Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Posições confortáveis para o alívio das dores

Collapse
X
Collapse

  • Posições confortáveis para o alívio das dores

    Tanto na primeira como na segunda fase do parto poderá adoptar certas posições que lhe deverão aliviar as dores. É aconselhável tentar e selecionar aquela(s) que lhe proporcionam maior alívio, uma vez que este varia bastante de mulher para mulher.

    Primeira fase do parto
    • A posição direita

      Durante as primeiras contracções pode apoiar-se numa superfície próxima, ou numa parede, ou no assento de uma cadeira, ou numa cama, desde que mantenha a coluna direita. Se quiser pode ajoelhar-se, colocando uma almofada debaixo dos joelhos. Muitas mulheres preferem ficar ajoelhadas por se sentirem, assim, mais confortáveis e menos tensas. Se começar a sentir dores nas costas tente movimentar a pélvis para a frente e para trás.
    • A posição sentada

      Pode preferir sentar-se virada para as costas de uma cadeira, inclinando-se para a frente. Se assim for use uma almofada para apoiar a cabeça e os braços, tentando ficar o mais confortável possível. Pouse a cabeça sobre os braços, em cima da almofada e mantenha os joelhos afastados. Pode também colocar uma almofada no assento da cadeira. Para ir alternando de posição sentada na cadeira, pode optar por se encostar ao seu companheiro, a uma porta, a uma parede ou a qualquer coisa em que possa apoiar o corpo. Certifique-se de que mantém as costas direitas, apesar de apoiada.
    • A posição de gatas

      Coloque-se de gatas, sobre um colchão ou sobre almofadas, com as costas direitas, não arqueadas. Esta posição pode ajudá-la entre as contracções ou aliviando-lhe as dores nas costas. Entre as contracções pode inclinar-se para a frente dobrando os braços, ajudando assim a tirar o peso do bebé das suas costas, ou então, sente-se sobre os calcanhares. Siga o seu instinto e faça como se sentir melhor.
    • A posição ajoelhada

      Coloque uma pilha de almofadas no chão e ajoelhe-se sobre elas com as pernas afastadas. Tente manter-se tão direita quanto possível e sente-se sobre um lado entre as contracções, alternando de lados. Tente levantar as nádegas com a cabeça apoiada nas almofadas, e, se conseguir, experimente fazê-lo de vez em quando.


    Segunda fase do parto
    • A posição sentada

      A segunda fase do parto começa quando tiver a cervix dilatada e puder fazer força. A posição sentada é vulgar e como fazer força é difícil, deverá estar o mais confortável possível para que a tarefa seja mais fácil de realizar. Sente-se confortavelmente, apoiada em almofadas ou apoiada no seu parceiro. Mantenha o queixo para baixo e segure as coxas por baixo quando fizer força, tentando manter-se tão direita quanto possível, de modo a favorecer a força da gravidade. Incline-se para a frente e mantenha as pernas abertas. Entre as contracções descontraia-se contra as almofadas ou apoiada pelo seu companheiro.
    • Posição agachada

      Esta é uma óptima posição para o parto, na medida em que abre a pélvis e serve-se da força da gravidade para ajudar a empurrar o bebé. Tem o inconveniente de rapidamente se tornar cansativa, pelo que deverá apoiar-se no seu parceiro que, se estiver sentado na beira de uma cadeira, com as pernas abertas, tornará o seu trabalho mais fácil porque poderá descansar os braços nas coxas dele.
    • Posição ajoelhada

      Esta posição pode ser menos cansativa e também ajuda a fazer força. Mais uma vez o seu parceiro poderá ajudá-la, apoiando-a por debaixo dos braços. Tente manter as costas direitas e, se quiser, pode alternar esta posição com a posição de gatas, o que lhe poderá proporcionar maior alívio.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos mais Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X