Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Reflexos e o instinto de sobrevivência

Collapse
X
Collapse
  •  

  • Reflexos e o instinto de sobrevivência

    Os recém-nascidos possuem instintos à nascença que os tornam capazes de responder às suas necessidades mais básicas, mas também de aprenderem rapidamente as técnicas e informações que precisam para se desenvolverem.

    O que são os reflexos e para que servem

    Os reflexos são respostas involuntárias e imediatas de estruturas como os músculos ou as glândulas, a um estímulo de um determinado receptor. Os recém-nascidos já possuem vários reflexos que lhes orientam os primeiros movimentos.

    Embora muitas pessoas pensem que os bebés, nos seus primeiros dias de vida, não têm muitos movimentos, e se limitam a comer, dormir e chorar, essa ideia é errada, na medida em que eles dispõem de um vasto conjunto de movimentos, a maior parte dos quais reflexivos.

    A origem e utilidade desses reflexos, que são inatos, foi longamente discutida e, embora alguns sejam claramente associados a instintos de sobrevivência, outros têm talvez objectivos de exploração ou aprendizagem.

    O certo é que os reflexos são uma forma do bebé se movimentar e de contactar com o novo mundo que o rodeia obtendo dele a protecção, o alimento e as informações de que necessita para um crescimento saudável.

    Alguns dos reflexos que são observados à nascença vão desaparecendo com a evolução do bebé e da criança, que encontra outras formas de preencher as suas necessidades mais básicas.

    Tipos de reflexos

    Existem seis tipos de reflexos num recém-nascido:
    • O reflexo de alimentação – os bebés sentem a necessidade de se alimentarem e por isso tendem a mover a boca no sentido da fonte de alimentação, ficando de boca aberta e pronto a mamar; este reflexo geralmente dura apenas alguns meses até que o bebé aprende de onde vem a comida que ingere e já sabe antecipar a sua hora.
    • O reflexo de sucção – quando um objecto é colocado na boca do bebé, este tende imediatamente a chupar nele. Isto acontece mesmo que não tenha fome pois é um reflexo que poderá durar também alguns meses até que o bebé consiga associar a mamada à satisfação da fome.
    • O reflexo de preensão – os bebés tendem a agarrar tudo aquilo que lhes é colocado próximo da mão ou na sola do pé. A firmeza com que o bebé pode agarrar o dedo da mãe poderá ser de tal ordem que possa suportar o peso do seu corpo. Este reflexo também tende a desaparecer ao longo do primeiro ano de vida.
    • O reflexo lateral – se a cabeça do bebé for virada para um lado, o corpo do bebé desse lado, nomeadamente o braço e a perna, tem tendência para se endireitar enquanto a outra metade do corpo se encurva. O objectivo deste reflexo é pouco óbvio, sendo algumas vezes atribuído aos movimentos voluntários associados à viragem de lado que o bebé poderá executar mais tarde, tendendo a desaparecer no sexto mês de vida.
    • O reflexo da marcha– ao colocar um bebé de pé em cima de uma mesa ou no chão, logo a partir do quarto dia, ele tem tendência para se tentar firmar nas pernas e dar alguns passos. Este reflexo desaparece depois de alguns meses e só volta no final do primeiro ano quando o bebé começa a tentar dar os primeiros passos.
    • O reflexo de Moro – este reflexo surge quando o bebé se assusta ou quando pensa que vai cair ou ser largado e surge muitas vezes quando os pais colocam o bebé no berço muito depressa. O recém nascido tem tendência para levantar os braços e pernas, arqueando as costas e voltando a enrolar-se novamente, com os dedos esticados como que procurando agarrar-se e geralmente emitindo um pequeno grito; este reflexo também tende a desaparecer no terceiro mês de vida.


    Teste aos reflexos

    Dada a importância dos reflexos para o desenvolvimento das crianças, este é um dos primeiros aspectos que os médicos testam após o nascimento de um bebé.

    O reflexo de Moro é testado para verificar se o bebé reage adequadamente a uma situação em que é assustado. Um teste positivo é um bom indicador da saúde do bebé e das suas respostas futuras ao seu crescimento e desenvolvimento.

    Outros reflexos são verificados durante o exame médico a que o bebé é submetido nas primeiras horas de vida, mas a maior parte dos reflexos observados servem apenas para a primeira fase da vida, tendendo a desaparecer muito rapidamente e a serem substituídos por movimentos voluntários do mesmo género.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X