Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Alterações físicas durante a gravidez

Collapse
X
Collapse

  • Alterações físicas durante a gravidez


    gravida

    Com a gravidez, o corpo feminino sofre profundas alterações, mas são perfeitamente naturais e não costumam ter consequências nefastas.


    Peso

    O aumento de peso é, provavelmente, a alteração fisica menos desejada da gravidez, mas é também das mais naturais. O aumento de peso é progressivo, mas revela-se mais intenso durante o terceiro trimestre de gestação.

    O ideal será um aumento entre os 12 e os 14 Kg, se bem que pode variar de acordo com a constituição física de cada mulher. Esse aumento de peso é distribuído pela placenta, pelo líquido amniótico, pelo bebé, pela retenção de líquidos, aumento do tecido adiposo e do volume do sangue.

    A grávida deve ter o cuidado de não aumentar excessivamente de peso. Para tanto, deve fazer uma alimentação cuidada e equilibrada e praticar exercício físico.


    Seios

    Os seios também sofrem alterações provocadas pela gravidez. Eles aumentam de peso, ficam mais sensíveis e dolorosos. As auréolas que rodeiam os mamilos aumentam de tamanho e podem mudar de tonalidade: mais escuras nas morenas e rosadas nas mulheres de pele clara.

    Em alguns casos, são visíveis pequenas saliências nos seios, a que se dá o nome clínico de tubérculos de Montgomery.

    gravida


    Pele

    Na face - testa, nariz e maçãs do rosto - podem surgir manchas escuras, a que se dá o nome de cloasma ou de máscara da gravidez. Durante a gravidez as hormonas potenciam a proteção de melanina, que é o pigmento que confere o tom de pele, daí o aparecimento dessas manchas.

    Nos seios, ancas e abdómen podem aparecer estrias. Nas pernas, podem aparecer varizes e alguns aglomerados de vaso sanguíneos que parecem tomar a forma de uma rosácea.


    utero

    Útero


    Quando não contém um feto, o útero apresenta o formato e tamanho de uma pêra invertida. Contudo, durante a gravidez, vai passar por muitas alterações. O útero vai aumentando de tamanho em função do crescimento e do desenvolvimento do feto. No final da gravidez o útero pode chegar até ao diafragma, o que poderá originar dificuldades respiratórias.


    Coração

    Durante a gravidez, o volume total do sangue aumenta, para que haja sangue suficiente para a mãe e para o bebé. Para que o sangue chegue ao bebé através do útero, pela placenta, o coração necessita de efectuar um esforço suplementar, pelo que os batimentos cardíacos serão mais frequentes.


    Pernas e coluna vertebral

    À medida que o bebé vai crescendo e aumentando de peso, o útero aumenta de tamanho e comprime as veias pélvicas, o que dificulta o retorno do sangue e origina as varizes. O abdómen materno aumenta de tamanho e peso, o que pode provocar dores na região lombar e cervical, especialmente a partir do 4º ou 5º mês de gestação.


    Aparelho digestivo

    Náuseas, vómitos e azia são as perturbações mais frequentes ao nível do aparelho digestivo, assim como as dificuldades de digestão no último trimestre.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos mais Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X