Clique aqui!

Bem-vinda Visitante Pesquisa | Tópicos Activos | Membros | Log In | Registar

Desculpem mais um desabafo! [Options] · [View]
cinanina
Inserida em: Wednesday, October 08, 2008 1:04:16 AM
Ranking: Advanced Member

Membro desde: 5/10/2008
Eu vejo que se sentem indignadas mas no fundo se calhar para as outras pessoas isso não é assim nada de especial porque nas outras profissões é mais ou menos assim. O Siza começou como desenhador num grande atelier e hoje é um dos maiores arquitectos mundiais. É claro que as profissões são todas diferentes mas vamos buscar referências à realidade que conhecemos melhor para explicar que aquilo que vos choca não tem nada de especial noutras profissões.
Pessoalmente, vejo uma grande diferença na questão de ser ou não a primeira oportunidade profissional. Caso a pessoa em causa tenha realmente para trás 3 anos de experiência efectiva como educadora responsável de uma sala, pós-licenciatura, acho que a proposta é realmente de má-fé e oportunismo. Caso seja a primeira oportunidade profissional, já poderá realmente ser uma espécie de estágio informal, uma maneira tb de testar a adaptação da pessoa à escola, de a adaptar à especificidade daquele colégio...
Tb não podemos partir assim do princípio que todos têm realmente má-fé qdo fazem uma proposta desse tipo.
Lembro-me duma colega que recebia 750$00 à hora num atelier qdo todos os estudantes de arquitectura recebiam entre 100$00 a 400$00. O dono do atelier achava que era oportunismo dos colegas fazerem uma coisa dessas e que ele queria pagar um preço justo. Realmente ele era uma pessoa diferente do normal, mas isso tb não faz de todos os outros oportunistas. Era mais uma questão de prática corrente.
Mas é claro que só quem passa pelas situações é que sabe o que sente naquele momento.

Carta ao Pai Natal de Sebastião
ppedrosa
Inserida em: Wednesday, October 08, 2008 11:48:44 AM
Ranking: Member

Membro desde: 9/11/2008
Olá!
Qualquer pessoa a quem seja atribuída um título profissional e que seja contratada tem que receber o ordenado justo. É um insulto sugerir-se que a educadora deve-se começar como auxiliar. Que disparate! Ela é EDUCADORA. Porque não já agora os ENFERMEIROS começarem a trabalhar como auxiliares de acção médica???
Cumps.
hfviegas
Inserida em: Wednesday, October 08, 2008 2:23:34 PM

Membro desde: 7/14/2008
[ppedrosa wrote:]
Olá!
Qualquer pessoa a quem seja atribuída um título profissional e que seja contratada tem que receber o ordenado justo. É um insulto sugerir-se que a educadora deve-se começar como auxiliar. Que disparate! Ela é EDUCADORA. Porque não já agora os ENFERMEIROS começarem a trabalhar como auxiliares de acção médica???
Cumps.

Não é isso que está em questão, o que está em questão é se uma instituição tem legitimidade ou não de contratar uma auxiliar com titulo de educadora, eu acho que tem
MokAS
Inserida em: Wednesday, October 08, 2008 2:55:10 PM

Membro desde: 10/1/2007
Minha querida tambem sou educadora à 8 anos estou agora a tirar o mestrado que são mais dois trabalho desde os 21 anos e se lhe custa deixar um filho com uma miuda de 20 anos não o faça fique em casa com ele e deixe de ser arrogante . Todas as pessoas têm de começar e por isso quando uma Educadora inicia o seu primeiro ano tem sempre o apoio das Educadoras mais experientes e das direcções para que tudo corra bem.
Informe-se!!!!

[/url
[url=http://glitter-graphics.com/myspace/text_generator.php]

carlavc
Inserida em: Wednesday, October 08, 2008 2:55:18 PM

Membro desde: 8/23/2007
[Babydreams wrote:]
Minhas carissimas foristas!

