Comunicação

Collapse
No announcement yet.

A amamentação

Collapse
X
Collapse

  • A amamentação

    Amamentar é um momento especial de ligação entre a mãe e o filho. Por isso, é importante estabelecer esse laço logo após o nascimento, através da primeira mamada.
    Click image for larger version

Name:	a amamentacao1.jpg
Views:	1
Size:	4.3 KB
ID:	3534350

    O significado da amamentação

    A amamentação não é apenas uma forma de transmissão de nutrientes da mãe para o filho. É também uma forma privilegiada de contacto que permite à mãe ficar a conhecer um pouco mais dos comportamentos e reacções do seu filho.

    Os bebés nascem com alguns reflexos, mas é normal que tenham dificuldades em mamar, quer por estarem cansados, sem fome ou sob o efeito de medicamentos.

    Neste período de adaptação é muito importante a paciência e carinho por parte da mãe e a prática por parte do filho, já que facilmente desenvolvem as técnicas mais adequadas.

    Deste modo, a primeira mamada deve ser encorajada o mais cedo possível, ou seja, logo a seguir ao parto. Embora a mãe não tenha ainda leite nos primeiros dias, já segrega um líquido denominado colostro, que possui proteínas e anticorpos maternos, muito importantes para a saúde do bebé.
    Click image for larger version

Name:	97475501.jpg
Views:	1
Size:	27.8 KB
ID:	3534349

    Vantagens do leite materno

    Começar a amamentar desde o primeiro instante pode ser complicado, mas dadas as vantagens do leite materno, deve ser promovida o mais cedo possível.

    O leite materno é o melhor alimento para um bebé. Tem todos os nutrientes que os bebés precisam, adaptado às suas necessidades e promove o crescimento e o desenvolvimento adequado do seu corpo (e dos seus movimentos).

    Permite a primeira imunização do bebé ao transmitir os anticorpos da mãe, protegendo-o de uma larga gama de vírus e bactérias nocivos.
    Click image for larger version

Name:	a amamentacao2.jpg
Views:	1
Size:	2.9 KB
ID:	3534351
    A pele e o aparelho digestivo do bebé podem também ser beneficiados por microrganismos contidos no leite materno e que repercutem os mecanismos defensivos do corpo da mãe.

    As questões emocionais em torno da amamentação são também muito importantes, uma vez que esta promove o contacto entre a mãe e o bebé desde uma fase inicial. O pai poderá também auxiliar o processo de amamentação, auxiliando a mãe a segurar o bebé ou simplesmente estando presente e partilhando este momento especial.

    O leite materno tem também algumas vantagens práticas pois está pronto a ser administrado em qualquer momento, em qualquer lugar, e está sempre à temperatura adequada.



    Técnicas e sugestões
    Click image for larger version

Name:	a amamentacao3.jpg
Views:	1
Size:	3.5 KB
ID:	3534352
    Uma posição correcta da mãe é um dos primeiros passos para promover a amamentação do filho. Sentada, bem apoiada por uma almofada, segurando o bebé com o corpo, sem o agarrar com demasiada força e deixando-o ao alcance do peito, sem o pressionar, é uma das melhores posições.

    O bebé deve estar apoiado e embrulhado num cobertor para se manter quente. Babetes e outro tipo de protecção poderão ainda ser utilizados, para manter o bebé mais limpo.

    Caso a mãe não consiga ou não deseje amamentar, a habituação ao biberão deve ser feita também quanto mais cedo melhor. Se o problema for a nível do mamilo, a mãe poderá recorrer a bombas para retirar o leite , alimentando posteriormente o filho através de um biberão. Se o recém-nascido não conseguir mamar, o que pode acontecer nas crianças prematuras porque ainda não têm reflexo de sucção, a mãe poderá, de igual forma, socorrer-se das bombas saca-leite.

    Numa primeira fase, a amamentação deverá ser bastante frequente, até para permitir que o bebé se habitue a essa forma de alimentação. Um recém-nascido tem necessidades reduzidas de alimentação na primeira fase da vida, o que significa que o leite produzido pela mãe deverá ser suficiente.

    A dieta da mãe deve reflectir as necessidades do bebé, devendo prover para que seja equilibrada e inclua todos os nutrientes necessários ao filho esquecendo todas as substâncias que lhe possam ser nocivas.

    Os médicos e enfermeiras presentes no parto reconhecem a necessidade de começar a amamentar desde o início e auxiliam a mãe, ensinando-a a pegar e a dar de mamar. As mães devem pedir ajuda e colocar todas as suas dúvidas ao pessoal que a assiste e que a pode ainda aconselhar, no caso de se defrontar com problemas como a falta de leite ou a dificuldade do bebé em mamar.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X