Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Quando suspender o exercício físico?

Collapse
X
Collapse

  • Quando suspender o exercício físico?

    É certo que a prática de exercício físico durante a gravidez tráz inúmeros benefícios, no entanto é necessário que durante a prática de qualquer modalidade a grávida esteja atenta aos sinais de perigo que o seu corpo lhe transmite e, nesses casos, deve parar imediatamente e consultar o médico.

    Hemorragia vaginal

    As hemorragias são sempre causas sérias de preocupação. Se acontecerem no ínicio da gravidez, elas poderão ser sinal de um aborto espontâneo. Se se verificarem no segundo ou terceiro trimestre, estão normalmente associadas a graves complicações, tais como o parto prematuro, placenta prévia e descolamento da placenta. Nestes casos é absolutamente necessário consultar um médico com urgência.

    Visão turva

    Este é também um sério sinal de preocupação, pois se durante um exercício a visão ficar enevoada, pode estar-se perante pré-eclampsia, grave complicação que se caracteriza pela pressão arterial alta, retenção de fluídos, retenção de proteínas na urina, e ainda restrição drástica do fluxo de sangue para a placenta, o que pode ser extremamente perigoso para o desenvolvimento do bebé.

    Naúseas, tonturas e desmaios

    Se sentir naúseas significa que provavelmente terá produzido demasiado ácido láctico, que é algo originado pelo metabolismo muscular.

    As tonturas persistentes ou tonturas acompanhadas por visão turva e dores de cabeça e ou palpitações, podem indiciar uma grave anemia ou outras doenças que podem afectar o bebé.

    Os desmaios são sempre graves pois apesar de poderem significar algo relativamente simples como uma desidratação, também pode estar em causa algo mais sério como problemas de circulação que, necessariamente, se repercutirão no feto.

    Palpitações cardiacas

    A grávida também deve parar com o exercício se os seus batimentos cardiacos se tornarem irregulares ou excessivamente rápidos – mais de 160 batimentos por minuto.

    Inchaços nas mãos, pés ou tornozelos

    É normal que, após a prática de exercício fisico, as mãos, pés e os tornozelos inchem ligeiramente, mas se verificar que incham mais do que o usual pode estar-se perante um caso de pré-eclampsia.

    Dores agudas nas costas e região pélvica

    Se sentir dores agudas nas costas e na região pélvica, pare imediatamente de fazer exercício. Se sentir dores no peito e no abdómen pode ser que esteja a ter contracções. Neste caso será necessário examinar a grávida através de um monitor fetal para avaliar concretamente a situação.

    Alterações bruscas de temperatura

    Se as suas mãos ficarem húmidas ou se sentir, sucessivamente, calor e frio, significa que o corpo está a ter dificuldades em regular a sua própria temperatura, o que pode ser muito prejudicial para o bebé. Também neste caso deverá parar imediatamente de fazer exercício.

    Ausência de movimentos fetais

    Se não sentir o seu bebé, deve também dirigir-se imediatamente ao seu médico, mas deve ter em conta que, em regra, o bebé está quase sempre parado enquanto a grávida pratica exercício fisico.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X