Hesitei muito em responder ou não a este tópico, mas visto tudo o que foi dito, a partir de um simples desabafo da Ana Figueira, não consegui resistir.
O que pretendia apenas ser um desabafo, um testemunho de uma situação que aconteceu a uma educadora, mas que podia ter acontecido em qualquer profissão, tem gerado aqui uma luta quase renhida e ao mesmo tempo de disputa pela importância de umas ou outras profissões. É triste, o fórum não serve para nos deitarmos abaixo umas às outras, mas sim para o travar de conhecimentos, troca de experiencias, desabafos, troca de informações, falar verdades e tudo com respeito.
O Curso de Educação de Infância , é um curso com o seu grau de dificuldade, tal como todos os restantes cursos têm e também só vai para ele, quem tem realmente vocação para ser Educadora de Infância. Não deve ser nunca uma opção por causa de as médias serem mais baixas do que em outros cursos. É uma profissão tão digna como outra qualquer, quer se tenha de frequentar o ensino superior ou não, para se desempenhar uma função. Todas as profissões existentes nesta vida são importantes, desde que as pessoas as desempenhem com honestidade, seriedade, respeito e dedicação.
Quer as Educadoras de Infância, quer as Auxiliares de Acção Educativa são dignas de respeito e cada uma é importante para o desenvolvimento de uma criança numa escola. A Educadora e a Auxiliar devem funcionar como uma equipa, como sendo uma só, deve haver respeito e confiança uma na outra. Por vezes até há melhores auxiliares do que educadoras, isso depende muito da vocação e do amor que as pessoas depositam no desempenho das suas funções. Eu sou Educadora de Infância, sempre o quis ser, desde que me conheço como sendo uma pessoa, para mim é a melhor profissão do Mundo, é aquilo que eu realmente sei fazer e gosto de fazer. Em que outra profissão posso ainda brincar com bonecas e carrinhos, contar histórias e assim " arrancar" o sorriso a uma criança?!
Respeitemos todas as profissões, honremo-nos umas às outras! Quanto aos vencimentos que foi um dos aspectos do desabafo da Ana Figueira, acho que não é justo, quererem ter as pessoas com determinada qualificação e não lhe quererem pagar de forma adequada para as funções que exerce, quer nesta profissão, quer em qualquer outra. Respeito e igual oportunidade de trabalho para toda a gente e cada " macaco no seu galho"! Só mais uma coisa, toda a gente para adquirir experiencia, necessita que lhe dêem hipótese de trabalhar para que assim adquiram a experiência e se aperfeiçoem no desempenho das suas funções!
Beijinhos a todas e muito respeito!

Finalmente alguém que tem uma opinião com peso e medida.clap clap clap

Madrilhadas Xanah e Sweetdream

Madrinha do Coração Hfreitas ( Lena ), JonasNuno e Verafrts

Afilhadas Aneira, Vtaborda, Raio de Sol e Ana Luísa327

hfviegas
Inserida em: Wednesday, October 08, 2008 3:00:01 PM

[MokAS wrote:]
Minha querida tambem sou educadora à 8 anos estou agora a tirar o mestrado que são mais dois trabalho desde os 21 anos e se lhe custa deixar um filho com uma miuda de 20 anos não o faça fique em casa com ele e deixe de ser arrogante . Todas as pessoas têm de começar e por isso quando uma Educadora inicia o seu primeiro ano tem sempre o apoio das Educadoras mais experientes e das direcções para que tudo corra bem.
Informe-se!!!!

Mas acha que quando se contrata uma auxiliar essa pessoa não pode ter mais que o 12º ano? ou acha que se pode contratar auxiliares licenciadas?
cinanina
Inserida em: Wednesday, October 08, 2008 3:03:38 PM

Membro desde: 5/10/2008
Informe-se!!!!

É pena ser educadora 8 anos e ainda não ter aprendido a escrever ou a respeitar os receios dos pais. Eu respeito imenso a educadora do meu filho, que sorte não ser uma mal educada!

Carta ao Pai Natal de Sebastião
Foquinha
Inserida em: Wednesday, October 08, 2008 4:19:38 PM

Membro desde: 3/16/2007
[cinanina wrote:]
Informe-se!!!!

É pena ser educadora 8 anos e ainda não ter aprendido a escrever ou a respeitar os receios dos pais. Eu respeito imenso a educadora do meu filho, que sorte não ser uma mal educada!

clap clap clap

Se a vida te virar as costas, aproveita e apalpa-lhe o rabo.
Xuxita
Inserida em: Wednesday, October 08, 2008 7:39:36 PM

Membro desde: 5/16/2008
Impressionante como as pessoas são arrogantes e usam de tudo para serem melhores que os outros!

