Comunicação

Collapse
No announcement yet.

Técnicas de relaxamento

Collapse
X
Collapse

  • Técnicas de relaxamento

    Durante a gravidez é aconselhável frequentar aulas especiais que a ensinarão a relaxar-se e a diminuir a ansiedade quando chegar a hora do parto. Quanto mais calma estiver, melhor pode controlar a situação, facilitando a tarefa quer a si, quer a quem a está a ajudar.

    Que técnicas ou métodos de relaxamento posso aprender durante a gravidez?

    Existem técnicas ou métodos que, aprendidos em aulas especiais durante a gravidez, a podem ajudar a encarar o parto com menos ansiedade e medo. Os mais conhecidos são o método de Lamaze e o método de Bradley. O primeiro caracteriza-se por ensinar à grávida importantes técnicas de respiração, ou seja, ajuda-a a definir um equilibrio entre o relaxamento que tanto necessita e o controle que deve ter durante o parto, através de exercícios respiratórios. Este método baseia-se no pressuposto que uma mulher em trabalho de parto pode condicionar as suas respostas às contracções através da respiração, para minimizar a dor. Para além disso, as aulas que lhe são dadas, orientam-na para a instrução, o conhecimento, a preparação e consciencializam-na do seu papel enquanto grávida informada.

    O segundo método, defende uma abordagem natural, com pouca ou nenhuma medicação ou ajuda médica durante o trabalho de parto. Na verdade, a maior parte das mulheres que aprende este método tem parto natural. Este método pressupõe uma boa dieta e exercícios durante a gravidez, ensina técnicas de relaxamento para aliviar a dor e ajuda o parceiro da mulher, que frequentará as aulas com ela, a desempenhar um papel importante durante o parto.

    O método de Bradley

    Alguns casais consideram este método poderoso, especialmente aqueles que não querem expôr o seu bebé a qualque tipo de medicação. O curso dura cerca de oito a doze semanas e assistem, no máximo, oito casais para que possam ser aulas personalizadas. Os futuros pais estabelecem contacto com outros futuros pais e aprendem a lidar com diferentes situações, ensaiando-as e experimentado várias possibilidades de fazer a mesma coisa: ter um parto sem complicações e um bebé saudável. Estes cursos proporcionam vídeos que os futuros pais podem levar para casa para melhor entenderem o que lhes é ensinado. Durante todo o curso você e o seu parceiro aprenderão sobre:
    [*]Nutrição e como o que come poderá afectar o feto.
    [*]Técnicas para conseguir relaxar a nível físico, mental e emocional.
    [*] As fases do parto, o que se está a passar com o seu corpo e como lidar com isso.
    [*]Tipos de intervenção médica utilizada durante o parto e como pode evitá-la quando a considerar desnecessária.
    [*]Como encarar uma cesariana se esta se mostrar necessária ou como evitá-la, se puder fazê-lo.
    [*]Amamentar o seu bebé, logo após o nascimento.
    [*]Os prós e contras das técnicas e prescrições médicas de rotina. Você deve estar consciente das suas opções.
    [*]Comunicar, sem problemas, com o seu médico e com quem a está a ajudar durante o parto.

    O método de Lamaze

    Este método não a incita a decidir se quer ou não medicação durante o parto, mas a tomar uma decisão consciente quanto a isso. As aulas deste método consistem, num mínimo de doze horas, onde aprenderá e praticará técnicas de relaxamento, de respiração, visualização e medidas de conforto, bem como tudo o que sempre quis aprender sobre o parto. Nas aulas aprenderá sobre:
    [*]Parto normal, nascimento e a primeira fase do parto.
    [*]Técnicas de massagem para aliviar a dor e fazê-la relaxar.
    [*]Medidas de conforto durante o trabalho de parto.
    [*]Técnicas de relaxamento e de respiração.
    [*]Apoio durante o parto, dirigido a quem a acompanha.
    [*]Técnicas de comunicação.
    [*]Problemas que podem surgir durante o parto.
    [*]Informação acerca da epidural e outros tipos de anestesia, que a pode ajudar a decidir quando e se tiver de o fazer.
    [*]
    Amamentação e o período pós-parto.

    As aulas não terão mais de doze casais e poderá ver vídeos sobre os vários temas. Através das aulas os futuros pais aprendem a ser pacientes activos, o que esperar durante o parto e o nascimento, as suas opções e, as técnicas de relaxamento e respiração. A maioria dos casais opta por este método.
      Os comentários estão desactivados.

    Artigos Recentes

    Collapse

    • A roupa pré-mamã
      por pbadmin
      A roupa pré-mamã é desenhada para mulheres grávidas, razão pela qual, mesmo que escolha dois ou três números acima do seu tamanho normal a roupa habitual não lhe assentará bem, uma vez que não foi desenhada tendo em conta as alterações por que o corpo...
      06-03-2019, 13:26
    • A cesariana
      por pbadmin


      Hoje em dia é cada vez maior o número de bebés que nascem por cesariana. O bebé sai pelo abdómen, através de uma incisão na parede abdominal (laparotomia) e na parede do útero (histerotomia).


      Quando é que é necessário...
      06-03-2019, 13:20
    • Contradições da gravidez: euforia e desespero
      por pbadmin
      A gravidez representa uma fase de grandes alterações quer físicas quer emocionais, na vida de todas as mulheres que passam por esta experiência. Esta fase que dura, em média, 38 a 40 semanas implica viver intensamente sentimentos contraditórios de alegria...
      06-03-2019, 13:11
    • Pais pela primeira vez: a gravidez
      por pbadmin


      Ao engravidar pela primeira vez a futura mãe vive com grande intensidade as alterações que, a partir desse momento, toda a sua vida sofrerá. Terá curiosidade sobre o desenvolvimento da gravidez, sofrerá com os enjoos matinais, terá muitas...
      06-03-2019, 13:03
    • Falso trabalho de parto
      por pbadmin
      O útero da mulher contrai-se durante a gravidez, principalmente nas últimas semanas. Este tipo de contracções podem ser facilmente confundidas com as contracções do parto que, na verdade, ainda não chegaram.

      O que é o falso trabalho de parto?...
      06-03-2019, 12:30
    • Perdas de sangue durante a gravidez
      por pbadmin


      Por mais pequeno que seja, qualquer corrimento de sangue durante a gravidez pode ser assustador, sobretudo se for a primeira gravidez. Para isto podem contribuir inumeros factores mas, em alguns casos, o corrimento sanguíneo não afecta...
      06-03-2019, 12:25
    Working...
    X