

Membro desde: 1/30/2008
O problema está em querer uma auxiliar e chamarem um Educador para ocupar esse lugar!!
São papeis muito distintos e é evidente que qualquer educador que ocupe um lugar de auxiliar de educação, nunca vai pôr de lado a formação superior que tem, e vai sempre ser considerado auxiliar, não sendo pago pela formação que tem.Ou seja desenvolve trabalho e não é reconhecido como sendo educador mas sim como auxiliar!
É um abuso..
Se querem um auxiliar, pois bem que recrutem um, não uma situação destas!!

Uma das pessoas que foi directa ao "caso"Razzlantinha

"Vamos lá a ver se nos entendemos... Coloquemos-nos numa faixa etária um bocadinho acima como por exemplo o 1º ciclo do ensino básico. Existe o professor, cujo tem uma licenciatura( alguns só com o bacharelato) e existem os auxiliares de acção educativa. Por acaso têm as mesmas funções??? Não!!! Elas complementam-se tal como nos educadores de Infância e os auxiliares, se bem que neste último caso estejam sempre ou quase sempre presentes na sala. Ou já viram uma auxiliar a dar uma aula de matemática???
Então quer dizer que todos os prof de ensino básico e os outros dos outro ciclos que se formem e que já tiveram estágio têm de fazer "estágio" novamente???? Parece-me que aqui o preconceito da idade (o ser novinha de mais-nem sei se é esse o caso da forista!) está a prevalecer, pois tem pouca experiencia!
E acho que se está a confundir um bocadinho os conceitos e funções de cada cargo seja ele educador ou auxiliar!!! Ou então para que serve a licenciatura de educação de infância e a formação profissional de auxiliar de acção educativa??? Uns têm licenciatura e outros possivelmente o 12º ano... É um bocadinho diferente! Tal como um doutoramento é diferente de um mestrado ou pós-graduação!
Pelo que entendo de todos os textos da colega Ana Figueira, a mesma já fez o estágio, logo já esteve a acompanhar uma educadora mais experiente. Porque raio haveria ela ter de ser novamente "estagiária" e ser novamente formanda ou acompanhar outra educadora (neste caso uma auxiliar...) quando já tem habilitação perante o ME ou Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior??? 2 estágios??? Ter remuneração de auxiliar, quando tem de criar um projecto educativo para a sala, criar e planificar actividades??? É justo??? Então nesse caso, porque é imposto que exista um educador e uma auxiliar (excepto no berçario onde podem estar apenas 2 auxiliares) em cada sala com um determinado número da crianças? O colegio em questão está a ver se "pega" e obvio que vai pegar, pois as pessoas precisam...
Já agora, Ana Figueira: as suas funções seriam a de auxiliar MESMO, ou auxiliar no ordenado/contrato e educadora por detrás do pano??? Só mais uma coisa... Supomos que temos um problema na sala com um dos nossos filhotes... Situação essa que não nos agradou minimamente. Dirigem-se ao Eduador ou à auxiliar?"

Uma coisa é dizerem a oferta para Educador é de ordenado minímo (aceitamos ou não), outra é a que me apresentaram...

Se a função era de auxiliar, qual o interesse em recrutar um Educador, senão o que muitas já perceberam?
Foquinha
Inserida em: Tuesday, October 07, 2008 6:40:13 PM

Membro desde: 3/16/2007
Tadinhas das educadoras.
Onde é que elas andam quando as crianças caiem das varandas, aparecem queimadas com cigarros etc...
A culpa é da auxiliar, não estava atenta...
Um bom educador tem emprego é procura-lo no particular, o problema é que todos querem ser funcionarios publicos.
Sim, porque a grande parte dos educadores/as só o são porque não tem capacidades para mais e as médias são baixas.

