Comunicação

Collapse
No announcement yet.

O aumento de peso durante a gravidez

Collapse
X
Collapse

  • O aumento de peso durante a gravidez

    Com o evoluir da gravidez o apetite vai aumentando, de forma a que nada falte ao feto no seu desenvolvimento. Para evitar o aumento desiquilibrado de peso, é aconselhável manter uma alimentação adequada às necessidades reais e não cair em exageros.
    Click image for larger version

Name:	91348262.jpg
Views:	1
Size:	3.2 KB
ID:	3534348

    Será necessário comer o dobro?

    A resposta é um rotundo não. É comum ouvir-se dizer que, quando uma mulher está grávida, tem de comer o dobro do que costumava comer antes de engravidar, ou seja, tem de comer por ela e pelo filho. Porém, se é certo que a alimentação do bebé é fornecida pela mãe, não é verdade que esta tenha de comer quantidades de comida equivalente ao que comem duas pessoas, até porque a grávida está a gerar um bebé e não um adulto! Aliás, em regra, a mulher precisa apenas de mais 300 calorias por dia durante a gravidez, até porque o organismo feminino se torna mais eficiente nesta altura e é capaz de absorver uma maior quantidade dos nutrientes ingeridos.

    Comer o dobro da quantidade de comida não aumenta as probabilidades de ter um filho saudável, mas pode significar um aumento de peso excessivo para a grávida.
    É natural um aumento de peso durante a gravidez que se deve processar de forma gradual:
    • No 1º trimestre deverá haver um aumento de peso que varia entre 1,5 Kg e os 3,800 Kg.
    • No 2º e 3º trimestre, o aumento de peso deve variar entre os 350 a 450 g por semana e,
    • No último trimestre verificar-se-á um aumento maior e mais rápido de peso.


    O peso que cada grávida aumenta varia, também, de acordo com a sua própria constituição física: uma mulher obesa aumentará entre 7 a 9 Kg, uma mulher de constituição mediana aumentará entre 11,5 e 15,5 Kg e uma mulher magra poderá aumentar até 18 Kg. - Este aumento de peso é distribuído entre a mãe e o bebé.

    Uma ou duas semanas após o parto, a mãe perderá, em média 8 a 9 Kg, e entre quatro meses a um ano, já terá voltado ao seu peso inicial.

    O aumento de peso é, pois algo normal durante a gravidez, pelo que não se justifica qualquer dieta de emagrecimento. Aliás, nem sequer é aconselhável pois poderá ser potencialmente perigoso para a mãe e para o bebé, em especial se for feita sem acompanhamento médico.

    A obesidade e a gravidez

    A mulher obesa, isto é, aquela que tem excesso de peso e que engravida, ou mesmo aquela que durante a gravidez aumenta de peso para além dos valores considerados como normais, poderá correr alguns riscos. Uma das consequências mais usuais nestes casos é a grande probabilidade que existe em ter um bebé maior que o normal, o que vem aumentar a probabilidade de ter de se submeter a uma cesariana.

    Para além disso, as mulheres obesas são mais propensas a sofrer de hipertensão e de diabetes aumentando, consequentemente, as probabilidades dos seus bebés se tornarem obesos e/ou diabéticos.

    A grávida obesa necessita de um acompanhamento médico especial.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X