Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Uma alimentação equilibrada durante a gravidez

Collapse
X
Collapse

  • Uma alimentação equilibrada durante a gravidez

    frute

    Ter uma alimentação equilibrada durante a gravidez deve ser um dos objectivos das mulheres grávidas, daí que seja, fundamental saber quais os alimentos mais importantes para uma gravidez saudável, bem como quais são as proibições alimentares.


    Necessidades diárias da mulher grávida

    Todas as refeições, mas em especial as das grávidas, devem ser compostas por alimentos pertencentes aos vários grupos alimentares. É, pois, importante que a futura mãe consuma diariamente hidratos de carbono, vitaminas, minerais e proteínas, que podem ser encontrados em varadíssimos alimentos.

    É conveniente saber qual a opinião do médico que acompanha a gravidez, para que analise a situação concreta da futura mãe, mas existem regras gerais que devem ser seguidas.


    Leite, queijo e iogurte

    Deve-se ingerir uma chávena almoçadeira de leite, um iogurte e 120g de queijo. É preferivel escolher alimentos com baixo teor de gordura e quem não puder comer produtos lácteos pode sempre optar por amendoins, amêndoas secas ou vegetais de folhas verdes.

    peixe

    Estes alimentos são ricos em proteínas, fósforo, vitaminas e cálcio, sendo este último importantíssimo para o desenvolvimento ósseo do bebé.


    Carne, peixe, aves, frutos frescos e ovos

    Um ovo e 150 gr. de carne, branca ou vermelha, ou de peixe, por dia, é suficiente. Deve ser dada preferência às carnes magras, evitando-se os fritos e assados com gordura.

    Estes alimentos são ricos em vitamina B, proteínas, zinco e ferro. O ferro é fundamental pois auxilia na produção de glóbulos vermelhos e previne a anemia.


    Pão, arroz, massa e cereais

    Bastará uma fatia de pão, 30g de cereais crus, meia chávena almoçadeira de cereais cozinhados, de arroz ou massa, e uma batata média ou grande. É desejável que se opte por pão integral e cereais com fibra.

    Estes alimentos fornecem-lhe hidratos de carbono, vitaminas, fibras e minerais.


    Fruta

    Uma maçã, uma laranja, uma banana média, três quartos de uma chávena almoçadeira de sumo. Escolha fruta fresca e sumos naturais sem açucar.

    cereais


    As frutas são ricas em vitaminas A e C, potássio e fibras.


    Vegetais

    Bastará uma chávena almoçadeira de saladas cruas e meia chávena de vegetais cozinhados. Deve ser dada preferência aos vegetais verde escuros tais como espinafres e bróculos, e ainda ervilhas, cenouras e milho.

    Estes vegetais fornecem-lhe vitaminas A e C, minerais como o magnésio e o ferro e ainda o ácido fólico.

    alimentacao

    Existem excepções?

    Sim. Há mulheres que, quando engravidam, necessitam de uma atenção especial quanto à sua dieta alimentar. Estão nessa situação as mulheres que têm excesso de peso, aquelas que têm peso a menos, as grávidas adolescentes, as grávidas de gémeos, as diabéticas - quer aquelas que já o eram, quer as que se tornaram durante a gravidez. Todos estes casos necessitam de ser cuidadosamente acompanhados pelo médico, designadamente quanto à escolha da sua alimentação.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X