Se a vida te virar as costas, aproveita e apalpa-lhe o rabo.
Ana_Figueira
Inserida em: Tuesday, October 07, 2008 6:50:35 PM

Membro desde: 1/30/2008
Desculpe!!!
O que isso tem a ver com a situação que reportei???
Ritazza
Inserida em: Tuesday, October 07, 2008 8:03:42 PM

Membro desde: 7/24/2008
[Foquinha wrote:]
Tadinhas das educadoras.
Onde é que elas andam quando as crianças caiem das varandas, aparecem queimadas com cigarros etc...
Um bom educador tem emprego é procura-lo no particular, o problema é que todos querem ser funcionarios publicos.

Essa observação é um bocadinho triste,e parece-me até preconceituosa. Ninguém tirou lugar às auxiliares, mas se a senhora tivesse estudado para médica gostaria de ser auxiliar? Não me parece.
Eu não sou educadora, mas sou licenciada e estou a tirar o mestrado e tambem sei na pele o que é não nos darem o valor que merecemos. E apesar do que se pensa, dar-nos valor não implica retirá-lo às restantes pessoas.

Beijinhos, Rita.

Fui atacada pelo monstro...
Plantinha
Inserida em: Tuesday, October 07, 2008 9:16:15 PM

Tadinhas das educadoras.
Sim, porque a grande parte dos educadores/as só o são porque não tem capacidades para mais e as médias são baixas.

E os acidentes, sim acidentes!!! que acontecem em casa com os pais???? Fazem deles maus pais na generalidade??? Quando um bebé se queima num prato de sopa, ou cai da cama, ou bate com a cabeça no chão quando começa a gatinha ou a levantar-se???

edited: devo ser "má" mãe por a minha filha já ter tido "galitos" na testa...

Helena e Beatriz

Sandra Candeias
Inserida em: Tuesday, October 07, 2008 9:35:24 PM
Ranking: Newbie

Membro desde: 9/10/2008
"Tadinhas das educadoras.
Sim, porque a grande parte dos educadores/as só o são porque não tem capacidades para mais e as médias são baixas. "

Sou educadora de infância e não posso deixar de me indignar com um comentário tão infeliz e sem propósito!
Em todas as profissões há bons e maus profissionais e a educação de infância não é excepção mas, daí a a generalizar vai um grande passo!
Não somos coitadinhas... temos imensas responsabilidades para com as crianças e suas famílias. Todos os dias damos a cara e procuramos esclarecer dúvidas ou anseios dos pais.
Ser educadora é ajudar as crianças a crescer, a amadurecer, a tornarem-se autónomas, a aprender a respeitar o próximo... Ser educadora não é um simples emprego mas sim uma vocação!

Foquinha
Inserida em: Tuesday, October 07, 2008 10:03:07 PM

[Plantinha wrote:]
Tadinhas das educadoras.

E os acidentes, sim acidentes!!! que acontecem em casa com os pais???? Fazem deles maus pais na generalidade??? Quando um bebé se queima num prato de sopa, ou cai da cama, ou bate com a cabeça no chão quando começa a gatinha ou a levantar-se???

Sim os acidentes acontecem, mas não estamos a pagar um balurdio para os nossos filhos fazerem galitos na testa enquanto as "educadoras" estão a fumar o cigarrito ou a ler revistas cor de rosa.
Quanto a seres má mãe, cada um sabe de si.

Foquinha
Inserida em: Tuesday, October 07, 2008 10:04:43 PM

[Sandra Candeias wrote:]
Sim, porque a grande parte dos educadores/as só o são porque não tem capacidades para mais e as médias são baixas. "

Sou educadora de infância e não posso deixar de me indignar com um comentário tão infeliz e sem propósito!
Em todas as profissões há bons e maus profissionais e a educação de infância não é excepção mas, daí a a generalizar vai um grande passo!
Não somos coitadinhas... temos imensas responsabilidades para com as crianças e suas famílias. Todos os dias damos a cara e procuramos esclarecer dúvidas ou anseios dos pais.
Ser educadora é ajudar as crianças a crescer, a amadurecer, a tornarem-se autónomas, a aprender a respeitar o próximo... Ser educadora não é um simples emprego mas sim uma vocação!