Concordo com a Mokas, nunca vi profissão nenhuma a começar-se com experiência!
Já vi educadoras no 1º ano de serviço, muito mais competentes do que pessoas que mais anos. DEPENDE!
Agora por amor de Deus!! Uma educadora a começar por auxiliar, nunca vi nada mais absurdo! É uma vergonha uma proposta destas!
Também já vi um anuncio a pedir professores de 1ºciclo, para conduzir a carrinha de um colégio!
Enfim...tenho pena que haja pessoas que se sujeitem!
carladiogo08
Inserida em: Wednesday, October 08, 2008 10:04:52 PM

Membro desde: 8/25/2008
Vou comentar este post "apenas" como mãe....
O meu filho andou num infantario 4 anos antes de ir para a primaria.
Durante 3 anos correu sempre tudo super bem.Educadora/auxiliar, sempre 5 estrelas e trabalhavam em conjunto.Nós como pais nao viamos diferença entre o trabalho de uma e de outra.
Por grande infelicidade da educadora, ela teve de deixar o infantario.Quem veio????
A educadora efectiva da escola...a educadora que dito pela boca dela, preferiu estar 20 anos na educaçao especial a fazer apoios educativos, do que a educar criançinhas.
Õ meu filho detestava-a (e eu tb)
Como foi a pre -primaria dele????
Pela educadora:zero.Ela dizia que o infantario era para brincarem...
Com a auxiliar:aperfeiçou a fazer grafismos...aprendeu o nome dele completo em letra manuscrita...os numeros em ordem crescente e decrescente, etc....
A auxilar é que o encaminhou.
Se esta correcto?????
Nao sei!!!!!!!
O que sei é que como em todo o lado, HA BONS e MAUS profissionais

So fico triste por haver pessoas que menosprezam outras porque essas outras nao teem o canudo.Mas talvez essas outras, no meu caso assim foi, é que deu a mao ao meu filho para cresçer....
Nao aceitar uma posiçao inferior ao que me formei?????Depende....se precisar de pagar renda, agua, luz,gaz, filhos, alimentaçao....e se o dinheiro nao cai do ceu...claro k aceitaria.Sao posiçoes...

Felicidades

sandy_mpp
Inserida em: Wednesday, October 08, 2008 10:05:52 PM

Membro desde: 3/19/2008
Eu respeito muito o receio dos pais, afinal, deixam comnosco as pessoas mais importantes das suas vidas.
E, por ter esse respeito, tenho uma directora que me ajuda muito e sigo as suas "dicas" à risca!O que eu mais quero é ser uma boa educadora, pois respito imenso cada criança da minha sala.

É o meu 1º ano de serviço, mas a directora apoia-me, confiou em mim e dá-me dicas para que tudo corra pelo melhor.

Só peço que respeitem a minha profissão porque ser educador, não se aprende na faculdade, é algo que nasce comnosco.
Não é por não ter médiasConfused Confused, nem sei onde foram buscar isso Confused Confused Confused Confused Confused Confused Confused Confused Confused Confused Confused Confused d'oh! d'oh! d'oh! d'oh! d'oh! d'oh! d'oh! d'oh!

Sandra

2008
Inserida em: Wednesday, October 08, 2008 11:40:52 PM

Membro desde: 7/15/2008
Acho que está aqui a haver um certo exagero... O tema, já fugiu 100% daquilo que a autora da mensagem (Ana Figueira) pretendia...

A minha opinião é que a Ana tem todo o direito de estar indignada, pois se quisesse ter sido auxiliar, não teria tirado um curso superior.

Os 2 papeis (auxiliar e educadora) são importantes, mas diferentes... sem dúvida complementam-se.
Para mim como mãe, respeito a auxiliar e educadora da mesma maneira... São as 2 importantes na vida dos nossos bebés/ filhos.

Ana_Figueira
Inserida em: Wednesday, October 08, 2008 11:54:28 PM

Membro desde: 1/30/2008
Caro (a) 2008, exactamente, não estou a discutir a importância das funções de auxiliar e de Educadora!!
Mas sim o que anteriormente este usuário referiu, se lerem bem o que escrevi, já estamos a falar de outras coisas!

Mas obrigado pelas vossas opiniões.

