Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Amor à primeira vista

Collapse
X
Collapse

  • Amor à primeira vista

    bebe recem nascido

    O primeiro dia de vida do bebé é um dos momentos mais importantes tanto para os pais como para o filho. Estabelecer, desde o nascimento, uma ligação forte é a prioridade para garantir uma fácil integração do bebé na vida da família.


    Contacto no nascimento

    O pessoal médico que assiste ao parto providencia para que os pais tenham contacto com o filho o mais cedo possível.

    Depois da realização dos testes médicos normais e da secagem do bebé pela parteira, a criança é-lhe entregue imediatamente. Os bebés, logo após o nascimento, e contrariamente ao que muitas pessoas pensam, estão extremamente alertas e utilizam todos os seus sentidos para avaliar o novo ambiente. Durante a gravidez, a sua voz chega-lhe e, logo após o parto, o bebé pode reconhecê-la. Devido a esta sensibilidade da criança em relação ao que a rodeia, o contacto com ela, no momento inicial, é muito importante para que se adapte mais facilmente. O processo de aprendizagem nesta fase da vida é extremamente rápido e a segurança do contacto com a mãe, desde o início, aumenta a sua integração, tornando-a mais confiante.

    amamentacao


    Os sentimentos da mãe


    O cansaço, tanto da mãe como da criança, no período a seguir ao parto é perfeitamente natural, mas a antecipação que rodeia a chegada do seu filho culmina num momento de grande euforia, quando finalmente o segura nos seus braços. É natural que, enquanto mãe pela primeira vez, se sinta estranha no seu novo papel, mas a sua adaptação poderá ser feita mais facilmente se conseguir antecipar o procedimento habitual de um parto. Para tal, poderá consultar diversos livros e vídeos especializados que a ensinem a reagir e a preparar-se para o primeiro contacto com o filho. Se o parto foi realizado através de uma cesariana, o contacto com o bebé terá de ser adiado, uma vez que se trata de uma operação que exige anestesia geral e que levará a um tempo de recuperação mais longo. No entanto, o contacto com o bebé deverá ser feito o mais rapidamente possível e, sobretudo nesse caso, o papel do pai também será fundamental.


    O papel do pai

    O contacto do pai com o bebé deve também ser feito o mais precocemente possível. Assistir ao parto é uma possibilidade que se abre na maioria dos casos em que o procedimento se realiza de forma normal. Aproveitar esta oportunidade para conhecer o filho é uma das melhores formas de garantir o apoio à mãe e um contacto mais estreito com o bebé. Dadas as exigências físicas do parto para a mulher, o pai está mais disponível para zelar pelo filho e para fazer a ligação entre a criança e a mãe. A calma e o apoio à mãe são fundamentais nesta fase, que pode ser confusa e difícil. Recomenda-se que o pai pegue no bebé e se apresente imediatamente para garantir uma relação futura próxima. Ao deixar que o filho conheça o seu rosto, cheiro, voz e movimentos, está não só a permitir-lhe uma adaptação mais fácil, como também a fazer com que se sinta mais ligado a ele.


    O que esperar do seu bebé

    É natural que seja com alguma ansiedade e antecipação que, com o pai da criança, espera pelo momento do parto para que possa, por fim, conhecer o seu filho. As imagens de bebés sorridentes e robustos surgem muitas vezes na sua imaginação enquanto aguarda por este momento. No entanto, os recém-nascidos aparecem de uma forma diferente da esperada.

    Os bebés são muito pequenos e muitas vezes a cabeça está ligeiramente deformada devido ao esforço do parto. Esta alteração da cabeça é vulgar e no espaço de alguns dias voltará ao formato normal, pois os ossos dos recém-nascidos são ainda muito flexíveis. Os braços e pernas do recém-nascido estão muitas vezes dobrados depois do nascimento, devido à posição com que se desenvolveram no ventre materno. Depois de alguns dias, assumem uma posição normal e descontraída. A pele dos recém-nascidos pode apresentar-se vermelha ou cor-de-rosa, mas irá adquirindo uma coloração mais natural ao longo do tempo. Poderá ,ainda, apresentar-se enrugada ou coberta por uma suave penugem, que deverá cair no máximo ao final da segunda semana de vida.

    A fim de poderem preparar-se para o aspecto do seu filho, sugere-se que os pais procurem informar-se sobre este assunto mais pormenorizadamente através de material informativo específico, para que o momento do nascimento seja verdadeiramente especial.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos mais Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin
      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário fazer uma cesariana?...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X