O meu problema não são as educadoras mas sim a forma como rebaixam as auxiliares só porque tem um canudo mas onde maior parte nem tem essa vocação.

Plantinha
Inserida em: Tuesday, October 07, 2008 10:12:25 PM

Tadinhas das educadoras.

Sim os acidentes acontecem, mas não estamos a pagar um balurdio para os nossos filhos fazerem galitos na testa enquanto as "educadoras" estão a fumar o cigarrito ou a ler revistas cor de rosa.

Ena! Ainda bem que há super mães que os filhos não têm arranhões, não têm esfoladelas, não caiem etc...

Helena e Beatriz

Foquinha
Inserida em: Tuesday, October 07, 2008 10:16:05 PM

Tadinhas das educadoras.

Ena! Ainda bem que há super mães que os filhos não têm arranhões, não têm esfoladelas, não caiem etc...

Super, hiper, mega mãesLaughing Laughing Laughing dance
Tens que melhorar o portuguêsdance

Plantinha
Inserida em: Tuesday, October 07, 2008 10:18:40 PM

O meu problema não são as educadoras mas sim a forma como rebaixam as auxiliares só porque tem um canudo mas onde maior parte nem tem essa vocação.

Mas leste que as auxiliares são rebaixadas? Todas as profissões são dignas porque precisamos delas! Ou saltaste a parte em que as 2 profissões se complementam??? Que a educadora precisa da auxiliar e a auxiliar da educadora??? O que está em questão é a formação e habilitações que cada uma têm e o enquadramento que pretendem fazer num determinado contrato... Mas concordo sim senhora com a parte que muita gente não tem vocação para determinadas profissões, mas isso levaria a outro tópico sobre avaliação de aptidão e vocação para determinada carreria/profissão.

Helena e Beatriz

Foquinha
Inserida em: Tuesday, October 07, 2008 10:25:06 PM

Desculpa mas eu não li tudo,
porque como BOA mãe prefiro estar a brincar com a minha filha do que estarno computador a entrar neste tipo de disputas que nem têm nada a ver com a minha profissão.
Mas deves ser educadora pois estás cheia de dor de cotovelo.
E sim respeito mt essa profissão pela paciência que tem em aturar os filhos dos outros.
Viva as educadoras, mas pela maneira como postaram o 1º poste na minha opinião a menina só demonstrou desprezo pela profissão de auxiliar.

Mas leste que as auxiliares são rebaixadas? Todas as profissões são dignas porque precisamos delas! Ou saltaste a parte em que as 2 profissões se complementam??? Que a educadora precisa da auxiliar e a auxiliar da educadora??? O que está em questão é a formação e habilitações que cada uma têm e o enquadramento que pretendem fazer num determinado contrato... Mas concordo sim senhora com a parte que muita gente não tem vocação para determinadas profissões, mas isso levaria a outro tópico sobre avaliação de aptidão e vocação para determinada carreria/profissão.

Babydreams
Inserida em: Tuesday, October 07, 2008 10:36:03 PM

Membro desde: 6/9/2007
Minhas carissimas foristas!