Bj
hfviegas
Inserida em: Thursday, October 09, 2008 9:11:21 AM

[2008 wrote:]
Acho que está aqui a haver um certo exagero... O tema, já fugiu 100% daquilo que a autora da mensagem (Ana Figueira) pretendia...

A minha opinião é que a Ana tem todo o direito de estar indignada, pois se quisesse ter sido auxiliar, não teria tirado um curso superior.

Os 2 papeis (auxiliar e educadora) são importantes, mas diferentes... sem dúvida complementam-se.
Para mim como mãe, respeito a auxiliar e educadora da mesma maneira... São as 2 importantes na vida dos nossos bebés/ filhos.

A minha pergunta mantem-se é legitimo uma instituição poder contratar uma auxiliar com licenciatura sim ou não?
camilatomás
Inserida em: Thursday, October 09, 2008 10:43:39 AM

Membro desde: 1/4/2008
Eu sou educadora e mae, e compreendo ambos os lados.

Concordo em absoluto com a indignaçao da Ana, mas também consigo entender o ponto de vista e receios que a Cinanina apresentou, e apesar de nao concordar com a ideia de uma educadora ter que passar por auxiliar, entendo a preocupaçao que motivou essa opiniao.

É que de facto a profissao de educadora é extremamente importante, afinal uma educarora é responsavel pela formaçao de uma criança na fase mais importante da sua vida, já que é nos primeiros anos da infancia que se molda a personalidade, o caracter, o gosto pela aprendizagem, enfim, nestes anos tudo se joga, e acho que com esta opiniao a Cinanina quis dizer que esta é uma profissao extremamente importante e que nao deve ser encarada de animo leve (o que neste momento acontece, a profissao nao é minimamente valorizada, e daí muitas vezes encontrarmos educadoras frustradas e desmotivadas...).

Agora acho absurda a ideia de uma educadora recem licenciada começar a trabalhar como auxiliar. Eu tirei o meu curso na ESE, e posso dizer que neste momento a formaço lá é muito rigorosa. Cinanina, para teres uma ideia, posso-te dizer que de todas as alunas do meu ano que começaram como trabalhadoras-estudantes apenas uma chegou ao fim do curso, todas as outras tiveram que desistir do trabalho ou entao nao fizeram o curso nos cinco anos. Acho q ue por aqui se pode avaliar um pouco o grau de exigencia do curso, que é, de facto, muto elevado.

Agora claro que este grau de exigencia pode diferir de universidae para universidade, a minha flha teve durante dois anos estagiarias do Piaget no infantario onde andava, e posso dizer que vi muito pouco trabalho, comparativamente com o que eu fazia (na altura trabalhava com meninos da mesma faixa etaria, e a diferença era grande).

Nós tivemos estagios integrados desde o segundo ano, e no quarto ano o estagio foi feito a tempo inteiro, com toda a responsabilidade inerente ao trabalho regular de uma sala. Alem disso, nos dias de hoje cada vez mais se vêm ofertas de estagios profissionais (algo que acho que ainda ninguém referiu aqui e que eu considero muito importante, na medida em que se pode constituir como uma especie de ano probatorio ja no terreno), o que acresce em mais um ano este «adquirir experiencia» que tambem concordo ser importante.

Mas repara: uma educadora recem licenciada ja teve estagios integrados desde o segundo ano, estagio a tempo inteito no quarto, e ainda pode fazer um estagio profissional durante mais um ano. Para que trabalhar como auxiliar? Nao vejo nenhum sentido nisso a nao ser o de dignificar ainda menos a nossa profissao, que necssita urgentemente de ser mais valorizada. Com isto nao quero desrespeitar o trabalho de ninguem, as auxiliares sao importantissimas, e discordo completamente com o facto de se contratar qualquer pesoa para auxiliar, qualquer quxiliar de educacao deveria ter que fazer uma formaçao, já que é um trabalho tambem importantissimo (mas aqui ja entrariamos noutra discussao), mas neste momento estamos a falar de educadoras...

Agora se é legitimo ou nao uma instituicao poder contratar uma auxiliar com licenciatura, é claro que é, cada um faz o que entende, nas caixas de supermercados ecistem centenas de pessoas com licenciatura... mas a meu ver aqui nao se esta a debater o que é ou nao legitimo, mas sim o que é moralmente digno e justo, e esta situaca pura e simplesmente nao o é.