Hesitei muito em responder ou não a este tópico, mas visto tudo o que foi dito, a partir de um simples desabafo da Ana Figueira, não consegui resistir.
O que pretendia apenas ser um desabafo, um testemunho de uma situação que aconteceu a uma educadora, mas que podia ter acontecido em qualquer profissão, tem gerado aqui uma luta quase renhida e ao mesmo tempo de disputa pela importância de umas ou outras profissões. É triste, o fórum não serve para nos deitarmos abaixo umas às outras, mas sim para o travar de conhecimentos, troca de experiencias, desabafos, troca de informações, falar verdades e tudo com respeito.
O Curso de Educação de Infância , é um curso com o seu grau de dificuldade, tal como todos os restantes cursos têm e também só vai para ele, quem tem realmente vocação para ser Educadora de Infância. Não deve ser nunca uma opção por causa de as médias serem mais baixas do que em outros cursos. É uma profissão tão digna como outra qualquer, quer se tenha de frequentar o ensino superior ou não, para se desempenhar uma função. Todas as profissões existentes nesta vida são importantes, desde que as pessoas as desempenhem com honestidade, seriedade, respeito e dedicação.
Quer as Educadoras de Infância, quer as Auxiliares de Acção Educativa são dignas de respeito e cada uma é importante para o desenvolvimento de uma criança numa escola. A Educadora e a Auxiliar devem funcionar como uma equipa, como sendo uma só, deve haver respeito e confiança uma na outra. Por vezes até há melhores auxiliares do que educadoras, isso depende muito da vocação e do amor que as pessoas depositam no desempenho das suas funções. Eu sou Educadora de Infância, sempre o quis ser, desde que me conheço como sendo uma pessoa, para mim é a melhor profissão do Mundo, é aquilo que eu realmente sei fazer e gosto de fazer. Em que outra profissão posso ainda brincar com bonecas e carrinhos, contar histórias e assim " arrancar" o sorriso a uma criança?!
Respeitemos todas as profissões, honremo-nos umas às outras! Quanto aos vencimentos que foi um dos aspectos do desabafo da Ana Figueira, acho que não é justo, quererem ter as pessoas com determinada qualificação e não lhe quererem pagar de forma adequada para as funções que exerce, quer nesta profissão, quer em qualquer outra. Respeito e igual oportunidade de trabalho para toda a gente e cada " macaco no seu galho"! Só mais uma coisa, toda a gente para adquirir experiencia, necessita que lhe dêem hipótese de trabalhar para que assim adquiram a experiência e se aperfeiçoem no desempenho das suas funções!
Beijinhos a todas e muito respeito!
Plantinha
Inserida em: Tuesday, October 07, 2008 10:37:20 PM

Desculpa mas eu não li tudo,
porque como BOA mãe prefiro estar a brincar com a minha filha do que estarno computador a entrar neste tipo de disputas que nem têm nada a ver com a minha profissão.
Mas deves ser educadora pois estás cheia de dor de cotovelo.
E sim respeito mt essa profissão pela paciência que tem em aturar os filhos dos outros.
Viva as educadoras, mas pela maneira como postaram o 1º poste na minha opinião a menina só demonstrou desprezo pela profissão de auxiliar.

Foquinha: ninguém está entrar em disputas e a mim a parte da dor de cotovelo não me serviu (não sou educadora, sou da área da educação-também não percebi se era para mim se te referias a post do qual fizeste um quote-mas isso também não importa). Quanto ao respeito pelas profissões ainda bem que ambas o temos (e as outras foristas também, ainda que discordassemos em alguns pontos de vista, mas não li algum post em que rebaixassem as auxiliares!), pois tanta falta faz o médico, como o homem do lixo, a educadora ou a auxiliar. Agora que não faz sentido um professor/educador ser contratado como auxiliar não faz, mas daí isso ser encarado como depreciativo os auxiliares...

Helena e Beatriz

Plantinha
Inserida em: Tuesday, October 07, 2008 10:38:59 PM

[Babydreams wrote:]
Minhas carissimas foristas!