Neste sentido subscrevo cada uma das palavras da CCMT, acho que ela fez uma analise sucinta e precisa de toda esta situacao... mas infelizmente as pessoas quando precisam aceitam. Fui a uns tempos a uma entrevista conjunta, em que colocaram tambem em aberto um lugar de auxiliar, e pediram as pessoas presentes para colocar um sim ao lado da assinatura da folha de presencas da reuniao caso aceitassem esse lugar. A folha passou por mim em ultimo lugar, pelo que eu pude ver que, em treze ou catorze pessoas eu fui a unica que nao coloquei o sim a frente do nome...

Enfim, para terminar, Ana, acho que fizeste bem. Eu ainda nao voltei a trabalhar desde que tive o Tomás, mas nesta area so vou aceitar um emprego como educadora. Nao avho que seja vergonha nenhuma trabalhar como auxiliar, alias fi-lo antes de tirar o curso, para perceber se era realmente isso que queria, e o trabalho confirmou-o. Nao tive problema nenhum em o fazeer, nessa altura tinha uma licenciatura noutra area e tinha acabado de me despedir de um emprego onde ganhava bem mais de o dobro. Mas fi-lo em busca de uma maior realizacao profissional futura. E nunca tive vergonha de dizerq ue era auxiliar de educacao.

Agora neste momento nao o volto a fazer. Neste momento, felizmente ainda me posso dar ao luxo de recusar. Se um dia mais tarde nao o puder fazer entao prefiro trabalhar numa loja, atras de um balcao, atras de uma caixa de supermercado... o salario é provavelmente maior, tenho menos trabalho, menos responsabilidades e menos chatices.

Neste momento, estou a lutar por um lugar na minha area, foi para isso que tirei uma segunda licenciatura, foi para isso que trabalhei durante os anos em que ela decorreu, foi para isso que me privei de muita coisa ao longo desses anos, em ordem a poder ser mais tarde uma boa profissional. Que já fui, e que espero voltar a ser.

Mas na minha area.

CRIS, RITA E PATRÍCIA, MUITA FORÇA!!!!!!

camilatomás
Inserida em: Thursday, October 09, 2008 11:17:36 AM

[Foquinha wrote:]
Tadinhas das educadoras.
Onde é que elas andam quando as crianças caiem das varandas, aparecem queimadas com cigarros etc...
A culpa é da auxiliar, não estava atenta...
Um bom educador tem emprego é procura-lo no particular, o problema é que todos querem ser funcionarios publicos.
Sim, porque a grande parte dos educadores/as só o são porque não tem capacidades para mais e as médias são baixas.

Foquinha, vais-me desculpar mas nao posso deixar de comentar o ridiculo e a ignorancia que este post deixa transparecer...

Em primeiro lugar nao sabia que as educadoras costumam deixar cair crianças das varandas e queima-las com cigarros, se me puderes informar onde é que isso acontece agradeço, para aumentar mais um pouco a minha cultura geral.

Em relacao aos acidentes mais comuns tipo quedas e contusoes, nao sei se sabes que em muitos infantarios educadoras ou auxiliares passam muito tempo sozinhas com um numero de meninos claramente superior ao permitido por lei. Ja estive mais que uma vez sozinha numa sala com catorze crianças com idades compreendidas entre os dez meses e os dois anos, e asseguro-te que nessas circustancias é muito facil um acidente acontecer, basta estares a mudar a fralda a uma criannça para nao conseguires estar fisicamente junto às outras;

Mas nestes casos, normalmente os pais nao se lembram de perguntar se a «tadinha da educadora ou auxiliar» estava sozinha na sala, até porque normalmente essas situacoes nao transparecem. Seria talvez mais construtivo tentar averiguar junto da direccao se a sala tem adultos suficientes e quais os horarios desses adultos (porque muitas vezes esta apenas um sozinho em determinadas alturas do dia). Ha muitas situacoes que se poderiam evitar se as pressoes fossem mais direccionadas para o sitio certo...

Essa questao do particular e do publico também é ridicula, é obvio que qualquer educadora prefere trabalhar no publico, se soubesses das condicoes que a maioria dos privados oferece perceberias porquê. Mas é facil falar do que nao se sabe... Se, concomitantemente, te desses ao trabalho de te informares um pouco mais sobre os assuntos em relacao aos quais emites opinioes tao frescas tambem perceberias que nem sequer é esse o caso, dado que, por exemplo, no ano passado nao entrou nenhuma educadora contratada para a rede publica, pelo que a unica hipotese é mesmo o privado, que esta igualmente sobrelotado. Como tal, nao se trata de nao querer, mas de nao poder.

Em relacao ao teu ultimo paragrafo, bem, esse é mesmo o mais risivel de todos, deves mesmo ter um trabalho fantastico para o qual foi necessario uma enorme dose de inteligencia... mas como sou magnanima, apesar de burra, informo-te que neste momento os cursos com media de entrada mais baixa sao algumas engenharias (logo devemos ter um monte de engenheiros burricoides no nosso país). Quanto ao curso de educacao de infancia, talvez isso tenha acontecido no passado, mas entretanto a realidade mudou, neste momento o curso requer uma media de entrada alta (pelo menos a trres anos atras era assim) e o grau de exgencia é muito elevado (sabes, muitas vezes mais dificil que entrar é sair).

Mas tambem acredito que pessoas que tenham ficado paradas no tempo e que nao tenham acesso a informaçao ou que nao o queiram ter nao se tenham apercebido desta mudança.

Se se passou alguma coisa que pessoalmente te incomodou, o meu conselho é que tentes resolve-la; tambem concordo que ha educadoras (assim como auxiliares) que nao têm o minino de vocaçao para a profissao, e que como tal nao a deveriam estar a exercer; por isso é que sou a favor de avaliacoes nas escolas e jardins de infancia. Mas acho que daí até partires para esse tipo de comentarios vai muito.

Uma coisa é falta de vocaçao; outra é falta de inteligencia. Se me permites, uma grande falta de inteligencia e de trato demonstraste tu com este post.

Prof_M
Inserida em: Thursday, October 09, 2008 12:22:22 PM

Membro desde: 9/19/2008
ora nem mais.... clap

Pedro Flores
Inserida em: Thursday, October 09, 2008 12:57:01 PM

Membro desde: 3/25/2008
Vou dar a minha opinião, espero que não seja levado a mal para nenhum dos dois lados,considero que:
Educadora e Auxiliar complementam-se uma à outra e é fundamental que ambas se entendam dentro da sala porque tudo que se passe dentro da sala é passado para os meninos. Como se diz " cada pardal no seu ninho" se cada uma souber as funções e as posições que ocupa, se forem de facto boas profissionais, não existirá conflito. Quanto aos salários todos nós sabemos que em início de carreira recebemos muito mal para as expectativas profissionais que nos vão sendo criadas ao longo dos vários anos de Faculdade.
Sou médico e preciso quer das enfermeiras quer das auxiliares, sem elas não conseguiria exercer a minha profissão condignamente. Se trabalharmos em equipa o resultado do nosso trabalho é sempre positivo mesmo que por vezes não corra tão bem como ansiamos, mas ficamos com a consciência que tudo fizemos (médico, Enfermeiras e Auxiliares de Acção Médica) para que corresse pelo melhor.
Bem e tenho dito...Pensem nisso e façam um favor a todas as crianças com que lidam não menosprezem o trabalho dos outros nem valorizem demasiado o vosso pois se não trabalharem em harmonia e equipa nada funcionará.
Obrigado.
ccmct
Inserida em: Thursday, October 09, 2008 1:24:51 PM

Membro desde: 12/4/2006
Pois, mas o Pedro nunca começou como auxiliar de acção médica..............era um disparate.

Madrlhada:catarina m
Madrinhas: Xanah e Maguy

http://solangeburri.blogspot.com
" ajude-nos a dar-lhe colo... vai ver que não pesa nada!
http://www.arcidadania.org/"
camilatomás
Inserida em: Thursday, October 09, 2008 1:31:34 PM

Exactamente.

Uma coisa é ser interno; outra é ser auxiliar de accao medica.

Tal como uma coisa é fazer um estagio profissional como educadora; outra é ser auxiliar de educaçao.

Estamos a falar de coisas diferentes, que muitas vezes têm vindo a ser confundidas...

Utilizadoras a consultar este tópico
Guest

Mudar de Forum