Hesitei muito em responder ou não a este tópico, mas visto tudo o que foi dito, a partir de um simples desabafo da Ana Figueira, não consegui resistir.
O que pretendia apenas ser um desabafo, um testemunho de uma situação que aconteceu a uma educadora, mas que podia ter acontecido em qualquer profissão, tem gerado aqui uma luta quase renhida e ao mesmo tempo de disputa pela importância de umas ou outras profissões. É triste, o fórum não serve para nos deitarmos abaixo umas às outras, mas sim para o travar de conhecimentos, troca de experiencias, desabafos, troca de informações, falar verdades e tudo com respeito.
O Curso de Educação de Infância , é um curso com o seu grau de dificuldade, tal como todos os restantes cursos têm e também só vai para ele, quem tem realmente vocação para ser Educadora de Infância. Não deve ser nunca uma opção por causa de as médias serem mais baixas do que em outros cursos. É uma profissão tão digna como outra qualquer, quer se tenha de frequentar o ensino superior ou não, para se desempenhar uma função. Todas as profissões existentes nesta vida são importantes, desde que as pessoas as desempenhem com honestidade, seriedade, respeito e dedicação.
Quer as Educadoras de Infância, quer as Auxiliares de Acção Educativa são dignas de respeito e cada uma é importante para o desenvolvimento de uma criança numa escola. A Educadora e a Auxiliar devem funcionar como uma equipa, como sendo uma só, deve haver respeito e confiança uma na outra. Por vezes até há melhores auxiliares do que educadoras, isso depende muito da vocação e do amor que as pessoas depositam no desempenho das suas funções. Eu sou Educadora de Infância, sempre o quis ser, desde que me conheço como sendo uma pessoa, para mim é a melhor profissão do Mundo, é aquilo que eu realmente sei fazer e gosto de fazer. Em que outra profissão posso ainda brincar com bonecas e carrinhos, contar histórias e assim " arrancar" o sorriso a uma criança?!
Respeitemos todas as profissões, honremo-nos umas às outras! Quanto aos vencimentos que foi um dos aspectos do desabafo da Ana Figueira, acho que não é justo, quererem ter as pessoas com determinada qualificação e não lhe quererem pagar de forma adequada para as funções que exerce, quer nesta profissão, quer em qualquer outra. Respeito e igual oportunidade de trabalho para toda a gente e cada " macaco no seu galho"! Só mais uma coisa, toda a gente para adquirir experiencia, necessita que lhe dêem hipótese de trabalhar para que assim adquiram a experiência e se aperfeiçoem no desempenho das suas funções!
Beijinhos a todas e muito respeito!

Concordo! Em tudo!

Helena e Beatriz

RitaKiko
Inserida em: Tuesday, October 07, 2008 10:40:38 PM

Membro desde: 1/29/2007
Tadinhas das educadoras.
1) Onde é que elas andam quando as crianças caiem das varandas, aparecem queimadas com cigarros etc...
2) A culpa é da auxiliar, não estava atenta...
3) Um bom educador tem emprego é procura-lo no particular, o problema é que todos querem ser funcionarios publicos.
4) Sim, porque a grande parte dos educadores/as só o são porque não tem capacidades para mais e as médias são baixas.

Este comentário não tem ponta por onde se lhe pegue! Desculpa Foquinha, mas é o que acho! E não sei o que te leva a dizer isto, porque não tem nada a ver com a discussão... Não sei se tiveste uma péssima experiência com alguma educadora, pode ser o que te leve a dizer isto!

1) Para já, acredito que em 98% dos casos essas situações das queda de varandas e queimaduras acontecem em casa, não na creche... Era uma questão de irmos ver as estatísticas, mas acredito que é óbvio.
2) Achas que se isto acontecer, a educadora põe as culpas na auxiliar, é isso??
3) Não está fácil, para nenhuma profissão e educadora não é excepção. Basta veres as educadoras que aparecem aqui a oferecer os seus serviços. Claro que podem preferir uma pública a uma particular, (é legítimo, cada pessoa tem os seus objectivos) mas se não conseguem ser colocadas (é cada vez mais difícil) acho que mandam os seus CVs para montes de creches particulares...
4) A Educação de Infância é uma vocação, que implica igualmente muita responsabilidade e paciência. Não me parece que seja daqueles cursos que se possa dizer "Ah, olha não entrei em Engenharia Quimica vou aqui para Ed. Inf, que tem média mais baixa..." Enfim...

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum